Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 667649 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #75 Online: 07 de Julho de 2012, 22:31:47
Razad, eu uso adaptadores com confirmação e micro-ajuste, que ajuda bastante. Em lentes mais abertas como a 28mm não é tão complicado, já com a 135mm f/2.5, que tem um DOF muito estreito, aí já é bem mais difícil.

Não sei se já postei por aqui, mas nestes vídeos que eu fiz tem algumas informações sobre lentes e adaptadores

http://www.youtube.com/watch?v=7kr1IiyUUIw

http://www.youtube.com/watch?v=DYQJ9r6yVTE

Abçs

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #76 Online: 08 de Julho de 2012, 21:17:46
Razad, como a Alexandre falou... Com tele é meio complicado.
Street acho mais fácil com tela bipartida do que com chip de confirmação.
Na tela você vai, vai, vai e "sente" quando tá próximo de cravar.
No chip, exceto se você já tiver larga experiência com foco manual, você chega ao foco e passa por ele. Me aconteceu muitooooo isso logo que comecei a clicar com manuais. Daí precisava voltar e passava reto novamente... rs
________________

Alexandre, quem é teu fornecedor de chip de confirmação de 3ª geração?
Os meus tão começando a abrir o bico. Tá falhando muito.
Vou trocá-los.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #77 Online: 08 de Julho de 2012, 21:31:29
Hyde como é esse esquema de tela bipartida? é tipo os das leica rangefinder que as duas imagens "se juntam"?
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #78 Online: 08 de Julho de 2012, 23:18:12
Fotos com Nex5N e lente Leica R Elmarit 35/2.8:


Fotografia de Rua por Luiz Curcino, no Flickr


Detalhe casa por Luiz Curcino, no Flickr


Detalhe casa por Luiz Curcino, no Flickr

 :ok:
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #79 Online: 08 de Julho de 2012, 23:24:11
Hyde como é esse esquema de tela bipartida? é tipo os das leica rangefinder que as duas imagens "se juntam"?

Fora de foco (repare no bico): http://fellipec.com/tumblr/range_semfoco.jpg
Em foco (repare no bico): http://fellipec.com/tumblr/range_foco.jpg

Fabricante das telas (salvo engano, há outro muito bem conceituado no mercado mas não lembro o nome agora): http://www.katzeyeoptics.com/item--Canon-550D-600D-T2i-T3i-Focusing-Screen--prod_550D.html
Esse modelo espécifico é pra T3i mas tem para váriossss modelos de câmeras para os sistemas Canon, Nikon, Fuji, Kodak, Leica, Olympus, Panasonic, Pentax e Samsung.

As melhores são as com microprismas.
« Última modificação: 08 de Julho de 2012, 23:24:44 por Mr. Hyde »

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #80 Online: 08 de Julho de 2012, 23:49:45
Como isso funciona? Vc compra uma tela compativel com seu modelo de camera e paga pra alguem instalar na sua camera?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #81 Online: 09 de Julho de 2012, 15:43:56
Mad, vc mesmo pode instalar, não é muito complicado. Para as Canon xxD o próprio fabricante vende telas de foco especiais para algumas aplicações específicas como a Ef-S (não é o mount da lente, é o nome do focusing screen) que serve para ajudar o foco manual em lentes com abertura f/2.8 ou maiores.

O problema destas telinhas é o preço....


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #82 Online: 09 de Julho de 2012, 16:03:12
Aqui tem umas fotos de como faz pra colocar...

http://www.focusingscreen.com/work/600den.htm




Mas P****, 400 pila num vidrinho desses? Bitch please...



Vou pegar prática no MF sem o vidrinho mesmo e ser pró xD

Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #83 Online: 09 de Julho de 2012, 23:09:38
Nex5N + Leica M Tele-Elmarit 90mm f2.8 todas as fotos @f2.8:


Festa Quadrilha Instituto Teresa Valsè por Luiz Curcino, no Flickr


Festa Quadrilha Instituto Teresa Valsè por Luiz Curcino, no Flickr


Festa Quadrilha Instituto Teresa Valsè por Luiz Curcino, no Flickr


Festa Quadrilha Instituto Teresa Valsè por Luiz Curcino, no Flickr


Festa Quadrilha Instituto Teresa Valsè por Luiz Curcino, no Flickr


Detalhe Casa por Luiz Curcino, no Flickr

Estou observando que as lentes Leica praticamente não há necessidade do pós processamento... Tentar aumentar a nitidez não rola... tentar aumentar as cores, satura... tentar aumentar o contraste fica ruim... É uma lente decente  :D
 
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #84 Online: 10 de Julho de 2012, 13:18:57
(...)

