Autor Tópico: Canon T3i x Nikon D5100? - Questão clássica, porém ainda em dúvida.  (Lida 8306 vezes)

marianab

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 5
Depois de ler muita coisa a respeito e ver que é uma dúvida clássica e pertinente pela net (no fórum também), a dúvida permanece.
 
Ai que cheguei a algumas conclusões, e queria saber se estou equivocada e falando besteira, se puderem responder..
 
Segue:

1 - O que me atrai nas duas câmeras é o custo x beneficio para o que preciso, que na verdade não são para trabalhos profissionais.
(quero tanto para retratos quanto para 'paisagens', fica controverso, eu sei, mas já explico..)
 
2 - Sei que a 'semelhança' das duas é bem grande e pelo que pesquisei os acessórios de equipamentos Canon são mais baratos e mais 'abundantes'. Procede? (O que se torna um ponto positivo pois não disponho de uma grande quantia $ nesse inicio.)
 
3 - Pelo que vi eu gostei mais do video da Canon e das fotos da Nikon. Achei as fotos da nikon mais vivas, nas comparações que andei vendo.
 
Mas a grande questão que me deparei foi:
 
4 - A Nikon não possui motor de foco no corpo, e sim nas lentes que 'tem que ser' compradas com o motor, pra não ficar somente com o manual.
Já a Canon vi que tem, mas agora, não sei se é no corpo ou todas as lentes canon já possuem motor?
 
"Sei" (na verdade não sei hahaha) que sem esse motor me dificultaria um pouco, ex: quero tirar foto com um grupo de pessoas, o tempo para bater a foto seria maior (ajustar). Procede?
 
Desculpem mas não sei usar termos técnicos, estou saindo de uma 'compacta' com funções manuais, não me considero totalmente leiga mas tem muuuuitaas coisas que é claro que eu não sei, hahah :/
 

5 - Olhei os kits da Canon que estou pesquisando, e teria a opção de pegar no kit uma 18-135mm. Seria melhor? Visto que quero fotografar tanto pessoas como paisagens, como citei. Não sei se estou falando besteira, hahah.
 


No final se não fosse tudo isso eu ficaria talvez com a 'Nikon' por gosto mesmo, já que dizem que são 'equivalentes'. Mas pelo que citei acabaria na Canon.
 
Desculpem o post extenso e cheio de perguntas, mas realmente não consegui chegar a algo 'concreto' diante de tudo que li, visto que tem gente que pende pra nikon e tem gente que pende pra canon, o que eu não acho errado, mas me deixa ainda mais confusa.
 
Pra mim não seria questão muito de gosto, mas sim da facilidade (em achar equipamento, ser um pouco mais em conta, etc etc).

« Última modificação: 09 de Maio de 2012, 23:30:22 por marianab »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2012, 00:10:31
É uma questão acho que muito mais pessoal do que técnica pois ambas se equivalem. Nunca mexi com Canon então não posso dizer.
A minha recomendação é que se você tiver oportunidade mexa em uma Nikon e em uma Canon para sentir qual interface e controles manuais te satisfazem mais.

Em relação ao motor de foco estar ausente na D5100 é uma pena mas, como acabei de escrever em outro tópico, desencana em um primeiro momento pois para a sua necessidade as lentes que você irá encontrar e comprar acabarão sendo com o motor já embutido. Provavelmente as lentes que você mais irá usar ao longo do seu hobby serão a do kit, 35 mm 1.8 ou uma 55-200, todas elas AF-S.

Se a grana é curta, você pode economizar comprando uma usada com poucos clicks e ganhar um desconto de até uns 600 reais em relação à uma nova. Este dinheiro já dá pra comprar um flash ou uma lente 35 mm.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2012, 09:10:57
2- não diria mais "abundantes", pq os da Nikon são tão "abundantes" quanto. Mas, de maneira geral (há exceções) os acessórios Canon são mais baratos sim.

