Autor Tópico: 50mm 1.4/1.8  (Lida 1723 vezes)

Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Junho de 2006, 12:41:06
Nas pesquisas de preço entre lentes de 50mm, vi que a 1.4 em  média custa o dobro de uma 1.8.
Essa diferença de luminosidade ("0.4") vale o que pagamos a mais? Ou estão outros quesitos envolvidos, tais como construção e óptica?
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2006, 13:01:02
Olah Marcio!

bem... a diferença de uma pra outra é mais que o dobro. chega ser mais que 3x.
mas não é soh a diferença do 0.4 que influencia o custo.
a ótica é melhor, tem mais "vidro" e principalmente, a 1.4 tem motor usm.

a justificativa vai de quem vai usar. vc precisa de velocidade? vc soh fotografa em ambientes com pouca luz? vc precisa desfocar mais que 1.8?

eh por ai....
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



GMarigo

  • Trade Count: (1)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 980
    • http://
Resposta #2 Online: 14 de Junho de 2006, 14:19:13
O design de uma 50mm 1.8 existe a séculos e é bem simples e eficiente.

No caso da Canon a 1.8 é realmente 3-4 x mais barata, mas já a Nikon a diferença diminui para pouco mais do que o dobro. A 1.4 da Nikon é bem mais barata.

As 1.8 são bem economicas, e assim são construidas. Tem uma ótica excelente, mas o máximo de economia é feita nela. A Canon não conta nem com escala de DOF e é bem simplezinha mesmo.
A grande diferença está na qualidade da construção da lente mesmo, principalmente na Canon, onde a 1.8 é o mais simples possível e a 1.4 conta até com USM. Na Nikon a diferença é menos gritante.

Mas esse 0.4 não é tão insignificante, afinal, é pelo menos meio ponto mais clara.
[[span style=\'color:gray\']gabrielmarigo[span style=\'color:red\']][/font][/span][/span]


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Junho de 2006, 20:13:25
Murilo e GMarigo, obrigado pela resposta.
Cheguei a conclusão que pelo que vou utilizar, vou inicialmente de 1.8 e, com tempo e experiência vou melhorando a qualidade das lentes, pricipalmente qdo souber extrair o máximo possível da câmera!!!
Valeu!  :thmbup:  
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Murilo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.600
  • Sexo: Masculino
    • http://murilo78.multiply.com
Resposta #4 Online: 14 de Junho de 2006, 20:18:58
É isso ai Marcio!

É mais sensato mesmo vc começar por uma mais barata, ainda mais neste caso que é uma ótima lente, e dpois com o tempo e a necessidade vc vai avançando. Quem sabe um dia vc chegue na 50mm f/1.0L

Falow
Já dizia o Da Vinci.... Tem pessoas que enxergam, tem pessoas que enxergam qdo se aponta e tem pessoas que não enxergam.



Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 17 de Junho de 2006, 01:29:32
Citar
É isso ai Marcio!

É mais sensato mesmo vc começar por uma mais barata, ainda mais neste caso que é uma ótima lente, e dpois com o tempo e a necessidade vc vai avançando. Quem sabe um dia vc chegue na 50mm f/1.0L

Falow
Murilo,
Quem sabe né?!
Mas tb sei que só depende de mim. Mãos à obra!!!
 :thmbup:  
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #6 Online: 17 de Junho de 2006, 09:38:17
A Canon f1.8 tem um bokeh bem estranho e feio.

Se você quiser comprar uma lente de 50mm realmente boa, bokeh lindo, contrastes lindos, compre uma russa Insustar 61 L/Z de rosca m42 no ebay e compre um adaptador JOLOS ou com o vendedor Zenitar que tem um igual ao JOLOS.

O conjunto será mais barato que a lente Canon e excepecional em ótica. A lente é ponto e 1/3 mais escura que a Canon f1.8, mas isso não faz tanta diferença na prática. A Industar 61 é f2.8,

Eu tenho uma CZJ 50mm Tessar, e lhe digo que a Industar 61 é melhor.

Problemas? Para quem acha que é problema, ela é uma lente mecânica. Serve para gente como eu que compra vidros, e não serve para quem compra eletrônica.


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 17 de Junho de 2006, 15:27:49
Citar


Se você quiser comprar uma lente de 50mm realmente boa, bokeh lindo, contrastes lindos, compre uma russa Insustar 61 L/Z de rosca m42 no ebay e compre um adaptador JOLOS ou com o vendedor Zenitar que tem um igual ao JOLOS.

O conjunto será mais barato que a lente Canon e excepecional em ótica.
Ivan,
Pretendo comprar uma D50. Eu consegueria fazer o mesmo esquema com a Nikon?
Mesmo pq tenho uma Pentax Spotmatic Full Auto que tem uma lente de rosca 50mm, e por isso não vejo problemas em usar uma lente totalmente mecânica.
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #8 Online: 17 de Junho de 2006, 15:38:25
Citar
Citar


Se você quiser comprar uma lente de 50mm realmente boa, bokeh lindo, contrastes lindos, compre uma russa Insustar 61 L/Z de rosca m42 no ebay e compre um adaptador JOLOS ou com o vendedor Zenitar que tem um igual ao JOLOS.

O conjunto será mais barato que a lente Canon e excepecional em ótica.
Ivan,
Pretendo comprar uma D50. Eu consegueria fazer o mesmo esquema com a Nikon?
Mesmo pq tenho uma Pentax Spotmatic Full Auto que tem uma lente de rosca 50mm, e por isso não vejo problemas em usar uma lente totalmente mecânica.
Sua lente é muito boa, mas não poderá ser usada na Nikon. O registro da Nikon é o maior entre todos os corpos de DSLRs, enquanto o registro da Canon é o menor. Isso significa que quase qualquer lente de SLR pode ser adaptada à Canon, mas quase nenhuma à Nikon. A daptação à Nikon exige lente corretiva o que estraga a ótica.


Marcio Vasconcellos

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 552
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Junho de 2006, 16:16:52
Citar
Sua lente é muito boa, mas não poderá ser usada na Nikon. O registro da Nikon é o maior entre todos os corpos de DSLRs, enquanto o registro da Canon é o menor. Isso significa que quase qualquer lente de SLR pode ser adaptada à Canon, mas quase nenhuma à Nikon. A daptação à Nikon exige lente corretiva o que estraga a ótica.
Puxa, agora fiquei bem decepcionado...
Desde que eu vi que vc adaptou a 300d p lentes m42, eu tinha a esperança de fazer o mesmo com a Nikon (que sempre foi minha primeira escolha p entrar nas DSLR).
Minha inexperiência não me tinha feito procurar mais sobre esse assunto, e sem dúvida esse foi o meu primeiro baque no mundo da fotografia.
Marcio Vasconcellos - Santa Clara - California
-------------------------------------
Nikon <3


Ivan de Almeida

  • Trade Count: (1)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.295
  • Sexo: Masculino
  • . F o t o g r a f i a .
    • Fotografia em Palavras
Resposta #10 Online: 17 de Junho de 2006, 16:36:17
Compre lentes Nikon para adaptar. São boas também. TEssa história de adaptador tem de dar sempre uma pesquisada antes, mas eu sei que a maioria das lentes Nikon servem.


Roberto O. Almeida

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.423
Resposta #11 Online: 18 de Junho de 2006, 01:49:40
Citar
Compre lentes Nikon para adaptar. São boas também. TEssa história de adaptador tem de dar sempre uma pesquisada antes, mas eu sei que a maioria das lentes Nikon servem.
As lentes MF nikon servem sim, o problema é que ela não fotometra.


totok

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
Resposta #12 Online: 21 de Junho de 2006, 13:02:31
Citar
Citar
Compre lentes Nikon para adaptar. São boas também. TEssa história de adaptador tem de dar sempre uma pesquisada antes, mas eu sei que a maioria das lentes Nikon servem.
As lentes MF nikon servem sim, o problema é que ela não fotometra.
O que nao é necessáriamente pouca coisa. É bem pratico ter o fotometro ttl.
Pentax k-5 e Fujifilm X-E4