Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 670760 vezes)

Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #150 Online: 04 de Agosto de 2012, 16:33:36
caraca ta todo mundo cheio de cascalho  :D

-Essa é mais uma da saída que fiz domingo passado em paranapiacaba/sp.

acho que nessa usei uma 28mm. (takumar claro...)



curcino posta mais com essa 28mm elmarit que você tem ai... :ok:

abs.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #151 Online: 04 de Agosto de 2012, 19:53:34
Não anda tão fácil encontrar as 24mm e 28mm "top". A demanda aumentou muito desde que descobriram que a maioria dessas fixas antigas são geralmente de ótima qualidade e podem ser encontradas a preço relativamente baixo.

Claro que quando a objetiva é realmente ímpar, o preço base já é alto, e mais ainda trantando-se de grande angular.

Algumas das minhas favoritas:

- Elmarit 24 e 28 ( Cuidado porque a 24mm bate no espelho nas EOS. A 28mm não bate. )

- SMC Takumar/Pentax-M 28mm 3.5 (melhor que a 2.8)

- Olympus 24mm F2 (excepcional)

- Fujinon EBC 28 e 24 F3.5 (excepcional)


Minha dica é: Viu qualquer uma dessas, compre.



Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #152 Online: 05 de Agosto de 2012, 09:38:50
Não anda tão fácil encontrar as 24mm e 28mm "top". A demanda aumentou muito desde que descobriram que a maioria dessas fixas antigas são geralmente de ótima qualidade e podem ser encontradas a preço relativamente baixo.

Claro que quando a objetiva é realmente ímpar, o preço base já é alto, e mais ainda trantando-se de grande angular.

Algumas das minhas favoritas:

- Elmarit 24 e 28 ( Cuidado porque a 24mm bate no espelho nas EOS. A 28mm não bate. )

- SMC Takumar/Pentax-M 28mm 3.5 (melhor que a 2.8)

- Olympus 24mm F2 (excepcional)

- Fujinon EBC 28 e 24 F3.5 (excepcional)


Minha dica é: Viu qualquer uma dessas, compre.

Antonio,

Anotei e vou ficar de olho. Como disse já encontrei a 28 elmarit, mas como já tenho a 35 eu prefiro a 24 que além de ser mais aberta fica mais distante da 35 que tenho.

Não sabia que a 24mm bate no espelho da EOS...

Verdade que as "top" estão sendo muito procuradas. Na sexta apareceu uma elmarit 24mm no ML, deixei para mais tarde e quando voltei duas horas depois já tinha vendido...

Mas, até mesmo uma destas que citou se eu encontrar vou tentar comprar,  :D

Obrigado pela dica.
 :ok:
Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #153 Online: 05 de Agosto de 2012, 12:05:16
Luiz,

Sendo mais específico. A Elmarit 24 toca no espelho da EOS-5D. Que eu saiba não toca nas aps-c, mas tem que verificar.


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #154 Online: 05 de Agosto de 2012, 12:38:40
Me corrija se eu estiver errado, existem várias lentes M42 (não só M42) que batem no espelho da 5D. Como saber quais são essas lentes? Se bater uma vez danifica a camera na hora?

Um outro detalhe é que não consigo usar o fotometro com uma lente manual adaptada, então a camera no modo A também não funciona. Alguma dica?


Luiz Curcino

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 814
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #155 Online: 05 de Agosto de 2012, 13:30:52
Luiz,

Sendo mais específico. A Elmarit 24 toca no espelho da EOS-5D. Que eu saiba não toca nas aps-c, mas tem que verificar.

Bom, pelo menos nas câmeras mirrorless não tem esse problema, pois não tem espelho. No meu caso, uso na Nex5N e na GH1.
 :ok:

Sony A7SII, A6000, RX10M4 • Sigma SD10 • Contax G: Biogon T* 28/2.8, Planar T* 45/2, Sonnar T* 90/2.8 •  Voigtlander: Heliar 15/4.5 II, 35/2.5, Nokton 35/1.2 e 50/1.5 • Rokinon 85/1.4 e-mount • Pentacon 50/1.8 • Trioplan 50mm 2.9 V Red M42 12 lâminas • Domiplan 50mm F2.8 • SMC Macro Takumar 50mm F/4 • S-M-C Takumar 50mm F/1.4


silvano

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.282
  • Sexo: Masculino
Resposta #156 Online: 05 de Agosto de 2012, 15:18:35
Com certeza, enquanto as grandes brigam pra ver qm tem mais pontos de autofoco e lentes mais sharp(e cobrando caro por isso) tem gente ai fazendo muita coisa boa com manuais, ta na minha lista de desejos um belo kit de lensbaby já, nesse vou ter q gastar mesmo, mas tenho certeza que vai ser um ótimo investimento pra minha criatividade.
Boa tarde, tudo bem?

Boa tarde Razad, beleza? cara vi que és de Joinville também, que legal. Muito bom saber que não sou apenas EU em Joinville que usa lentes mecanicas em digitais  :D . Toda vez que uso as minhas bichinhas por aí o pessoal pergunta um monte de coisas hehe.

Qualquer dia desses vamos marcar uma saída fotográfica por aí no centro ou tomar uns chopps, numa dessas até dá pra levar as mulé junto tb hehe.

Takumar 55mm F2 @F4


IMG_6845 por Silvano Rocha, no Flickr
Silvano Rocha
Canon 5dC - Canon 40mm F2.8 e 50mm F1.4
Spotmatic SPII, Takumares 24/3.5, 35/3.5, 50/1.4, 135/2.5 e 135/3.5;
Olympus OM-1 - ZUIKOS 28/2 e 50/1.8
Zenit 12XP - Helios 44M-4 58/2 - Teleconverter Vivitar 2x M42 e Yashica A


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #157 Online: 05 de Agosto de 2012, 16:50:32
Aqui tem uma lista das lentes M42 que são compatíveis (ou não) com a 5D

http://www.panoramaplanet.de/comp/

O problema com a fotometria é em função da abertura máxima que o adaptador informa para a câmera. Se vc usa um adaptador de última geração, onde é possível cadastrar no chip a abertura máxima da lente e também informar na hora da foto qual a abertura que vc está usando, deve fotometrar em modo M com a lente toda aberta e fechar na hora de fazer o clique. A fotometria sai perfeita.

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #158 Online: 05 de Agosto de 2012, 17:47:12
Honestamente, não recomendo a ninguém o uso desses adaptadores com chip. São todos uma boa porcaria, principalmente porque os contatos elétricos são de má qualidade e com o tempo o contato fica ruim e acaba dando pau. Programar os chips, especialmente os russos "dandelion" é um porre. Acabei arrancando todos os chips e jogando fora.

Compre uma tela de foco manual com split ou microprisma, nem que seja uma chinesa genérica. Sua vida vai ficar muito, muito mais fácil.

A regra geral que funciona com as EOS é usar modo Av ou M, e fotometria preferencialmente em média e não matriz. Isso porque a fotometria em matriz leva em conta o tipo da lente, a abertura e comprimento focal (isso faz parte do algoritmo, já vi o da Minolta e o da Canon).

Faça a fotometria com a objetiva na abertura desejada apenas. Na hora de focar, use a abertura máxima.


Tem várias objetivas que não podem ser usadas, tem que pesquisar mesmo. Não saia comprando nada sem verificar antes.


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #159 Online: 05 de Agosto de 2012, 17:51:26
Outra coisa. Algumas câmeras exigem que você regule uma abertura específica nela, independente do que estiver regulado no anel de abertura da lente.

Exemplo:

- Sigma SD9 e SD10 = Regular na câmera abertura f=5.6 SEMPRE
- Sigma SD14 e SD15 = idem em f=1.0
- Canon EOS em modo M, geralmente f=1.0

A informação do Alexandre é parcialmente correta. Não é a abertura máxima que se seta e sim uma abertura específica






kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #160 Online: 05 de Agosto de 2012, 18:52:33
vcs sabem quais câmeras Nikon se pode "cadastrar" a lente que se está usando ? ouvi dizer que cadastrando eu resolveria o problema abaixo:

Eu estive testando para brincar (porque aimagem é horrivel) uma Nikkor tipo "reflex-1000mm (mirror, usa espelhos como telescópios refletores) de diafragma fixo 11 (é antiga epor ser modelo reflex o diafragma nao se movimenta) e a máquina dá:
lens not attached

segue o link da lente (sao antigas e dao muuuuita aberraçao cromatica eram mais para preto-e-branco onde se usava filtro e o nivel de aberraçao exigido no passado era outro):
http://imaging.nikon.com/lineup/lens/mf/specialpurpose/reflex_1000mmf_11/index.htm

eu até uso na boa em manual numa D5100 mas perco a fotometria

vocês sabem quais cameras me permitiriam ter a fotometria para estas lentes ? será que tem um jeito de configurar a D5100?

valeu !
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, 18:56:50 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


AFShalders

  • Trade Count: (28)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 10.297
  • Sexo: Masculino
  • слава україна !!!
    • Old Good Light
Resposta #161 Online: 05 de Agosto de 2012, 19:24:15
Objetivas de espelho puro não dão AC por definição. Esta aí deve ter uns elementos adicionais (lentes), tipo uma na frente que nem um "vidro" e outras atras. Mas pra dar AC deve ser muito vagabunda. Eu tive duas russas uma MTO 500 e uma MTO 1000 e não davam nenhuma AC.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, 19:24:40 por Antonio Fernando Shalders »


kwanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 132
Resposta #162 Online: 05 de Agosto de 2012, 19:53:08
Objetivas de espelho puro não dão AC por definição. Esta aí deve ter uns elementos adicionais (lentes), tipo uma na frente que nem um "vidro" e outras atras. Mas pra dar AC deve ser muito vagabunda. Eu tive duas russas uma MTO 500 e uma MTO 1000 e não davam nenhuma AC.

isso mesmo eu escrevi espelho porque nao queria escrever Catadioptric. Mas na realidade ela é uma Catadioptric.
E ela é Nikon Nikkor original (comprei até por isso, tem caixa de couro original e tal)..mas deve ter sido mexida (desmontada pra limpar fungos e montada incorretamente, nos ajustes finos)..pq dá um AC bem forte

se eu coneseguir usá-la com fotometria aí depois vou ver se acho alguem que ajuste ela para ver se corrige este AC

voce conheceria algum técnico que pudesse olhar ?
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, 20:07:58 por kwanon »
"O que semear a perversidade colherá males; e com a vara da sua própria indignação será extinto. " - Provérbios 22:8


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #163 Online: 05 de Agosto de 2012, 23:56:31
Boa tarde, tudo bem?

Boa tarde Razad, beleza? cara vi que és de Joinville também, que legal. Muito bom saber que não sou apenas EU em Joinville que usa lentes mecanicas em digitais  :D . Toda vez que uso as minhas bichinhas por aí o pessoal pergunta um monte de coisas hehe.

Qualquer dia desses vamos marcar uma saída fotográfica por aí no centro ou tomar uns chopps, numa dessas até dá pra levar as mulé junto tb hehe.

Cara podemos marcar alguma coisa sim, ia ser legal!  :ok:

Tua foto não ta aparecendo  :no:
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, 23:57:01 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


jjvgarcia

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.351
  • Sexo: Masculino
    • jjvg.me
Resposta #164 Online: 06 de Agosto de 2012, 13:28:53
Obrigado Alexandre e Shalders pelas informações. Eu estava usando num chute aproximado, verificava o histograma e corrigia se necessário.
Comprei uma tela de foco manual da Haoda, me parece que para a 7D é com split e tem perda de um ponto e para a 5DII é com microprisma sem perda. Mas não tive coragem de instalar... rsrs  Li em algum lugar que posso ter problema na hora de usar uma lente de foco automático os quadradinhos vão sumir. Não sei se esta informação é correta. A perda de um ponto na 7D me incomoda um ou pouco apesar de poder compensar isso no EV.