Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 672046 vezes)

lasg

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Resposta #5370 Online: 17 de Março de 2020, 23:02:45
Não caia na tentação de lubrificar o mecanismo com óleo ou qualquer outro produto

Reforço essa observação do cxpostal: não tente lubrificar nada.

Os pingos de álcol isopropílico 99,8% que eu usei serviram para "limpar" as lâminas travadas, mas ao evaporar não ficou nenhum resíduo de álcol.

LASG
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cheferson

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Resposta #5371 Online: 18 de Março de 2020, 01:02:52
Cxpostal tentei fazer este procedimento mas não obtive sucesso. Vou ver se mando pra um amigo abrir e lubrificar. Luis, obrigado pela dica também. Ah não ser que eu pesquise tutoriais no Youtube kkkkk

Mais uma com a Zeiss Jena em 2.8 rs

foto (7 of 1) by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 18 de Março de 2020, 01:11:37 por cheferson »


cheferson

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Resposta #5372 Online: 23 de Março de 2020, 05:11:42
Olá amigos ,

Nessa quarentena necessária e período desafiador mundialmente,
decidi testar a Helios 44M2 para M42 no corpo Sony Nex F3.


Foi um teste rápido; com um ISO automático (não passou de 1600);
com apenas uma luz de teto. Coloquei algumas laranjas em cima da
minha cama e fiz um teste rápido apenas para testar nitidez em algumas
aberturas. Em todas as fotos, foi usada modo de Abertura, ISO Automático
. Portanto a camera escolhia a velocidade do obturador e o ISO.

Todas as fotos foram feitas em RAW;
passaram por leve aumento de contraste (+16) ,
e ajustes básicos na aba "Basic" do Lightroom. Não usei nenhum aumento
de vibração, saturação, ou claridade.

Feito isso as fotos foram exportadas em formato JPG, com tamanho original,
e otimizada em nitidez para tela (médio).


#Foto 1, 2 e 3:

Helios 44M2 Teste de Nitidez by Chefferson Amaro, no Flickr

Helios 44M2 Teste de Nitidez by Chefferson Amaro, no Flickr

Helios 44M2 Teste de Nitidez by Chefferson Amaro, no Flickr

Nessas fotos 1, 2 e 3 (acima) usei abertura F2.0. Como estava no
foco mínimo, a frente da laranja não estava totalmente em foco pela
distância do objeto e a abertura 2.0. De qualquer forma serve pra
mostrar a nitidez.

Eu, particularmente, nunca achei a Helios 44M2
uma maravilha em nitidez na abertura máxima.
Tive a 44M6 e a nitidez em abertura máxima era bem melhor. Como dito em alguma parte do fórum, as Helios foram
com as versões 44M4 até 44M7 melhorando muito a nitidez e o contraste,
mas perdendo aos poucos o desfoque característico (a 44m7 é super nítida
mas quase não possui mais o efeito).

O que me chamou a atenção, mesmo na abertura máxima, são as cores
que tem uma bela saturação mostrando o aspecto real das cores como
a enxergamos, isso achei um fato surpreendente pra uma lente de 1974!

#Foto 4
Helios 44M2 Teste de Nitidez by Chefferson Amaro, no Flickr

Nessa imagem usei abertura F4, ou seja, dois stops de abertura fechados
em relação a abertura máxima (f2, F2.8, F4.0). Aqui uma grande melhora
no contraste e nas cores. As cores dessa objetiva em F4 saltaram
meus olhos (e olha que foi um teste simples). Se você quer nitidez
em F4 , dá pra fazer um ensaio muito top, apenas com ela!

Aqui conseguimos ver detalhes da casca da laranja que mostram uma
excelente nitidez, cores e contraste.

#Foto 5
Helios 44M2 Teste de Nitidez by Chefferson Amaro, no Flickr

Aqui usei a abertura F8.0. Por incrível que pareça, não senti uma
melhora tão absurda assim na nitidez da laranja. Acredito que o pico
de nitidez dela deva ser 5.6. Ainda não fiz os testes em 5.6, mas é
bem possível que a partir de F8.0 já comece aquele ponto intermediário
entre a nitidez máxima e a perda de nitidez que ocorre por causa
do fenômeno ótico chamado "difração da luz". De qualquer forma, as cores
contraste e nitidez continuam excelentes.

Em nenhuma das abertura reparei aberrações cromáticas, o que é um fato
deveras interessante. Como desvantagem essa 44M2 não tem os coatings
tão aprimorados. Isso significa uma perda de contraste absurda em
situações onde há uma fonte de luz muito forte no fundo da sua cena.

È isso, lente aprovadíssima! Todo mundo precisa de uma Helios rsrsrs


cheferson

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Resposta #5373 Online: 25 de Março de 2020, 07:18:51
Passando essa quarentena nesse momento um pouco desafiador para todos, principalmente grandes centros, estou revendo e testando equipamentos, escrevendo tutoriais, enfim, decidi agora pegar a Soligor 135MM F2.8 . Lembro que esse teste é apenas para suas próprias conclusões, vou deixar minha opinião. FOtos feitas com ISO 200/400. Luz apenas a luz de LED do quarto.

Uma curiosidade essa lente estava entupida de fungos. O André do lentes http://lentesmanuais.com.br/ presta um serviço de primeira. A lente voltou pra mim com zero fungos e parecia nova - ainda parece rs . Não sei exatamente o ano de fabricação. Numa rápida pesquisa, li que diversos fabricantes produziram lentes Soligor com DF de 135MM e aberturas 2.8 ou 3.5; entre elas a Tokina , e a Tamron. É bem possivel que esse modelo que tenho a fabricação seja da década de 80, mas preciso pesquisar melhor.

É uma boa lente? Sim. Mas ela é para usos bem específicos. Sua principal desvantagem é um número alto de aberrações cromáticas em linhas roxas nas áreas de alto contraste em abertura máxima. Já fechando para F4 as aberrações somem totalmente. No entanto o contraste da lente é baixo em toda gama de aberturas, acredito que essa Soligor não seja a melhor 135MM vintage, mas também tem algumas piores como a Hanimar (aliás essas lentes Hanimar eram bem toscas rsrs).

VAmos aos testes, com ISO 200 ou 400 , objeto (frasco plástico de adoçante) nas aberturas 2.8 a 8.0 . Luz usada apenas a luz do teto de LED. Camera usada Sony Nex F3 com adaptador para Canon EOS + adaptador Nikon Ai>EOS. Foco no infinito funciona normal nas cameras da Canon (DSLR) e nas Mirrorless.

1) soligor 135_90 by Chefferson Amaro, no Flickr

soligor 135_92 by Chefferson Amaro, no Flickr

soligor 135_93 by Chefferson Amaro, no Flickr

#Imagem 1 - Abertura 2.8
soligor_135mm_ (1 of 4) by Chefferson Amaro, no Flickr

#Imagem 2 - Abertura F4.0
soligor_135mm_ (2 of 4) by Chefferson Amaro, no Flickr

#Imagem 3 - Abertura F5.6
soligor_135mm_ (3 of 4) by Chefferson Amaro, no Flickr

#Imagem 4 - Abertura F8.0
soligor_135mm_ (4 of 4) by Chefferson Amaro, no Flickr

O que notei foi uma melhora boa da nitidez já em F4. Em 2.8 o centro é bom, mas não é tudo aquilo . Em 5.6 e F8 não notei uma melhora tão grande na nitidez mas em comparaçao a 2.8 é bem melhor. É uma lente com distância focal bem específica pra retratos, em sensor APSC ela passa de uma 200MM e precisa de muito espaço para tirar boas fotos.

O desfoque dela achei bonito. Nada aquilo de exagero e cumpre bem sua função. Uma foto de ensaio família em F4.0:

PriscilaEnsaio_Familia (377 of 387) by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 25 de Março de 2020, 07:25:03 por cheferson »


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Resposta #5374 Online: 27 de Abril de 2020, 01:18:48
Ressuscitando este tópico porque lentes vintage são uma paixão rs

Todas as fotos com Sony Nex F3....

1) Hanimar 35MM F2.8 - abertura usada F5.6
fotos_sony_nex_-3 by Chefferson Amaro, no Flickr

Abertura F8
fotos_sony_nex_-2 by Chefferson Amaro, no Flickr

2) Fotos com Helios 44M2 58MM todas em F2

fotos_sony_nex_-6 by Chefferson Amaro, no Flickr
fotos_sony_nex_-7 by Chefferson Amaro, no Flickr

fotos_sony_nex_-9 by Chefferson Amaro, no Flickr

fotos_sony_nex_-10 by Chefferson Amaro, no Flickr
fotos_sony_nex_-14 by Chefferson Amaro, no Flickr

fotos_sony_nex_-15 by Chefferson Amaro, no Flickr

fotos_sony_nex_-21 by Chefferson Amaro, no Flickr




tiagomoura

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Resposta #5375 Online: 17 de Maio de 2020, 10:50:36


Pescador jogando tarrafa no açude. Lente Tair-3S 300mm à f8

Onde que é?
Sempre dá pra melhorar.


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Resposta #5376 Online: 17 de Maio de 2020, 20:18:46
Rosa by Tiago DeMoura, no Flickr

Canon T6
Lente: Pentacon 50mm 1.8
Abertura: f8
« Última modificação: 17 de Maio de 2020, 20:27:35 por tiagomoura »
Sempre dá pra melhorar.


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Resposta #5377 Online: 01 de Junho de 2020, 21:33:03
Palpite:

Tira a lente da camera/adaptador, coloca em auto e na abertura minima,. Com o dedo pressione e solte, várias vezes, o pequeno pino entre a o elemento traseiro e a rosca m42 da lente. Verifica se o diafragma fecha e abre como devia ou se fica preso em alguma abertura.  Tive lentes que por falta de uso, sujeira ou por problemas nas molas que controlam a abertura do diafragma, apresentaram este comportamento que você citou.

Continue com o dedo a apertar e soltar o pino muitas vezes. Se for este o problema, com sorte, vai conseguir fazer com que ele volte a funcionar.

---
Não caia na tentação de lubrificar o mecanismo com óleo ou qualquer outro produto

Agradeço você brother e ao Luiz pelas dicas. Mas vou enviar pro André dar uma geral ; vou deixar passar essa fase ai um pouco da "pandemia" ; prefiro pagar alguém que faça bem feito do que eu abrir e não saber remontar kkkk


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Resposta #5378 Online: 10 de Junho de 2020, 21:21:30
Pessoal, tava afim de algo próximo a 40MM equivalente no Fullframe. As lentes vintages tem poucas 24MM , então peguei uma Tamron 28MM 2.8 formato universal Adaptall para encaixe M42. A Tamron , a Soligor e diversos fabricantes lançaram várias lentes nesse encaixe. A lente fica um xodó na Nex, muito discreta e pequena, mas um pouco pesada pelo tamanho dela, a lente chegou hoje, via Mercadolivre. Estado de zera. Vou ver se amanhã posto fotos com ela.


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Resposta #5379 Online: 11 de Junho de 2020, 01:42:34
Ai galera, um teste rápido de autoretrato com a nova criança da coleção: Tamron 28MM 2.5 Adapt-all com encaixe para M42. Sony Nex F3 + adaptador M42. Dados da foto: ISO 3200; 1/40; abertura 2.5 - foco não cravou 100% no rosto, mas é apenas um teste.

Foto 1 - Sony Nex + Adaptadores + Lente (tirada do celular)
redes_sociaisz by Chefferson Amaro, no Flickr

Foto 2 - Autoretrato com a Lente
fotos_mais_1_ (2 of 3) by Chefferson Amaro, no Flickr


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Resposta #5380 Online: 11 de Junho de 2020, 21:36:07
Incentivado pelo amigo cheferson, que com muito talento não deixa o tópico morrer, vai hoje minha colaboração com minha paixão: Helios 44-2 58mm f/2 na Sony ILCE-3000K.


Gérberas by Luis - lasgpoa, no Flickr
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Resposta #5381 Online: 12 de Junho de 2020, 14:02:47
Incentivado pelo amigo cheferson, que com muito talento não deixa o tópico morrer, vai hoje minha colaboração com minha paixão: Helios 44-2 58mm f/2 na Sony ILCE-3000K.


Gérberas by Luis - lasgpoa, no Flickr

Bela foto, essas Helios fazem a paixão pela fotografia aumentar

Grande Luis, vou pegar uma A3000 na próxima segunda rsrsrs

Seguem algumas fotos feitos na esquina de casa (comércio reabrindo e eu só dando saídas pra mercado e por perto com máscara). Fotos com Tamron 28MM 2.5, já é um xodó kkkkk

tamron_28_all_ (4 of 4) by Chefferson Amaro, no Flickr

tamron_28_all_ (3 of 4) by Chefferson Amaro, no Flickr


pablo.ebani

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Resposta #5382 Online: 12 de Junho de 2020, 20:14:01
Estou ansioso esperando minha FL 55 1.2 chegar, meu sonho quando pegasse uma ML era ter ela. Foi, achei baratinho por R$700 pilinha.
Quando chegar posto uns retratinhos em 1.2 ai hehe. :assobi:
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


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Resposta #5383 Online: 12 de Junho de 2020, 22:15:33
Estou ansioso esperando minha FL 55 1.2 chegar, meu sonho quando pegasse uma ML era ter ela. Foi, achei baratinho por R$700 pilinha.
Quando chegar posto uns retratinhos em 1.2 ai hehe. :assobi:

Puxa pra ensaios em APSC deve ser animal essa Canon FL , pouca profundidade de campo e visão equivalente a quase 85MM Fullframe. Posta ai pra gente, pagou barato, no Ebay essa lente é bem carinha kkkk


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Resposta #5384 Online: 12 de Junho de 2020, 22:35:54
Mais uma com a Tamron 28MM 2.5 Adapt-all + Adaptador M42 na Sony Nex F3. Estou adorando esse lente, foto com foco infinito e abertura 5.6 , tudo em foco rápido e fácil, muito bom pra fotografia de rua (42 MM equivalente Fullframe) . Lente muito nítida a partir de F4, em F2.5 tem boa nitidez no centro, mas as cores puxando pra verde (até demais parece lente da Nikon kkkk ) .

tamron_28_all_ (1 of 4) by Chefferson Amaro, no Flickr

Pra quem não sabe, havia nos anos 70 um "Mount Universal" que foi usada por vários fabricantes como Tamron, Sigma, Soligor, etc. A grande vantagem do "Adapt-all" é, como o próprio nome diz, utilizada em qualquer mount de câmeras analógicas. Você podia comprar a lente com o adaptador para encaixar no M42, Nikkon Ai, M39, Yashica, Pentax, Canon FD, etc.

A Tamron foi a grande fabricante desse formato onde começou a série Super Performance. Foi uma boa sacada porque uma fabricante poderia vender lentes que podiam ser usadas em qualquer câmera praticamente. A minha veio com o adaptador pra M42. Ela encaixa em qualquer Zenit da vida ou ainda com mais um adaptador pro sistema digital respectivo .

Vale a pena, lente muito boa e barata.
tamron 28mm 2.5 adaptall by Chefferson Amaro, no Flickr