Autor Tópico: Zenit 122 ou Zenit 12xp?  (Lida 7704 vezes)

gurinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Online: 01 de Maio de 2012, 10:31:44
Galera, decidi comprar uma Zenit 122 ou Zenit 12xp, mas estou na duvida, alguem tem algumas das cameras e sabe qual e melhor que qual e se vale a pena comprar, aparentemente sao muito boas e sao manuais!
Obrigado!


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2012, 11:35:51
Bom... eu tenho as duas. Basicamente é a mesma câmera, acho que a 122 tem um design mais moderno e ergonômico , mas a 12Xp eu acho ainda mais  robusta. De resto é a mesma câmera (no ISO, velocidade, lente Helios, etc), um tanque de guerra, feito para durar 200 anos.
« Última modificação: 01 de Maio de 2012, 11:37:43 por Herik »


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2012, 13:47:12
Exatamente o que Herik falou. É basicamente a mesma câmera, o que muda é apenas a parte de fora...

Eu particularmente, acho a 12XP mais bonita.
Pois, por ser mais antiga que a 122, tem uma aparência mais clássica...

Mas isso é gosto pessoal  ;)


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2012, 14:04:07
Mesma camera com carenagem diferente.
Acho a 12 mais classica, mas se quer uma totalmente mecanica compra a 11 se voce conseguir achar, essa é totamente mecanica.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 03 de Maio de 2012, 22:53:40
Qual a diferença da Zenit 11 para a 12?
Apenas o fotômetro?


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #5 Online: 04 de Maio de 2012, 15:48:49
Qual a diferença da Zenit 11 para a 12?
Apenas o fotômetro?
O corpo é praticamente identico, com uma pequena quase imperceptivel para quem as ver pela primeira vez. A Zenit 11 tem na sua parte frontal acima da rosca da lente uma fotocelula que capta a luz ambiente e transmite para os fotometro onde voce ajusta as abertura manualmente fica localizado proximo ao botão ISO/DIM.
A Zenit 12 tem o mesmo corpo mas sem o a fotocelula na frente, esta possui dois sensores dos lados do visor eletronico que é alimentado por baterias LR-44 ou similar. Estes por sua ves faz acender trez luzinhas no lado direito do visor uma, nas sequencias, de cima para baixo (vermelho, verde e vermelho) Para ajustar a exposição gira-se o anel de abertura até encontrar a abertura correta, que é indicada pela luz verde ou seja a do meio. Não precisa nescessariamente estar no verde mas tambem pode ficar oscilando do verde para o vermelho. luz de cima acesa indica superesposição, a de baixo subesposição.
Para quem não tem muita pratica a Zenit 11 é meio complicado de manuseiar. Mas é muito interessante brincar com ela.
So lembrando que, como a Zenite 11 não faz medição de luz atravez da lente ela tende a sair com diferença para +ou para -
Para quem vai fotografar com negativos não ha problemas, mas para cromo é bom tomar cuidado pois eles não aceita loga margem de erros.
A Zenit 11 foi minha primeira camera reflex.
Abraço.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #6 Online: 05 de Maio de 2012, 00:09:54
Branco,
Estou com uma 12 XP  e sem as baterias que alimentam o fotômetro. Li no manual da câmera que seriam 2 baterias Mallory D-386, esse modelo que você citou LR44 é compatível? Li em outros fóruns que poderia ser substituída também pela LR43.
agradeço desde já a atenção,
abs.
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #7 Online: 08 de Maio de 2012, 21:59:23
Branco,
Estou com uma 12 XP  e sem as baterias que alimentam o fotômetro. Li no manual da câmera que seriam 2 baterias Mallory D-386, esse modelo que você citou LR44 é compatível? Li em outros fóruns que poderia ser substituída também pela LR43.
agradeço desde já a atenção,
abs.
As baterias são so para alimentar o fotometro ela fucionará sem as mesmas normalmente. só que voce terá que usar a tabelinha que vem na caixa do filme como base.
Quanto as baterias, se forem do mesmo tamanho serve sem problema.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


michel

  • Trade Count: (10)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 122
Resposta #8 Online: 09 de Maio de 2012, 09:31:23
Eu tenho uma Zenit 122 novinha, adoro ela!, funciona muito bem! Recomendo!
Se quiser saber mais detalhes sobre ela, pode perguntar!

Abraços,

Michel


MD-Zenit

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 117
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 09 de Maio de 2012, 19:39:17
Ambas são boas máquinas.
MD-Zenit


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2012, 19:54:19
Estou terminando o primeiro rolo de teste na minha 12XP. Depois que comecei a fotografar, percebi que o botão que regula a ASA do filme está meio "solto", ou seja, comprei um kodak 100, posicionei o botão nesta marcação, mas ele fica girando o tempo todo, não está estável... Acredito que tem um defeito.
Consegui um outro corpo de uma 12XP e nela este botão está ok, você seleciona e ele fica estável (no entanto ela está em estado um pouco pior do que a minha). Estou pensando em fazer um transplante do botão dela para a minha máquina.
Vi que tem um parafusinho lateral, será que se eu tentar eu consigo ou é um trabalho muito delicado de ser feito? O que vocês me recomendam?
att.
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5