Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 671249 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5520 Online: 28 de Setembro de 2020, 10:03:27
Eu curti esse vazamento de luz que a helios deu nessas fotos. Não é pra tudo que vai ficar legal, mas nesse tipo de foto deu um ar de neblina

Valeu Pablo. Pois é eu tinha a 44M6 e ela não dava esses vazamentos de luz. Porém, contudo, todavia, eu amo a 44-2 . Ela e a Tamron se tornaram minhas lentes antigas favoritas. Eu saio com as duas pra fotografia de rua e não sinto necessidade de outras. Os defeitos óticos é que tornam também essas lentes especiais :)


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5521 Online: 28 de Setembro de 2020, 10:06:03
Eu curti esse vazamento de luz que a helios deu nessas fotos. Não é pra tudo que vai ficar legal, mas nesse tipo de foto deu um ar de neblina

Outra coisa bem interessante em aberturas como 2.8, 4, a nitidez dessas Helios é impressionante. No Flickr e aqui no computador estava olhando essas fotos e percebi como elas capturam detalhes em níveis impressionantes, como as pedras talhada, a madeira, etc.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5522 Online: 30 de Setembro de 2020, 18:31:48
Luiz, aprendi a desmontar a Pentacon 50MM 1.8 ; e pra minha surpresa os únicos fungos estavam no elemento frontal rsrs

Limpeza feita com água, detergente e vinagre de maçã. Não sei se pra você foi assim, mas os fungos sairam todos (nem tinham muitos) . Estava começando uma pequena oxidação do elemento frontal a qual deixei tomar um bom banho de Sol e a lente tá zerada . O anel de foco está firme, mas não chega a ser duro. Precisa girar bem ele, já que o ângulo do anel de foco é um pouco maior do que as outras lentes antigas que tenho.

Algumas fotos de teste feitas hoje com a Nex (gostei bastante dela, mesmo em 1.8 ), acho que me rendi a ela rsrsrs

Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr

Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr

Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr

Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr

Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr

Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5523 Online: 30 de Setembro de 2020, 18:33:10
Auto-retrato em abertura 1.8 (foco não ficou no olho, mas foi só pra fazer um teste)

Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5524 Online: 30 de Setembro de 2020, 19:29:50
Luiz, aprendi a desmontar a Pentacon 50MM 1.8 ; e pra minha surpresa os únicos fungos estavam no elemento frontal rsrs

Limpeza feita com água, detergente e vinagre de maçã. Não sei se pra você foi assim, mas os fungos sairam todos (nem tinham muitos) . Estava começando uma pequena oxidação do elemento frontal a qual deixei tomar um bom banho de Sol e a lente tá zerada . O anel de foco está firme, mas não chega a ser duro. Precisa girar bem ele, já que o ângulo do anel de foco é um pouco maior do que as outras lentes antigas que tenho.

Algumas fotos de teste feitas hoje com a Nex (gostei bastante dela, mesmo em 1.8 ), acho que me rendi a ela rsrsrs



Parabéns cheferson...

Agora não vai parar mais de limpar lentes... Daqui a pouco vai querer incrementar o arsenal de ferramentas para matar fungos... posso apostar.

Eu gosto muito dessa Pentacon. Tenta tirar umas fotos com uma folhagem iluminada no fundo, ou com pontinhos de luz... vai ver que o bokeh é muito interessante.

Sobre a limpeza dos fungos, eles sempre saem todos (usando algum produto químico). O problema é quando eles já atacaram o coating da lente. Nesse caso ficam marcas. Às vezes são como marcas de água que secou no vidro (não sei se me explico), outras vezes é como um "descascado" do coating... Às vezes isso tem influência no contraste, mas na grande maioria das vezes não afeta a imagem, ou pelo menos, meus olhos de amador não distinguem a diferença... rsss.

Eu estou com muito trabalho (sou professor e estou tendo que passar todo meu material didático para formato digital, desde o início da pandemia), por isso estou com uma fila de lentes para limpar. Mas assim que tiver tempo livre volto ao meu hobby... estou me coçando todo para desmontar alguns tesouros que garimpei por aí...

Abraços!

« Última modificação: 30 de Setembro de 2020, 19:31:21 por lasg »
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5525 Online: 30 de Setembro de 2020, 19:50:44
Parabéns cheferson...

Agora não vai parar mais de limpar lentes... Daqui a pouco vai querer incrementar o arsenal de ferramentas para matar fungos... posso apostar.

Eu gosto muito dessa Pentacon. Tenta tirar umas fotos com uma folhagem iluminada no fundo, ou com pontinhos de luz... vai ver que o bokeh é muito interessante.

Sobre a limpeza dos fungos, eles sempre saem todos (usando algum produto químico). O problema é quando eles já atacaram o coating da lente. Nesse caso ficam marcas. Às vezes são como marcas de água que secou no vidro (não sei se me explico), outras vezes é como um "descascado" do coating... Às vezes isso tem influência no contraste, mas na grande maioria das vezes não afeta a imagem, ou pelo menos, meus olhos de amador não distinguem a diferença... rsss.

