Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 676633 vezes)

AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5775 Online: 28 de Dezembro de 2021, 20:18:39
A minha I-61LZ é âmbar AFShalders. A íris é bem macia de regular. Gosto de fotografar com ela por causa do foco. Eu também tenho a Industar 50-2 50mm, uma panqueca gostadora de muita luz.

A I-50 é muito menosprezada, mas é bem boa.

Essas lentes ex-urss tem tantas versões que fica complicado.. rsrs.

A minha é essa:

https://hidekatsu.com/photoblog_en/archives/10170
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2021, 20:19:51 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5776 Online: 28 de Dezembro de 2021, 22:51:27
A I-61 L/Z que tenho em M42 tem coating azul.
Já a maioria das I-61 L/D em M39 tem coating ambar

O lantânio está na composição do vidro e não no coating, faz com que o vidro tenha melhores propriedades óticas.
Tem um monte de gente na Internet falando besteira de que o Lantânio é radioativo.
O vidro radioativo é o que leva óxido de tório na composição, muito usado nas décadas de 60-70, o chato é que o vidro vai ficando amarelo mesmo, o que causa mudança de cor e de transmissão de luz.
 
A única coisa que não gosto na I-61 L/Z é o formato da iris, em estrela !





Tive uma Takumar 50MM 1.4 e uma 135MM 3.5 que ficaram poucas semanas comigo. A 50MM 1.4 tinha essa tom amarelado; o que dava uma característica bem interessante pra retratos. O problema é que ela puxava demais pro amarelo devido ao tório. O mais curioso é que o nível de tório pode fazer as fotos ficarem com tons mais amarelos ou não, depende muito do estado da lente. Agora a versão que eu tinha mesmo colocando o balanço de branco mais pra azul (tom frio) ainda assim o tom amarelado das fotos era bem evidente.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5777 Online: 28 de Dezembro de 2021, 22:53:35
A I-50 é muito menosprezada, mas é bem boa.

Essas lentes ex-urss tem tantas versões que fica complicado.. rsrs.

A minha é essa:

https://hidekatsu.com/photoblog_en/archives/10170

Essa Industar 50MM 3.5 é a lente M42 mais barata a venda no Ebay, acha um monte , a maioria da Russia ou Bielorrusia. Lente com um charme especial na parte ótica. Mas não tenho vontade de ter uma. Talvez porque tenha muitas 50MM de diversos fabricantes. Tive uma Yashica 50MM 1.9 encaixe CY , eu adorava ela, tinha um Swirl Bokeh parecido com a Helios, mas não era tão nítido, o que dava um ar legal pra retratos.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5778 Online: 29 de Dezembro de 2021, 00:06:10
Já tive I-50, I-26, Helios, Yashinons e mais um montão de cinquentinhas...

Com o tempo você acha as suas favoritas e acaba nao tendo a menor necessidade nem vontade de outras.
Vendi todas elas exceto algumas, por razões específicas, por exemplo:

- Minolta Rokkor 50/2 , é a que mais gosto de usar nas A7. É pequena, incrivelmente boa e muito barata principalmente porque pouca gente conhece haha...

- Zeiss Planar 50/2 mount Contarex (CRX), essa eu ganhei junto com uma Sonnar 135/4, também uso na A7, mas bem menos.

- Icarex Zeiss Tessar 50/2.8 , mount Icarex, uso em.... Uma Icarex 35 de filme !  :D

- Industar 61 L/Z M42, essa uso em um copy stand com um fole em uma Sony A900

- Canon EF-50/1.8 STM, na A7 com adaptador Sigma MC-11, é a minha 50 padrão para a A7

E tá pra lá de bom.

 

 


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5779 Online: 30 de Dezembro de 2021, 00:10:02

- Icarex Zeiss Tessar 50/2.8 , mount Icarex, uso em.... Uma Icarex 35 de filme !  :D



Essa foi boa kkkkk


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5780 Online: 30 de Dezembro de 2021, 00:21:15
Já tive I-50, I-26, Helios, Yashinons e mais um montão de cinquentinhas...

Com o tempo você acha as suas favoritas e acaba nao tendo a menor necessidade nem vontade de outras.
Vendi todas elas exceto algumas, por razões específicas, por exemplo:

- Minolta Rokkor 50/2 , é a que mais gosto de usar nas A7. É pequena, incrivelmente boa e muito barata principalmente porque pouca gente conhece haha...

- Zeiss Planar 50/2 mount Contarex (CRX), essa eu ganhei junto com uma Sonnar 135/4, também uso na A7, mas bem menos.

- Icarex Zeiss Tessar 50/2.8 , mount Icarex, uso em.... Uma Icarex 35 de filme !  :D

- Industar 61 L/Z M42, essa uso em um copy stand com um fole em uma Sony A900

- Canon EF-50/1.8 STM, na A7 com adaptador Sigma MC-11, é a minha 50 padrão para a A7

E tá pra lá de bom.

