Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 671209 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5460 Online: 13 de Setembro de 2020, 23:21:54
Adaptador com chip mais atrapalha do que ajuda; atrapalha demais na fotometria; eu prefiro sem o chip.


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #5461 Online: 14 de Setembro de 2020, 09:41:13
Valeu Cheferson, te agradeço muito por elucidar algumas duvidas que eu tinha. :clap:


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5462 Online: 14 de Setembro de 2020, 10:26:10
Pablo eu que agradeço amigo. Eu segui sua sugestão de estudar PB ; e achei um tutorial russo pra fazer PB no estilo daquele filme da Kodak 400 que você citou tempos atrás. O resultado me agradou demais, se quiser posso compartilhar o preset do Lightroom. É difícil um PB decente, mas esse que fiz me agradou bastante, usei muito a curva de tons pra gerar isso. Abraços!
Como tinha comentado lá no seu tópico sobre P&B a maneira de fotometrar pro preto e branco é diferente das cores, tem que ser pra mais.
Eu tenho uma simulação de Tri-X 400 que curto muito, é bem parecido com esse ai. Só estoura mais os claros um pouco.
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5463 Online: 14 de Setembro de 2020, 10:27:13
:(Estou com dificuldade de encontrar adaptador com chip pra lente Nikon AI na Canon EOS. No Mercado Livre apenas sem o Chip, no ebay demora demais pra chegar aqui. Alguém pode sugerir onde posso encontrar  ?
Cara eu tenho um guardado, me chama no privado. Vou procurar e se achar eu te vendo, eu não tenho mais Canon mesmo. :D
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5464 Online: 14 de Setembro de 2020, 10:38:14
Adaptador com chip mais atrapalha do que ajuda; atrapalha demais na fotometria; eu prefiro sem o chip.
Não acho que atrapalhe, eu nunca tive problemas pra fotometrar. A unica vantagem do chip é confirmar a focagem, o meu dava pra configurar exif, ai sim confunde a fotometria. Mas eu deixei em 1.4
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5465 Online: 14 de Setembro de 2020, 20:47:12
Não acho que atrapalhe, eu nunca tive problemas pra fotometrar. A unica vantagem do chip é confirmar a focagem, o meu dava pra configurar exif, ai sim confunde a fotometria. Mas eu deixei em 1.4
Quando dá pra configurar o EXIF na cãmera é perfeito. Mas quando o adaptador com chip não tem essa informação, atrapalha a fotometria em situações de muita luz, principalmente usando grandes aberturas. O fotõmetro da Canon primeiro lê a informação de abertura do chip; e apenas senão encontrar o chip que ele analisa a luz que entra pela objetiva. É meio maluco isso, mas testei em várias câmeras da Canon, meu adaptador não dava pra mudar o Exif, por isso arranquei o adaptador e agora funciona muito bem!

Sobre o foco, sempre gostei mais de usar as lentes antigas nas mirrorless, o focus peaking ajuda demais no foco. Eu nunca errei fotos com esse recurso. A minha Sony Nex forma um conjunto muito bonito, compacto e discreto com a Tamron 28MM
DSC05784 by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 14 de Setembro de 2020, 21:00:23 por cheferson »


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #5466 Online: 15 de Setembro de 2020, 12:05:36
Olá Pablo!! infelizmente comprei ML sem chip mesmo. :(


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #5467 Online: 15 de Setembro de 2020, 12:14:59
Lentes zoom, por exemplo 28-80mm da pra usar com adaptador e pra captar imagens decentes ?


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5468 Online: 16 de Setembro de 2020, 00:09:19
Lentes zoom, por exemplo 28-80mm da pra usar com adaptador e pra captar imagens decentes ?

Depende, tem várias 28-80 no mercado, a Canon tem uma EF dos anos 90; que funcionava nas analógicas com esse mount e funciona nas DSLR normalmente, sem adaptador.


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #5469 Online: 16 de Setembro de 2020, 10:58:56
  :worship:Olá Cheferson tudo bem ? Você faz fotografia de rua com essa Tamron 28mm ? Tive uma Nex F3 fiz umas experiências com uma Pentax zoom, acho que dos anos 90, construção meio feiosa mas em paisagem me entregava imagens bem melhores que a lente kit da Nex, usei também uma Helios mas essa não focava no infinito.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5470 Online: 16 de Setembro de 2020, 20:36:34
  :worship:Olá Cheferson tudo bem ? Você faz fotografia de rua com essa Tamron 28mm ? Tive uma Nex F3 fiz umas experiências com uma Pentax zoom, acho que dos anos 90, construção meio feiosa mas em paisagem me entregava imagens bem melhores que a lente kit da Nex, usei também uma Helios mas essa não focava no infinito.

Oi , cara, então qualquer lente serve nas câmeras mirrorless, contanto que você tenha um adaptador para isso. A vantagem não só das Sony Nex, como de todas as mirrorless, é a possibilidade de se usar praticamente toda lente antiga, com o seu devido adaptador. Não importa se seja lente fixa ou zoom, tendo o adaptador funcionará. Gosto do Focus peaking que ajuda muito a fazer o foco e de fazer o foco no infinito sem problemas.

Se você tem essa Pentax, precisa ver qual é o encaixe dela. Geralmente é o encaixe PK, dai você precisará de um adaptador PK->Nex que pode encontrar no Ebay ou Mercadolivre.

E eu faço fotografia de rua com a Tamron 28MM ; estou com a 24MM 2.8 da Canon que uso também; mas esse kit Sony Nex F3 + Tamron 28MM é discreta e muito perfeita pra fazer fotografia de rua; inclusive hoje fiz um vídeo com ela e a qualidade ótica dela é realmente muito boa, bem acima de lentes de kit. Algo que me surpreendeu nela, é que paguei 250 no Mercadolivre e a lente tava revisada e como nova. O controle de flares dela é excepcionamente acima da média pra uma lente antiga. Tanto que nem preciso de parasol. Quem usa lentes antigas sabe que um parasol é praticamente obrigatório pra esse tipo de lente.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5471 Online: 16 de Setembro de 2020, 23:57:55
Cheferson,


podes mandar os contatos por MP. Desde já te agradeço.
 
Vi um site fotoccp.ru onde se vende cameras, lentes mecânicas. Alguem aqui conhece e já comprou neste site ?
Estou vendo se compro uma Mir-3 baioneta P-K para usar na Canon T5.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5472 Online: 17 de Setembro de 2020, 09:26:17
Cheferson,


podes mandar os contatos por MP. Desde já te agradeço.
 
Vi um site fotoccp.ru onde se vende cameras, lentes mecânicas. Alguem aqui conhece e já comprou neste site ?
Estou vendo se compro uma Mir-3 baioneta P-K para usar na Canon T5.

Vou te mandar o whatss dele por MP !


Igbarbosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 149
  • Sexo: Masculino
  • Ivangb52
Resposta #5473 Online: 17 de Setembro de 2020, 11:04:52
Cheferson,

No inicio me enamorei pelas Olympus E-PL, design retrô, meio rangefinder, aí veio as Nex, o sensor maior foi determinante e comprei a F3. As lentes analógicas que eu tinha era de velhas câmeras Zenit e Pentax, ambas muito bem guardadas, limpas, cara de nova. Comprei adaptadores e passei a usa-las. A Pentax, que citei no post anterior era sim um encaixe pk. power zoom, essa lente você com certeza conhece, foi produzida nos anos 90, feia, plastico etc mas em paisagem ele entregava cores e nitidez fantásticas,bem melhor que a lente kit da Sony, a Helios pra macro era soberba mas não focava no infinito. Resumindo;Senti falta do visor ocular que a Nex não tinha, no sol fazia muita falta, vendi tudo e me arrependi muito.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5474 Online: 17 de Setembro de 2020, 12:03:29
Cheferson obrigado pelo contato. Já contatei com ele.

Refiz minha lista de desejos.

Helios 44-3 MMZ
Tair-11
Jupiter-6 180mm
Jupiter-9 85mm
Zenitar ME-1
Mir-3 65 mm baioneta pentax K
Helios-40 85mm
Minar-2 35mm
Vega-12B encaixe P/K

Comprei a Mir-1 37mm e a Industar 50-2 50mm, falta receber e brincar com elas. A Mir-1 não tem distorção, é boa pra arquitetura. 

Desisti da Peleng 8mm fisheye e da Zenitar 16mm fisheye, das Volna e outras.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro