Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 667611 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5010 Online: 06 de Março de 2019, 12:19:08
Eu namoro sempre com uma Takumar 135 f/2.5 mas o preço salgado da bichinha atrapalha bastante, rsrs
Com ela em 3.5 ainda da um bom bokeh será?
Não vejo nenhuma f/2.8, existe?

lopescardoso:
Falha minha... eu quis dizer "Takumar 135 mm f/2.5"... Acho que f/2.8 até existe, mas é baioneta PK...
A f/3.5 dá um bokeh bonito, sim. É a que eu tenho, e gosto bastante. Ela é muito nítida, fácil de focar, pequena e com o parasol fica muito "estilosa"... Na sua "casinha" de couro (eu sei que não é recomendável guardá-la aí) ela serve até para decoração!!!
 :hysterical:
« Última modificação: 06 de Março de 2019, 12:20:12 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


Lucas M. Dias

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.217
  • Sexo: Masculino
    • Site
Resposta #5011 Online: 06 de Março de 2019, 12:30:20
Mais uma macro com lente manual. Olympus Zuiko OM 50mm 1.4

DSCF6451 by Lucas Dias, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5012 Online: 06 de Março de 2019, 21:24:00
lopescardoso:
Falha minha... eu quis dizer "Takumar 135 mm f/2.5"... Acho que f/2.8 até existe, mas é baioneta PK...
A f/3.5 dá um bokeh bonito, sim. É a que eu tenho, e gosto bastante. Ela é muito nítida, fácil de focar, pequena e com o parasol fica muito "estilosa"... Na sua "casinha" de couro (eu sei que não é recomendável guardá-la aí) ela serve até para decoração!!!
 :hysterical:

Posso estar enganado, mas existe a Takumar 135MM com abertura 2.5 em M42 não? Takumar é o nome que a Pentax dá pra suas lentes no formato M42. Veja esse exemplo:

https://www.ebay.com/itm/Exc-PENTAX-SMC-Takumar-135mm-f2-5-M42-From-Japan-1019/183716667899?hash=item2ac65de1fb:g:kjAAAOSwsrBcarVj


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5013 Online: 07 de Março de 2019, 08:45:02
Posso estar enganado, mas existe a Takumar 135MM com abertura 2.5 em M42 não? Takumar é o nome que a Pentax dá pra suas lentes no formato M42. Veja esse exemplo:

https://www.ebay.com/itm/Exc-PENTAX-SMC-Takumar-135mm-f2-5-M42-From-Japan-1019/183716667899?hash=item2ac65de1fb:g:kjAAAOSwsrBcarVj

Sim, mas foi isso mesmo que ele disse, depois que citei, pois o que existe é um modelo com f/3.5 e outra com f/2.5 que custa bem mais caro que a f/3.5.

As Takumar são conhecidas pela nitidez muito boa.
Bem queria uma f/2.5 dessas, mas o preço não ajuda.


Gabriel Büll

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.535
  • Sexo: Masculino
Resposta #5014 Online: 09 de Março de 2019, 10:57:39
Qual seria as vantagens e desvantagens entre a takumar 135 f2.5 e Tair 11a 135 2.8 20 lâminas?


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5015 Online: 10 de Março de 2019, 00:08:19
As Helios 44-2 tem coating de uma camada, enquanto as 44M são multi coating. Algumas 44 sem M tem escrito MC.
« Última modificação: 10 de Março de 2019, 00:09:21 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5016 Online: 10 de Março de 2019, 20:15:38
Pessoal, hoje fiz um job de corrida de rua. E arrisquei usar a Nex F3 com a Helios 58MM M44-6 e que não é que a bichinha fez muito bem seu trabalho? rsrsrs por questão contratual não posso divulgar as fotos, mas depois posto algumas extras que fiz .

Sobre os adaptadores, li em algum lugar aqui do fórum que os adaptadores para Canon (M42>Canon, Nikon>Canon, Pentax>Canon, etc) são mais baratos que suas versões para Sony Emount. Alguém postou que usa um adaptador de Canon para NEX (emount) e no adaptador da Canon monta os adaptadores respectivos. Seriam dois adaptadores.

Não sei se me fiz entender  :D mas gostaria de saber se esse processo não alteraria o foco pela distância de registro ficar levemente alterada?

Porque imagino que seria uma ótima, você poder usar os adaptadores nas Canon e, ao mesmo tempo, usar todos eles na Nex (com dois adaptadores). Vocês acham que vale a pena tal gambiarra? Lembrando que os adaptadores para Canon geralmente são mais baratos que suas contrapartes da Sony Nex.
« Última modificação: 10 de Março de 2019, 20:18:38 por cheferson »


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5017 Online: 11 de Março de 2019, 07:19:08
Pessoal, hoje fiz um job de corrida de rua. E arrisquei usar a Nex F3 com a Helios 58MM M44-6 e que não é que a bichinha fez muito bem seu trabalho? rsrsrs por questão contratual não posso divulgar as fotos, mas depois posto algumas extras que fiz .

Sobre os adaptadores, li em algum lugar aqui do fórum que os adaptadores para Canon (M42>Canon, Nikon>Canon, Pentax>Canon, etc) são mais baratos que suas versões para Sony Emount. Alguém postou que usa um adaptador de Canon para NEX (emount) e no adaptador da Canon monta os adaptadores respectivos. Seriam dois adaptadores.

Não sei se me fiz entender  :D mas gostaria de saber se esse processo não alteraria o foco pela distância de registro ficar levemente alterada?

Porque imagino que seria uma ótima, você poder usar os adaptadores nas Canon e, ao mesmo tempo, usar todos eles na Nex (com dois adaptadores). Vocês acham que vale a pena tal gambiarra? Lembrando que os adaptadores para Canon geralmente são mais baratos que suas contrapartes da Sony Nex.

Acredito que não tenha problema nenhum, já que o adaptador não tem elemento ótico nitidez não vai perder... e questão de distância de foco também não, pois seria como adaptar uma lente Canon diretamente para essas outras marcas. Não sabia desse lance de os adaptadores Canon > Sony serem mais em conta que das demais marcas > Sony, ainda mais a ponto de compensar usar dois adaptadores.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5018 Online: 11 de Março de 2019, 22:01:07
Acredito que não tenha problema nenhum, já que o adaptador não tem elemento ótico nitidez não vai perder... e questão de distância de foco também não, pois seria como adaptar uma lente Canon diretamente para essas outras marcas. Não sabia desse lance de os adaptadores Canon > Sony serem mais em conta que das demais marcas > Sony, ainda mais a ponto de compensar usar dois adaptadores.

Sim geralmente os adaptadores de manuais pra Canon são um pouco mais baratos. E ainda teria a vantagem de que posso utilizar em ambos: Canon e Sony Nex sem ter que ficar comprando adaptadores pra ambas as marcas. No caso , o único adaptador que seria pra Nex seria o EOS>Nex, que é bem em conta no Ebay.


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5019 Online: 12 de Março de 2019, 00:10:06
Sobre os adaptadores...
Não sei se me fiz entender  :D mas gostaria de saber se esse processo não alteraria o foco pela distância de registro ficar levemente alterada?
cheferson:
Teoricamente, se cada fabricante faz seu adaptador com o comprimento exato para compensar o que falta para a distância de registro da lente que está sendo usada, então usar dois adaptadores não deveria ser nenhum problema, já que cada um deles teria o comprimento exato e seus comprimentos somados deveriam resultar no comprimento do adaptador único.
Exemplo:
comprimento do adaptador M42 => Canon + comprimento do adaptador Canon => Sony (deveria ser) = comprimento do adaptador M42 => Sony
"Teoricamente"...
Espero que a explicação não tenha ficado muito confusa...
« Última modificação: 12 de Março de 2019, 00:10:55 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5020 Online: 12 de Março de 2019, 00:33:01
cheferson:
Teoricamente, se cada fabricante faz seu adaptador com o comprimento exato para compensar o que falta para a distância de registro da lente que está sendo usada, então usar dois adaptadores não deveria ser nenhum problema, já que cada um deles teria o comprimento exato e seus comprimentos somados deveriam resultar no comprimento do adaptador único.
Exemplo:
comprimento do adaptador M42 => Canon + comprimento do adaptador Canon => Sony (deveria ser) = comprimento do adaptador M42 => Sony
"Teoricamente"...
Espero que a explicação não tenha ficado muito confusa...

Lasg, sim eu entendi perfeitamente a explicação. É uma possibilidade bacana porque dai posso usar tanto nas Canon , quanto nas Nex, não só o formato M42 , como Pentax, OM, etc. :)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5021 Online: 12 de Março de 2019, 00:33:12
Todas as Helios produzem o Swirl Bokeh ... a minha é a M44-6 :) segue fotos dessa belezinha de lente na Sony Nex F3. Fotos feitas na câmera em JPG, com correções na aba básica do Lightroom.

corridaadrenalina-179 by Chefferson Amaro, no Flickr

corridaadrenalina-173 by Chefferson Amaro, no Flickr

corridaadrenalina-172 by Chefferson Amaro, no Flickr

corridaadrenalina-189 by Chefferson Amaro, no Flickr


lopescardoso

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 688
Resposta #5022 Online: 12 de Março de 2019, 08:57:15
Todas as Helios produzem o Swirl Bokeh ... a minha é a M44-6 :) segue fotos dessa belezinha de lente na Sony Nex F3.
Meia verdade, rsrs.
Sim, todas produzem... a questão é que uns modelos produzem mais e outras menos.
A "campeã" seria a 44-2, que dizem ser a que mais tinha esse "defeito" de fabricação.... as demias, segundo relatam, em virtude da melhora no processo produtivo e a inclusão do Multi Coating, teria melhorado a nitidez e "piorado" um pouco o bokeh.

De qualquer forma ela é ótima!


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5023 Online: 18 de Março de 2019, 00:05:31
Mais uma pérola desconhecida: Cosinon Auto MC 50mm f/1.7 na Sony ILCE-3000K.
A coitada chegou com um amassado feio na rosca do filtro e o anel de foco travado em 1 m, possivelmente devido a um tombo. Mas incrivelmente, com a ótica intacta e limpa. Depois de uma manutenção que custou 2 vezes o preço que paguei pela lente, aqui está ela, mostrando seu talento como nos velhos tempos e encantando seu novo dono, que já caiu de amores por ela...


Luis Alberto, no Flickr
« Última modificação: 18 de Março de 2019, 00:10:08 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5024 Online: 18 de Março de 2019, 00:21:19


Tair-3S f/8



Açude Mendubim /RN
« Última modificação: 18 de Março de 2019, 00:24:22 por bjp77 »
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro