Autor Tópico: ESCLARECIMENTO DE DUVIDAS (LENTES)  (Lida 8387 vezes)

clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 12 de Maio de 2012, 20:05:48
http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/

aí tem um simulador de objetivas... é nikon, mas se fosse canon seria bem parecido.

mais uma vez ! uma pessoa digna que todo forum em qualquer segmento precisa rsrs obrigado e meus parabéns ótimo link =] obrigadíssimo


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #31 Online: 12 de Maio de 2012, 23:28:25
OBJETIVAS


Cada objetiva é definida pela sua distância focal e pela sua abertura máxima. A distância focal (expressa em milímetros) determina o ângulo que é coberto pela objetiva, a “ampliação”. Uma distância focal mais curta inclui um ângulo maior no enquadramento, uma distância focal mais longa amplia o que se está a ver, reduzindo o ângulo de cobertura. A abertura máxima corresponde à quantidade máxima de luz pode passar através da objetiva. Assim, quanto maior for a abertura máxima, menor será o tempo durante o qual se deverá expor a película com a mesma luz. Considera-se que uma objetiva é rápida se tiver uma abertura máxima maior ou igual a 2.8 e lenta se essa abertura for igual ou inferior a 5.6.

Atualmente, o tipo mais comum de objetiva são as chamadas zoom, que cobrem um intervalo de distâncias focais. A objetiva zoom mais comum deve ser a 35-80mm, que cobre todas as distâncias focais entre os 35mm e os 80mm. Até aos anos 90, este tipo de objetiva oferecia uma qualidade óptica muito inferior à que se obtinha com objetiva de apenas uma distância focal. Hoje já não é assim e podem-se comprar excelentes objetiva zoom. No entanto, proliferam no mercado produtos baratos que sacrificam a qualidade óptica e, sobretudo, a abertura máxima. A qualidade paga-se e basta ver a diferença de preço entre um zoom 80-200mm f/2.8 e outro 80-200mm f/4-5.6...

A escolha de uma objetiva não se resume a distância focais e aberturas máximas. Antes de mais, temos que decidir se preferimos ter um sistema de focagem manual ou automática. Se optarmos pela focagem automática, podemos ainda ponderar a hipótese de comprar uma das novas objetiva com estabilização eletrônica da imagem (IS – Image Stabilisation da Canon ou VR – Vibration Reduction da Nikon), sistema que permite quebrar a regra já referida segundo a qual não se deve segurar à mão a máquina para tempos de exposição superiores ao inverso da distância focal da objetiva. Com uma objetiva de 300mm equipada com este sistema pode-se fotografar com nitidez com exposições de até 1/30 de segundo. Sem a estabilização, qualquer exposição mais longa que 1/300 resultaria numa redução visível da nitidez.

Para uma distância focal igual à diagonal do filme, a perspectiva é igual à da nossa visão. Em filmes de 35mm (onde cada fotograma tem 24mm x 36mm), essa distância “normal” é de 43,27mm. Por convenção, chamam-se “normais” à objetiva entre 50 e 60mm. Abaixo desse intervalo temos as grandes angulares, que expandem a perspectiva, e acima as teleobjetiva, que comprimem a perspectiva. Antes da era dos zooms, cada corpo de máquina costumava vir com um objetiva de 50mm razoavelmente rápida (f/1.8 ou mesmo f/1.4), mas hoje em dia o mais comum é recebermos com uma máquina nova uma objetiva zoom 35-80mm. Por se fabricarem em grandes quantidades há muito tempo, as objetiva “normais” de distância focal fixa costumam ter uma qualidade óptica extraordinária, pelo que é de lamentar que sejam muitas vezes menosprezadas.

Em espaços apertados ou para transmitir a vastidão de uma paisagem é necessária uma grande angular, seja uma objetiva de 20, 24, 28 ou 35mm ou um zoom que chegue a essas distâncias focais. Mas esta atrativa gama de distâncias focais coloca problemas de composição precisamente por incluir tanta coisa: às vezes as fotografias perdem “vida” por não se perceber o que o fotógrafo quer mostrar. São, por isso, necessários cuidados redobrados com o enquadramento e a composição de cada imagem. Uma característica importante das grandes angulares consiste na ampliação das distâncias aparentes entre os objetos próximos e afastados, alterando a perspectiva, o que pode ser utilizado para composições fortemente tridimensionais.

A primeira objetiva adicional que muitos fotógrafos amadores compram é uma teleobjetiva curta, geralmente um zoom 80-200mm ou 70-210mm. São objetiva relativamente baratas e que permitem uma maior seletividade no enquadramento. Reduzem também as distâncias aparentes entre os objetos, comprimindo a perspectiva, sendo adequadas para quase todos os tipos de fotografia, incluindo a de natureza.

As boas teleobjetivas acima dos 300mm custam caro mas são uma necessidade para quem quiser fotografar pequenos mamíferos, pássaros ou animais selvagens a uma distância segura. Uma solução de compromisso mais econômica costuma ser comprar um zoom que chegue aos 300mm. O problema é que estas objetiva são geralmente lentas, com aberturas máximas iguais ou superiores a f/5.6, mas mesmo assim conseguem captar belas imagens.

Uma forma popular de aumentar a distância focal das objetiva é utilizar um teleconversor, um conjunto adicional de lentes que multiplicam por 1.4, por 2 ou mesmo por 3 a distância focal das objetiva. O problema destes dispositivos é que reduzem a qualidade óptica da imagem e multiplicam pela mesma razão a abertura máxima. Os teleconversores foram concebidos para aumentar de forma flexível a distância focal de teleobjetivas longas e rápidas. Por exemplo, uma objetiva de 300mm com a abertura máxima de f/2.8 torna-se, com um conversor de 2x, numa 600mm com uma abertura máxima de f/5.6. Usar um teleconversor num zoom lento é pouco aconselhável: uma objetiva 70-300mm f/4-5.6 com um conversor de 2x também atinge os 600mm, mas com uma abertura máxima de f/11!

Outra tendência recente é a construção de objetiva zoom que abarcam desde a grande angular até à teleobjetiva. Encontram-se com agora facilidade objetiva 28-200mm ou mesmo 28-300mm. Uma gama tão grande de distâncias focais é conseguida à custa da abertura máxima e da qualidade óptica. Para além disso, quem dependa de apenas uma objetiva está sujeito a que ela se avarie arruinando a meio uma sessão fotográfica...


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #32 Online: 12 de Maio de 2012, 23:29:49
Resumindo...

Lentes Grande Angular (distância focal de 8 a 35 mm)

As lentes grande angulares possuem um amplo ângulo de visão, ou seja, com o uso destas lentes conseguimos enquadrar uma área bastante grande a uma curta distância.

São úteis para fotografar em locais com pouco espaço, fazer tomadas panorâmicas, bem como de grupos de pessoas a pouca distância.
Devido as suas características óticas, as imagens sofrem uma distorção arredondada nas bordas, principalmente se forem feitas muito próximas ao assunto fotografado.

Uma característica marcante é a grande profundidade de campo proporcionada pelas grande angulares, mesmo em pequenas aberturas de diafragma.

Lentes Normais(distância focal de 40 a 60 mm)

Uma lente normal produz uma imagem muito próxima da visão humana a olho nu. São lentes úteis para fotos de arquitetura, paisagens, pessoas, retratos, produzindo imagens naturais, sem grandes efeitos estéticos e com pouca distorção.
(Lembrando que uma objetiva será normal para seu formato de câmara, quando a distância focal da mesma é aproximadamente igual ao valor da diagonal do formato, ou seja, numa 4x5, sua normal terá 150mm. de distância focal, numa 5x7, a normal será de 210mm. de D.F. e, para 8x10, a D.F. normal será de 300mm.)
Nas câmaras de formato médio são normais objetivas com distâncias focais de 75mm., 90mm., respectivamente para formatos de 6x6cm. e 6x9cm. Nos pequenos formatos, 50mm. é a distância focal normal.


Lentes Teleobjetivas(distância focal acima de 80 mm)

As lentes de distância focal grande abrangem um pequeno ângulo de visão. São indicadas para fotos de objetos que estão a uma longa distância, e dos quais não podemos nos aproximar. São muito usadas para fotos de esportes e natureza.

As teles de distância focal entre 85 e 135 mm são as mais indicados para fotos de retratos, produzindo imagens sem distorção, guardando as proporções originais do modelo. Ao contrário das grande angulares, as teles possuem uma pequena profundidade de campo, que pode ser útil para compor um fundo desfocado muito interessante para um retrato.

As lentes de 300, 400 e 600 mm são as preferidas pelos fotógrafos de esportes. São lentes grandes e pesadas, e também muito caras, necessitando sempre de um monopé para sua sustentação.

Lentes "Zoom"

A lente zoom é uma objetiva com distância focal variável, ou seja, em uma mesma lente temos várias distâncias focais diferentes. Este tipo de lente é muito versátil e prática, já que podemos com um mesmo equipamento fazer vários tipos de enquadramento.

Por exemplo: uma lente 35-105 mm nos dá a possibilidade de trabalhar com uma grande angular (regulada em 35 mm), com uma normal (regulada em 50 mm) bem como com uma tele (regulada em 105 mm).

Estas lentes são um pouco mais caras que as lentes fixas, um pouco mais pesadas e também menos luminosas. Porém são uma opção bastante prática para o trabalho do dia a dia, já que com uma única lente podemos substituir outras três.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #33 Online: 12 de Maio de 2012, 23:40:30
Tava rolando porrada e nem me chamaram?

 :snack:
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Resposta #34 Online: 12 de Maio de 2012, 23:46:48
Tava rolando porrada e nem me chamaram?

 :snack:

2x EHAHEOAHIUEHAU

 :snack: :snack: :snack: :snack: :snack: :snack:


clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Resposta #35 Online: 13 de Maio de 2012, 05:06:19
Tava rolando porrada e nem me chamaram?

 :snack:



KKKKKKKKKKKKKKKKKKK OLHA AS FOTO DESSE SPIDERMAN !! PQP

oooooooooooo  É UMA LENDA
« Última modificação: 13 de Maio de 2012, 05:21:09 por clickzoom »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #36 Online: 13 de Maio de 2012, 08:42:47


KKKKKKKKKKKKKKKKKKK OLHA AS FOTO DESSE SPIDERMAN !! PQP

oooooooooooo  É UMA LENDA

Tb tenho profunda admiraçao pelo Spiderman.

"Portfólio eh tudo! Marketing eh nada!!!"

Mad666
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #37 Online: 13 de Maio de 2012, 08:44:47
Quase todas as vezes que vi esse tipo de "problema" aqui no forum não era culpa dos participantes mais antigos, mas dos novatos (não necessariamente em fotografia, mas novato no forum) que chegam sem saber perguntar e botando pressão..

Assim como no google ou qualquer outra busca o sucesso do que recebe é a forma como pesquisa, e aqui é a forma como pergunta... Entenda que passar a mensagem por escrito e ser compreendido é mais difícil que verbalmente! E você foi SIM agressivo na sua resposta. Pense pra escrever porque depois que gravou a mensagem não terá como mudar mais.

O Natão já te respondeu tudo, nem tem o que completar mais..
« Última modificação: 13 de Maio de 2012, 08:45:50 por Luciano.Queiroz »


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #38 Online: 13 de Maio de 2012, 08:51:38
http://imaging.nikon.com/lineup/lens/simulator/

aí tem um simulador de objetivas... é nikon, mas se fosse canon seria bem parecido.


REPETINDO:
so para saber para que sirvem as lentes , entra no site de algum fabricante, e ve todas as opçoes de lentes que oferecem
exemplo,www.nikonusa.com
abs.


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #39 Online: 13 de Maio de 2012, 08:53:17
A mesma coisa de sempre :
Antes de perguntar, já esgotou todos os métodos de pesquisa ?
Já pesquisou muito em vários canais ?
Já leu opinião de usuários amadores, profissionais, hobbistas avançados ?
Já leu sobre o tema em revistas (disponíveis de graça na net), em textos de profissionais, em sites de fotografia ?
E já procurou "aqui mesmo na p... do fórum".
Se já, pergunte, se não, então...

Sera preguica????????,de pesquisar????/ :eek:


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #40 Online: 13 de Maio de 2012, 08:54:34
Com a 70-200 Sigma

Com a 70-200.

Com a 150-500 Sigma (F5.6)


Qual o problema com a 70-300mm?

REPETINDO
sabendo usar uma lente 4,5 ou 5.6, etc, tambem faz o "fundo embassado".
abs.


clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Resposta #41 Online: 13 de Maio de 2012, 13:18:33
Resumindo...

Lentes Grande Angular (distância focal de 8 a 35 mm)

As lentes grande angulares possuem um amplo ângulo de visão, ou seja, com o uso destas lentes conseguimos enquadrar uma área bastante grande a uma curta distância.

São úteis para fotografar em locais com pouco espaço, fazer tomadas panorâmicas, bem como de grupos de pessoas a pouca distância.
Devido as suas características óticas, as imagens sofrem uma distorção arredondada nas bordas, principalmente se forem feitas muito próximas ao assunto fotografado.

Uma característica marcante é a grande profundidade de campo proporcionada pelas grande angulares, mesmo em pequenas aberturas de diafragma.

Lentes Normais(distância focal de 40 a 60 mm)

Uma lente normal produz uma imagem muito próxima da visão humana a olho nu. São lentes úteis para fotos de arquitetura, paisagens, pessoas, retratos, produzindo imagens naturais, sem grandes efeitos estéticos e com pouca distorção.
(Lembrando que uma objetiva será normal para seu formato de câmara, quando a distância focal da mesma é aproximadamente igual ao valor da diagonal do formato, ou seja, numa 4x5, sua normal terá 150mm. de distância focal, numa 5x7, a normal será de 210mm. de D.F. e, para 8x10, a D.F. normal será de 300mm.)
Nas câmaras de formato médio são normais objetivas com distâncias focais de 75mm., 90mm., respectivamente para formatos de 6x6cm. e 6x9cm. Nos pequenos formatos, 50mm. é a distância focal normal.


Lentes Teleobjetivas(distância focal acima de 80 mm)

As lentes de distância focal grande abrangem um pequeno ângulo de visão. São indicadas para fotos de objetos que estão a uma longa distância, e dos quais não podemos nos aproximar. São muito usadas para fotos de esportes e natureza.

As teles de distância focal entre 85 e 135 mm são as mais indicados para fotos de retratos, produzindo imagens sem distorção, guardando as proporções originais do modelo. Ao contrário das grande angulares, as teles possuem uma pequena profundidade de campo, que pode ser útil para compor um fundo desfocado muito interessante para um retrato.

As lentes de 300, 400 e 600 mm são as preferidas pelos fotógrafos de esportes. São lentes grandes e pesadas, e também muito caras, necessitando sempre de um monopé para sua sustentação.

Lentes "Zoom"

A lente zoom é uma objetiva com distância focal variável, ou seja, em uma mesma lente temos várias distâncias focais diferentes. Este tipo de lente é muito versátil e prática, já que podemos com um mesmo equipamento fazer vários tipos de enquadramento.

Por exemplo: uma lente 35-105 mm nos dá a possibilidade de trabalhar com uma grande angular (regulada em 35 mm), com uma normal (regulada em 50 mm) bem como com uma tele (regulada em 105 mm).

Estas lentes são um pouco mais caras que as lentes fixas, um pouco mais pesadas e também menos luminosas. Porém são uma opção bastante prática para o trabalho do dia a dia, já que com uma única lente podemos substituir outras três.



VLWW!!! agora sim :P             brigado brigado!! vlw msmoooooooooooooooooooooooooooo ti amo (L)

hahaha


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #42 Online: 13 de Maio de 2012, 16:53:03


VLWW!!! agora sim :P             brigado brigado!! vlw msmoooooooooooooooooooooooooooo ti amo (L)

hahaha

Retificando:

Uma característica marcante é a grande profundidade de campo proporcionada pelas grande angulares, mesmo em pequenas aberturas de diafragma

* grandes aberturas.



clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Resposta #43 Online: 13 de Maio de 2012, 18:32:55
obrigado hehe eu li o texto umas 2x me informou algumas coisas que desconhecia obrigado =]


Tha Jacob

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.291
  • Sexo: Feminino
    • Thaís Jacob Fotografia
Resposta #44 Online: 13 de Maio de 2012, 18:57:00
obrigado hehe eu li o texto umas 2x me informou algumas coisas que desconhecia obrigado =]

Denada....  :ok: