Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 671474 vezes)

lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5700 Online: 24 de Fevereiro de 2021, 21:11:12
Luis um dia quero ser seu  aluno de montar e desmontar lentes :D, ficou perfeita a Takumar , parabéns! :clap: :clap: :clap:

Obrigado cheferson.
Eu preferiria ser aluno do AFShalders...
 :D
Mas falando sério, a dica que precisar, conte comigo se acha que posso ajudar.
Aliás, qualquer colega do fórum... mas o cheferson já é amigo de longa data.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5701 Online: 24 de Fevereiro de 2021, 21:18:47
Luis que fotos legais hein. Eu não conhecia essa Macro 50MM FD da Canon. A Canon tem uma 50MM 2.5 Macro para EF (Fullframe) que é pouco conhecida no Brasil, mas pra mim em termos de nitidez é a melhor 50MM da Canon, essa FD deve ser algo semelhante.
Lentes macro sempre são boas, quem quer nitidez pra retratos então, nem se fala, belas fotos!

cheferson:
As lentes Canon FD têm fama de ser boas...
E essa macro confirma essa fama, que eu já tinha experimentado um pouco com as de 50mm f/1.8 e 28mm f/2.8.
O fator de ampliação dela é de 0.5X, ou seja, não é uma macro verdadeira (para ser, deveria ter um fator de ampliação de 1X), mas hoje recebi o tubo de extensão original da Canon de 25mm que acoplada nela a deixa com fator de ampliação 1X (0.5+ 25mm/50mm). Ainda tenho que testá-la...
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5702 Online: 24 de Fevereiro de 2021, 22:26:44
Galera to com um problema na minha Helios 44-2, ela não encaixa mais em nenhum adaptador, nem pra Canon, nem pra Sony, fica uma folga. Será que se lixar um pouco os cantos resolve? No adaptador da Canon ele não encaixa , e no da Sony ele fica parado, mas não fica firme. Todas as outras lentes M42 encaixam perfeitamente, então o problema é a lente mesmo. Tem algum macete pra arrumar?
Desde já grato por quem responder rs

Opa...
Nunca me aconteceu isso... e olha que tenho várias Helios 44-2.
Não consegui entender bem o problema.
Se ela é M42, para encaixar em qualquer adaptador ela deve ser "enroscada" no adaptador, certo?
E ao "enroscar", quando chega no final da rosca, o corpo da lente encosta no adaptador e deveria ficar firme, permitindo o giro do anel de foco, certo?
Você diz que no adaptador da Canon ela não encaixa. Isso quer dizer que ela não chega a encaixar na rosca do adaptador? Ela tem diâmetro maior ou menor?
Você diz também que no adaptador da Sony ele fica parado mas não fica firme. Isso quer dizer que ele encaixa na rosca, mas no final, fica com folga. Isso?
Será que sua lente não é M39?
Aguardo mais detalhes para tentar te ajudar.
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5703 Online: 25 de Fevereiro de 2021, 00:41:57
Galera to com um problema na minha Helios 44-2, ela não encaixa mais em nenhum adaptador, nem pra Canon, nem pra Sony, fica uma folga. Será que se lixar um pouco os cantos resolve? No adaptador da Canon ele não encaixa , e no da Sony ele fica parado, mas não fica firme. Todas as outras lentes M42 encaixam perfeitamente, então o problema é a lente mesmo. Tem algum macete pra arrumar?

Desde já grato por quem responder rs

Pode ser que a rosca, que se não me engano é de alumínio, esteja gasta ou deformada.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2021, 00:45:04 por AFShalders »


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #5704 Online: 25 de Fevereiro de 2021, 00:47:03
Obrigado cheferson.
Eu preferiria ser aluno do AFShalders...
 :D
Mas falando sério, a dica que precisar, conte comigo se acha que posso ajudar.
Aliás, qualquer colega do fórum... mas o cheferson já é amigo de longa data.

Kkkkkkk... Sou mais um curioso do que professor !


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5705 Online: 25 de Fevereiro de 2021, 15:23:07
Pode ser que a rosca, que se não me engano é de alumínio, esteja gasta ou deformada.

Luis e AFShalders, é bem isso, tem um leve desgaste . Mas na Sony ele encaixa de boa; o adaptador que tenho M42-Nex é aquele mais simples, mas ele vem com uma chavinha que permite ajustar a folga ou deixar mais apertado. Deixei ele mais apertado e agora no adaptador da Sony tá super firme. Acho que era mais o adaptador mesmo.

Luis, sobre a lente ela é M42 mesmo. Tem as 44-2 versão M39 também. Obrigado pela ajuda, problema resolvido! É que vou vender a A3000 com essa lente rsrsrs


lasg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 732
Resposta #5706 Online: 25 de Fevereiro de 2021, 16:10:25
Luis, sobre a lente ela é M42 mesmo. Tem as 44-2 versão M39 também. Obrigado pela ajuda, problema resolvido! É que vou vender a A3000 com essa lente rsrsrs

Vai vender sua A3000?
Por curiosidade, qual o preço? Pergunto porque eu gosto tanto da minha, que penso que se um dia estragar eu não quero um modelo mais novo, mas um modelo igual!
LASG
Nikon D7200 & Nikon D5300 & Nikon D90 & 2 Sony ILCE-3000
Alguns vidros...


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5707 Online: 25 de Fevereiro de 2021, 18:46:42
Vai vender sua A3000?
Por curiosidade, qual o preço? Pergunto porque eu gosto tanto da minha, que penso que se um dia estragar eu não quero um modelo mais novo, mas um modelo igual!

Luis , vou vender sim. Cara ela vai com a 44-2 , e um flash genérico Godox (desses que nem tem controle de potência, mas já usei muito ele como segundo flash slave kkk ) . To pensaando em pedir entre 800 a 1000 reais. A câmera tá nova, menos de 8000 clicks , com caixa, carregador, até dá , uma certa dó , de vender, mas é a câmera que menos gosto das que tenho rs.


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5708 Online: 27 de Fevereiro de 2021, 23:59:11
Galera, olha isso, hoje fui fazer um job na casa de um cliente , e o tio dele faleceu há 3 anos ; o cliente (muito gente boa) me doou essa cãmera com a Nikon 50MM 1.8 E . É uma lente bem básica na construção, mas a pegada dela é bem bacana, melhor que qualquer 50MM 1.8 vintage que já tive (já passaram umas 10 de variadas marcas).

Infelizmente a lente tá com fungos e vou mandar pra uma limpeza, vamos ver se consigo usar ela na 5D , seria legal :) mas primeiro a regra, nunca espetar lente com fungo na câmera.
DSC07810 by Chefferson Amaro, no Flickr


cxpostal

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.714
  • Sexo: Masculino
Resposta #5709 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 06:24:17

Cheferson, a objetiva não está parecendo da 'Serie E' não, pois estas tem este texto gravado no anel frontal, como na foto abaixo.



Nao consigo ver ela de cima, mas está parecendo mais o modelo AI-s ou, se for bem curtinha, o AI-s pancake, que são ótimas.


Carlos

"Quem descreve nao é dono do assunto, mas quem inventa é."  --Manoel de barros
https://www.instagram.com/reel/C3tJeUkR_jR/?igsh=MWZ4eGJ4NTl0bWJ4MQ==   --ariano suassuna


RenatoBR

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 51
Resposta #5710 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 11:46:06
Amigos,

E essa aqui, em bom estado, acham interessante?



[]´s

Renato


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5711 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 14:06:17
Cheferson, a objetiva não está parecendo da 'Serie E' não, pois estas tem este texto gravado no anel frontal, como na foto abaixo.



Nao consigo ver ela de cima, mas está parecendo mais o modelo AI-s ou, se for bem curtinha, o AI-s pancake, que são ótimas.




Carlos pelo que percebi creo que seja a AI-S mesmo pois ela é bem pancake. A construção não é lá aquelas coisas, comparadas a diversas lentes antigas, mas li bons reviews sobre a ótica dela ser muito , mas não em abertura máxima, em 2.8 dizem que é excelente, só poderei saber disso depois de limpar os fungos.

Mas valeu ai vou manter a lente pra usar na 5D .


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5712 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 14:15:25
Amigos,

E essa aqui, em bom estado, acham interessante?



[]´s

Renato

Renato MUITO INTERESSANTE. As lentes Helios são show de bola. Pra resumir a conversa, existem basicamente 9 versões da Helios 58MM , todas cópias da Zeiss Biotar 58MM F2.0 , sendo:

Helios 44-2; Helios 44-3 (Menos resolução, boa nitidez no centro, baixo contraste, um parasol ajuda bastante pois esses modelos de lentes são bem propensos a flares. Mas o desfoque dela é lindo e as cores "vintage" meio lavadas, são características bem legais pra fazer retratos.

Helios 44M , 44M4 sem o MC : essas duas lentes tem resolução bem melhor, maior nitidez, um desfoque parecido com as Helios44-2 e 44M-4, sem o MC (Multi-Coating) ;

Helios 44M-4, 44M-5, 44M-6, 44M-7: essas são as últimas gerações das lentes Helios que foram produzidas pela Zenit entre final dos anos 70 e começo dos anos 90. Cada versão dessa última geração, aumentou a resolução, mas por outro lado o desfoque tão marcante , foi reduzido um pouco , mas ainda é bem presente. A única que não tem o desfoque tão assim é a 44M-7.

Resumo: qualquer lente Helios deixa seus proprietários felizes.

Eu já tive Helios 44M-6 (excelente pra retratos), hoje tenho uma 44M-4 com MC (adoro ela) e uma Helios 44-2 que já coloquei a venda junto com uma Sony A3000. Embora goste muito dela pra retratos, uso-a muito pouco, já que a Helios 44M-4 supre bem. Espero ter resumido a novela das lentes Helios (kkkkk)
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2021, 14:16:01 por cheferson »


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5713 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 14:20:08
Helios 44M-4 na 5D clássica, eu amo as cores dessa câmera e o desfoque da Helios rs

Chefferson Amaro. Instagram @cafefocofoto. by Chefferson Amaro, no Flickr


cheferson

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.868
  • Sexo: Masculino
  • Uma Fotografia é o Registro Exato da História!
    • Curso Completo de Fotografias para Retratos, Viagens e Paisagens
Resposta #5714 Online: 28 de Fevereiro de 2021, 14:25:45
Helios 44M-6 na Sony Nex (não me lembro qual Nex era , acho que era 5N ou F3 , já passaram várias na minha mão pra revenda kkkkk). Pra melhor visualização da nitidez dessa lindona, sugiro clicar na foto e ver no Flickr pelo computador.
foto-61 by Chefferson Amaro, no Flickr