Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 672200 vezes)

cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5535 Online: 10 de Outubro de 2020, 19:34:17
Ahh a hora dourada é bacana para a magia da fotografia, não é pessoal ?

Melhor hora; eu acho que essa hora nem precisa de flash pra luz de preenchimento, só a luz natural já deixa qualquer retrato lindíssimo!

Cheferson e lasg que bom que gostaram da foto. Eu estava passarinhando e vi a lagartixa fazendo pose. Ali eu gostei d enquadramento e o fundo com sombras. Cheferson eu mirei o foco na pele dela.

Legal e olha que focar no visor ótico de DSLR a 300MM  não é mole não hein rs nessa foto da lagartixa o foco ficou cravado perfeito!!!


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5536 Online: 19 de Outubro de 2020, 05:28:28


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5537 Online: 19 de Outubro de 2020, 09:30:41
Uma festa para os olhos cheferson. Obrigado por compartilhar... Essas Helios 44-2 em mãos com talento rendem lindas fotos. Vi as outras da mesma série no outro tópico: tão lindas quanto.
Interessante que muitas vezes as fotos da Helios 44-2 nem precisam de pós-processamento: saem prontas da câmera.
E essas da Pentacon que você torcia o nariz para ela, coitada, também estão no mesmo padrão.
Parabéns!

PS: qual a diferença entre a Nex F3 e a Sony ILCE-3000? Pelo que entendo, a ILCE-3000 é mais recente...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.715
  • Sexo: Masculino
Resposta #5538 Online: 19 de Outubro de 2020, 10:39:52
Nex F3 + Helios 44-2
Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr

Gostei bastante também do resultado da Helios nesta foto.  Lembra o diafragma utilizado?


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


pablo.ebani

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #5539 Online: 19 de Outubro de 2020, 10:57:41
Gostei bastante também do resultado da Helios nesta foto.  Lembra o diafragma utilizado?
pelo ar soft bem provável que seja F/2
Fuji X-T2 (x2)
XF 23mm f/2 - XF 35mm f/1.4 (um tesão nessa lente)
7Artisans 50mm f/0.95
https://500px.com/PabloEbani
http://instagram.com/pabloebani_fotografia


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5540 Online: 19 de Outubro de 2020, 23:19:54
Uma festa para os olhos cheferson. Obrigado por compartilhar... Essas Helios 44-2 em mãos com talento rendem lindas fotos. Vi as outras da mesma série no outro tópico: tão lindas quanto.
Interessante que muitas vezes as fotos da Helios 44-2 nem precisam de pós-processamento: saem prontas da câmera.
E essas da Pentacon que você torcia o nariz para ela, coitada, também estão no mesmo padrão.
Parabéns!

PS: qual a diferença entre a Nex F3 e a Sony ILCE-3000? Pelo que entendo, a ILCE-3000 é mais recente...

Fala Luis meu grande amigo!

Então usei um pouco de pós-processamento apenas na aba "básica" do Lightroom pra melhorar o contraste, já que a Helios 44M2 tem um contraste muito fraco em abertura máxima (nas outras também), mas foi só em contraste, realces, sombras, pretos e brancos, apenas isso. No mais deu um bom trabalho no dia ajustar o balanço de branco da cãmera, eu não mexo em exposição e balanço de branco do RAW, gosto de ajustar isso na câmera antes. O balanço de branco foi fundamental por duas razões: minha amiga tava de blusa amarela, e a lente já puxa muito pro amarelo e pra um pouco de magenta. As vezes mesmo baixando o Kelvin pra mais azul, ainda assim, ficava muito amarelado haha. Mas consegui com a famosa técnica do papel branco, essa é infalível. Sempre levo junto comigo uma folha de sulfite branco pra fazer o ajuste, é uma maravilha hehe

Eu ainda vou testar melhor a Pentacon, tinha levado ela, mas confesso que a esqueci na bolsa haha, ainda uso um ensaio só com ela .

Sobre a diferença da A3000 pra Nex F3, tem algumas bem importantes. Em termos de pegada, a Nex é um pouco melhor, a pegada da A3000 é muito ruim; o LCD e o visor eletrônico idem, mas o sensor dela é melhor em alcance dinâmico, em resolução (16 Mega da F3 x 20 Mega da A3000) e sinto que as cores são um pouco melhores que a F3 pro meu gosto particular. A A3000 também começa em ISO 100, já a Nex F3, começa em ISO 200, igual algumas antigas câmeras de entrada da Nikon. Eu to pensando em passar pra frente essa A3000 e empatar uma grana a mais e pegar uma 5D clássica ou Mark 2, até o fim do ano, vamos ver.



cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5541 Online: 19 de Outubro de 2020, 23:24:31
Gostei bastante também do resultado da Helios nesta foto.  Lembra o diafragma utilizado?




Brother, nessa usei F2, em 80% do ensaio usei apenas em F2. Gosto desse estilo da Helios em F2 e com o focus peaking, nunca perdi fotos por problema de foco, é realmente um recurso muito bom. Mais um retrato com ela:
Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5542 Online: 19 de Outubro de 2020, 23:55:41
Quando for vender sua A3000, me avise.

Eu tenho a minha, e gosto muito dela... não penso trocar... Mas sempre imagino que ficarei muito triste o dia que chegar ao fim de sua vida útil...

Agradeço muito os detalhes sobre como chegou aos resultados que publicou.

Vou aguardar seu ensaio com a Pentacon!

Abraços.

Fala Luis meu grande amigo!

Então usei um pouco de pós-processamento apenas na aba "básica" do Lightroom pra melhorar o contraste, já que a Helios 44M2 tem um contraste muito fraco em abertura máxima (nas outras também), mas foi só em contraste, realces, sombras, pretos e brancos, apenas isso. No mais deu um bom trabalho no dia ajustar o balanço de branco da cãmera, eu não mexo em exposição e balanço de branco do RAW, gosto de ajustar isso na câmera antes. O balanço de branco foi fundamental por duas razões: minha amiga tava de blusa amarela, e a lente já puxa muito pro amarelo e pra um pouco de magenta. As vezes mesmo baixando o Kelvin pra mais azul, ainda assim, ficava muito amarelado haha. Mas consegui com a famosa técnica do papel branco, essa é infalível. Sempre levo junto comigo uma folha de sulfite branco pra fazer o ajuste, é uma maravilha hehe

Eu ainda vou testar melhor a Pentacon, tinha levado ela, mas confesso que a esqueci na bolsa haha, ainda uso um ensaio só com ela .

Sobre a diferença da A3000 pra Nex F3, tem algumas bem importantes. Em termos de pegada, a Nex é um pouco melhor, a pegada da A3000 é muito ruim; o LCD e o visor eletrônico idem, mas o sensor dela é melhor em alcance dinâmico, em resolução (16 Mega da F3 x 20 Mega da A3000) e sinto que as cores são um pouco melhores que a F3 pro meu gosto particular. A A3000 também começa em ISO 100, já a Nex F3, começa em ISO 200, igual algumas antigas câmeras de entrada da Nikon. Eu to pensando em passar pra frente essa A3000 e empatar uma grana a mais e pegar uma 5D clássica ou Mark 2, até o fim do ano, vamos ver.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5543 Online: 20 de Outubro de 2020, 01:11:55
Quando for vender sua A3000, me avise.

Eu tenho a minha, e gosto muito dela... não penso trocar... Mas sempre imagino que ficarei muito triste o dia que chegar ao fim de sua vida útil...

Agradeço muito os detalhes sobre como chegou aos resultados que publicou.

Vou aguardar seu ensaio com a Pentacon!

Abraços.


A minha A3000 tá nova , tem menos de 6.000 clicks apenas. A Nex eu nem sei, mas ela já deve estar beirando 10.000 e a CAnon SL2, já está em 15.000 clicks. To querendo mais a 5D clássica por causa das cores, acho que elas caem bem com as lentes antigas. Dizem que a 44M2 pode bater no espelho da 5D se fizer foco no infinito, mas preciso confirmar essa informação.


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5544 Online: 20 de Outubro de 2020, 16:49:08
Meyer-Optik Görlitz Domiplan 50mm f/2.8


Flor - Flower by Erick Marques, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5545 Online: 20 de Outubro de 2020, 23:26:23
Meyer-Optik Görlitz Domiplan 50mm f/2.8


Flor - Flower by Erick Marques, no Flickr

Belas cores! Essa Domiplan é a mesma fórmula ótica da Pentacon 50MM 1.8 não é...não me lembro onde que li sobre isso.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5546 Online: 20 de Outubro de 2020, 23:28:22
Mais duas com a Nex F3 e Helios 44-2 - o bom da lente não ser muito nítida em abertura máxima, pra mim me ajuda, não preciso ficar horas suavizando pele  :clap: :clap: :clap:
Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr

Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr

« Última modificação: 20 de Outubro de 2020, 23:30:00 por cheferson »


erickdlm

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (8)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.195
  • Sexo: Masculino
  • Feliz usuário de DSLR...Isso mesmo, DSLR.
Resposta #5547 Online: 21 de Outubro de 2020, 15:12:57
Belas cores! Essa Domiplan é a mesma fórmula ótica da Pentacon 50MM 1.8 não é...não me lembro onde que li sobre isso.
Eu também já li em alguns lugares, que em determinado momento as lentes da Meyer foram todas renomeadas para Pentacon... no caso da sua Pentacon 50mm 1.8 ela provavelmente era uma Meyer-Optik Görlitz Oreston 50 mm f / 1.8, que no caso a nitidez é melhor que a da minha Domiplan (que é muito difamada), mas todas as Meyer são muito populares por seu "bubble bokeh".


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5548 Online: 21 de Outubro de 2020, 17:00:16
Eu também já li em alguns lugares, que em determinado momento as lentes da Meyer foram todas renomeadas para Pentacon... no caso da sua Pentacon 50mm 1.8 ela provavelmente era uma Meyer-Optik Görlitz Oreston 50 mm f / 1.8, que no caso a nitidez é melhor que a da minha Domiplan (que é muito difamada), mas todas as Meyer são muito populares por seu "bubble bokeh".

Sim pelo que li é isso mesmo; mudaram para Pentacon quando criaram as câmeras Praktica passaram a usar essa 50MM 1.8 como a lente do kit dessas câmeras.


bjp77

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.154
  • Sexo: Masculino
Resposta #5549 Online: 23 de Outubro de 2020, 22:38:39
Cheferson e colegas amadores de fotos com manuais,

Estou para comprar uma lente de médio formato e encaixe Pentacon-6 para usar na minha Rebel T5 APS-C. Ela é uma lente boa para retrato e com um bokeh bacana. Mas eu quero saber a opinião de vocês quanto a usar u a lente médio formato em APS-C.

Canon Rebel T5
EF-S 18-55 + EF-S 75-300
Valdai Helios 44M-4 + KMZ Tair-3S + Industar61 LZ
Canon T50 Lente 50 mm f1.8 1983 restauro