Autor Tópico: Como apresentar as fotos ao cliente  (Lida 23702 vezes)

Mike Castro

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.810
  • Sexo: Masculino
Resposta #15 Online: 10 de Maio de 2012, 17:27:09
Costumo mandar um CD com as fotos em baixa, assinada, pra pessoa escolher...

Um lado bom que vejo nisso é que acabam fazendo propaganda, já que postam todas as fotos no Face, hehehe


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #16 Online: 10 de Maio de 2012, 18:20:06
Fiz um ensaio amador para uma amiga. O trato foi o seguinte: eu dava par ela todas as fotos em formato digital ( .jpg de 16mp ) + um album com as melhores impressas. De 360 fotos, escolhi 65 e mandei imprimir 2 vezes, 1 copia de cada, uma para mim e uma para ela. Comprei um albunzinho de 80 fotos 21x15cm e coloquei as 65 fotos dentro. Dei esse album + 1 DVD com as 360 fotos tratadas. Obviamente q ela ficou satisfeitissima com o trato e eu ganhei a experiencia e o aprendizado. :ok:

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


progrock

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.543
  • Sexo: Masculino
  • Buscando o conhecimento....sempre.
Resposta #17 Online: 10 de Maio de 2012, 19:38:58
Paulo, apresentei 250 fotos, a cliente escolheu as 80 fotos (boas) que vc citou acima.
Nao entrego CD com todas as fotos do ensaio nao.
Muito menos montar album com todas essas fotos.

Oi  :ok: :ok:
Estou gostando do assunto  :) :) Como disse antes não tenho noção alguma. também não tenho pretensão de me profissionalizar. Mas gostaria de saber...porque nunca sabemos o amanhã!!!
Por exemplo, se cobrar 10 reais por foto escolhida, é um preço bom ou é para mais ou  :( :( para menos?
Obrigado


Pacheco

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 490
Resposta #18 Online: 10 de Maio de 2012, 19:56:37
Progrok, esse negócio de preço é bem complicado. Imagine só: Você cobra R$10,00 por uma 15 x 21 e o cliente escolhe 100 fotos, legal, vc ganhou uma grana. Agora, e se ele
escolhe 20, aí vc. se f.... Acredito que se você combinar um pacote com no mínimo X fotos fica mais facil de você calcular o preço de cada, incluindo seus custos, lucro, etc.
Canon eos 60D + 18-135mm + 50mm 1.8 + 2YN 560 + YN568EX + Vivitar 285 + Sony nex F3 + um monte de tranqueiras relacionadas à fotografia.



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #19 Online: 10 de Maio de 2012, 20:02:56
Um cara cobriu um niver de 15 anos com uma D90 + SB600 + lente-q-eu-nao-vi-qual-era. Cobrou R$ 7,00 a foto e a mae da garota comprou quase 200 fotos, ou seja, quase 1400,00 bruto, mas ele teve o desgaste da camera, do flash, gasolina, tempo perdido na festa,...

As fotos ficaram com umas cores bisonhas!!!! :doh: Nao teve pós alguma e sabe-se lah q lente ele usou pra conseguir aquelas cores!!! Fora e teve uma pá de fotos chapadas por causa do flash na cara e varias com o vestido branco da anivesariante estourado.

Acho q R$ 10,00 para quem tah começando, com um minimo de 70 fotos ( ou mais... ), tah de bom de tamanho, se vc tiver um publico classe C.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #20 Online: 10 de Maio de 2012, 20:20:29
Progrok, esse negócio de preço é bem complicado. Imagine só: Você cobra R$10,00 por uma 15 x 21 e o cliente escolhe 100 fotos, legal, vc ganhou uma grana. Agora, e se ele
escolhe 20, aí vc. se f.... Acredito que se você combinar um pacote com no mínimo X fotos fica mais facil de você calcular o preço de cada, incluindo seus custos, lucro, etc.

Por ai mesmo...
Eu fecho pacotes, caso a pessoa escolha a mais o valor é maior por cada foto fora do pacote.


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #21 Online: 10 de Maio de 2012, 21:09:45
Bom, como faço books externos, não são tantas fotos assim... comparadas a aniversários e casamentos...

Tenho vários pacotes... em um deles (o de menor valor) não dou opção para o cliente escolher... faço com a melhor qualidade, mas uma vez que o cliente optou pelo menor preço, acabo incluindo no valor todos os meus custos e neste, não inclui o tempo de ter que enviar as fotos e esperar até que o cliente escolha...  :assobi:

Dou um prazo de até 24 horas para enviar as fotos do ensaio para o cliente escolher. Todas em baixa resolução, com assinatura (endereço do site) e gravado em PDF. Todas devidamente numeradas. Envio para o cliente por e-mail, ah, envio tb um arquivo com todos os nomes dos arquivos para que ele coloque o nº das fotos que quer. Depois da escolha eu trato as fotos...

