Autor Tópico: Minha Zenit 122 CHEGOU! (Primeiros Passos?!)  (Lida 3195 vezes)

gurinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Online: 10 de Maio de 2012, 19:04:40
Entao, finalmente minha Zenit 122 chegou  :assobi:
Veio muito bem conservada, porem a lente apresenta alguns arranhoes, bem pequenos e dificeis de serem eprcebidos, alem disso esta um poquinho empoeirada e suja, eu nao sei muito bem o que comprar e onde para limpa-la, peguei alguns cotonetes e umidifiquei com aguas e limpei um pouco, inclusive limpei a lente, so nas partes ao redor do vidro,e um poquinho de cotonete sem estar com agua no vidro para limpa-lo brevemente. Apesar de eu ter limpado bastante sujeira e a deixado com aparencai de ''nova'' ainda esta bem suja, e pelo medo que eu estou de colocar muita agua para limpar e danifica-la estou sendo bem cauteloso, e queria saber se tem alguma forma de limpar tanto o corpo quanto a lente com materias simples e faceis de encontrar? Desculpe se a pergunta e um pouco besta, e porque sou bem novo no mundo da fotografia e nao sei muito bem como proceder com a limpeza.

Inclusive, se alguem quiser que eu poste informacoes, fotos, ou diversas outras informacoes, como duvidas e etc... sobre a Zenit 122 me avise por aqui ou por PM que eu estou pensando em postar um topico falando bastante sobre ela, visto que eu li bastante sobre ela, seria algo para iniciantes, como eu, mas que nao sabem completamente nada sobre as Zenit's 122.  :ok:

Obrigado! (:


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2012, 20:45:44
Gurinha, boa noite!
Realmente as Zenit's que voce encontra à venda estão "quase" todas neste estado que voce recebeu a sua. Dificilmente voce vai encontrar alguma que esteja 100% no aspecto cosmético. Às vezes voce pode até encontrar algumas que esteja 100% funcional. Esses pequenos "riscos" que voce disse que existem na lente aconteceu justamente por que o (s) antigo (s) dono (s) fez a mesma coisa que voce fez. Limpar a lente com cotonetes, algodão, a camiseta que está vestindo, etc...
Para voce limpar uma lente é necessário que voce tenha, pelo menos, um kit para limpeza: uma bombinha de ar (fuc-fuc) um pincel macio que normalmente acompanha a bombinha e um lenco umidecido próprio para limpeza de lentes (marcas Zeiss, Walgreen, etc...). Caso a bombinha não venha acompanhada do pincel, pode se comprar um pincel de maquiagem, de cerdas naturais (evite as sintéticas).
A sequencia para limpeza seria mais ou menos a seguinte: sopre várias vezes a lente com a bombinha, passe o pincel bem suavemente para retirar qualquer resíduo, sopre novamente, várias vezes com a bombinha. Depois passe suavemente o lenco umidecido e espera secar. O líquido que umidece o lenço tem componentes que não agridem o revestimento da lente (coating) e tem a secagem relativamente rápida.
Este procedimento pode ser repetido no "viewfinder" e no espelho.
Já o corpo, pode ser limpo com um algodão umidecido em água, quase seco, em toda a sua superfície.
Espero ter ajudado.
Nakinha.
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


gurinha

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 10
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2012, 21:27:09
Muito obrigado! Mas, eu posso limpar ao redor da lente com o cotonete, nao na lente (vidro) mas na parte de plastico? E porque ela esta meio empoeirada... entao pelo lado estetico prefiro dar uma limpadinha nesses residuos. Estou juntando dinheiro para comprar as baterias e a tampa da lente (58mm), assim que der vou providenciar o kit de limpeza. (:


nakinha

  • Trade Count: (91)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.517
Resposta #3 Online: 10 de Maio de 2012, 22:43:45
A Zenit 122 utiliza 2 baterias LR44 que também é conhecida como A76 e AG13. Custa menos de R$ 1,00 cada e voce encontra em qualquer "pastelaria". Brincadeira à parte, esta bateria é encontrada facilmente em qualquer loja de produtos eletronicos ou informática.
Se voce precisar de algum acessório para esta camera e quiser ajuda, pode enviar uma MP para mim, que eu vejo se consigo encontrar aqui em Campinas-SP.
Nakinha.
« Última modificação: 10 de Maio de 2012, 22:46:16 por nakinha »
NAKINHA
Canon EOS 600D
Canon EF-S 18-200mm  f/3.5-5.6 IS
Yongnuo EF 1.8/50mm
Flash Canon Speedlight 550EX
Sony ILCE A-3000
Lente Sony E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS
Lentes Manuais: Helios 44-3 2.0/58mm,  Promaster Spectrun 7 - 28-80mm. f/ 3.5-4.5, Kiron 2.0/28mm, Porst Color Reflex 1.8/50mm, Rollei Tele-Tessar 4.0/135mm.
http://www.flickr.com/photos/nakinha


Herik

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 84
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2012, 21:37:41
O kit de limpeza vc encontra em várias lojas no centro de São Paulo : na Rua 7 de Abril , Conselheiro Crispiniano, Barão de Itapetininga, etc ( lojas Angel Foto , Consigo, etc )
Eu comprei um kit de limpeza com bombinha, líquido de limpez, pincel e pano por R$ 20,00 na Consigo
Caso more fora da região da grande São Paulo vc pode comprar pelo site dessas lojas tb.
« Última modificação: 13 de Maio de 2012, 21:39:33 por Herik »


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2012, 21:02:57
O kit de limpeza vc encontra em várias lojas no centro de São Paulo : na Rua 7 de Abril , Conselheiro Crispiniano, Barão de Itapetininga, etc ( lojas Angel Foto , Consigo, etc )
Eu comprei um kit de limpeza com bombinha, líquido de limpez, pincel e pano por R$ 20,00 na Consigo
Caso more fora da região da grande São Paulo vc pode comprar pelo site dessas lojas tb.
Comprei um kit canon no Mercado Livre muito bom, só não recomendo a flanela que dizem ser eletrostatica mas é pessima solta fibra pra caramba e dixa a lente cheia de fiapo. O resto é legal.
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2012, 22:57:11
Gurinha...parabéns pela nova aquisição!!!!!

OBS: Cotonete na lente  :no: :no: na lente só os paninhos corretos....os de microfibras.  Se quiser na hora... é só pedir em uma ótica... os paninho de limpar óculos servem!
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8