4- no sistema Canon vc não precisa se preocupar com essa questão de motor de foco. Todas as lentes atuais do sistema tem foco automático.
Procede, em termos. De maneira geral a lente de foco automático consegue buscar o foco com mais rapidez que a mão/olho humano, exceto nas situações de baixa luz, quando a lente não acha o foco, aí, com treino e com um acessório de tela de focalização bipartida, a mão/olho humano ganham.
_____________

Então, ao fim, qualquer um dos sistema vai atender ao iniciante.
Eu preferi Canon pela oferta de acessórios, facilidade de aquisição, custo vs. benefício e pela possibilidade de meter uns vidros antigooooss e fotografar em manual.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2012, 18:06:30

Então, ao fim, qualquer um dos sistema vai atender ao iniciante.
Eu preferi Canon pela oferta de acessórios, facilidade de aquisição, custo vs. benefício e pela possibilidade de meter uns vidros antigooooss e fotografar em manual.

  Mr. Hyde, sobre lentes antigas, manuais e baratas, é muito fácil encontrar antigas lentes nikon por ai, alem disso as mais antigas não pedem adaptador, se você for usar uma FD numa canon, precisará de um adaptador, já lentes nikon da época das canon fd não precisam(algumas entretam com abertura mais só isso). Pelo menos segundo minhas pesquisas, ou há um porem?
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2012, 19:56:20
Não, vc está correto, várias lentes antigas Nikon funcionam em câmeras Nikon modernas, no entanto, fotometria só em câmeras mais avançadas como a D300 (acho que a D7000 faz também).

Já nas Canon é possível usar, com adaptadores sem elemento óptico, ou seja, sem degradação de imagem, lentes dos mais variados mounts, M42, Olympus OM, Leica e até mesmo Nikon, claro que com foco manual, mas sempre fazendo fotometria completa em modo Av ou M. Existem dezenas de tipo de adaptadores a venda no ebay, para adaptação de vários mounts para Canon.




« Última modificação: 14 de Maio de 2012, 19:57:17 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2012, 20:02:50
+2 cents: as canon com digic 4 você pode usar o 'magic lantern' pra fazer várias coisas legais, as nikon não tem nada parecido que eu conheça.

abs
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2012, 23:08:01
Não, vc está correto, várias lentes antigas Nikon funcionam em câmeras Nikon modernas, no entanto, fotometria só em câmeras mais avançadas como a D300 (acho que a D7000 faz também).

Já nas Canon é possível usar, com adaptadores sem elemento óptico, ou seja, sem degradação de imagem, lentes dos mais variados mounts, M42, Olympus OM, Leica e até mesmo Nikon, claro que com foco manual, mas sempre fazendo fotometria completa em modo Av ou M. Existem dezenas de tipo de adaptadores a venda no ebay, para adaptação de vários mounts para Canon.

  Legal... não sabia que as canon fotometravam com lendes mais idosas...
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2012, 08:43:41
  Legal... não sabia que as canon fotometravam com lendes mais idosas...

Além dos váriosss registros diferentes que as Canon aceitam (na Nikon é bem mais restrito) a fotometria fica facilitadíssima.
E a grande brincadeira é justamente "fugir" das Canon e pegar uma Leica, uma Carl Zeiss Jena, Soligor, Pentacon, Pentax, Rollei QB, Scheider, Voigtländer e muitas outras... rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2012, 08:06:55
Nas Canon vc pode usar lentes M42 com adaptador sem elemento optico, ou seja, sem interferir na imagem gerada pela lente. Nas Nikon, o adaptador tem elemento optico e em geral, de baixa qualidade, tirando qualidade de imagem na foto gerada. Se usasse Canon, teria economizado um bocado em primes claras e mecanicas M42.

Sou Nikonzeiro mas nao sou fanatico. Ma parece q a construçao das cameras e lentes Nikon eh superior aos produtos Canon. E uma 60D tem somente um dial acho um verdadeiro pecado da Canon.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


FelipeFTO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2014, 13:55:37
Prezados,

Estou em dúvida entre esses dois equipamentos: Canon EOS Rebel T3i e Nikon D5100.

NIKON D5100 + Lente Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR - Camera Digital SLR com 16.2 Megapixels, sensor CMOS de formato DX, LCD de 3.0 Vari-Angle Resolução 921K, Filmes HD 1080p com Autofoco Full Time, Lente Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6G VR, Equivalente a 35mm: 27-Lens 82.5 milímetros, In-Camera Mode, Efeitos Especiais, 11-Point System Autofocus, In-Camera HDR (high dynamic range), Sensibilidade ISO 100-6400, Flash Integrado Speedlight Com i-TTL - VALOR: R$ 1.469,90

CANON EOS Rebel T3i + lente 18-55mm - BOX - Câmera Digital DSLR com sensor CMOS APS-C DIGIC4 de 18 Megapixels, Sensibilidade ISO 100-6400, tela LCD Clear View Vari-Angle de 3.0 polegadas (3:2), tamanho das imagens: 4272 x 2848 (L), 3088 x 2056 (M), 2256 x 1504 (S1), 1920 x 1280 (S2), 720 x 480 (S3), formatos de saída: RAW (.CR2 14-bit), RAW (.CR2 14-bit) + JPEG Large, JPEG (EXIF 2.3) - Fine Normal, grava vídeos Full HD: 1280 x 720 (29.97, 25 fps), MOV (Video: H.264, Sound: Linear PCM), duração máxima de 17min, tamanho máximo do arquido de 4GB, Auto Focus com 9 pontos, velocidades do obturador: 1/4000 a 1/60seg, X-Sunc a 1/200seg; 1/4000 a 30seg, bulb. Interface: USB 2.0 (Hi-Speed) Mini-B, saída de vídeo (PAL/NTSC), saída Mini HDMI, armazenamento: cartões de memória SD, SDHC, SDXC, alimentação: bateria recarregável de Lithium-Ion - Lente 18-55mm - VALOR: R$ R$ 1.637,80.

A utilização será para fotos pessoais e eventos familiares, eventualmente filmagem. A intenção é obter fotos com melhor qualidade e aprimoramento na arte de fotografar.

Desde já agradeço pela ajuda.

Felipe


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #10 Online: 14 de Maio de 2014, 14:17:43
Canon T3i  :ok:


@erissonazevedo

  • Trade Count: (8)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 678
  • Sexo: Masculino
  • "fé em Deus e pé na tábua . . ."
Resposta #11 Online: 14 de Maio de 2014, 14:25:31
qualquer câmera dessas irá te atender mt bem, eu pessoalmente acho a D5100 levemente superior a T3i,  seria interessante vc pegar as duas câmeras na mão e sentir qual delas vc prefere, questões simples como pegada e posicionamento dos botões.....  só um detalhe, a cotação dessa T3i está acima do preço, deveria estar com valor quase igual ou igual a D5100....
ostentando: FT2, N90s, D70s IR, D7100, vidros, paciência e pouco tempo livre


FelipeFTO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #12 Online: 14 de Maio de 2014, 14:26:09
Amador47sc,

Qual o critério da escolha?



FelipeFTO

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #13 Online: 14 de Maio de 2014, 14:31:20
@erissonazevedo,

Fiquei na dúvida quanto o quesito motor de foco: a T3i possui e a D5100 não. Isso faz muita diferença?Qual o principal benefício?



LeL

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 371
Resposta #14 Online: 14 de Maio de 2014, 14:31:57
Se não tem lentes de nenhuma destas duas marcas, quase tenderia para a 5100 e seu melhor desempenho em ISOs maiores.

Optei por Canon na época porque tinha lentes do sistema analógico. Hoje casei de vez porque comprei mais lentes e acessórios, mas se não fosse isso, mudaria de boa, até para fuji.
Canon T4i Lentes: EF 50mm 1.8; 100mm Macro 2.8 USM, 28-70L, 35-350L; EFS 18-55, 10-22mm, 55-250mm; EF40mm 2.8 STM
Flash: YN 568EXII, YN 565EX, YN 560 III, YN 460; Radio: YN 622C YN 603
Panasonic FZ 40