Autor Tópico: Manuais em Digitais - Passado e presente juntos em prol da fotografia.  (Lida 671942 vezes)

RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #855 Online: 26 de Março de 2013, 01:02:33
Lord,

A foto é boa, mas o pós-processamento aí também foi bom. Eu fico meio desorientado tentando adivinhar até onde foi a foto só com a ajuda da lente, e à partir de que ponto entrou um PS/LR. Seria mais útil - e eu inclusive vou tentar não esquecer de seguir aquilo que recomendo - colocar os dados de captura da imagem e pós-processamento, principalmente a rotina, é ainda mais importante do que o quanto disso e daquilo saber o que foi usado. Além disso, é mais interessante pegar uma imagem o menos pós-processada possivel pra poder melhor avaliar a lente ou o conjunto lente+sensor.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #856 Online: 26 de Março de 2013, 03:06:16
Lord,

A foto é boa, mas o pós-processamento aí também foi bom. Eu fico meio desorientado tentando adivinhar até onde foi a foto só com a ajuda da lente, e à partir de que ponto entrou um PS/LR. Seria mais útil - e eu inclusive vou tentar não esquecer de seguir aquilo que recomendo - colocar os dados de captura da imagem e pós-processamento, principalmente a rotina, é ainda mais importante do que o quanto disso e daquilo saber o que foi usado. Além disso, é mais interessante pegar uma imagem o menos pós-processada possivel pra poder melhor avaliar a lente ou o conjunto lente+sensor.

[]s,

RSalles
OK. Eu usei o Lightroom.  :ok:
Mas veja: Foto digital passa por processamento. No sensor da câmera e nos ajustes da câmera. :)
Para mim o Lightroom é só uma questão de gosto pessoal.
O importante é saber que com câmera tal e lente tal o cara consegue fazer uma foto igual.
Se ele vai deixar P&B no Lightroom, aí vai do gosto dele.
Uma coisa eu garanto: Com uma 7d e uma Zuiko 50mm f1.4 qualquer um faz essa foto.  :D
É por isso que eu raramente leio os Sites de Fotos e sempre vou no Flickr e similares.
Se os caras fizeram com determinada câmera e determinada lente, eu posso fazer também.
O Lightroom e o PS são só perfumaria.  :)

Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #857 Online: 26 de Março de 2013, 03:12:41
O que eu quero dizer é Lightroom nenhum vai fazer uma foto feita com uma Tek Pix ficar parecida com outra, feita com uma  Hasselblad H4D-200MS.  :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #858 Online: 26 de Março de 2013, 03:20:48
Podem ver a mesma Zuiko 50mm f1.4 na humilde Oly e-510:

Zuiko 50mm f1.4 por Lordakner, no Flickr
Mesmo com processamento do lightroom dá para para notar que a Lente é animal mesmo.
Uma foto com uma Canon 7d e outra com uma 4/3 de R$ 800,00.
É como eu digo: Ave Zuiko.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #859 Online: 26 de Março de 2013, 09:29:09
Lord,

Sim, sim, e sim, mas na avaliação do desempenho de uma lente, se o cabra mostrar:
- A definição conseguida nas bordas da imagem, e no centro
- Contraste nativo da lente,
- Capacidade de resolução de detalhes,
- Capacidade de lidar com flare - qualidade do coating,
- Formação de vinheta
- Gama dinâmica
- Micro contraste,
etc...

Essas características independem da CAM ou do pós, e são cruciais pra determinar se uma lente é boa e pra qual serviço.

[]s,

RSalles
 
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #860 Online: 26 de Março de 2013, 11:04:04
Minhas cameras estao configuradas para RAW + .jpg e modo vivid. Pego o .jpg, corrijo WB e iluminaçao ( se precisar ) a partir do .jpg e coloco aqui. Aplicar sharp e contraste no RAW, perde totalmente o sentido desse topico, q eh avaliar as lentes usadas.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #861 Online: 26 de Março de 2013, 12:02:49
Minhas cameras estao configuradas para RAW + .jpg e modo vivid. Pego o .jpg, corrijo WB e iluminaçao ( se precisar ) a partir do .jpg e coloco aqui. Aplicar sharp e contraste no RAW, perde totalmente o sentido desse topico, q eh avaliar as lentes usadas.
Não, fio.  :)
Tua Cam é Nikon certo?
O Processador é diferente da minha Canon e da minha Pentax.
Se eu conseguir usar uma Lente Zuiko numa Sigma DP3 Merrill (TRUE II) e numa  Canon (Digic 5+ e FF) obterei uma imagens diferentes. :ok:
O Ligtroom ou PS não inaugura nenhum processo. Apenas continua um processo que já se iniciou numa Câmera.
NMHO o que importa é o que cada lente pode lhe entregar (Com Lightroom ou sem) dentro das características de cada processador de cada Câmera.
Isso é obtido na "Imagem Final".
A foto que é colocada é aquela que você pode obter usando a câmera "X" e a Lente "Y".
Só precisa usar um pouco de Lightroom.
E o Lightroom só continua o processo que já se iniciou na Câmera.  :ok:
O que importa é o Resultado Final Possível.

