Autor Tópico: Comprar ou não comprar no mercado livre? - Câmera  (Lida 7167 vezes)

marianab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Online: 09 de Maio de 2012, 13:03:29
Olá!

Sou nova por aqui, depois de muito fuçar acabei chegando ao fórum. Procurei bastante pela net e também por aqui algo que realmente acabasse com a minha dúvida, e acabei não chegando a uma conclusão..

Estou me progamando e pesquisando para fazer uma 'boa compra' e não quero que o barato saia caro.

Os preços do mercado livre comparados a lojas fisicas ou mesmo sites "confiaveis" na internet são absurdamente gritantes.

'E quando a esmola é demais o santo desconfia'.. Não entendo como o mesmo equipamento tem diferenças de R$ 1.000,00 pra mais, coisa demais pro meu bolso e pra quem está iniciando.

Alguém já comprou? Recomenda? Prós e contras?
Alguma recomendação de loja online confiavel?


Humberto Yoji

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.941
  • Sexo: Masculino
    • Humberto Yoji - fotógrafo
Resposta #1 Online: 09 de Maio de 2012, 13:15:48
Tem algumas regras básicas para todo comprador no ML.

- Quando o preço for muito baixo, é melhor deixar passar. Dê preferência a anúncios com fotos reais do produto à venda. Preste muita atenção porque muitas vezes o produto à venda é diferente do anunciado no título (tome cuidado com coisas como T3 e T3i, por exemplo).

- Faça muitas perguntas antes de fechar a compra, fique esperto com pessoas que demoram demais para responder e que dão respostas automáticas. Tome cuidado com vendedores que dão respostas evasivas. Pergunte sobre absolutamente todos os detalhes.

- Se puder, dê preferência a retirar no local, pagando na hora, e podendo testar o produto. Se não puder, pague pelo MercadoPago.


Seguindo esses procedimentos, eu nunca tomei calote no ML, mas já ouvi muitas e muitas histórias, inclusive de amigos meus, portanto todo cuidado é pouco.

Abraços


Mia

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 820
  • Sexo: Feminino
    • Mayara Magalhães Fotografia
Resposta #2 Online: 09 de Maio de 2012, 13:28:35
Ola Marianab,

Eu ja comprei no mercado livre uma unica vez e foi uma camera compacta. Nao tive problema algum. Essas regrinhas passadas pelo Humberto sao super validas caso vc opte por comprar la.

Mas vc tem a opcao de passar na parte de classificados aqui do MF. Quem sabe vc pode encontrar o que esta procurando... fica ai a dica!!!!

Boa sorte.  ;)
"É muito melhor arriscar tentando alcançar um triunfo, mesmo expondo-se à derrota, do que formar fila com aqueles pobres de espírito que não gozam muito nem sofrem muito, porque vivem naquela penumbra cinzenta que não conhecem nem a vitória nem a derrota".

Site: www.mayaramagalhaes.com / Instagram: @mayaramagalhaesfotografia
Facebook: www.facebook.com/mayaramagalhaesfotografia
http://www.flickr.com/photos/myamagalhaes/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #3 Online: 09 de Maio de 2012, 13:33:14
Olha, para quem não tem experiência de compra no ML, EU, sinceramente, não recomendo que tente. Ainda mais equipo fotográfico que, quase sempre, é caro pacas.

Muito mais seguro vc comprar com um vendedor pessoa física que seja bem referenciado.
Aqui no MF tem uma sessão de 'Classificados'. Lá vc pode encontrar equipos novos e usados com foristas que frequentam esse espaço há muito tempo e com boas qualificações.
Outra alternativa é comprar com o Nelson Nakamura. Vendedor profissional muito bem quisto no mercado.

Bem vinda ao MF.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 09 de Maio de 2012, 13:50:20
Preços no Mercado Livre normalmente são mais baratos que numa loja física realmente. Isso porque a maioria que vende lá não tem loja física, e portanto não tem uma série de custos.

Eu nunca levei um calote no ML em quase 10 anos de compras. É só fazer como o Humberto Teté escreveu acima que dificilmente terá problema. O Mercado Pago é uma ótima ferramenta pra garantir a negociação, tanto pelo lado do cliente como do vendedor.

Os classificados daqui também são uma ótima opção.


pricardo78

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 13
Resposta #5 Online: 09 de Maio de 2012, 16:36:55
Basta ter muito cuidado...é só seguir as regras citadas...
Eu estava procurando uma DSLR e achei uma Pentax KR com duas lentes do kit...
não estava na caixa, porém veio completa e com bolsa....o kra trouxe no meu trabalho e paguei na hora dele..
Ele comprou nos EUA (tem nota), para um trabalho de estúdio que não deu certo...ela tinha menos de 500 clicks quando verifiquei...
Tem um kit igual hoje na faixa de 2.200,00...sabe quanto eu paguei.....R$ 950,00 !!!!! Levei para uma amigo que tem assistência avaliar
e ele disse que tava impecável e não era nenhum produto "refurbish" (é assim que se fala?!?!)
Enfim...dei muita...mas muita sorte.
Nem eu acreditei...


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #6 Online: 09 de Maio de 2012, 16:52:33
Meu marido compra produtos no ML sempre e nunca teve problema de pagar e não receber... e ele compra coisinhas caras...

recentemente eu comprei um rebatedor que veio com manchas de caneta no tecido... entrei em contato com o vendedor, e ele aceitou trocar numa boa... inclusive pagando o frete de volta...

há uma série de coisas a serem analisadas... prefira mercado pago...  :ok:
olhe a reputação do vendedor, além de todas as dicas que já foram citadas...  :ok:

mta gente recebe calote por não tomar os cuidados básicos... outro dia vi na tv uma mulher que comprou um MAC, um Ipad e um Iphone, tudo por 3 mil mangos...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

achou que levava vantagem... no fim recebeu 5 pacotes de miojo, um pedaço de telha, um tijolo e uma latinha de milho...

 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

e o pior é que era uma pessoa bem instruída... todos esses produtos apple por apenas 3 mil???? aposto que ela tb acredita em papai noel...  :D


marianab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #7 Online: 09 de Maio de 2012, 17:07:11
Obrigada pelas respostas! Importante a opinião de vocês..

Já fiz algumas (poucas) compras no ML e sempre ocorreu tudo certo (valores baixos), observando sempre a 'reputação/qualificação' dos vendedores assim como vocês disseram e usando Mercado Pago.

A maior desconfiança é a procedência do equipamento mesmo, consequentemente envolvendo o valor alto que eu iria investir..



Amarildo Cardoso

  • Trade Count: (9)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.260
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2012, 21:12:38
Sou usuario do ML a uns 5 anos e nunca tive problemas....Só acrescentando o que já falaram,ao fazer uma transação no ML,nunca entre por linck enviado por e-mail....entre pelo navegador.


fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2012, 21:17:33
A maior desconfiança é a procedência do equipamento mesmo, consequentemente envolvendo o valor alto que eu iria investir..

Mariana,

Se for pagar à vista, reforço a sugestão do Mr. Hyde, faça orçamento com o Nelson. Dificilmente encontrará preço melhor. E a negociação é sempre tranquila com ele.

 :ok:


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 09 de Maio de 2012, 21:29:20
Mariana,

Se for pagar à vista, reforço a sugestão do Mr. Hyde, faça orçamento com o Nelson. Dificilmente encontrará preço melhor. E a negociação é sempre tranquila com ele.

 :ok:

comprei com ele e recomendo.


marianab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Resposta #11 Online: 09 de Maio de 2012, 23:34:07
O pagamento não seria feito integral em $$$, ai já me complica um pouco pra buscar outras opções de compra  :(


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #12 Online: 10 de Maio de 2012, 09:12:18
O pagamento não seria feito integral em $$$, ai já me complica um pouco pra buscar outras opções de compra  :(

Pq não manda um e-mail a ele e veja possibilidades de pagamento?

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 10 de Maio de 2012, 09:18:37
Só compro no ML se o vendedor for de minha cidade. (BH)
Comprei minha Sigma nova assim.
Fui lá, vi a lente, ganhei um desconto de 300 reais.
Sempre que olho, filtro pela cidade, peço tel, entro em contato e vou lá conferir.
Abs.
P. S. Em BH tenho um fornecedor mais barato que o ML, que só vende produtos NOVOS e na caixa.
 :)
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #14 Online: 10 de Maio de 2012, 10:16:19
ML é 99,9% seguro..... se souber comprar ...especialmente no que tange a reputação do vendedor....quando achar preços interessantes lá...e tiver dúvida poste o link aqui.....te digo vendedor platinum ou gold vc tem 99,9% de fazer uma compra tranquilissima...agora vendedor sem qualificação ou pouco volume de vendas...recomendo não....fuja igual  >:D da cruz.... :hysterical: :hysterical:
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, 10:17:07 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8