Autor Tópico: "Gasta" mais rápido o Sensor CCD/CMOS quando filma?  (Lida 13404 vezes)

michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Online: 09 de Maio de 2012, 08:43:37
Bom dia!, Pessoal,

Citando por exemplo uma Nikon D5100, tenho curiosidade em saber se na prática quando se utiliza uma câmera que é feita nativamente para bater fotos, mas possui o recurso de filmar, se o Sensor CCD/CMOS da mesma gasta mais rápido utilizando a mesma para filmagem, do que utilizar a câmera apenas para Fotos.
Pois em "Teoria" o sensor ficaria "ativo" por mais tempo, do que quando é utilizado para bater fotos.

Gostaria da opnião de quem realmente usa a câmera para filmar e se notou se a câmera dura menos ou apresenta perda de qualidade depois de um tempo filmando com a mesma.

Abraços,

Michel


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2012, 13:29:21
Não vi diferença na durabilidade ou qualidade do sensor. O obturador dura até mais pois só se move no início e no final do vídeo.
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2012, 13:33:40
Obrigado pela sua informação rafakarg!

Michel


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2012, 00:32:29
Obrigado pela sua informação rafakarg!

Michel
De nada michel!  :ok:
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


Epix

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 21
Resposta #4 Online: 10 de Maio de 2012, 01:19:00
Tenho usado as moças desde Agosto do ano passado em média em 5 eventos por mês (casamentos), fazendo vídeo de íntegra da Cerimônia (cerca de 4-5 horas de captação por evento). Nenhum contratempo com 60D (usada até dezembro) ou 5D Mark II (até os dias atuais).

Rafa, o obturador... acho que ele não se move a cada cena produzida, não. Apenas quando se entra no live view... mas isso eu não tenho certeza, é só o que escuto... :D


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #5 Online: 10 de Maio de 2012, 10:28:10
Certo, apenas quando entra no live ou no modo de vídeo!  :ok:
Também uso 60D bastante e nada de problemas.
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 10 de Maio de 2012, 11:00:30
Vi uns tweets do Vernaglia dizendo que as Canon 7D apresentaram vários pixels queimados devido ao uso em filmagens...eu acho que deve diminuir a vida útil do sensor sim, afinal ele esquenta mais quando filma. Mas como a vida útil dos sensores é MUITO, MUITO maior que a vida útil dos componentes móveis da câmera, acho que não haveria problemas em usar sua D5100 para filmagens... :ponder:


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2012, 11:48:47
Acho o mesmo, mas as 7D's? (todas?)
Elas tem o mesmo sensor da 60D, e esta não esquenta quase nada em filmagens.  :)
Vida útil deve diminuir mas isso você com certeza não vai perceber. Já vai ter trocado o obturador algumas vezes antes do sensor ir pro saco. hehehe
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


Clayton Igarashi

  • Trade Count: (17)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 167
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 10 de Maio de 2012, 13:50:43
Acho o mesmo, mas as 7D's? (todas?)
Elas tem o mesmo sensor da 60D, e esta não esquenta quase nada em filmagens.  :)
Vida útil deve diminuir mas isso você com certeza não vai perceber. Já vai ter trocado o obturador algumas vezes antes do sensor ir pro saco. hehehe

Vasculhei mas achei os tweets do Vernaglia falando sobre seu problema com os dead pixels na 7D por conta da filmagem...

Armando Vernaglia Jr ‏ @VernagliaJr
@FellipeC @trasdaobjetiva Minha conclusão até agora é que ela não aguenta filmar muito... comprei perfeita, hoje tem uns 15 dead pixels...

Armando Vernaglia Jr ‏ @VernagliaJr
Coisas que aprendi com a 7D... quer filmar? Compre p/filmar, quer fotografar? Compre p/ fotografar, quer os dois? Compre duas.

Armando Vernaglia Jr ‏ @VernagliaJr
Advertência: até prova em contrário, filmar com a 7D causa dead pixels, aprentemente isso não ocorre com a 5D MK II #fotografia

Armando Vernaglia Jr ‏ @VernagliaJr
Gastei o dobro do tempo para tratar as fotos de Paris por conta de ficar carimbando dead pixels... =^( #CanonFail

Armando Vernaglia Jr ‏ @VernagliaJr
Pensando fortemente em comprar uma Sony A77 pro lugar da 7D...
 :ok:
Isso são tweets de outubro de 2011...




rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #9 Online: 10 de Maio de 2012, 15:03:04
Muuuito estranho, pode ser um problema em particular com a câmera dele. Filmo bastante e tiro bastante fotos com a minha 60D que tem o mesmo sensor. Já passei das 10.000 fotos e algumas horas de vídeo e tudo está perfeito!
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #10 Online: 10 de Maio de 2012, 16:52:59
Interessante esta questão né pessoal!, tem um "tecnico" de eletrônica aqui perto de casa e ele disse que não é legal ficar usando a câmera para filmar, porém eu acredito sim que há desgaste, mas é tão pequeno, que levaria muitas, mas muitas horas para danificar a câmera de forma a inutilizar a mesma!

Como vocês comentaram, provavelmente antes de queimar o sensor, já terá trocado por várias vezes o obturador!

Abraços,

Michel


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #11 Online: 10 de Maio de 2012, 23:36:05
Grande besteira não filmar com DSLR tendo em vista a qualidade maravilhosa e os crescentes recursos delas.
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


zecahue

  • Trade Count: (2)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 294
    • Zé Cahue
Resposta #12 Online: 15 de Maio de 2012, 00:11:22
Laser queima pixels do sensor. Pode ser desde aquelas lanterninhas laser até laser de pista de dança.

http://www.youtube.com/watch?v=J0TgaGePhJA


rafakarg

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 196
  • Sexo: Masculino
    • Imagine Produções
Resposta #13 Online: 15 de Maio de 2012, 11:06:25
Já queimei sensor de uma filmadora minha com laser de uma festa de 15 anos.
Isso que o DJ me garantiu que era de apenas 30mw.  >:(
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
Confúcio


rbjordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
  • Canon EOS 5D Mark III
Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2012, 11:02:37
Nussa, que coisa! Maldito laser...

Queimou os pixels do sensor = perda total da cam?
Canon EOS 5d Mark III | EF-S 18-55mm IS | EF 50mm f1.8 II | EF 28-105mm f/3.5-4.5 USM | EF 24-105mm f/4 L IS USM |Flash 430EX II Speedlite | Tripé Manfrotto 725B Mini Digital |