 

 

AFShalders, eu já tive / já passaram pela minha mão no mínimo 20 lentes 50MM vintage de diversos fabricantes. Uma que tenho curiosidade de conhecer é essa Minolta 2.0 , dizem que ela tem umas cores bem legais .

Tenho a 50MM 1.8 STM e gosto bastante dela. Acho que ele tem um render de cor muito bacana. Entre as que você citou eu já tive uma Zeiss Jena 2.8 M42 que eu não gostei dela (apesar de muita gente elogiar) não achei nada demais.

Das 50MM que já tive, algumas considerações:

-> Pentacon 50MM 1.8 M42: no começo não gostava muito, mas depois passei a gostar bastante dessa lente. Uma lente boa, barata , incrivelmente nítida fechada pra 2.8 , uma estética de desfoque e o que mais gostei nela, distância de foco de apenas 33CM o que facilita muito pra fotografia macro usando extensor. É uma lente até que passa batido, mas uma das melhores 50MM 1.8 já feitas ;

- Nikon AIS 50MM 1.4: ficou uma semana na minha mão. Muito nítida em 2.0 , bom desfoque e cores. Mas não vi nada tão especial assim, comparado a Takumar por exemplo;

- Pentax 50MM 2.0: outra lente bem subestimada, mas com uma estética de cor bem interessante. Gostei dela;

- Yashica 50MM 1.9 e 1.7: a 1.7 é mais nítida; a 1.9 tem um desfoque mais bonito. Ambas muito legais;

- Nikon AIS 50MM 1.8: essa pra mim melhor que algumas 1.4 vintage da Nikon, menos distorção e nitidez total já em 1.8; ganha até da 50MM 1.8 D.

- Pentax 50MM 1.7 : pouco conhecida da galera , mas lente incrivelmente nítida com cores bem contrastadas . Pra mim uma das melhores;

- Takumar 50MM 1.4 : lente ótima, cores muito boas, muito nítida, mas o bokeh dela não me agrada muito.

Como dito, as diferenças do que cada 50MM entrega talvez não valem ter muitas . Eu mesmo hoje em dia só estou com a 50MM AIS 1.8 da Nikon e a 50MM 1.8 STM, não sinto necessidade de ter mais.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5781 Online: 30 de Dezembro de 2021, 13:55:36
Cheferson,

Essas Pentacon valem pelo que se paga. Entregam bastante pelo preço.

Já essas Zeiss Jena são sempre uma incógnita, já ví excelente mas também horríveis, principalmente se for Tessar e Sonnar. O maior problema delas é que muitas vezes são abertas e reparadas por curiosos que acabam fazendo m.. com os espaçadores e coisas do tipo. Ou então o filho de chocadeira cisma em polir o elemento frontal...

Nunca vi uma 50 Pentax ruim. Já ví de montão com o grupo de trás com um haze brabo na cola entre os elementos, mas isso acontece.
O mesmo acontece com as Zuiko 50, principalmente as 1.8 e 2.0

Concordo com a Yashinon 1.7, é melhor que a 1.9. Essa lente é fantástica com filme PB

Das Nikon, concordo plenamente, a Ais 1.7 é a que entrega mais pelo valor. Tem a 55/3.5 Micro pré Ai e Ai que é muito boa, só não sei se é melhor que a 50/4 macro da Pentax.

Essas Minoltas são todas boas, mas a 50/2 é especial. Ela lembra muito uma Summicron 50/2


Essas outras Zeiss e Icarex que falei são incrivelmente nítidas mas dão um flare danado. Tem que usar com um bom parassol e evitar ao máximo o uso de filtros, mesmo de proteção porque o coating é bem primitivo.

Uma outra que tive, excepcional, foi a EBC Fujinon 50/1.4 em M42.
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2021, 13:57:55 por AFShalders »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5782 Online: 30 de Dezembro de 2021, 22:49:07
Cheferson,

Essas Pentacon valem pelo que se paga. Entregam bastante pelo preço.

Já essas Zeiss Jena são sempre uma incógnita, já ví excelente mas também horríveis, principalmente se for Tessar e Sonnar. O maior problema delas é que muitas vezes são abertas e reparadas por curiosos que acabam fazendo m.. com os espaçadores e coisas do tipo. Ou então o filho de chocadeira cisma em polir o elemento frontal...

Nunca vi uma 50 Pentax ruim. Já ví de montão com o grupo de trás com um haze brabo na cola entre os elementos, mas isso acontece.
O mesmo acontece com as Zuiko 50, principalmente as 1.8 e 2.0

Concordo com a Yashinon 1.7, é melhor que a 1.9. Essa lente é fantástica com filme PB

Das Nikon, concordo plenamente, a Ais 1.7 é a que entrega mais pelo valor. Tem a 55/3.5 Micro pré Ai e Ai que é muito boa, só não sei se é melhor que a 50/4 macro da Pentax.

Essas Minoltas são todas boas, mas a 50/2 é especial. Ela lembra muito uma Summicron 50/2


Essas outras Zeiss e Icarex que falei são incrivelmente nítidas mas dão um flare danado. Tem que usar com um bom parassol e evitar ao máximo o uso de filtros, mesmo de proteção porque o coating é bem primitivo.

Uma outra que tive, excepcional, foi a EBC Fujinon 50/1.4 em M42.

Essa Pentacon 50MM 1.8 é realmente ótima. Engraçado que na época não curti muito ela mas é uma lente com umas cores estilo aquarela , muito legais . Uma foto de exemplo:
Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5783 Online: 30 de Dezembro de 2021, 22:56:42
Cheferson,

Essas Pentacon valem pelo que se paga. Entregam bastante pelo preço.

Já essas Zeiss Jena são sempre uma incógnita, já ví excelente mas também horríveis, principalmente se for Tessar e Sonnar. O maior problema delas é que muitas vezes são abertas e reparadas por curiosos que acabam fazendo m.. com os espaçadores e coisas do tipo. Ou então o filho de chocadeira cisma em polir o elemento frontal...

Nunca vi uma 50 Pentax ruim. Já ví de montão com o grupo de trás com um haze brabo na cola entre os elementos, mas isso acontece.
O mesmo acontece com as Zuiko 50, principalmente as 1.8 e 2.0

Concordo com a Yashinon 1.7, é melhor que a 1.9. Essa lente é fantástica com filme PB

Das Nikon, concordo plenamente, a Ais 1.7 é a que entrega mais pelo valor. Tem a 55/3.5 Micro pré Ai e Ai que é muito boa, só não sei se é melhor que a 50/4 macro da Pentax.

Essas Minoltas são todas boas, mas a 50/2 é especial. Ela lembra muito uma Summicron 50/2


Essas outras Zeiss e Icarex que falei são incrivelmente nítidas mas dão um flare danado. Tem que usar com um bom parassol e evitar ao máximo o uso de filtros, mesmo de proteção porque o coating é bem primitivo.

Uma outra que tive, excepcional, foi a EBC Fujinon 50/1.4 em M42.

A Carl Zeiss Jena 50MM 2.8 não me surpreendeu. Mas fazem uma propaganda exagerada dela. Mas é questão de gosto rsrsrs

As 50MM da  Pentax-Takumar sempre são ótimas. Cada uma com uma estética de cor, qualidade ótica e desfoque diferente. Qualquer uma delas vai garantir fotos divertidas.

sobre essa Minolta achei este retrato com ela muito interessante, parece realmente uma lente diferenciada:
Sem título by Curry Hexagon, no Flickr
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2021, 22:58:23 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5784 Online: 10 de Fevereiro de 2022, 17:06:27
Pra ressuscitar o tópico, novo brinquedo, Pentax M 50MM 1.4 (versão mais nova, sem o tório, não é da série Takumar).

Todas as fotos em 1.4 (menos da igreja), edição de PB no Lightroom rapidinho. O adaptador chegou hoje pra usar nas Canon e Sonys , mas só semana que vem poderei fazer uma fotografia de rua com ela, pois estou de molho em casa devido a ter pego covid . Pelos testes eu adorei a lente, gostei do efeito de sonho em 1.4 e da falta de nitidez e desfoque, fechando pra 2.0 ela fica realmente muito nítida. Mas é isso, seguem algumas fotos :
foto_teste_pentax_50mm_1_4_M_ (1 of 3) by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

foto_teste_pentax_50mm_1_4_M_ (2 of 3) by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

foto_teste_pentax_50mm_1_4_M_ (3 of 3) by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

foto_teste_pentax_50mm_1_4_M_pb_ (1 of 2) by Chefferson Amaro Filho, no Flickr

foto_teste_pentax_50mm_1_4_M_pb_ (2 of 2) by Chefferson Amaro Filho, no Flickr


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #5785 Online: 28 de Fevereiro de 2022, 11:38:56







CZ Flektogon MC 35mm f2.4 - essa lente tem um contraste fabuloso!
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5786 Online: 28 de Fevereiro de 2022, 14:22:01
pessoal,  vocês sabem onde tem feira de equipamentos fotográficos, dessas feiras de rua, em Paris ou em Lisboa  ?
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.301
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5787 Online: 01 de Março de 2022, 18:51:35
pessoal,  vocês sabem onde tem feira de equipamentos fotográficos, dessas feiras de rua, em Paris ou em Lisboa  ?

Feiras eu não sei, mas em Paris tem o Boulevard Beaumarchais, onde existem várias lojas. Não são baratas mas omaterial geralmente é de muito boa qualidade. Em Paris tambem tem uma loja ótima a Le Cirque.
Em Lisboa nunca vi nada de interessante, mas no Porto tem uma loja muito boa, o Sítio do Cano Amarelo.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5788 Online: 01 de Março de 2022, 21:47:25
Muito obrigado AFShalders. Eu repassei pra um colega.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5789 Online: 05 de Março de 2022, 23:22:35






CZ Flektogon MC 35mm f2.4 - essa lente tem um contraste fabuloso!

Essa lente é uma das melhores antigas da Zeiss.