Eu estou com muito trabalho (sou professor e estou tendo que passar todo meu material didático para formato digital, desde o início da pandemia), por isso estou com uma fila de lentes para limpar. Mas assim que tiver tempo livre volto ao meu hobby... estou me coçando todo para desmontar alguns tesouros que garimpei por aí...

Abraços!



Luis, obrigado! Cara, bom saber que você é professor, é uma profissão a qual tenho grande respeito e admiração.

Sobre as lentes então eu tô com uma 135MM 2.8 Soligor e a Zeiss 50MM 2.8 ; ambas com um pouco de fungos. Estou ainda com dúvidas se abro pra limpar ou se vendo por um preço mais em conta. Esteticamente as lentes estão lindas, só precisando remover os fungos. Vou decidir nos próximos dias...

A solução de água, detergente e vinagre que li aqui no fórum num post antigo e foi você quem postou realmente funciona muito bem rs. Ainda preciso aprender a mexer no sistema de foco, já que só abri a lente pela parte dianteira e não pela traseira, mas é isso vivendo e aprendendo. Valeu pelos tutoriais.

Sobre a Pentacon, eu achei o desfoque dela realmente muito bonito. As fotos 2, 3, 4 e 5 foram feitas em abertura 1.8 . Em verdade o 1.8 dela até me surpreendeu . A cópia antiga que testei talvez tivesse com algum problema no coating, porque as imagens saiam bem sem contraste, pareciam até desfocadas. Essa cópia que paguei 50 reais e veio numa Praktica , a lente está esteticamente perfeita! Eu de boas, gostei mesmo do 1.8 dela, e mais fechado como essa arte do muro , em 5.6 , é uma lente que definitivamente entrou no meu kit de lentes Sérgio Reis, véia mas faz foto boa rs


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5526 Online: 01 de Outubro de 2020, 19:32:34
Minha gata com a Helios 44M2 (Sensor APSC) . JPG direto da câmera
tarde de fotos_1_ by Chefferson Amaro, no Flickr



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5527 Online: 01 de Outubro de 2020, 19:34:57
Pentacon 50MM 1.8 M42 em sensor APSC . Lente invertida, uma tentativa de macro. JPG direto da Cãmera .
tarde de fotos_1_ by Chefferson Amaro, no Flickr

Helios 44M2 sensor APSC.  JPG direto da Cãmera .  tarde de fotos_1_ by Chefferson Amaro, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5528 Online: 01 de Outubro de 2020, 19:36:23
Pentacon 50MM 1.8 APSC, jpg direto da camera.
tarde de fotos_1_ by Chefferson Amaro, no Flickr

tarde de fotos_1_ by Chefferson Amaro, no Flickr
« Última modificação: 01 de Outubro de 2020, 19:38:01 por cheferson »


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5529 Online: 04 de Outubro de 2020, 21:21:40

Lagartixa. Tair-3S 300mm. Nessa foto foquei direto sem usar live view. 


Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5530 Online: 04 de Outubro de 2020, 23:58:54

Lagartixa. Tair-3S 300mm. Nessa foto foquei direto sem usar live view. 




Foco preciso! Boa foto!


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5531 Online: 05 de Outubro de 2020, 02:01:59
A Pentacon 50mm e a Tair-3S 300mm estão dando show, hein?
Parabéns ao cheferson e ao bjp77 pelo brinquedos novos...
Nas do cheferson gostei muito do bokeh.
Na do bjp77 além do tema (gosto de lagartixas) gostei muito dos tons dourados.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5532 Online: 05 de Outubro de 2020, 03:22:12
A Pentacon 50mm e a Tair-3S 300mm estão dando show, hein?
Parabéns ao cheferson e ao bjp77 pelo brinquedos novos...
Nas do cheferson gostei muito do bokeh.
Na do bjp77 além do tema (gosto de lagartixas) gostei muito dos tons dourados.

Nada mau pra uma lente que custou 50 reais rs

Eu gosto do 1.8 dela; o desfoque dela é legal e tem uma nitidez bacana.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5533 Online: 10 de Outubro de 2020, 17:26:02
Umas fotos de hoje;  com a Canon SL2 e Tamron 28MM 2.5 . JPG direto da câmera. OBS: não tem jeito as cores da Canon e a ergonomia das câmeras é a melhor das que testei, acho que são esses fatores que me mantêm fiel a marca, apesar dela ter seus defeitos kkkk chega de bate-papo e bora pras fotos:

IMG_5509 by Chefferson Amaro, no Flickr

IMG_5502 by Chefferson Amaro, no Flickr

IMG_5497 by Chefferson Amaro, no Flickr

IMG_5488 by Chefferson Amaro, no Flickr


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5534 Online: 10 de Outubro de 2020, 18:58:02
Ahh a hora dourada é bacana para a magia da fotografia, não é pessoal ?

Cheferson e lasg que bom que gostaram da foto. Eu estava passarinhando e vi a lagartixa fazendo pose. Ali eu gostei d enquadramento e o fundo com sombras. Cheferson eu mirei o foco na pele dela.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro