Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 667895 vezes)

agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #60 Online: 22 de Junho de 2012, 19:01:21
Olá pessoal.
Estava lendo sobre adaptadores de lentes M42 para câmeras mirrorless e vi que não há nenhum que possa fazer a confirmação de foco, devido ao sistema utilizado nessas câmeras. No caso das Sony NEX (não sei se em todos os modelos) há o focus peaking para auxiliar na focagem.

Alguém saberia me dizer se há algo parecido nos outros modelos mirrorless ou tem que ser "na unha" mesmo?? Em caso negativo, é tranquilo de fazer o foco, só questão de prática mesmo?

E sobre esses adaptadores, por serem somente um elemento mecânico, pode-se utilizar qualquer um ou há alguma recomendação?

Abraço!!
 
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #61 Online: 22 de Junho de 2012, 23:51:05
Olá pessoal.
Estava lendo sobre adaptadores de lentes M42 para câmeras mirrorless e vi que não há nenhum que possa fazer a confirmação de foco, devido ao sistema utilizado nessas câmeras. No caso das Sony NEX (não sei se em todos os modelos) há o focus peaking para auxiliar na focagem.

Alguém saberia me dizer se há algo parecido nos outros modelos mirrorless ou tem que ser "na unha" mesmo?? Em caso negativo, é tranquilo de fazer o foco, só questão de prática mesmo?

E sobre esses adaptadores, por serem somente um elemento mecânico, pode-se utilizar qualquer um ou há alguma recomendação?

Abraço!!

Olá agsantos,

Eu não notícia de adaptadores de lentes M42 para câmeras mirrorless com confirmação de foco. Sei que existem adaptadores para lentes M42 com confirmação de foco para Canon EOS.

Eu tenho uma Panasonic GH1 e uso várias lentes Canon FD, M42, e outras. O foco eu consigo através do botão para aumentar a imagem em 10x facilita muito o foco manual. Tenho também uma Nex 5N que tem o Focus Peacking que é uma uva. O foco manual consigo bem rápido e acho melhor que o AF, pois escolho onde quero o foco sem ter que ficar buscando o enquadramento. As Nex mais antigas com o firmware atualizado também incorporam o Focus Peacking.

abraços
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #62 Online: 23 de Junho de 2012, 00:42:52
Olá agsantos,

Eu não notícia de adaptadores de lentes M42 para câmeras mirrorless com confirmação de foco. Sei que existem adaptadores para lentes M42 com confirmação de foco para Canon EOS.

Eu tenho uma Panasonic GH1 e uso várias lentes Canon FD, M42, e outras. O foco eu consigo através do botão para aumentar a imagem em 10x facilita muito o foco manual. Tenho também uma Nex 5N que tem o Focus Peacking que é uma uva. O foco manual consigo bem rápido e acho melhor que o AF, pois escolho onde quero o foco sem ter que ficar buscando o enquadramento. As Nex mais antigas com o firmware atualizado também incorporam o Focus Peacking.

abraços


Oi Luiz obrigado pela resposta!

Pelo que li, parece que não há como confirmar o foco nas mirrorless por utilizarem sistema de foco por contraste e não por fase como nas DSLR, não sei dar muitos detalhes porque os sites que li são estrangeiros e meu inglês não está lá aquelas coisas  :D

Esse recurso da GH1 é aquele que abre uma pequena janela no display ou aumenta toda a imagem? Tinha esquecido desse recurso... Você faz o foco e compõe depois?

Sobre a NEX, o que me diz da ergonomia dela com as lentes mecânicas + adaptador? Não fui muito com a cara delas mas, até hoje, só manuseei a C3 com lente 18-55mm, que fica meio estranho mesmo...

Abraço!



"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #63 Online: 23 de Junho de 2012, 18:32:42
agsantos,

Isso mesmo. Na GH1 como em outras câmeras, tem esse recurso de aumentar a imagem, é um zoom onde a gente escolhe algum detalhe da imagem para encontrar o foco. A imagem ampliada facilita muito o foco. Se bem que tem o problema de ficar tremendo a imagem devido ao zoom. Mas de qualquer forma facilita. Encontrado o foco manualmente, na GH1 é só eu apertar o botão do clique até o meio que a imagem volta ao tamanho normal. Aí enquadro e clico a foto.
Confesso que no início quase desisti de utilizar lentes manuais, pois achei o foco manual difícil... Mas, francamente, agora estou usando apenas lentes manuais! O pessoal diz que é viciante o uso de lentes antigas... Eu estou achando que é verdade  :D

Quanto à Nex, quando ela foi lançada em 2010, eu também achei o estilo dela horrível! Tipo saboneteira... torci o nariz. Mas, como eu tenho um "pequeno problema" com a GH1 com o sistema M4/3, onde o crop é 2x: eu perco a característica das lentes GA (grandes angulares).  Uma lente 28mm passa para 56mm devido ao crop 2x... Por outro lado, quando uso uma lente 100mm, me dá um belo 200mm! bom para quem gosta de fotografar passarinho.... Por isto acabei comprando uma Nex pelo seu fator crop de 1.5x... uma lente 28mm vai para 42mm. Já melhorou! Acontece que agora estou usando só a Nex, a GH1 está meio abandonada... Como a Nex é muito compacta estranhei um pouco mas nada demais para se acostumar. Eu gosto de câmeras compactas, pela portabilidade, discreção, etc... Até vendi uma DSLR que tive. Para fotografia por hobby está de bom tamanho. Estou pensando em vender a GH1 :ponder:

Se vc for encarar uma Nex, compre logo a 5N pois ela veio com melhoras importantes. Eu ia comprar uma Nex5 usada, pelo preço, mas acabei gastando mais e não me arrependi.

Abração.
Luiz
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


agsantos

  • Trade Count: (13)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.188
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #64 Online: 23 de Junho de 2012, 22:19:14
Luiz, muito obrigado pelas dicas  :ok:
"E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música"

http://www.flickr.com/photos/-ags-/


curty

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #65 Online: 02 de Julho de 2012, 21:25:36
Ainda apanhando da CZ 50mm na T3i, principalmente no foco, mas segue uma primeira prova:



Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #66 Online: 03 de Julho de 2012, 15:35:25
Ainda apanhando da CZ 50mm na T3i, principalmente no foco, mas segue uma primeira prova:



Depois que pegar o jeito do foco manual vai gostar...
Muito boa a foto, a lente é de qualidade.
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


espirit

  • Trade Count: (1)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
Resposta #67 Online: 03 de Julho de 2012, 20:41:55
Uma de hoje,  vivitar 19mm 3.8 + nex 3


Triciclo por André Matos ( espirit ), no Flickr


curty

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 41
  • Sexo: Masculino
Resposta #68 Online: 05 de Julho de 2012, 08:09:57
Depois que pegar o jeito do foco manual vai gostar...
Muito boa a foto, a lente é de qualidade.
Obrigado. Eu e ela estamos começando a nos entender.


Uma de hoje,  vivitar 19mm 3.8 + nex 3
Bela foto, como de costume.  :ok:



Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #69 Online: 07 de Julho de 2012, 01:41:02
Encomendei minha primeira M42  :D

Uma Helios 44m-4 58mm f/2 que nem a do hyde acho

Se eu pegar gosto pelo negócio ai f***

Ja to de olho nessa takumar 135mm aí tbm xD

Alguma sugestão de grande angular pra eu já sair procurando? To procurando algo na faixa dos 24-35mm fixa.

gente no ebay são tantas opções  :wub:
« Última modificação: 07 de Julho de 2012, 01:53:35 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #70 Online: 07 de Julho de 2012, 14:46:36
Eu gosto das Takumares 28 e 35mm f/3.5. Embora não sejam claras, são muito nítidas e saturam muito bem, com excelentes cores. Entre as duas, prefiro a 28mm.

Takumar 28mm f/3.5

Parcão por Alexandre.Schuster, no Flickr

Takumar 35mm f/3.5

Catedral de São João Batista por Alexandre.Schuster, no Flickr

Crop da foto anterior

Catedral de São João Batista - Crop de 100% por Alexandre.Schuster, no Flickr


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #71 Online: 07 de Julho de 2012, 16:28:41
Cara que show essa segunda heim!!

Curti essa 35mm

Essa primeira aí as cores tão como sairam da câmera?
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luiz Piovesana

  • Trade Count: (3)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 466
Resposta #72 Online: 07 de Julho de 2012, 20:08:29
Essa segunda com a 35mm ta muito phoda AlexandreS  :clap:  :worship:

Como tem um tempinho que não posto por aqui vou colocar as minhas em dia:

SMC Takumar 28/3.5


Ouro Preto - Vertorama - Igreja Nossa Senhora do Rosário por Luiz Piovesana - MEGA_VET, no Flickr


Ouro Preto - Vertorama - Igreja São Francisco de Assis por Luiz Piovesana - MEGA_VET, no Flickr

Yashinon-DX 50/1.4


Ouro Preto - Bokeh por Luiz Piovesana - MEGA_VET, no Flickr

Super-Takumar 135/3.5


Ouro Preto - Eu tava atoa na vida por Luiz Piovesana - MEGA_VET, no Flickr

Yashinon-DX 200/4


Ouro Preto - Igreja São Francisco de Paula por Luiz Piovesana - MEGA_VET, no Flickr


Ouro Preto - Fiel por Luiz Piovesana - MEGA_VET, no Flickr

Abraços


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #73 Online: 07 de Julho de 2012, 22:07:08
MEGA_VET, bonitas fotos de Ouro Preto. Curti demais a com a 200/4. E olha que nem sou muito ligado em teles, mas nesta a composição ficou 10.

Gostei também da feita com a 135mm, tenho a versão f/2.5 desta lente, e considero uma das mais nítidas lentes que tenho.

Razad, eu só clico em RAW, então alguma edição sempre tem. Mas a Tak 28mm tem um contraste legal e permite uma larga margem de edição. Embora seja uma lente um tanto quanto fechada para APS-C, gosto dela para paisagens. Aqui um HDR (que não sou muito fã) feito com ela.


Igreja de Pedra por Alexandre.Schuster, no Flickr

E algumas com a Tak 135mm f/2.5

Distorção absolutamente nula

Janelas da cidade por Alexandre.Schuster, no Flickr


Flores por Alexandre.Schuster, no Flickr


Flores por Alexandre.Schuster, no Flickr

Abçs


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #74 Online: 07 de Julho de 2012, 22:24:07
Mega ja tinha visto essas fotos quando vc postou na galeria, muito boas mesmo  :wub:

Alexandre entendi, bom to procurando algo legal mesmo, tem um cara vendendo uma tak 28 meio sujinha ali nos classificados, mas já comprei a lente do mês rsrs

Apanharam muito no começo com o foco manual? Tentei fazer umas experiências em street agora de manhã e foi tenso o negócio, nada aproveitável...
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr