Autor Tópico: Canon 60mm x 100mm macro  (Lida 11418 vezes)

Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Online: 07 de Maio de 2012, 20:31:14
Em qualidade de imagem qual dessas 2 é melhor?li em algum lugar que a 60mm é mais nitida, não lembro agora.. Será mesmo?DF não é problema...Vi alguns reviews das 2 e fiquei na duvida,não confio muito nesses reviews.

E ai galera,alguma sujestão?

PS:A 100mm não é a L
« Última modificação: 07 de Maio de 2012, 20:53:51 por Amarildo Cardoso »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 07 de Maio de 2012, 20:34:48
Amarildo, é para macro MESMO ou para macro e retrato?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 07 de Maio de 2012, 20:49:47
Amarildo, é para macro MESMO ou para macro e retrato?

Macro


lemendes

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
  • Sexo: Masculino
    • LeMendes
Resposta #3 Online: 07 de Maio de 2012, 21:29:41
Tbm estou nesse impasse.
Quero uma lente que seja para macros e retratos (Isso seria por hobby mesmo). Trabalho com casamentos, mas acho que uma lente macro em uma cerimonia nao é muito usável. Pelo o que vejo o Motor de AF das macros é mais lento que o das outras lentes.

Alguém aqui já usou uma lente macro para fotografar casamentos??
http://www.flickr.com/photos/lemendes_fotografia/

Canon EOS 40D | EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS | EF 50mm f/1.8 II | Speedlite 430EX II | Yngnuo ST-E2


Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 07 de Maio de 2012, 21:56:00
Se é para uso puro e exclusivo em macro, vá com a 60mm. Imaginando também que você não se importe em perder o uso dela numa FF.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2012, 22:57:42
Bom, eu preferiria a 100mm por ser EF e poder aproveitá-la posteriormente numa FF.
Mas tb porque é uma das DF's clássicas para retratos (e essa lente funciona muito bem nisso).
Além disso o bokeh é um tantinho mais cremoso nela que na 60 (embora em macro isso seja insignificante [aqui é por conta de retrato]).
E mais, a 100 permite a mesma magnificação da 60, mas mais longe. Assim, vc consegue pegar insetos mais "ariscos" em bons closes. Para a mesma magnificação com a 60 vc teria que chegar um pouco mais perto e, eventualmente, espantar seu motivo.

Mas a 60 não é ruim não. É tão competente em macro quanto a 100. Apenas tem esses inconvenientes que coloquei acima (que é bem relativo alguns deles)
Em favor da 60 fica o preço.
______________________
Deixa eu colocar uma pulga na tua orelha...
Tá acostumado a fazer foco manual? Acha que se acostumaria? Tá levando macro à sério??? Se for sim para todas: Canon MP-E 65mm.
É mais cara, mas vale cada centavo. É a única lente do sistema pensada exclusivamente para função macro.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 08 de Maio de 2012, 00:55:19

Deixa eu colocar uma pulga na tua orelha...
Tá acostumado a fazer foco manual? Acha que se acostumaria? Tá levando macro à sério??? Se for sim para todas: Canon MP-E 65mm.
É mais cara, mas vale cada centavo. É a única lente do sistema pensada exclusivamente para função macro.

E tu acha que essa pulga já não andou pela orelha?rsrs,essa ta fora de cogitação,muito cara,sei que vale cada centavo,mas como é só para hobby mesmo,vou ficar entre a 60 e 100mm.se compro uma MP-E 65mm não saio mais do mato,já corro atrás dos pássaros,ai fico solteiro.... :D emfim,vou dar mais uma pesquisada,ver algumas fotos das 2.

Obrigado Bucephalus e Hyde.....Se alguém tiver mais alguns prós e contras das lentes....fiquem a vontade.




Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2012, 08:21:57
Bom, não conheço nenhuma das duas a fundo..

Mas essa semana me chamaram pra fazer um trabalho de still em jóias, quase que exclusivamente anéis..
Consegui essa 100mm macro emprestada pra usar numa FF e gostei muito do resultado que ela entrega...Estou apanhando um pouco aqui com reflexos indesejáveis nas peças, mas o resultado já está satisfatório, e isso nem tem nada a ver com a lente..

Se pegar a conta completa do cliente já vou comprar uma dessa com a grana que receber..

Nesse caso das jóias e câmera FF não acho que uma 60mm resolveria (ela nem serve na câmera, digo sobre a distância focal). Gostaria até de testar uma mais longa pra não ter que chegar tão perto das peças..


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #8 Online: 08 de Maio de 2012, 12:16:00
O Mr. Hyde já falou tudo! Mas quero só colocar minha opinião. Eu já pude testar bastante as duas, e em termos de nitidez, cores, contraste, elas são bastante equivalentes, indistinguíveis. Achei a construção da 100mm um pouco melhor, mas a 60mm é bem construída também. Só que, não sei explicar porque, gostei mais das fotos que fiz com a 100mm. Talvez pelo ângulo, pela perspectiva, não sei, mas todas me parecem mais agradáveis. Ou talvez seja pelo bokeh. Não sei explicar, mas depois de usar um tempo uma 100mm emprestada, não gostei de voltar a usar a 60mm.

Depois de um tempo, troquei a Canon 60mm f/2.8 por uma Tamron 60mm f/2 (que também faz macro 1:1), por causa da abertura maior, já que eu usava mais para retratos do que para macro. Outra bela objetiva, perde muito em construção e velocidade de foco, mas ganha em abertura, o desfoque de fundo para retratos era fenomenal. E é extremamente nítida, com ótimas cores, com certeza uma alternativa a se considerar.

Abraços


Gularth

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 240
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 08 de Maio de 2012, 13:42:26
Uma vez vi um review da 60mm no site "the-digital-picture" a uns anos atrás e a 60mm ganhava em qualidade de imagem em relação a 100mm, não era nada gritante, mas tinha uma pequena vantagem.
Já a 100mm eu nunca gostei muito do contraste que ela gera nas minhas fotos quando faço retratos, tanto que uso muito pouco (um dia eu ainda vendo ela rsrs), não sei se uma caracteristica do modelo, mas nunca fiquei muito confortável com isso, mas para macro em si não tenho do que reclamar.
Canon 6D / Canon EOS 30 + Grip
Flash 550 EX / Flash 580 EX II
Objetiva EF 24-85mm USM / EF 35-135mm USM / EF 50mm 1.4 USM / EF 85mm 1.8 / EF 24-105mm 4.0 L


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 08 de Maio de 2012, 20:13:25
Pelos relatos dos colegas estou quase batendo o martelo na 100mm,a diferença de preço não é tão grande e tem uma DF maior.

Alguém conheçe algum site da Inglaterra?Minha prima mora lá e vem com certa frequncia para o Brasil,ela esta para vir mes que vem...Sei que na Europa os equipos são mais caros que nos USA,mas considerando que não vou pagar frete,pode sair mais em conta.quem sabe até uma MP-E 65mm....Esse buraco não tem fundo.. :D,haja dilmas.

Pesquisei algum site na inglaterra e não achei nenhum.

obrigado pessoal.

Abraços.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #11 Online: 08 de Maio de 2012, 20:56:40
Manda uma MP ao Spider. ACHO que ele já fez pesquisa por lá.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


JNelson

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.744
  • Sexo: Masculino
    • JNelson.INFO
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2012, 01:34:36
Testei duas 100mm 2.8 Macro ( Não L ), achei muito pesada, e o foco difícil, da seguinte forma, quando você altera bastante a distância focada, por exemplo, você focou a 2m e na próxima foto focou a 50cm, se você não ajudar manualmente no anel de foco, ela fica numa indefinição danada, vai e vem e acabas perdendo a borboleta que voou para longe.

A 60mm, já não vi este problema, foco super rápido, super silencioso. Se presta bem para retratos e uma nitidez "na minha opinião" superior a da 100mm.

Resumindo, comprei a 60mm e estou muito satisfeito.


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Maio de 2012, 03:21:35
Oi Amarildo! Minha especialidade exige que eu trabalhe com macros, tanto que possuo 3 modelos diferentes e estou pensando em adquirir o quarto. A 60 possui uma imagem excelente, mas exige que vc se aproxime muito do assunto para obter um quadro cheio. Se o assunto for insetos, poderá assusta-los, se for joias a sua câmera e objetiva sairão no reflexo do metal. Meu conselho? Vai de 100mm sem medo de ser feliz...


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.134
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 09 de Maio de 2012, 13:25:06
Tenho uma 60mm que uso na minha profissão, para fotos de olhos. É uma lente excelente, com uma impressionante nitidez, mas a proximidade requerida do objeto às vezes atrapalha um pouco. No meu caso em particular há um grande reflexo na superfície ocular produzido pelo flash circular que uso.  Também o foco em condições de baixa luminosidade às vezes é difícil, mas este parece ser um problema que afeta também a 100mm. Por isto, estou pensando em testar uma 100mm para ver no que dá, embora a diferença entre as distâncias mínimas de foco seja apenas de 10cm. Abç.