« Última modificação: 26 de Março de 2013, 12:07:34 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Carcarah

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.303
  • Sexo: Masculino
Resposta #862 Online: 26 de Março de 2013, 13:11:35
Concordo com o Mad, o Photoshop e LR podem não dar mais nitidez ou riqueza de detalhes, mas podem confundir e afetar a visão que temos do material que a lente entregou. Acho que só vale realmente corrigir as cores,  não acho legal usar recursos que criam ilusões como sharpers e afins.


RSalles

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.266
  • Sexo: Masculino
    • Don't let the naysayers get to you. If naysayers stopped us from trying, we'd never get anywhere and humanity would still be wearing fig leaves picking berries of wild bushes.
Resposta #863 Online: 26 de Março de 2013, 14:03:18
Não, fio.  :)
Tua Cam é Nikon certo?
O Processador é diferente da minha Canon e da minha Pentax.
Se eu conseguir usar uma Lente Zuiko numa Sigma DP3 Merrill (TRUE II) e numa  Canon (Digic 5+ e FF) obterei uma imagens diferentes. :ok:
O Ligtroom ou PS não inaugura nenhum processo. Apenas continua um processo que já se iniciou numa Câmera.
NMHO o que importa é o que cada lente pode lhe entregar (Com Lightroom ou sem) dentro das características de cada processador de cada Câmera.
Isso é obtido na "Imagem Final".
A foto que é colocada é aquela que você pode obter usando a câmera "X" e a Lente "Y".
Só precisa usar um pouco de Lightroom.
E o Lightroom só continua o processo que já se iniciou na Câmera.  :ok:
O que importa é o Resultado Final Possível.

Lord,

Desculpe atravessar na resposta do m@d, mas como voce não respondeu minha observação então:

Concordo com vc quando diz que o que importa é o resultado final que pode-se obter com determinada lente, é pra isso que ela serve: pra obtermos ima imagem final. Mas veja só: é mais importante pra análise e conhecimento das características indivíduais de cada lente o que ela entrega ANTES do início do processamento pra podermos avaliar Á PARTIR DO QUE podemos dar início ao processo de pós-produção; qual o material bruto que ela entrega pra podermos considerar até onde podemos conduzir o processo de pós-produção com sucesso, numa ou outra direção.
Existem características inerentes à cada lente que são muito melhor evidenciadas ANTES do pós-processamento, seja lá com qual câmera ela foi feita: Nikon, Canon, Sigma, Pentax, etc, desde que sejam câmeras num patamar equivalente, e aí pra ser sincero eu acrescentaria: quanto melhor a CAM mais evidentes ficam os pontos negativos e positivos de cada uma delas. Outro fator é a luz: o que adianta uma Zeiss Sonnar 80/2 num meio-dia no centro de S. Paulo poluído de um dia nublado - e ainda assim essa lente é tão fdp que pode gerar uma imagem interessante. Porém, se a luz for aceitável, forças e fraquezas ficam ainda mais evidentes.

[]s,

RSalles
Bodies: Sinar F2 :: Canon EOS 5D  MarkII :: Minolta XG-1 :: Minolta XG-M :: Contax RX
Lentes: Rodenstock S Sinaron f5.6/210mm MC :: Schneider Super Angulon 8/90 :: Staeble Ultragon 135, 150, 180, 210 e 240mm f9 :: Schneider Symmar 5.6/210 :: Leica-R Summicron 2.0/50 :: Carl Zeiss Jena Sonnar 3.5/135 :: Rollei QBM 1.8/50 HFT :: Jupiter 21M 4/200 :: Pentacon 3.5/30 :: Pentacon Prakticar MC 1.8/50 :: Industar 50-2 3.5/50 :: Zeiss Planar 1.4/50 C/Y


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #864 Online: 26 de Março de 2013, 15:42:58
Concordo com Carcarah e RSalles. O objetivo maior do topico eh avaliar o q a lente entrega antes de um PP pesado, q torna fotos com uma Polar ou Nikkor 18-200mm VR em obras de arte, a depender de sua criatividade e pericia em PP.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #865 Online: 26 de Março de 2013, 18:53:10
Lord,
Concordo com vc quando diz que o que importa é o resultado final que pode-se obter com determinada lente, é pra isso que ela serve: pra obtermos ima imagem final. Mas veja só: é mais importante pra análise e conhecimento das características indivíduais de cada lente o que ela entrega ANTES do início do processamento pra podermos avaliar Á PARTIR DO QUE podemos dar início ao processo de pós-produção; qual o material bruto que ela entrega pra podermos considerar até onde podemos conduzir o processo de pós-produção com sucesso, numa ou outra direção.

Aqui divergimos num conceito.
A imagem digital já sai processada da câmera.
Se você colocar uma lente "X" em uma Câmera "Y" e a MESMA lente numa  Câmera "Z", quer utilize o Lightroom, quer não utilize, você terá imagens DIFERENTES.
Pelo simples fato de câmeras diferentes terem processadores diferentes.
O Lightroom simplesmente é uma continuidade do processo que já se iniciou na câmera.

Quando você coloca um FILME "X" em uma Olympus OM e o MESMO filme emuma Leica, se usar a MESMA LENTE (Zeiss ou Polar) você obterá a MESMA IMAGEM.
Porque o processamento da imagem ocorrerá NO FILME, numa reação química. Mas a luz que passa será a mesma e a imagem, por consequência, também.
Câmeras Digitais, por causa de seus processadores diferentes, são como se fossem FILMES diferentes.

Então imagens com ou sem utilização do Lightroom não serão iguais, e só faria sentido se todo mundo tivesse a mesma câmera, com o mesmo processador.

Foi por isso que eu citei o exemplo da Sigma DP3 Merrill ( Com o TRUE II) e da Canon ( com o Digic 5+ e FF)
as imagens não serão nem um pouco parecidas, mesmo que você utilize a MESMA lente.
Então o Lightroom usado ou não usado, não altera em nada.
É só a continuação de um processo já existente em  cada câmera.
:)

Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #866 Online: 26 de Março de 2013, 19:03:09
Concordo com Carcarah e RSalles. O objetivo maior do topico eh avaliar o q a lente entrega antes de um PP pesado, q torna fotos com uma Polar ou Nikkor 18-200mm VR em obras de arte, a depender de sua criatividade e pericia em PP.
Então não haveria sentido também  em comparar as imagens obtidas com uma lente "X", se essa lente foi usada em uma Mamiya e você tem uma Kodak.
As imagens serão diferentes, quer você use Lightroom ou não.
O Que importa é até onde você pode chegar com uma imagem gerada com aquela lente, numa máquina "X" ou "Y".
Processo Digital sem Lightroom ou PS é um processo que abre mão de uma ferramenta existente.
Mais ou menos como comprar uma Ferrari e usar gasolina fubeca por achar que uma gasolina boa estaria "Auxiliando o desempenho da Ferrari."

Sempre lembrando que TODA câmera processa a imagem.
Umas melhor, outras pior.  :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Rodrigo Eduardo

  • Trade Count: (16)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.841
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo
Resposta #867 Online: 26 de Março de 2013, 19:50:53
defendo a tese do lord  :assobi:

 :snack:
« Última modificação: 26 de Março de 2013, 19:53:04 por sasaitsuricumiashi »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #868 Online: 26 de Março de 2013, 20:05:32
Aqui divergimos num conceito.
A imagem digital já sai processada da câmera.
Se você colocar uma lente "X" em uma Câmera "Y" e a MESMA lente numa  Câmera "Z", quer utilize o Lightroom, quer não utilize, você terá imagens DIFERENTES.
Pelo simples fato de câmeras diferentes terem processadores diferentes.
O Lightroom simplesmente é uma continuidade do processo que já se iniciou na câmera.

Quando você coloca um FILME "X" em uma Olympus OM e o MESMO filme emuma Leica, se usar a MESMA LENTE (Zeiss ou Polar) você obterá a MESMA IMAGEM.
Porque o processamento da imagem ocorrerá NO FILME, numa reação química. Mas a luz que passa será a mesma e a imagem, por consequência, também.
Câmeras Digitais, por causa de seus processadores diferentes, são como se fossem FILMES diferentes.

Então imagens com ou sem utilização do Lightroom não serão iguais, e só faria sentido se todo mundo tivesse a mesma câmera, com o mesmo processador.

Foi por isso que eu citei o exemplo da Sigma DP3 Merrill ( Com o TRUE II) e da Canon ( com o Digic 5+ e FF)
as imagens não serão nem um pouco parecidas, mesmo que você utilize a MESMA lente.
Então o Lightroom usado ou não usado, não altera em nada.
É só a continuação de um processo já existente em  cada câmera.
:)



Perfeito. Concordo, mas... e se o cara tem um sensor DIGIC 5 e gostaria de poder avaliar a Zuiko 58mm f/2.8??
O processamento extra-cam mataria a avaliação que ele poderia fazer do desempenho da objetiva. Idem para todas as outras objetivas do tópico.
Aí o cara olha para a 50tinha 1.8 dele, compara com uma Zeiss e pode chorar à vontade, se a gente mostrar a imagem sem grande pós-processamento.
Entenda, Ary, não estou condenando sua opção de fazer a PP que quiser. Só acho que pós produzindo fortemente, retira a possibilidade dos outros consulentes avaliarem o desempenho aproximado da objetiva quando comparada com o equipamento que ele tem em casa.
A partir do momento que vc faz a foto e informa lente e sensor (cam) temos a possibilidade de correr atrás de outras imagens feitas com conjunto diferentes de sensor + objetiva (dentro ou fora do MF) e realize comparações aproximadas.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #869 Online: 26 de Março de 2013, 20:08:17
defendo a tese do lord  :assobi:

 :snack:
Se eu usar o Silver Efex para transformar uma foto Colorida em P&B eu estarei "Processando a Imagem"...
E, se eu usar a câmera para mandar fazer a Foto em P&B? Estarei fazendo o que? :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/