Autor Tópico: Fotometria  (Lida 1003 vezes)

Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Online: 12 de Maio de 2012, 17:41:31
Dando uma navegada no youtube, achei um vídeo bem didático sobre fotometria e os tipos de medição. Achei interessante compartilhar pois eu acabei aprendendo um pouco mais e outros podem ter o mesmo aprendizado ou dúvidas:

http://www.youtube.com/watch?v=thFnX7vgcU4&feature=related
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2012, 18:08:50
Video bacaninha e bem didatico, mas isso tem no manual das cameras. Nesses casos dificeis, com a pessoa a frente de uma janela, uso o matricial, subexponho o assunto e corrigo no PS ou LR reduzindo as sombras. Se abusar, desbota as cores do assunto, coisa q "ainda" nao sei resolver.

Flash de preenchimento aih tb eh uma boa pedida, mas comumente altera as cores, ou seja, vc fica entre a cruz e a espada: cores fieis, mas fracas, ou cores alteradas e corretamente saturadas.

Alguem aih com mais vivencia q a gente pode opinar sobre esse tipo de foto dificil, com o assunto a frente de uma janela iluminada?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2012, 00:50:19
Não existe uma resposta certa para esta questão da frente da janela. Pode parecer babaqice minha mas não é. As possibilidades artísticas podem variar muito, dependendo de muitos fatores: Pose, estilo q se quer dar a foto, modelo, gosto pessoal....
Agora se a questão for apenas fazer uma fotos  com a pessoa bem exposta e o fundo também....Tem coisas q se pode fazer... Não se trata de regulagem da cam em sim e sim estratégias para tentar contornar/minimizar a diferença de luz. 
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.