Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 411427 vezes)

cheferson

• Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5460 Online: 13 de Setembro de 2020, 16:15:38
Pô curti esse Preto e Branco, mais contrastado, onde pretos realmente são pretos hahaha

Pablo eu que agradeço amigo. Eu segui sua sugestão de estudar PB ; e achei um tutorial russo pra fazer PB no estilo daquele filme da Kodak 400 que você citou tempos atrás. O resultado me agradou demais, se quiser posso compartilhar o preset do Lightroom. É difícil um PB decente, mas esse que fiz me agradou bastante, usei muito a curva de tons pra gerar isso. Abraços!

Igbarbosa

• Conhecendo
  • *
  • Ivangb52
Resposta #5461 Online: 13 de Setembro de 2020, 19:47:24
 :(Estou com dificuldade de encontrar adaptador com chip pra lente Nikon AI na Canon EOS. No Mercado Livre apenas sem o Chip, no ebay demora demais pra chegar aqui. Alguém pode sugerir onde posso encontrar  ? 

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #5462 Online: 13 de Setembro de 2020, 23:21:54
Adaptador com chip mais atrapalha do que ajuda; atrapalha demais na fotometria; eu prefiro sem o chip.

Igbarbosa

• Conhecendo
  • *
  • Ivangb52
Resposta #5463 Online: 14 de Setembro de 2020, 09:41:13
Valeu Cheferson, te agradeço muito por elucidar algumas duvidas que eu tinha. :clap:

pablo.ebani

• Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
Resposta #5464 Online: 14 de Setembro de 2020, 10:26:10
Pablo eu que agradeço amigo. Eu segui sua sugestão de estudar PB ; e achei um tutorial russo pra fazer PB no estilo daquele filme da Kodak 400 que você citou tempos atrás. O resultado me agradou demais, se quiser posso compartilhar o preset do Lightroom. É difícil um PB decente, mas esse que fiz me agradou bastante, usei muito a curva de tons pra gerar isso. Abraços!
Como tinha comentado lá no seu tópico sobre P&B a maneira de fotometrar pro preto e branco é diferente das cores, tem que ser pra mais.
Eu tenho uma simulação de Tri-X 400 que curto muito, é bem parecido com esse ai. Só estoura mais os claros um pouco.
Fuji X-T2 - Fuji X-E2
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
FL 55mm f/1.2 - Meike 28mm f/2.8
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia

pablo.ebani

• Colaborador(a)
Resposta #5465 Online: 14 de Setembro de 2020, 10:27:13
:(Estou com dificuldade de encontrar adaptador com chip pra lente Nikon AI na Canon EOS. No Mercado Livre apenas sem o Chip, no ebay demora demais pra chegar aqui. Alguém pode sugerir onde posso encontrar  ?
Cara eu tenho um guardado, me chama no privado. Vou procurar e se achar eu te vendo, eu não tenho mais Canon mesmo. :D
Fuji X-T2 - Fuji X-E2

pablo.ebani

• Colaborador(a)
Resposta #5466 Online: 14 de Setembro de 2020, 10:38:14
Adaptador com chip mais atrapalha do que ajuda; atrapalha demais na fotometria; eu prefiro sem o chip.
Não acho que atrapalhe, eu nunca tive problemas pra fotometrar. A unica vantagem do chip é confirmar a focagem, o meu dava pra configurar exif, ai sim confunde a fotometria. Mas eu deixei em 1.4
Fuji X-T2 - Fuji X-E2

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #5467 Online: 14 de Setembro de 2020, 20:47:12
Não acho que atrapalhe, eu nunca tive problemas pra fotometrar. A unica vantagem do chip é confirmar a focagem, o meu dava pra configurar exif, ai sim confunde a fotometria. Mas eu deixei em 1.4
Quando dá pra configurar o EXIF na cãmera é perfeito. Mas quando o adaptador com chip não tem essa informação, atrapalha a fotometria em situações de muita luz, principalmente usando grandes aberturas. O fotõmetro da Canon primeiro lê a informação de abertura do chip; e apenas senão encontrar o chip que ele analisa a luz que entra pela objetiva. É meio maluco isso, mas testei em várias câmeras da Canon, meu adaptador não dava pra mudar o Exif, por isso arranquei o adaptador e agora funciona muito bem!

Sobre o foco, sempre gostei mais de usar as lentes antigas nas mirrorless, o focus peaking ajuda demais no foco. Eu nunca errei fotos com esse recurso. A minha Sony Nex forma um conjunto muito bonito, compacto e discreto com a Tamron 28MM
DSC05784 by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 14 de Setembro de 2020, 21:00:23 por cheferson »

Igbarbosa

• Conhecendo
  • *
  • Ivangb52
Resposta #5468 Online: 15 de Setembro de 2020, 12:05:36
Olá Pablo!! infelizmente comprei ML sem chip mesmo. :(

Igbarbosa

• Conhecendo
  • *
  • Ivangb52
Resposta #5469 Online: 15 de Setembro de 2020, 12:14:59
Lentes zoom, por exemplo 28-80mm da pra usar com adaptador e pra captar imagens decentes ?

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #5470 Online: 16 de Setembro de 2020, 00:09:19
Lentes zoom, por exemplo 28-80mm da pra usar com adaptador e pra captar imagens decentes ?

Depende, tem várias 28-80 no mercado, a Canon tem uma EF dos anos 90; que funcionava nas analógicas com esse mount e funciona nas DSLR normalmente, sem adaptador.

Igbarbosa

• Conhecendo
  • *
  • Ivangb52
Resposta #5471 Online: 16 de Setembro de 2020, 10:58:56
  :worship:Olá Cheferson tudo bem ? Você faz fotografia de rua com essa Tamron 28mm ? Tive uma Nex F3 fiz umas experiências com uma Pentax zoom, acho que dos anos 90, construção meio feiosa mas em paisagem me entregava imagens bem melhores que a lente kit da Nex, usei também uma Helios mas essa não focava no infinito.

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #5472 Online: 16 de Setembro de 2020, 20:36:34
  :worship:Olá Cheferson tudo bem ? Você faz fotografia de rua com essa Tamron 28mm ? Tive uma Nex F3 fiz umas experiências com uma Pentax zoom, acho que dos anos 90, construção meio feiosa mas em paisagem me entregava imagens bem melhores que a lente kit da Nex, usei também uma Helios mas essa não focava no infinito.

Oi , cara, então qualquer lente serve nas câmeras mirrorless, contanto que você tenha um adaptador para isso. A vantagem não só das Sony Nex, como de todas as mirrorless, é a possibilidade de se usar praticamente toda lente antiga, com o seu devido adaptador. Não importa se seja lente fixa ou zoom, tendo o adaptador funcionará. Gosto do Focus peaking que ajuda muito a fazer o foco e de fazer o foco no infinito sem problemas.

Se você tem essa Pentax, precisa ver qual é o encaixe dela. Geralmente é o encaixe PK, dai você precisará de um adaptador PK->Nex que pode encontrar no Ebay ou Mercadolivre.

E eu faço fotografia de rua com a Tamron 28MM ; estou com a 24MM 2.8 da Canon que uso também; mas esse kit Sony Nex F3 + Tamron 28MM é discreta e muito perfeita pra fazer fotografia de rua; inclusive hoje fiz um vídeo com ela e a qualidade ótica dela é realmente muito boa, bem acima de lentes de kit. Algo que me surpreendeu nela, é que paguei 250 no Mercadolivre e a lente tava revisada e como nova. O controle de flares dela é excepcionamente acima da média pra uma lente antiga. Tanto que nem preciso de parasol. Quem usa lentes antigas sabe que um parasol é praticamente obrigatório pra esse tipo de lente.

bjp77

• Membro Ativo
Resposta #5473 Online: 16 de Setembro de 2020, 23:57:55
Cheferson,

podes mandar os contatos por MP. Desde já te agradeço.

Vi um site fotoccp.ru onde se vende cameras, lentes mecânicas. Alguem aqui conhece e já comprou neste site ?
Estou vendo se compro uma Mir-3 baioneta P-K para usar na Canon T5.
Canon Rebel T5
EF-S 18-55mm + EF-S 75-300mm
Valdai Helios 44M-4 58mm + KMZ Tair-3S 300mm
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1985 inoperante

cheferson

• Colaborador(a)
Resposta #5474 Online: 17 de Setembro de 2020, 09:26:17
Cheferson,

podes mandar os contatos por MP. Desde já te agradeço.

Vi um site fotoccp.ru onde se vende cameras, lentes mecânicas. Alguem aqui conhece e já comprou neste site ?
Estou vendo se compro uma Mir-3 baioneta P-K para usar na Canon T5.

Vou te mandar o whatss dele por MP !