Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 673082 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5355 Online: 07 de Março de 2020, 00:39:32
Pessoal, hoje chegou meu adaptador EOS -> NEX. O adaptador é bom, porém não dá pra rosquear totalmente, a lente as vezes fica travada e precisa fazer um pouco de força pra tirar. Vou pegar um adaptador M42>Nex mesmo.

Sobre a lente, a 50MM da Zeiss ficou uma belezinha nela rsrsrs esse fim de semana vou fotografar uma corrida profissionalmente com ela :)



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5356 Online: 10 de Março de 2020, 01:44:17
Algumas fotos feitas com essa belezinha da Zeiss 50MM 2.8 Jena, todas em 5.6 e 8.0 de abertura

rua (1 de 9) by Chefferson Amaro, no Flickr

rua (3 de 9) by Chefferson Amaro, no Flickr

rua (6 de 9) by Chefferson Amaro, no Flickr

rua (7 de 9) by Chefferson Amaro, no Flickr



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5357 Online: 10 de Março de 2020, 02:04:37
Job de ontem com Nex F3 + Zeiss Jena 50MM F2.8 - Todas as fotos feitas em abertura 5.6 (Focus Peaking é uma mão na roda, mais de 90% das fotos em foco, se tivesse usado F8 ficaria em 98% rsrsrs)

run (5 de 5) by Chefferson Amaro, no Flickr

run (4 de 5) by Chefferson Amaro, no Flickr

run (3 de 5) by Chefferson Amaro, no Flickr



bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5358 Online: 10 de Março de 2020, 10:13:37


Noturna de Lockheed PV-1 Ventura da FAB excedente da Grande Guerra. Era destinado a transporte de autoridades. Está lotado no antigo Aeroclube de João Pessoa.
Lente Industar 61 L/Z fechada a F5.6
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


suckeruser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5359 Online: 15 de Março de 2020, 15:00:47
Olá, Sou novo no fórum e estou com uma dúvida imensa e espero conseguir uma luz aqui rs
Bom, estou pensando em adquirir uma canon FD 55mm 1.2 para usar no corpo da Canon 6D, nas minhas buscas a informação que eu tive foi que só funcionaria com um conversor do Edmika, e pesquisando mais a fundo vi que ele nao fabrica mais por conta própria e que não seria muito fácil adquirir. Porém vi aqui no fórum alguém que usou com um anel adaptador FD- EF....

Alguém aqui tem experiencia com essa lente? Só o anel seria suficiente pra ter um bom resultado?

 Agradeço desde já

PS: estou aberto a dicas de outras lentes FD, FL que eu poderia ter um efeito semelhante na 6D


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5360 Online: 16 de Março de 2020, 15:19:15
Lentes de encaixe padrão FD não são recomendadas para o encaixe padrão EF por causa da distância de registro que no FD é mais curto, a foto vai ficar macro. Essa distancia de registro é o seguinte: suponha que a câmera tem o ponto de registro a uma distância X e a sua lente o registro físico dela começa antes desse ponto, isso significa que a foto será uma foto macro, ampliada. O ponto de registro é a distancia requerida que vai do sensor até a lente. Eu recomendaria lentes no  encaixe M42, quase todas são registráveis. O M42 é uma rosca de diâmetro 42 mm.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cltctba

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 396
  • Sexo: Masculino
Resposta #5361 Online: 16 de Março de 2020, 17:24:44
Alguma sem pretensão com a NEX F3 + lente helios 44m-6







César L. T.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5362 Online: 16 de Março de 2020, 21:05:04
Olá, Sou novo no fórum e estou com uma dúvida imensa e espero conseguir uma luz aqui rs
Bom, estou pensando em adquirir uma canon FD 55mm 1.2 para usar no corpo da Canon 6D, nas minhas buscas a informação que eu tive foi que só funcionaria com um conversor do Edmika, e pesquisando mais a fundo vi que ele nao fabrica mais por conta própria e que não seria muito fácil adquirir. Porém vi aqui no fórum alguém que usou com um anel adaptador FD- EF....

Alguém aqui tem experiencia com essa lente? Só o anel seria suficiente pra ter um bom resultado?

 Agradeço desde já

PS: estou aberto a dicas de outras lentes FD, FL que eu poderia ter um efeito semelhante na 6D

As lentes FD possuem uma distância de registro de 42MM (milímetros) e o sistema EOS EF/S da Canon (usado desde analógicas de 1987 e nas atuais DSLR da Canon) é de 44MM. D

Distância de registro é a distância em milímetros entre o plano do sensor (marcado com símbolo próprio na parte de cima da câmera, parecido com isso ¢ ) e o elemento ótico (vidro) da lente mais próximo do encaixe da lente na câmera.

Portanto, para que a câmera registre perfeitamente, numa câmera digital, todas as imagens é necessário que tanto ela como a objetiva usada tenham a mesma distância de registro. O que um adaptador faz é justamente converter os encaixes antigos para o encaixe da sua câmera digital de objetivas intercambiáveis (DSLR ou Mirrorless), além de ter a distância de registro correta para que o sistema da lente faça foco no infinito.

No caso onde a distância de registro da câmera é menor do que a distância de registro da lente antiga, a lente fará foca no infinito. Se ocorrer o contrário, ou seja, a distância de registro da câmera for maior do que a distância de registro da lente, será necessário uma adaptação. Para isso, existem duas soluções: usar adaptador simples que não permite foco no infinito (geralmente foco até 4-5 metros)  OU usar adaptador com elemento ótico para focar no infinito, porém, esse vidro geralmente é de péssima qualidade (material chinês e barato) o que degrada as cores, contraste e nitidez das fotos.

Para converter Canon FD em EOS, o adaptador precisará do elemento ótico.

Leia mais sobre isso aqui:

http://www.lentesvintage.com.br/lv/distancia-de-registro/

e aqui http://www.lentesvintage.com.br/lv/distancia-de-registro/lista-de-distancias/
« Última modificação: 16 de Março de 2020, 21:14:01 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5363 Online: 17 de Março de 2020, 08:50:28
Alguma sem pretensão com a NEX F3 + lente helios 44m-6









Show de bola, já tive uma 44M6 lente nítida pra caramba com cores muito legais, mesmo em 2.0 é bacana. Belas fotos!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5364 Online: 17 de Março de 2020, 08:54:45
Primeiras fotos com 44M2 da Helios na Sony Nex F3 (fotos apenas para testes mesmo). Abertura em 2.0 bem soft em comparação as Helios 44M4 até M7. Mas bokeh delicioso da 44m2 rsrs

foto (5 of 1) by Chefferson Amaro, no Flickr

foto (4 of 1) by Chefferson Amaro, no Flickr

foto (3 of 1) by Chefferson Amaro, no Flickr

foto (2 of 1) by Chefferson Amaro, no Flickr

foto (1 of 1) by Chefferson Amaro, no Flickr

« Última modificação: 17 de Março de 2020, 08:56:07 por cheferson »


suckeruser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5365 Online: 17 de Março de 2020, 10:13:24
Muito obrigado a todos pelas dicas, foi de grande ajuda... Ainda na minha busca acabei descobrindo outras lentes como a nikkor AI 55mm 1.2 que eu consigo usar na canon 6d com um anel adaptador sem o elemento ótico, logo não vou perder a qualidade... Porém não sei se consigo focar no infinito.


suckeruser

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5366 Online: 17 de Março de 2020, 10:18:24
As lentes FD possuem uma distância de registro de 42MM (milímetros) e o sistema EOS EF/S da Canon (usado desde analógicas de 1987 e nas atuais DSLR da Canon) é de 44MM. D

Distância de registro é a distância em milímetros entre o plano do sensor (marcado com símbolo próprio na parte de cima da câmera, parecido com isso ¢ ) e o elemento ótico (vidro) da lente mais próximo do encaixe da lente na câmera.

Portanto, para que a câmera registre perfeitamente, numa câmera digital, todas as imagens é necessário que tanto ela como a objetiva usada tenham a mesma distância de registro. O que um adaptador faz é justamente converter os encaixes antigos para o encaixe da sua câmera digital de objetivas intercambiáveis (DSLR ou Mirrorless), além de ter a distância de registro correta para que o sistema da lente faça foco no infinito.

No caso onde a distância de registro da câmera é menor do que a distância de registro da lente antiga, a lente fará foca no infinito. Se ocorrer o contrário, ou seja, a distância de registro da câmera for maior do que a distância de registro da lente, será necessário uma adaptação. Para isso, existem duas soluções: usar adaptador simples que não permite foco no infinito (geralmente foco até 4-5 metros)  OU usar adaptador com elemento ótico para focar no infinito, porém, esse vidro geralmente é de péssima qualidade (material chinês e barato) o que degrada as cores, contraste e nitidez das fotos.

Para converter Canon FD em EOS, o adaptador precisará do elemento ótico.

Leia mais sobre isso aqui:

http://www.lentesvintage.com.br/lv/distancia-de-registro/

e aqui http://www.lentesvintage.com.br/lv/distancia-de-registro/lista-de-distancias/


Nossa, Muito bom esse link! Ainda mais que tem a lista de lentes já testadas. Obrigado


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5367 Online: 17 de Março de 2020, 20:20:53
Pessoal alguém pode me dar um help por favor? Minha Zeiss 50MM 2.8 M42 Jena, não está mais selecionando a abertura . Eu giro o anel e ele apenas fica na abertura máxima e as vezes fica vai pra F4. A lente tem a chave A/M, e sempre deixo no M. O que pode estar acontecendo? Alguma dica pra resolver? Desde já agradeço!


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5368 Online: 17 de Março de 2020, 22:27:18
Pessoal alguém pode me dar um help por favor? Minha Zeiss 50MM 2.8 M42 Jena, não está mais selecionando a abertura . Eu giro o anel e ele apenas fica na abertura máxima e as vezes fica vai pra F4. A lente tem a chave A/M, e sempre deixo no M. O que pode estar acontecendo? Alguma dica pra resolver? Desde já agradeço!

Palpite:

Tira a lente da camera/adaptador, coloca em auto e na abertura minima,. Com o dedo pressione e solte, várias vezes, o pequeno pino entre a o elemento traseiro e a rosca m42 da lente. Verifica se o diafragma fecha e abre como devia ou se fica preso em alguma abertura.  Tive lentes que por falta de uso, sujeira ou por problemas nas molas que controlam a abertura do diafragma, apresentaram este comportamento que você citou.

Continue com o dedo a apertar e soltar o pino muitas vezes. Se for este o problema, com sorte, vai conseguir fazer com que ele volte a funcionar.

---
Não caia na tentação de lubrificar o mecanismo com óleo ou qualquer outro produto
Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5369 Online: 17 de Março de 2020, 22:55:10
Pessoal alguém pode me dar um help por favor? Minha Zeiss 50MM 2.8 M42 Jena, não está mais selecionando a abertura . Eu giro o anel e ele apenas fica na abertura máxima e as vezes fica vai pra F4. A lente tem a chave A/M, e sempre deixo no M. O que pode estar acontecendo? Alguma dica pra resolver? Desde já agradeço!
Olá cheferson.
Esse problema (lâminas do diafragma travadas) é muito comum nas Carl Zeiss e nas Pentacon. Acho que é por causa de sujeira que atrapalha o movimento das finas lâminas do diafragma.
Duas das minhas vieram assim. Uma (135mm) tive que pagar um técnico para abrir e destravar, porque na época ainda não tinha coragem de abrir as lentes. Mas a segunda (50mm) eu abri a parte frontal, retirei os elementos óticos até chegar no diafragma e pinguei umas gotas de álcol isopropílico 99,8% no contorno, dando umas batidinhas leves na lateral da lente, e girando várias vezes o anel de abertura. Aos poucos voltou a abrir e fechar normalmente. O álcol deve ter retirado a sujeira (ou lubrificante velho) que travava o movimento.
Sem abrir a lente, as opções ficam muito limitadas. Sugeriria girar muitas vezes o anel, enquanto dá umas batidinhas leves na lateral da lente. Outra seria deixar a lente no sol por algum tempo razoável e verificar se com a dilatação dos elementos metálicos provocada pelo calor, o diafragma volta a abrir e fechar.
Conte depois para nós o que fez e se deu certo.
Boa sorte!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...