Autor Tópico: Macro 100mm f2.8 - Dúvida "L" ou sem L  (Lida 2934 vezes)

isnpms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Online: 14 de Maio de 2012, 18:29:36
Na b&h tem duas macros da Canon 100mm f2.8, uma série "L"  e a outra não, mais antiga. A diferença final na qualidade de fotos entre as duas é tão grande quanto a diferença de preços entre elas? O dobro no preço.
Canon EOS 6D | EF 24-105mm F4 L | EF 70-200 F4 L | EF 100mm F2.8 L IS | EF 50mm F 1.4


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2012, 19:12:11
Na verdade, a grande diferença está na construção das lentes, uma vez que as "L" são vedadas e muito mais resistentes, inclusive a contaminações INTERNAS por fungos. Quando se compara a qualidade óptica, há muito pouca vantagem que justifique a grande diferença de preços. Abç.


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #2 Online: 14 de Maio de 2012, 20:14:44
Na verdade, a grande diferença está na construção das lentes, uma vez que as "L" são vedadas e muito mais resistentes, inclusive a contaminações INTERNAS por fungos. Quando se compara a qualidade óptica, há muito pouca vantagem que justifique a grande diferença de preços. Abç.

Na verdade a grande diferença entre as duas, é que uma é estabilizada (a L) e a outra não. Isso sim tem grande influência na diferença entre os valores. Se você observar o preço de uma 70-200mm 2.8L sem estabilizador e outra com IS, verá que o custo é bem mais alto.

A 100mm macro USM (não L) é muito boa sim. A nova macro é ainda melhor, mas você deve pesar se o IS é o ou não necessário para o seu uso. Lembrando que o IS da 100L é diferente dos outros, é um sistema único, híbrido, ainda mais eficiente.

Olha o que o Vincent Laforet fala sobre ela:

"This is a stunning Macro lens.  Incredibly sharp and stunning.  BUT the REAL secret with this lens is that is is the only lens to date that has the new "hybrid" IS stabilization system – which is almost like having a built-in gyro.  It’s the only lens that I can operate an HDDLSR 100% handheld – the Image Stabilization is stunning.  I wish they would put this new system in EVERY upcoming Canon lens.  But saddly I haven’t seen this happen yet…"

http://blog.vincentlaforet.com/mygear/lenses/ef-lenses/


Bretas

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.133
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 14 de Maio de 2012, 20:23:31
Vinícius, concordo que a imagem estabilizada seja uma justificativa para o preço da L, mas questiono a importância desta para fotos macro. Sei que a lente pode ser usada para outras finalidades, mas 100mm 2.8 dá para segurar bem sem IS, EMHO. Abç.


isnpms

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 112
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2012, 22:13:31
Legal, legal mesmo. Me esclareceram tudo que eu precisava saber. Muito Obrigado.
Canon EOS 6D | EF 24-105mm F4 L | EF 70-200 F4 L | EF 100mm F2.8 L IS | EF 50mm F 1.4


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2012, 00:55:28
Isnpms, eu trabalho muito com objetivas macro, pois sou fotografo de Joias. Possuo as duas objetivas e posso te dizer que a L vale o que custa.  Não só pelo IS, que faz muita diferença em retratos, mas pela qualidade óptica da L que possui um desempenho sensacional em Cameras full frame.