Na maioria dos casos, os clientes acabam escolhendo mais fotos que contrataram... O engraçado é que mtas vezes o cliente acaba não escolhendo algumas das fotos que mais gostei, ai trato, publico no FB ou site  (quando autoriza o uso de imagem) e depois eles acabam mandando e-mail pedindo para incluir mais fotos...

Umas das coisas que podem aumentar o nº de fotos são essas publicações nas redes sociais... eles ficam ansiosos, e na ansiedade... gastam mais...  :D
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, 21:10:52 por elis »


flavioluizmelo

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 15
  • Sexo: Masculino
    • F&G Studio Fotografia
Resposta #22 Online: 10 de Maio de 2012, 21:36:51
Nós geramos uma folha de contatos (contact sheet) no Adobe Bridge e então enviamos o PDF com as miniaturas por e-mail para o cliente.
Equipamento à venda -> Nikon D90 + Tamron 17-50mm f/2.8 VC
F&G Studio
Fotografia de Casamento


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #23 Online: 10 de Maio de 2012, 21:41:24
Acho que tudo depende do serviço contratado. Logicamente, um casamento terá muito mais fotos entregues do que um ensaio ou uma festa infantil, por exemplo.

Eu entrego pouquíssimas fotos. Dependendo do pacote, entrego em torno de 65 a 80 fotos no total. Todas as fotos são finalizadas antes da entrega ao cliente, ou seja, ele vê as fotos totalmente finalizadas. Inicialmente, eu não tinha limite de numeros. Somente um limite para o album. Até porque nós fotografos sabemos que há ensaios que rendem mais fotos que outros. No entanto, me deparei com clientes que não paravam de pedir mais e mais fotos. Por isso me senti obrigado a estabelecer um limite numérico. Bem, eu entrego poucas fotos pelos seguintes motivos:

1- Quero manter um padrão de qualidade. Num ensaio de 2 a 3 horas, é muito dificil tirar mais de 80 fotos razoáveis.
2 - Eu tenho respeito pelo meu tempo, pelo tempo do cliente e pelo meu trabalho. Me recuso a entregar fotos iguais.

Entrego as fotos selecionadas e editadas em tamanho WEB para o cliente. Dessas ele escolhe a metade para colocar no album. Se quiser incluir mais no album pode incluir, desde que pague o valor devido.
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #24 Online: 11 de Maio de 2012, 09:11:39
Marcando para acompanhar  :snack: :snack:
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #25 Online: 11 de Maio de 2012, 09:37:06
Citar
Por ai mesmo...
Eu fecho pacotes, caso a pessoa escolha a mais o valor é maior por cada foto fora do pacote.

Eu faço assim também.
Meu pacote é calculado assim:

- Qtd de horas de evento
- 50 fotos em DVD
- Vídeo das fotos para ver na TV em full hD

Publico as fotos em galerias do flash no meu site porque não tem como copiar. Tudo depois de autorizado, claro. O cliente escolhe pelo código da foto e me envia a lista por e-mail. Se passar de 50 o preço é outro por foto.

NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


fredperes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • www.fredperes.net
Resposta #26 Online: 11 de Maio de 2012, 09:51:08

Publico as fotos em galerias do flash no meu site porque não tem como copiar.

Apenas um detalhe: tem como copiar sim, ok? Um simples print screen já copia. Dá mais trabalho, mas um bloqueio 100% é bem difícil de alcançar, se não for impossível.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #27 Online: 11 de Maio de 2012, 10:46:05
Apenas um detalhe: tem como copiar sim, ok? Um simples print screen já copia. Dá mais trabalho, mas um bloqueio 100% é bem difícil de alcançar, se não for impossível.

Só se for para o cara visualizar na tela do celular, pq imprimir vai ficar uma bost#!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


fredperes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • www.fredperes.net
Resposta #28 Online: 11 de Maio de 2012, 11:56:38
Certamente vai ficar ruim. Mas flash, bloquei de clique direito, javascript, não asseguram a proteção da imagem.

Se o cliente é ruim e para ele basta as imagens em baixa, colocar na net há este risco.


fredperes

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 27
    • www.fredperes.net
Resposta #29 Online: 12 de Maio de 2012, 13:13:33
Pelas respostas, percebo que a maioria usa midias para enviar/apresentar as fotos para o cliente.

Seria a forma mais prática mesmo?