Cambio curto de carros 1.0/1.4/1.6 não chegam proximo dos 200, no maximo a 180, o único que deve passar dos 180 é o gol g5 1.0, esse eu andei 400km numa visita a um cliente, o g5 era alugado, e na ayrton senna foi a 150km/h durante quase 1 hora atras de um astra 2.0... claro que na subida o astra sumia... mas me surpreendi com o g5... já o fiesta 1.0, esse pra estrada é lixo, o cambio é totalmente voltado para cidade, onde ele parece puxar igual até um 1.6, mas passou dos 70km/h ele murcha legal... Palio tive um fire primeira fase de 2003, 1.0 claro... não tive coragem de pisar mais que 165km/h mesmo com pneu 195/50/15... carro muito leve dava medo...
Agora o monzão, não conheço um carro tão gostoso como ele, tirando os irmãos maiores dele e carros novos... O escort é forte, mas a pegada do motor é mesma do monza, ele tem um cambio curto, mas curto mesmo é a 5ª dele esse carro troca de marcha uns 12km/h abaixo do monza, a 120 o escort em 5ª fica a 3500rpm pra mais... o monzão ia no tranquilo e silencioso 2500rpm... Uma coisa que conta para dar a sensação de aceleração rapida no escort, é o pedal do acelerador, ele é progressivo linear até digamos 50% da borboleta, daí em diante com uma pequena pisada ele abre o resto, dando essa falsa sensação de puxar mais, no monza é só fincar o pé que faz igual...
Já o monza S/R esse eu ainda não tive o grande prazer de dirigir, só vi por vídeos o pessoal da LM Malzoni acelerando o que eles tem na coleção, além de ser lindo ouvir o ronco do motor varrendo a escala do RPM o ronco do escape é música para os ouvidos... carro fenomenal...
Vale lembrar também do astra GSI, esse carro já é nervoso de natureza, GSI então é bem mais top... o único concorrente do astra é o proprio monza S/R que perde de final...
Não podemos esquecer também do carro que foi considerado o mais veloz do brasil mesmo após muitos anos depois de ter saído de fabricação, o vectra GSI, esse foi o carro mais veloz do brasil durante anos, acho que ainda hoje nenhum nacional pega ele, só importado como honda civic SI, A3 2.0... O Vectra GSI tinha o famoso motor C20XE é uma lenda em termos de motor da GM, na época era o motor 16V mais avançado que existia em termos de preparo, pois ele era basicamente um motor de monza com cabeçote 16v já preparado, com alivio, dutos retrabalhados, comando duplo, escape 4x1... ou seja ele já tinha a receita básica de preparação no sangue... rendia originalmente 150cv, com uma pequena mexida ele alcançava facil os 200cv, turbinado é um monstro... e com muita folga...
Esses foram carros de verdade... lembrando que o motor C20XE equipou também o chevrolet calibra que dividia plataforma com o vectra A, e o calibra era o carro com o maior coeficiente aerodinamico nos anos 90.
Esse motor C20XE serviu de inspiração para o motor do novo Cruze o ecotec, carrinho MUITO nervoso, voces olham ele andando e pensam que não passa de um vectra "novo" pra tiozão... ao contrario do vectra que ficou mais tiozão, apesar de ter um design muito bonito e esportivo... o cruze esconde debaixo do silencio do motor 148cv de potencia, eu já vi um desses em rodovias simplesmente acelerando a 80km/h como se eu tivesse pisado no freio... muito forte... o som do motor é muito parecido com o do monza S/R... é um carro fenomenal... o motor ecotec é 1.8 e rende toda essa potencia sem preparação nenhuma, é assim de fabrica... a audi precisa de turbo pra empurrar 200cv no 2.0 do a3...
Sim sou fã de GM, sento em banco GM desde que nasci... começou em um lindo comodoro 2.5 coupe branco que meu pai teve... inesquecivel....
Carro com cambio curto eu não gosto muito, pois voce se ve obrigado a trocar de marcha a toda hora por conta da falta de elasticidade... o monzão em 4ª mesmo a 40km/h bastava dar uma cutucada no acelerador que ele já pegava os 60km/h das avenidas aqui da cidade... só era necessário a redução para ultrapassagens rápidas... e como eu gostava da 3ª do monzão, levava o carro de 40km/h a quase 140km/h...
O problema do monza a alcool é que ele tem o cambio com quinta alongada para compensar o consumo a mais do alcool, por este motivo era tão gostoso viajar nele, porém faltava motor para fazer ele passar dos 185km/h, o máximo que dei foi 170, não quis ir mais, pois não gosto mais desse tipo de "teste" acho desnecessário... o carro é usavel até 140km/h que acho uma velocidade boa para viagens, mas acima de 150 já acho besteira e risco demais...
Depois que andei no ford fusion do meu chefe e na BMW X1 da mulher dele eu mudei meu conceito de carro, carro para mim agora é para ser curtido no maior silencio possivel, ouvindo uma musica de fundo, com a noiva... só de boa...
Acho que é por isso que o povo no geral é estressado, o motor dos carros 1.0 irrita e muito... se ainda tivessem um tratamento acustico pra ajudar, mas nem isso...
Mas é isso aí...