Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 672229 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5475 Online: 17 de Setembro de 2020, 18:36:30
Cheferson,

No inicio me enamorei pelas Olympus E-PL, design retrô, meio rangefinder, aí veio as Nex, o sensor maior foi determinante e comprei a F3. As lentes analógicas que eu tinha era de velhas câmeras Zenit e Pentax, ambas muito bem guardadas, limpas, cara de nova. Comprei adaptadores e passei a usa-las. A Pentax, que citei no post anterior era sim um encaixe pk. power zoom, essa lente você com certeza conhece, foi produzida nos anos 90, feia, plastico etc mas em paisagem ele entregava cores e nitidez fantásticas,bem melhor que a lente kit da Sony, a Helios pra macro era soberba mas não focava no infinito. Resumindo;Senti falta do visor ocular que a Nex não tinha, no sol fazia muita falta, vendi tudo e me arrependi muito.

Cara eu testei algumas  Nex, tem a 5N que é muito boa, mas gosto da F3, acho uma cãmera muito leve e prática; pra usar as lentes manuais ela é perfeita. Sob o Sol, tem um ajuste de brilho que você coloca sob a luz do Sol, a imagem do LCD fica mais constrastada. Tente ativar ela; vai melhorar bastante sua visão. Nem sinto falta de visor eletrônico; a única coisa que senti falta foi um pino para flash. Vi que no Ebay eles vendem e dizem que funciona bem. Em termos, já usei a F3 com analógicas pra eventos esportivos. Tinha caras com D750 , 5d mark 2 e eu lá com minha Helios. No fim do dia, vendi mais fotos do que eles, pois o desfoque chamava a atenção dos atletas. Independente da grana, no fim do dia, o que importa é se divertir com o equipamento que você tem. E, acredite, essa nex pode te entregar ótimos resultados, depende mais de ter boas lentes.

Essa é a segunda Nex que eu tenho; vendi a primeira e 3 meses depois já estava com outra. Prefiro ela que é APSC que as Panasonic - Olympus de micro 4/3;o ISO rende melhor e não tem corte na imagem. Mas já vi fotos excelentes feitas com ela. No fim do dia, o que vai contar pra fazer boas fotos , o que mais conta é sua técnica e experiência.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5476 Online: 17 de Setembro de 2020, 18:45:18
Cheferson obrigado pelo contato. Já contatei com ele.

Refiz minha lista de desejos.

Helios 44-3 MMZ
Tair-11
Jupiter-6 180mm
Jupiter-9 85mm
Zenitar ME-1
Mir-3 65 mm baioneta pentax K
Helios-40 85mm
Minar-2 35mm
Vega-12B encaixe P/K

Comprei a Mir-1 37mm e a Industar 50-2 50mm, falta receber e brincar com elas. A Mir-1 não tem distorção, é boa pra arquitetura. 

Desisti da Peleng 8mm fisheye e da Zenitar 16mm fisheye, das Volna e outras.

Dessas que você citou a Mir é muito boa; é uma espécie de Helios 44, mas com DF de 37MM e um desfoque semelhante . Gosto bastante dela. A Industar 50-2 o Pablo tem e já postou umas fotos bem legais com ela feitas em Fullframe. Possivelmente seja a lente M42 que mais tem no Ebay em quantidade, superando as Helios .

Tair 11 não conheço vou pesquisar; a Jupiter 85mm não é uma lente pra todos; boa em F4, se vc quer nitidez, não é o caso. Mas rende boas fotos com um resultado bem diferente pra retratos. Em retratos, ter muita nitidez nem sempre é o que queremos; a 180MM Jupiter não conhecia.

A Helios 40-2 85MM 1.5 dispensa comentários. Mas você viu que há versões atualizadas delas com encaixe direto pra Canon, Sony Emount e Nikon? É o mesmo projeto ótico, numa carcaça nova, mais bonita, com foco manual, mas com mounts já adaptados, sem necessidade de adaptador. A zenit russa relançou ela tem uns 3 anos +- . No ebay você a encontra facilmente. Ela está em minha lista de aquisições, com certeza, pra mim a melhor 85MM do mercado pelo custo-benefício-resultado diferenciado.

As outras lentes vou pesquisar, obrigado pela recomendação. Estou com uma 50MM 1.8 Pentacon; vou limpar ela de fungos pra usar em breve.
« Última modificação: 17 de Setembro de 2020, 18:46:30 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5477 Online: 18 de Setembro de 2020, 06:39:52
Cheferson obrigado pelo contato. Já contatei com ele.

Refiz minha lista de desejos.

Helios 44-3 MMZ
Tair-11
Jupiter-6 180mm
Jupiter-9 85mm
Zenitar ME-1
Mir-3 65 mm baioneta pentax K
Helios-40 85mm
Minar-2 35mm
Vega-12B encaixe P/K

Comprei a Mir-1 37mm e a Industar 50-2 50mm, falta receber e brincar com elas. A Mir-1 não tem distorção, é boa pra arquitetura. 

Desisti da Peleng 8mm fisheye e da Zenitar 16mm fisheye, das Volna e outras.

Bjp, essa Tair 11 tem 20 lâminas e um desfoque bem bonito, hein.

Pena que eu não gosto de 135MM em Fullframe, menos ainda em APSC, é uma lente bem específica. Eu tive uma Soligor 135MM que vendi baratinho por ter fungos. Sem dúvidas lentes 135MM são boas lentes retrateiras e tem muitas antigas boas, mas essa Tair 11 realmente tem um destaque, boas cores, contraste forte e um desfoque muito bonito. Mas pro meu gosto particular eu não usaria. Pra mim que uso APSC é interessante coisas abaixo de 85MM no máximo, 58MM pra mim tá de ótimo tamanho. Talvez pegue uma Minota 58MM 1.4 que é uma lente espetacular ou outra Helios 58MM .

Já essa Zenitar 50MM 1.7 , não achei grandes coisas; parece uma 50MM normal, não tem nenhum atrativo pros meus olhos, mas cada um tem seus gostos né kkkkkk.

Essa Jupiter 180MM me parece meio rara de encontrar; vi umas fotos dela e gostei bastante.


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #5478 Online: 18 de Setembro de 2020, 21:08:03
Cheferson!
 
 Muito obrigado por compartilhar sua vasta experiência , me ajudaram muito e com certeza a tantos outros que
 tinham as mesmas duvidas.  :clap: :clap:


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5479 Online: 18 de Setembro de 2020, 21:41:38
Cheferson!
 
 Muito obrigado por compartilhar sua vasta experiência , me ajudaram muito e com certeza a tantos outros que
 tinham as mesmas duvidas.  :clap: :clap:


É nóis camarada, hehe.

Mais uma antiga com a Helios 44M6 58MM na Canon Xti - acho que essa foto deve ter uns 2 ou 3 anos, meu filho tá bem maior agora...

fotoscomLenteHelios58MM (50 de 4) by Chefferson Amaro, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5480 Online: 18 de Setembro de 2020, 21:46:33
Outra antiga com a Sony Nex F3 e lente helios 44M6 58MM ; essa em F2; a nitidez dessa pequena é fogo kkkk

corridaadrenalina-189 by Chefferson Amaro, no Flickr


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #5481 Online: 19 de Setembro de 2020, 17:53:19
Cheferson!
Muito bacana as fotos com Helios, principalmente a foto do seu filho, nitidez, transição de cores etc. Voce consegue fazer paisagem com essa lente ? sei que a distância focal não é ideal pra esse tipo de fotografia mas as vezes fica interessante. Parabéns pelo acervo de imagem.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5482 Online: 19 de Setembro de 2020, 21:09:51
Cheferson!
Muito bacana as fotos com Helios, principalmente a foto do seu filho, nitidez, transição de cores etc. Voce consegue fazer paisagem com essa lente ? sei que a distância focal não é ideal pra esse tipo de fotografia mas as vezes fica interessante. Parabéns pelo acervo de imagem.

Cara, dá sim, mas lembre-se que 58MM é equivalente numa Fullframe praticamente a uma 85MM - no apsc Nikon, Fuji e Sony enquadra como uma 86MM e na Canon como 92mm . Então dá pra tirar fotos de paisagem sim, mas ela serve pra focar em assuntos específicos da paisagem. Vide algumas fotos com a Helios 44M6:

aa (4 de 45) by Chefferson Amaro, no Flickr

aa (15 de 45) by Chefferson Amaro, no Flickr

aa (25 de 45) by Chefferson Amaro, no Flickr

fotoscomLenteHelios58MM (12 de 16) by Chefferson Amaro, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5483 Online: 20 de Setembro de 2020, 20:11:14
Esse tipo de fotos que você faz com ela, ficam muito, muito bom  :ok:

Ernesto, valeu cara! As lentes Helios são garantia de diversão e qualidade ótica. Tem seus defeitos, mas o conjunto da obra é que faz essa lente espetacular, tinha que ser clone da Zeiss não é rsrsrs

Tem um tópico inteiro com galeria de fotos da galera do fórum feitas com as lentes Helios 58MM em digitais, dá uma conferida por lá, é bem legal:

https://forum.mundofotografico.com.br/index.php/topic,118667.0.html

*OBS: nunca testei, mas já ouvi falar que as Helios em geral são excelentes pra fotografia macro, com aqueles tubos inversores. Um dia desses ainda faço testes com isso.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2020, 20:23:54 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5484 Online: 21 de Setembro de 2020, 08:36:03
Pra quem gosta de 35MM , uma boa opção é a Takumar F2


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5485 Online: 21 de Setembro de 2020, 08:47:40
Pra quem gosta de 35MM , uma boa opção é a Takumar F2
Achar essa f/2 não é muito fácil, e ela é carinha, mas a f/3.5 tbm é muito boa e se acha com facilidade na média de R$600 pilinha
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5486 Online: 21 de Setembro de 2020, 09:49:31
Achar essa f/2 não é muito fácil, e ela é carinha, mas a f/3.5 tbm é muito boa e se acha com facilidade na média de R$600 pilinha

Pablo, eu já usei a 28MM 3.5, um espetáculo. A 55MM 1.8 também é bem conhecida. Cara, posso estar enganado, mas todas as Takumar-Pentax que já vi, são muito nítidas já na abertura máxima. Pra quem gosta é um prato cheio, nem sempre ter nitidez demais é bom, as vezes até atrapalha kkkkk


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5487 Online: 21 de Setembro de 2020, 10:10:02
As Takumares eram mais baratas antes de conhecerem a fama de boa qualidade. Todas as lentes são decentes, nada espetaculares, mas ótimo custo benefício
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5488 Online: 21 de Setembro de 2020, 16:50:10
Cheferson,

A Jupiter-6 180mm é baseada na Zeiss Sonnar. As primeiras unidades eram em M39 pra Range Finder. Tem uma variante M42 Jupiter-6-2 preta. Ela é bem grande e pesada, aquilo deve entrar muita luz. A qualidade ótica é boa, bem afiada.
A Jupiter-9 85mm pra mim é uma alternativa à Helios 40, só que sem o bokeh da Helios e por um preço menor. Ela costuma vir com problemas de fabricação ou de mexidas de antigos donos.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5489 Online: 21 de Setembro de 2020, 21:10:21
Todas as lentes são decentes, nada espetaculares, mas ótimo custo benefício

:-)

Eu diria que são todas espetaculares... rsss... mas sou suspeito, porque minha segunda paixão, depois das Helios 44, são as Takumar.

A Super-Macro-Takumar 50mm f/4 e a Super-Multi-Coated Macro-Takumar 50mm f/4 costumam ser citadas (pelos apaixonados como eu... rsss) como as melhores lentes macro já fabricadas.

Eu até acho melhor a Super-Multi-Coated Macro-Takumar 100mm f/4... mas é questão de gosto.

As 50mm f/1.4 (e não precisa nem ser a lendária de 8 elementos) disputam firme com minhas Helios 44...

Lembrando sempre que não sou profissional... e fico deslumbrado com qualquer bokehzinho fora do comum, que já faz minha alegria. Afinal, fotografia é para ser feliz também... ou não?

;-)

Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...