Autor Tópico: Balanço de Branco  (Lida 3143 vezes)

Gleidiçon Rodrigues Silva

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
Online: 13 de Maio de 2012, 17:19:04
Olá amigos!!!
Trabalho com uma Canon 60D fazendo fotos em estúdio e externas, casamentos, books de 15 anos etc. Não estou satisfeito com o resultado do balanço de branco do que estou fotografando. Tanto quando uso o modo automático ou quando uso os padrões da câmera. Gostaria de receber dicas e sugestões sobre como melhorar o balanço de branco de minhas fotografias.


b0fh

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 429
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 13 de Maio de 2012, 17:39:03
acompanhando... minha 50D com flash é meio burrinha no AWB, tenho que acertar toda hora no PP isso.

tua 60D deve ter o mesmo 'software' da t2i, essa geralmente acerta na mosca o WB.

abs
Canon EOS 50D / Canon EOS Rebel 550D(T2i)
EF 70-300mm 1:4-5.6 L IS USM / EF-S 15-85mm 1:3.5-5.6 IS USM / EF 50mm 1:1.4 USM
430EX


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2012, 19:06:14
Como é evento, vou supor que a dificuldade resulto de misturas de temperatura de cor na cena. Se for isso mesmo, compre um colorchecker.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2012, 19:17:40
Gleidison...
Se uma câmera tem modo manual, é para ser usado para se obter uma melhor performance.
Vc é profissional, então tem que saber obter o balanço de branco e não usar os presets e automático da máquina.
Aqui no fórum está cheio de posts sobre o tema.
Procure aqui e tb leia sobre RAW.
Depois que ler  e achar que já leu o suficiente e ainda restar dúvidas, volte aqui e pergunte sobre as dúvidas que ainda não foram sanadas.
Se possível, faça os testes antes.
Mas leia bastante antes e tb veja vídeos.


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #4 Online: 13 de Maio de 2012, 19:34:45
Hyde, ele usa no automático e preset, não bate o branco ou cinza.
Confia na máquina e como está vendo, máquinas ainda não são tão confiáveis para WB.



Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 13 de Maio de 2012, 20:02:15
É verdade, Alexandre ABC!
Então uma forma de despertar interesse no estudo é apresentar uma nova solução (ao menos comigo era assim).
Então o cara se dá conta que ainda não sabe muita coisa e vai estudar.
Acho inclusive que teu link é muito mais útil que eu citar o colorchecker. Mas como eu ensina da forma que aprendi (vendo termos novos e indo ao google e ao botão 'Pesquisar' ali em cima), suponho que o próximo passo do forista seja fazer pesquisa para saber o que é um colorchecker.e para que serve. Daí ele tomaria contato com todas as vantagens de se bater o branco/cinza, aprender a fazer a leitura da temperatura de luz na cena e deixar de confiar cegamente no AUTO ou presets para isso.
Mas claro... Cada um é cada um e cada um se apropria da informação da forma que lhe satisfaz. Alguns correm atrás da informação e pesquisa e vai pulando de sites em sites e lendo e salvando no 'favoritos'. Outros querem TUDO de mão beijada... Então, dou um norte. O cara que dê seus pulos para encontrar o rumo. Se mostrar que estudou e tals... merece apoio posterior. Se mostrar preguiça e voltar fazendo perguntas dentro do mesmo tema que poderiam ser respondidas com uma simples pesquisa, merece ser ignorado. Não estou falando do colega aqui do tópico, é bom que fique claro. Mas o que tenho encontrado de forista preguiçoso que quer tudo mastigadinho tá duro de aguentar! (pronto, falei!!!! rsrsr).  :ok:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Resposta #6 Online: 13 de Maio de 2012, 20:35:50
Sim, muitos preguiçosos.
Tb não falo do Gleidison, apesar de achar que ele deveria ter pesquisado mais o tema antes.
Mas tem uns que além de preguiçosos são bravos, como teve um aí que não gostou poque ninguém respondeu a dúvida dele, absurdamente já respondida aqui e em milhares de outros sites.


Marco Antonio Jr

  • Trade Count: (3)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 201
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 13 de Maio de 2012, 23:50:14
Olá amigos!!!
Trabalho com uma Canon 60D fazendo fotos em estúdio e externas, casamentos, books de 15 anos etc. Não estou satisfeito com o resultado do balanço de branco do que estou fotografando. Tanto quando uso o modo automático ou quando uso os padrões da câmera. Gostaria de receber dicas e sugestões sobre como melhorar o balanço de branco de minhas fotografias.

Tenta bater o branco em Cinza 18%. http://www.marcoantonio.fot.br/cinza18.jpg