Autor Tópico: Curso para fotografar semi joias em São Paulo, onde encontrar?  (Lida 3841 vezes)

sallybn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Boa tarde. Meu nome é Lorena e estou abrindo um e-commerce de semi jóias. Precisarei fotografar minhas mercadorias, no entanto não tenho conhecimento nenhum acerca das técnicas de fotografia e equipamentos. Alguém sabe onde, em São Paulo, posso encontrar um curso voltado para fotografia de semi joias?


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon


sallybn

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 4
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2012, 22:43:31
Dondon, gostei muito dessa opção que vc me passou! Vou checar. Uma duvida mais: vcs acham que vale mais a pena investir em cursos para que eu mesma fotografe minhas mercadorias ou contratar um profissional? O motivo de eu querer me especializar nas técnicas, é pelo fato da rotatividade de produtos e diminuir custos a longo prazo.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2012, 09:33:18
Sallybn,

Creio que contratar um profissional seja mais vantajoso do que investir em cursos e equipamentos. Dois motivos principais: para você começar a estudar agora e chegar a uma maturidade fotográfica razoável demorará um bom tempo, e neste intervalo irá apresentar imagens medíocres a seus clientes. O segundo, e mais importante motivo, é que se você administra seu negócio já tem seu tempo ocupado por ele, gastar tempo e energia com fotografia tirará sua atenção de sua empresa, talvez até te obrigando a contratar alguém para suprir esse tempo que você não conseguirá investir no gerenciamento do negócio.

Enfim, contratar um bom profissional é mais interessante, na minha opinião. Se você gosta de fotografia e quer aprender por satisfação pessoal, comece investindo em cursos básicos, equipamentos de entrada e afins mas sem a pretensão inicial de suprir uma (sua) necessidade profissional.

[]s
« Última modificação: 15 de Maio de 2012, 09:35:29 por dondon »


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 16 de Maio de 2012, 08:03:04
Sallybn,

Creio que contratar um profissional seja mais vantajoso do que investir em cursos e equipamentos. Dois motivos principais: para você começar a estudar agora e chegar a uma maturidade fotográfica razoável demorará um bom tempo, e neste intervalo irá apresentar imagens medíocres a seus clientes. O segundo, e mais importante motivo, é que se você administra seu negócio já tem seu tempo ocupado por ele, gastar tempo e energia com fotografia tirará sua atenção de sua empresa, talvez até te obrigando a contratar alguém para suprir esse tempo que você não conseguirá investir no gerenciamento do negócio.

Enfim, contratar um bom profissional é mais interessante, na minha opinião. Se você gosta de fotografia e quer aprender por satisfação pessoal, comece investindo em cursos básicos, equipamentos de entrada e afins mas sem a pretensão inicial de suprir uma (sua) necessidade profissional.

[]s

Compartilho integralmente da posição do Dondon.
Porém se quiser um curso recomendo o still do Diego Rousseaux - www.diegofoto.com.br ou procura no facebook que ele tá com um curso para os dias 19/20 agora.
Porém creio que é para quem já tem alguma noção de fotografia... então, melhor é começar pelo curso básico.. aí recomendo a Riguardare, os cursos tem uma abrangência bem bacana.
Abs e boa sorte.


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2012, 17:11:22
Boa tarde. Meu nome é Lorena e estou abrindo um e-commerce de semi jóias. Precisarei fotografar minhas mercadorias, no entanto não tenho conhecimento nenhum acerca das técnicas de fotografia e equipamentos. Alguém sabe onde, em São Paulo, posso encontrar um curso voltado para fotografia de semi joias?

Oi Lorena, o que o pessoal mencionou acima é verdade, sou fotógrafo de jóias e levei um bom tempo para acertar as diversas configurações de iluminação. Isso porque a iluminação difere de acordo com a peça.
Peças com brilhantes ou zircônias são iluminadas de um jeito, peças lisas de outro, redondas de outro, com pedras brasileiras de outro, enfim, são diversas configurações que levam tempo e muita prática para dominar. Fora o investimento em equipamento que é assustador.
Se vc ficar sobrecarregada existe uma enorme chance do seu negócio não prosperar tanto quanto deveria, mas se vc realmente quiser tirar as fotos, comece contratando um fotógrafo profissional até que as suas fiquem boas. Uma boa imagem vende muito... Experiência própria.


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2012, 17:58:02
Acabei lendo em outro tópico sobre a sua preocupação com relação ao custo que é muito grande devido a sua renovação de mostruário constante.
Eu tenho diversos clientes que vendem peças atraves de imagens e o que posso afirmar é o seguinte. Todos investem muito em embalagens, certificados, propaganda, mala direta e etc. O custo de tudo isso é embutido no valor do produto, com relação a fotografia não tem que ser diferente. Se vc gastar R$1000,00 em fotografia, mas este investimento resultar em 1000 peças vendidas vc na verdade precisou aumentar o valor das suas peças em R$1,00 para cobrir a despesa. Há quem economize neste quesito e utilize fotos de péssima qualidade, mas será que o resultado é o mesmo daquele que contratou um profissional da área? Entre no site da HStern ou da Tiffany e verá que a qualidade das imagens é tão grande que o cliente fica com vontade de comprar tudo. Muitas vezes a peça nem é tudo aquilo que parece ser na foto.
Infelizmente este ramo que vc escolheu não é um ramo com produtos de primeira necessidade como alimentação ou higiene, mas de acessórios. As compras são feitas por impulso e a imagem tem que propor isso. Ela tem que ser desejada, admirada, cortejada... Vc tem que fazer seu cliente sonhar com a peça.
Estude bastante e pratique muito, e enquanto isso, contrate um fotógrafo, vale cada centavo.

Um abraço.


Paulo Arruda

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.963
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2012, 18:12:59
 
Acabei lendo em outro tópico sobre a sua preocupação com relação ao custo que é muito grande devido a sua renovação de mostruário constante.
Eu tenho diversos clientes que vendem peças atraves de imagens e o que posso afirmar é o seguinte. Todos investem muito em embalagens, certificados, propaganda, mala direta e etc. O custo de tudo isso é embutido no valor do produto, com relação a fotografia não tem que ser diferente. Se vc gastar R$1000,00 em fotografia, mas este investimento resultar em 1000 peças vendidas vc na verdade precisou aumentar o valor das suas peças em R$1,00 para cobrir a despesa. Há quem economize neste quesito e utilize fotos de péssima qualidade, mas será que o resultado é o mesmo daquele que contratou um profissional da área? Entre no site da HStern ou da Tiffany e verá que a qualidade das imagens é tão grande que o cliente fica com vontade de comprar tudo. Muitas vezes a peça nem é tudo aquilo que parece ser na foto.
Infelizmente este ramo que vc escolheu não é um ramo com produtos de primeira necessidade como alimentação ou higiene, mas de acessórios. As compras são feitas por impulso e a imagem tem que propor isso. Ela tem que ser desejada, admirada, cortejada... Vc tem que fazer seu cliente sonhar com a peça.
Estude bastante e pratique muito, e enquanto isso, contrate um fotógrafo, vale cada centavo.

Um abraço.

 :clap: :clap: :clap: :ok: :ok: :ok:


leonobox

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.702
  • Sexo: Masculino
    • Instagram.com/leopacheco
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2012, 18:45:57
Olha, pra fotografar jóia tem que gostar hein...rs Se você gosta e quer aprender acho que tem que investir mesmo, no começo contratar alguém e depois com o tempo assumir as rédeas... Mas se quer só por que precisa para o site melhor contratar alguém, se a demanda for grande de repente tentar fechar um pacote  :)
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 18:47:08 por leonobox »
WORKSHOP DE ILUMINAÇÃO E ESTÚDIO www.leonardopacheco.com.br/workshop
INSTAGRAM: instagram.com/leopacheco
Contatos e dúvidas pelo Instagram (direct).