Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 667789 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4995 Online: 03 de Março de 2019, 19:26:32
Estava passando por uma cidade do interior de SP e descobri uma feira de antiguidades. Tinha bastante coisa legal como discos de vinil, decoração de águias e corujas (adoro rs) e tinha uma de câmeras fotográficas antigas. O preço das câmeras achei um pouco caro, mas tinha uma Hanimar 35MM 2.8 - uma lente que praticamente não vi review na internet, salvo um texto no Flickr. A lente está em excelente estado, paguei apenas 60 reais nela rs.

Cheguei em casa hoje e fiz alguns testes rápidos com ela. Não pude sair de casa hoje porque choveu demais, mas quero usar ela num ensaio junto com a Helios rsrs. Bem vou deixar as fotos de exemplo, não tive tempo pra editar quase nada, só ajustes de nitidez e na aba básica do Lightroom. Seguem as fotos, todas feitas em 2.8:

Teste com lente Hanimar 35mm 2.8 M42 by Chefferson Amaro, no Flickr

Teste com lente Hanimar 35mm 2.8 M42 by Chefferson Amaro, no Flickr

Teste com lente Hanimar 35mm 2.8 M42 by Chefferson Amaro, no Flickr
*PS: essa última o foco não ficou legal ... sorry


bjorn

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.039
  • Sexo: Masculino
Resposta #4996 Online: 03 de Março de 2019, 21:30:06
bjorn...
Vindo de você (cujas postagens acompanho sempre com interesse, porque sempre aprendo algo), isso é um grande elogio.
Obrigado.Luis4 ....
....

Agradeço pelo elogio , obrigado .
O NOSSO forum é para isso mesmo , trocar ideias , concordando ou não com os demais .
Aqui NÃO TEMOS exceções , TODOS aprendemos uns com os outros ( mesmo sem admitir com os demais  ) e conhecimento nunca será demais , tanto para os mais novos como para os mais velhos .
Um cordial abraço à todos ....  :) 
A P O S E N T A D O  ... fotografia agora SÓ por puro prazer ... !


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4997 Online: 03 de Março de 2019, 21:54:24
Mais algumas rs nesse carnaval de 2019 anda chovendo demais em São Paulo e como sempre acho que o melhor lugar pra se bater fotos é na luz do dia em externa, ainda preciso testar a lente com tempo ensolarado rsrsrs. Mas segue mais uma com a Hanimar 35MM 2.8 agora em F4 na Sony Nex.

Sobre a lente em si: tem bastante aberração cromática em abertura máxima e nos cantos da imagem, Não curti a nitidez dela em 2.8, mas já entre F4 a F8 tem uma nitidez razoável pra boa. Não é uma lente top, longe disso, mas entrega cores agradáveis e contraste razoável. Como pretendo usar pra gravar vídeos pra youtube, creio que é uma boa escolha. Foto:

testehanimar35mm (3 de 12) by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 03 de Março de 2019, 22:00:44 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #4998 Online: 03 de Março de 2019, 22:12:23
Olha que interessante! Bom saber da possibilidade.
O bom que nas que 44-2 como não tem o pino (da exposição automática) nem precisaria da gambi extra pra pressionar o pininho.
Se eu tivesse alguma Nikon até arriscava comprar alguns desses anéis baioneta da Nikon e oferecer com um "extra" para compradores Nikon.

no ebay você encontra algumas lentes M42 adaptadas pra Canon, Nikon, Pentax, Fuji, etc. Penso que só seria vantagem pra quem usa Nikon, dispensando esse adaptador com elemento ótico. Definitivamente a Nikon é o pior sistema digital pra usar essas lentes antigas. Gosto muito de usar na Canon , com o Magic Lantern instalado, mas estou gostando ainda mais depois que comprei uma Nex F3, o focus peaking dela é muito bom.


cfcsosa

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 9.854
  • Sexo: Masculino
Resposta #4999 Online: 04 de Março de 2019, 21:37:14
Fuji X-T2 + Summicron 40mm f/2

Fuji X-T2 + Summicron 40mm f/2 by Carlos C. Sosa, on Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5000 Online: 05 de Março de 2019, 05:14:08
Fuji X-T2 + Summicron 40mm f/2

Fuji X-T2 + Summicron 40mm f/2 by Carlos C. Sosa, on Flickr

cfcsosa , bela foto!

Algumas lentes da Zuiko como essa 50MM 1.4 me impressionaram bastante. Essa Summicron  também parece ser legal pela imagem tem um bom contraste.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5001 Online: 05 de Março de 2019, 19:24:17
Mais algumas fotos com a Hanimar M42 35MM F2.8 usando a Nex F3. Hoje pude testar a lente em dia nublado. Confesso que ainda não tenho uma opinião 100% formada. Vale lembrar que mesmo uma lente pode ter grandes diferenças, devido ao tempo de conservação, se já foi muito mexida, etc.

A que eu tenho está em bom estado externo, pelo menos, sem fungos aparentes. É uma lente com um bom volume de aberrações cromáticas até F4, principalmente em situações de grande contraste e nas bordas. O centro tem uma boa nitidez, não excelente como já postadas aqui da Helios, Takumar ou Zuiko, por exemplo. Existem, com certeza, opções melhores de 35MM M42 no Ebay para venda.  Não recomendo muito, mas vou a manter no meu set pra gravar vídeos. O controle de flare dela é horroroso. O que se salva a meu ver é a nitidez do centro do quadro, ideal para uso em sensor APSC. Seguem as fotos da lente (essa tirada com 18-55 da Nex) e algumas fotos feitas com ela hoje:

testehanimar35mm (21 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr

testehanimar35mm (17 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr

testehanimar35mm (15 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr

testehanimar35mm (12 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr

testehanimar35mm (10 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr

testehanimar35mm (9 de 21) by Chefferson Amaro, no Flickr



lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5002 Online: 06 de Março de 2019, 00:07:38
cheferson:
Eu gosto muito de salvar essas lentes desconhecidas do esquecimento (provavelmente terminariam perdidas, cheias de fungos, no fundo de alguma caixa), e tento me divertir um pouco com elas. Tenho algumas aqui, e sempre me surpreendem. Não ligo muito para os defeitos delas, mas para as qualidades (sempre tem alguma).
Há uns dias recebi uma Optomax 135 mm f/2.8 quase novinha. Uma delícia de usar! Bokeh muito lindo e bem nítida.
Continue postando suas descobertas, para incentivar outros a garimpar essas pequenas joias perdidas...
Luis
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5003 Online: 06 de Março de 2019, 07:23:04
Mais algumas feitas com uma Helios 44-2:





Sim, essa é meio anti social mesmo. Arrancar sorriso dela é quase impossível.




cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5004 Online: 06 de Março de 2019, 09:14:34
Mais algumas feitas com uma Helios 44-2:





Sim, essa é meio anti social mesmo. Arrancar sorriso dela é quase impossível.




Belíssimas fotos! Estou querendo pegar uma M2, já tenho a M6, acho que vou ficar com as duas kkk


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5005 Online: 06 de Março de 2019, 09:19:11
Belíssimas fotos! Estou querendo pegar uma M2, já tenho a M6, acho que vou ficar com as duas kkk

Obrigado  :) :)

As 44-2 tem esse bokeh rodado mais pronunciado que nas demais... a desvantagem é que elas não tem coating, então são menos nítidas (que essa sua 44-6 por exemplo) e pagam um haze danado em dias nublados como dessas duas últimas em que tive de usar bastante o "dehaze" do Lightroom pra reduzir isso.
Ainda assim é amo fotografar com ela.
« Última modificação: 06 de Março de 2019, 09:19:39 por lopescardoso »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5006 Online: 06 de Março de 2019, 09:24:02
cheferson:
Eu gosto muito de salvar essas lentes desconhecidas do esquecimento (provavelmente terminariam perdidas, cheias de fungos, no fundo de alguma caixa), e tento me divertir um pouco com elas. Tenho algumas aqui, e sempre me surpreendem. Não ligo muito para os defeitos delas, mas para as qualidades (sempre tem alguma).
Há uns dias recebi uma Optomax 135 mm f/2.8 quase novinha. Uma delícia de usar! Bokeh muito lindo e bem nítida.
Continue postando suas descobertas, para incentivar outros a garimpar essas pequenas joias perdidas...
Luis

Luis, essa lente custou 60 reais. Procurei depois reviews dela pela internet e praticamente não encontrei. A única coisa que encontrei foi um rápido review num fórum de discussão do Flickr. Mas o cara criticou a lente, dizia que era ruim demais, etc.

Ontem foi meu primeiro teste real, já que esses dias estava chovendo demais aqui em São Paulo. Gosto demais da luz natural do dia, acho a melhor que existe. E é o campo de testes kkkk

Essas 135 é boa. Estou procurando uma 135mm porque trabalho com ensaio externo e é sempre uma carta na manga rsrsrs. Sobre a Hanimar, o que li na internet é que essas lentes Hanimar M42 foram produzidas por uma fábrica japonesa chamada Hanimex (já não existe mais). São lentes baratas (mesmo pra época) e sim, um pouco inferiores, comparadas a Canon Fd, Zuiko, Zenit, Takumar, etc.

Os pontos positivos da lente: nitidez no centro do quadro, mesmo em 2.8, cores e contraste legais, o bokeh dela separa bem o elemento focado do fundo, além de ter um desfoque bem bonito.

Pontos negativos: a nitidez e o contraste são horríveis em contraluz, ou em lugares que refletem a luz (por exemplo, o azul do céu, acaba com a nitidez da imagem).

Mas dá pra tirar ótimas fotos. Mas fala mais dessa 135MM 2.8 rsrsrs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5007 Online: 06 de Março de 2019, 09:40:56
Obrigado  :) :)

As 44-2 tem esse bokeh rodado mais pronunciado que nas demais... a desvantagem é que elas não tem coating, então são menos nítidas (que essa sua 44-6 por exemplo) e pagam um haze danado em dias nublados como dessas duas últimas em que tive de usar bastante o "dehaze" do Lightroom pra reduzir isso.
Ainda assim é amo fotografar com ela.

Não sabia que a 2 , não tinha coating. Mas vou pegar mesmo assim kkkkk tem muitas pra venda no ebay rs


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5008 Online: 06 de Março de 2019, 10:03:21
As 44-2 tem esse bokeh rodado mais pronunciado que nas demais... a desvantagem é que elas não tem coating, então são menos nítidas (que essa sua 44-6 por exemplo) e pagam um haze danado em dias nublados...

Eu li em algum lugar (mas pode não ser correto), que a Helios 44-2 tem coating, sim (por isso a cor azulada ou violácea do reflexo nos elementos óticos), só que o coating é de apenas uma camada. Obviamente estas lentes com coating simples são mais propensas a flare que as lentes mais novas que tem várias camadas.

Parece que as Helios começaram a vir com Multi-Coating (daí as letras MC no anel frontal) a partir de alguns modelos de Helios 44M-4 (tenho duas Helios 44M-4 sem o MC no rótulo, o que me leva a interpretar que são com uma camada apenas).

Estou procurando uma 135mm porque trabalho com ensaio externo e é sempre uma carta na manga rsrsrs.

cheferson: se está procurando uma 135 mm, leve em consideração a Takumar 135 mm f/3.5. É boa demais! É a irmã pobre da 135 mm f/2.8 mas considerando que esta última custa o dobro, a f/3.5 é uma boa alternativa.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5009 Online: 06 de Março de 2019, 11:36:24
Eu li em algum lugar (mas pode não ser correto), que a Helios 44-2 tem coating, sim (por isso a cor azulada ou violácea do reflexo nos elementos óticos), só que o coating é de apenas uma camada. Obviamente estas lentes com coating simples são mais propensas a flare que as lentes mais novas que tem várias camadas.

Parece que as Helios começaram a vir com Multi-Coating (daí as letras MC no anel frontal) a partir de alguns modelos de Helios 44M-4 (tenho duas Helios 44M-4 sem o MC no rótulo, o que me leva a interpretar que são com uma camada apenas).

Pode ser que eu tenha lido errado então.
De qualquer forma em contra luz ela é zuada mesmo. Segunda fiz umas fotos da minha sobrinha num parque (essa das ultimas duas fotos) e o dia estava bem nublado e deu um haze lascado nas fotos, acredito eu que devido à luz muito difusa do dia nublado. Em dias normais as fotos ficam bem melhores em contraste. E ela tem tendência de puxar bastante pro magenta, principalmente a parte de sombras em contra luz.

cheferson: se está procurando uma 135 mm, leve em consideração a Takumar 135 mm f/3.5. É boa demais! É a irmã pobre da 135 mm f/2.8 mas considerando que esta última custa o dobro, a f/3.5 é uma boa alternativa.
Eu namoro sempre com uma Takumar 135 f/2.5 mas o preço salgado da bichinha atrapalha bastante, rsrs
Com ela em 3.5 ainda da um bom bokeh será?
Não vejo nenhuma f/2.8, existe?