Estou observando que as lentes Leica praticamente não há necessidade do pós processamento... Tentar aumentar a nitidez não rola... tentar aumentar as cores, satura... tentar aumentar o contraste fica ruim... É uma lente decente  :D
 

Erra a exposição para ter o que fazer na PP...  :D

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #85 Online: 10 de Julho de 2012, 13:40:49
Erra a exposição para ter o que fazer na PP...  :D

É o jeito... kkkkkkk  :D
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #86 Online: 10 de Julho de 2012, 14:11:16
Esse método de microprisma é exatamente como eram nas SLR's da decada de 80, com split image no meio e prismatico em volta, quando se alinha o split o foco está correto, e quando não é possivel pelo split os primas tem que sumir ficando apenas pontos... é um metodo manual muito rapido...

A olympus OM1, OM2 tinham como opcionais telas dessas para determinadas aplicações, para macro era um tipo, para ultra-tele outro, claro que também vai do método que o fotografo se adapta melhor. Outra coisa que algumas maquinas de 80 tinham era o preview do DOF, apertava um botão e ela setava na lente a abertura selecionada já que o comum era sempre ficar na abertura maxima para melhor visualização pelo VF...

Essa do bico do papagaio é o famoso TELEMETRO encontrado nas rangefinder como Leica da serie M, pois o foco não é feito olhando pela objetiva e sim por um visor onde se tinha esse sistema de telemetro e ainda a correção de paralaxe do enquadramento. A minha electro 35 é assim, porém é um losango dourado...

A yashica FXD do meu pai é igual a este do link da 600D, tem o split no centro e os primas em volta... é muito simples e facil...

Uma dica é, procure por linhas, ou arestas para focar com o split...

Quando minha vó fez bodas de ouro em 2002 eu que bati as fotos com a FXD do meu pai, e eu focava a imagem dos casais pela gravata dos homens, era muito rapido e pratico, como a distancia era quase sempre a mesma fazia poucas correções...

Outra boa dica é sempre "pré-focar" a imagem seguindo as distancias marcadas no corpo da lente, se tiver uma boa noção de distancia isso ajuda muito antes de apontar a camera... pegando esse hábito a coisa se torna tão rapida que nem sentiras falta do automatico... Não sei se o crop do sensor influencia na distancia do foco da lente, se sim isso não serve muito de ajuda...
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #87 Online: 10 de Julho de 2012, 14:19:24
vrsilva,

Perfeita a intervenção sobre a imagem postada ser de um telemetro, mas morri de procurar uma de split e não encontrei. Como a idéia é a mesma, foi o que tinha em mão para exemplificar. Acho que já tá uma noção melhor de como é funcionamento do split.  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


vrsilva

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.805
  • Sexo: Masculino
    • Vinícius Ribeiro.
Resposta #88 Online: 10 de Julho de 2012, 15:27:21
Basta procurar imagens de manuais de cameras antigas, como por exemplo da yashica fx-d do meu pai, essa simagens é do manual dela... e acho que da para ver como "funciona"...





Essa eu achei e não sei qual camera é mas é pentax.



Essa aqui deve ser de alguma digital com o split focus screen já instalado.


Olympus Om1



Os telemetros é mais ou menos igual, porém é uma area do visor que mostra o split como esse da leica m6.


O quadrado no meio faz a telemetragem de acordo com a distancia para isso a camera tem 2 "visores" na frente, na verdade é 1 somente, por onde se encherga e o outro por meio de espelhos faz a segunda imagem do split, quando se gira o anel do foco ele meche além da objetiva esse espelho responsavel pelo split do foco e ainda os traços do enquadramento também se movimentam em diagonal para a correção do paralaxe... muito engenhoso isso...

Aqui a imagem do viewfinder da minha yashica electro 35 gtn( Igual, mas não é a minha propria)


Aqui fora de foco


Nas cameras SLR's eu não faço ideia de como é composto o foco da imagem para o sensor pois é tudo TTL.

No caso das rangefinder telemétricas como na imagem abaixo.


Temos na extremidade direita a janela do que seria o visor em si, logo acima da lente tem uma janela em losango que é onde se forma a imagem em split que se movimenta para formar o foco, no caso da yashica electro 35 o espelho é dourado para ajudar em caso de baixa luminosidade, e entre os dois tem onde é formado o frame responsavel pelo enquadramento, pois contrario das SLR onde a imagem do VF é menor do que realmente irá sair no frame do sensor ou do filme, as rangefinder possui um visor muito maior e mais claro do frame na sua frente e esta janela do meio que corrige a paralax de acordo com a distancia focada... a janela a esquerda é onde fica o sensor do fotometro...

Sei que eu fugi um pouco do assunto mas só para efeito de informação e cultura... acho que não faz mal a ninguém... abraços!
Vinícius Ribeiro
http://www.flickr.com/photos/vrsilva85/
----------------------------------------------------------------------------------
Canon 350D 18-55mm f3.5/5.6
Yashica Electro 35 GTN 45mm/f1.7


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #89 Online: 10 de Julho de 2012, 15:42:13
(...) acho que não faz mal a ninguém... abraços!

Essa imagem da Pentax é do tipo que eu estava procurando. Nessa dá pra ver direitinho como funciona o Split.

Ao contrário... Faz um bem danado e agrega muita boa informação ao tópico!!!  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova