Autor Tópico: Opiniões sobre fotos still de jóias  (Lida 5440 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 08 de Maio de 2012, 22:26:40
Pessoal, Estou fazendo uns testes pra um possível trabalho e ando tendo dúvidas sobre a fotografia de jóias.

O que acham dos resultados a seguir?

Aparentemente existe mais alguma coisa a ser feita na hora da foto ou somente edição daqui pra frente? Percebo que ficaram meio evidentes em formato grande alguma imperfeições das peças e micro riscos de polimento, e em algumas não consegui eliminar todos os pontos de luz ou reflexos. As peças usadas são novas.. Existe um leve tratamento nas fotos, corrigindo balanço de braços, recorte, exposição, brilho e contraste.

Como novato nesse estilo, acho que esse é o máximo que eu consigo chegar, mas é bom ouvir opiniões e críticas de quem entende mais do assunto.

Todas com Canon 5DII, 100mm macro, f/20, 1/60s, ISO 100.

01


02


03


« Última modificação: 08 de Maio de 2012, 22:29:52 por Luciano.Queiroz »


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 08 de Maio de 2012, 22:39:22
Não, Luciano. Não é o máximo. Vc pode mais...

Pra mim o clarão é um problema. Vc amenizou o flash? Como? É o caso de se pensar em uma adaptação caseira para criar maior superfície de saída de luz para amenizá-la.
Outro detalhe importante e que me incomodou profundamente.... O reflexo negro da sala. Aparentemente vc vez a caixa de luz com uma das abertura grandes em que ficou posicionada a cam e a luz e essa abertura estava voltada (lógico) para o ambiente externo que com o disparo do flash se tornou escurecido e deu um forte reflexo negro na peça (muito visível na 2).

Em vez de caixa, tente uma tenda de luz. Ou, alternativamente, puxe a cam mais para fora e cubra toda a embocadura da caixa com um pano branco só deixando uma pequena abertura para a entrada da objetiva (aí vai ter que rever teu esquema de luz, porque aquele flash ali vai ficar prejudicada sua ação). Aì some esse reflexo negro ficando TUDO branco.

Dito isso: tem que retirar essas imperfeições das peças. Estão bem evidentes.
Boa sorte!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 08 de Maio de 2012, 23:21:15
Still de jóias não é fácil por causa dos reflexos.Não seria o caso de usar luz continua ao invés de flash?Quando faço algum still faço assim,com luminárias de lampadas pl,com papel vegetal na frente.faço com 3 lampadas,uma em cada lado e uma em cima tirando qq sombra,as suas tem uma leve sombra.....a luminária fiz gambiarra..rsrs

Essas jóias são para uso em catálogo?se sim deixe as jóias todas em foco,acho que fica melhor,essa macro da um doff muito curto .

Vamos esperar os colegas mais entendidos em still dar suas opiniões.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2012, 07:33:55
Não, Luciano. Não é o máximo. Vc pode mais...

Pra mim o clarão é um problema. Vc amenizou o flash? Como? É o caso de se pensar em uma adaptação caseira para criar maior superfície de saída de luz para amenizá-la.
Outro detalhe importante e que me incomodou profundamente.... O reflexo negro da sala. Aparentemente vc vez a caixa de luz com uma das abertura grandes em que ficou posicionada a cam e a luz e essa abertura estava voltada (lógico) para o ambiente externo que com o disparo do flash se tornou escurecido e deu um forte reflexo negro na peça (muito visível na 2).

Em vez de caixa, tente uma tenda de luz. Ou, alternativamente, puxe a cam mais para fora e cubra toda a embocadura da caixa com um pano branco só deixando uma pequena abertura para a entrada da objetiva (aí vai ter que rever teu esquema de luz, porque aquele flash ali vai ficar prejudicada sua ação). Aì some esse reflexo negro ficando TUDO branco.

Dito isso: tem que retirar essas imperfeições das peças. Estão bem evidentes.
Boa sorte!

aí que tá o problema... está tudo fechado pra não ter reflexos externos, como uma tenda mesmo. mas no caso dessa segunda o preto que tá ali sou eu. Sempre que o anel é redondo isso acontece porque meu reflexo vai invadir. A única forma que consegui melhorar isso é virar o anel pegando quase que só a lateral dele, o que não é viável.. Quando o anel tem quinas como a 1 e 3 consigo fugir desse reflexo. Talvez me posicionando mais longe possa reduzir esse reflexo, mas aí o corte na imagem tem que ser muito grande. Mas será que é viável isso, deixar a imagem com pequeno tamanho final? Tenho minhas dúvidas.

As imperfeições das peças terão que ser tratadas mesmo... Mas por enquanto queria saber se tem algo a fazer antes do tratamento só.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2012, 07:40:58
Still de jóias não é fácil por causa dos reflexos.Não seria o caso de usar luz continua ao invés de flash?Quando faço algum still faço assim,com luminárias de lampadas pl,com papel vegetal na frente.faço com 3 lampadas,uma em cada lado e uma em cima tirando qq sombra,as suas tem uma leve sombra.....a luminária fiz gambiarra..rsrs

Essas jóias são para uso em catálogo?se sim deixe as jóias todas em foco,acho que fica melhor,essa macro da um doff muito curto .

Vamos esperar os colegas mais entendidos em still dar suas opiniões.

Pois é Amarildo..tem luz contínua também.. e o flash nem está posicionado diretamente pros anéis.. estou usando um mini softbox na cabeça do flash. A única coisa é que tive que fechar o lado esquerdo das peças por causa de uns reflexos que apareciam, e com isso cortei a luz da esquerda e por isso a sombra..Mas acho que isso nem seria o problema maior...

Não sei como deixar tudo em foco.. já está em f/20.. Testei até com f/29 e melhora mas não resolve... mas não quero trabalhar com ela tão fechada assim também porque começam a aumentar as aberrações cromáticas e perda de nitidez..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2012, 07:50:18
aí que tá o problema... está tudo fechado pra não ter reflexos externos, como uma tenda mesmo. mas no caso dessa segunda o preto que tá ali sou eu. Sempre que o anel é redondo isso acontece porque meu reflexo vai invadir. A única forma que consegui melhorar isso é virar o anel pegando quase que só a lateral dele, o que não é viável.. Quando o anel tem quinas como a 1 e 3 consigo fugir desse reflexo. Talvez me posicionando mais longe possa reduzir esse reflexo, mas aí o corte na imagem tem que ser muito grande. Mas será que é viável isso, deixar a imagem com pequeno tamanho final? Tenho minhas dúvidas.

As imperfeições das peças terão que ser tratadas mesmo... Mas por enquanto queria saber se tem algo a fazer antes do tratamento só.

Ou talvez abandonando a FF e arrumando uma APS-C pra ficar mais longe do objeto..



agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2012, 08:18:29
tenta fazer uma tenda,e na frente so o buraco para a lente
segunda fiz prataria com cristal, sem tenda,
foi bem dificil, nao estava no meu estudio,
fui socorrer um colega, foi placa de isopor para tudo lado,  :hysterical:
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2012, 08:20:48
Pois é Amarildo..tem luz contínua também.. e o flash nem está posicionado diretamente pros anéis.. estou usando um mini softbox na cabeça do flash. A única coisa é que tive que fechar o lado esquerdo das peças por causa de uns reflexos que apareciam, e com isso cortei a luz da esquerda e por isso a sombra..Mas acho que isso nem seria o problema maior...

Não sei como deixar tudo em foco.. já está em f/20.. Testei até com f/29 e melhora mas não resolve... mas não quero trabalhar com ela tão fechada assim também porque começam a aumentar as aberrações cromáticas e perda de nitidez..
na segunda prova da para ver o esquema de luz, e dificil, material brilhante e redondo, vira ESPELHO.
abs.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2012, 08:21:43
Ah, entendi... Mas não é para vc aparecer mesmo. Tem que ficar um buraco (conforme sugeri antes) apenas para entrar a objetiva. Imagina o seguinte: Vc é o anel e tá lá dentro daquela tenda árabe toda branca com um montão de luz vindo de fora. Tá tudo muito, muito branco. Aí vc percebe uma abertura se abiri no vão entre dos dos tecidos da parede da tenda e aparece um trco redondo de metal e vidro. Vc fica congelado de medo e não se mexe para nada...rsrsrsrs (viajei, né?) Mas então, o reflexo por ventura criado, será mínimo e melhor trabalhado com angulação da peça e mesmo da cam. Nesse caso aí, a cam tem que estar plugada ao note para vc usá-lo como liveview.

E sim... Ou uma APS-C ou uma lente de DF mais longa. Vc tem que se afastar do objeto.
Use a calculadora para calcular o DOF e ter idéia do que fazer para aumentar ele: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?topic=23976.0
Abç,

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2012, 09:40:57
Luciano, EMHO faltou luz... não necessariamente em quantidade, mas luz suavizada e dispersa.
Melhora se vc fizer todas as luzes rebatidas... e claro, usar uma tenda e alguns difusores.
Quanto mais longe estiver a fonte de luz mais suave e dispersa ela chegará e evitará reflexos duros.
A base branca também não está totalmente branca... ela é mais uma aliada nesse tipo de foto.
Vc tem que conseguir com a iluminação eliminar todos os fundos... aí é sinal que a luz está correta.
Reveja também a questão do ângulo... baixar a cam um pouco mais talvez ajude a ter um resultado melhor.
No mais... é tentativa e erro mesmo.


mrferreira

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.096
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2012, 10:21:33
Eu vi estes artigos aqui e talvez te ajude em algo... Ou pelo menos usar o reflexo a seu favor.
Esse primeiro ele demonstra o efeito mundando os pontos de luz, talvez um deles resolva para você:

http://www.photoflexlightingschool.com/Lighting_Lessons/Lessons_on_Shooting_Products_Still_Life/Lighting_Jewelry_Simply_and_Effectively/index.html

Muito bom esse controle de reflexos:
http://www.photoflexlightingschool.com/Lighting_Lessons/Lessons_on_Shooting_Products_Still_Life/Controlling_Reflections_in_Impossibly_Reflective_Objects/index.html

E esse aqui é so pra inspirar... :hysterical:
http://www.photoflexlightingschool.com/Lighting_Lessons/Lessons_on_Shooting_Products_Still_Life/Shooting_Jewelry_on_a_Budget/index.html

Espero ajudar!
Depois vc mostra pra gente a sua evolução!
Canon T3i + EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II; EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS II; EF-S 50mm f/1.8 STM




Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2012, 10:28:02
Eu vi estes artigos aqui e talvez te ajude em algo... Ou pelo menos usar o reflexo a seu favor.
Esse primeiro ele demonstra o efeito mundando os pontos de luz, talvez um deles resolva para você:

http://www.photoflexlightingschool.com/Lighting_Lessons/Lessons_on_Shooting_Products_Still_Life/Lighting_Jewelry_Simply_and_Effectively/index.html

Muito bom esse controle de reflexos:
http://www.photoflexlightingschool.com/Lighting_Lessons/Lessons_on_Shooting_Products_Still_Life/Controlling_Reflections_in_Impossibly_Reflective_Objects/index.html

E esse aqui é so pra inspirar... :hysterical:
http://www.photoflexlightingschool.com/Lighting_Lessons/Lessons_on_Shooting_Products_Still_Life/Shooting_Jewelry_on_a_Budget/index.html

Espero ajudar!
Depois vc mostra pra gente a sua evolução!

Valeu.. não conhecia esse site não..


lgmmachado

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 335
Resposta #12 Online: 09 de Maio de 2012, 22:51:44
Fiz um trampo uma fez de joias e realmente foi bem dificil na primeira vez mas aproveitei a oportunidade e tinha algum tempo para fazer alguns testes e os melhores resultados vieram com dois setups (obvio para o que queria)

Um deles foi usar o objeto sob uma chapa de 2mm translucido e usei um flash por baixo eliminando as sombras e dai usei um flash e dois rebatedores que eram tb pedacos de acrilico translucido (aquele branco leitoso).

Outra tecnica foi pendurar as joias com fio de nylon bem fino e abusar do setup de luz e rebatedores. Cuidado ao fazer estas fotos para eliminar o nylon no pos-tratamento pois pode ser bem trabalhoso o pos se nao for bem planejado.

Mas grandes areas de difusao para objetos muito refletivos pode ajudar bastante...


sentient6

  • Trade Count: (6)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 151
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Maio de 2012, 12:47:26
Caramba, muito bom este site. Valeu por compartilhar ae!!
"O poder corrompe,o poder absoluto corrompe absolutamente"
Lorde Byron


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #14 Online: 10 de Maio de 2012, 13:35:13
Olá  :ok: :ok:
Eu não entendo nada para dar opinião  :no: tou acompanhando para aprender.
Uma coisa que notei foram as "manchas" no mesmo local em todas as fotos.
Poderia ser algum resíduo na lente ou no filtro (se você usar) ?
Abraço Luciano  :ok: :ok: