Autor Tópico: Informação ao iniciante  (Lida 5770 vezes)

Patara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 15 de Maio de 2012, 13:42:55
Olá, sou novo no forum... Recentemente comprei uma máquina NIKON D3100 com lentes 18-55mm + Flash TTl profissional, Lente 50mm, lente 70-300mm, 3 softbox 35x35cm luz fria, girafinha... mas tenho dificuldades em começar a trabalhar no ramo seja em fotografias still ou cobertura de eventos, já fiz até meus custos, más... Como devo iniciar meus trabalhos? Consigo alguma parceria? Gostaria muito de entrar no ramo, já trabalhei em studio de fotografia de produtos, agência de publicidade e graficas, mas como fotografo esta dificil... alguém tem um bom conselho? acredito que muitos devem ter esta dificuldade pois, buscar o cliente é uma tarefa muito dificil! Já estou começando a desistir...


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #1 Online: 15 de Maio de 2012, 16:53:21
Sou amador mas talvez possa te ajudar...

O q vc fazia nesses estudios de still e de agencias publicitarias? Posso estar enganado, mas me parece q vc nao atuava como fotografo nesses estudios, senao, teria comprado o seu material fotografico com mais criterio. Estou enganado?
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2012, 17:29:33
voce estava muito bem encaminhado
começar trabalhando como assistente,ou qualquer coisa no estudio , ja te aproxima da realidade
Infelizmente o entusiasmo, leva a fazer comprar de equipamento, sem as vezes ter utilidade.
Quando comecei com eventos como fotografo, ao ver que nada sabia do assunto ,
me ofereci ao dono do estudio como assistente geral.
depois de 2 anos de trabalho intenso,
recomecei, ja como fotografo 2 de eventos.
Humildade e persistencia , ajudam muito, nessa hora.
VAI ENFRENTE!!!!!!!!!!!!!!


Patara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2012, 19:48:35
Realmente não atuava como fotografo, assistia o mesmo, porem, gostaria de comprar um equipamento melhor,mas, sabe como é faltou o aquele "cara" sabe"dinheirinho"rsrsrsrrs... pois é... más agradeço as respostas e bora para frente...


agalons

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.872
Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2012, 23:53:14
voce estava muito bem encaminhado
começar trabalhando como assistente,ou qualquer coisa no estudio , ja te aproxima da realidade
Infelizmente o entusiasmo, leva a fazer comprar de equipamento, sem as vezes ter utilidade.
Quando comecei com eventos como fotografo, ao ver que nada sabia do assunto ,
me ofereci ao dono do estudio como assistente geral.
depois de 2 anos de trabalho intenso,
recomecei, ja como fotografo 2 de eventos.
Humildade e persistencia , ajudam muito, nessa hora.
VAI ENFRENTE!!!!!!!!!!!!!!
so para acrescentar, ja estou quase nos 3000 casamentos, e tenho algumas historias para contar!!!!
nao desista, nao desanime, BOLA PRAFRENTE!!!!!!!


Patara

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2012, 14:03:35
Puxa "Agalons" bacana... parabéns e que continue fazendo muitos casamentos... se precisar de um assistente para tirar foto das crianças to dentro é só falar... rsrsrsrsrsrsrsrsrs... este é meu email: edegar.patara@gmail.com


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2012, 23:34:22
Bom, estou numa situação parecida. Trabalhei 3 anos em um estudio como editor. Nunca auxiliei as fotografas pois la havia uma regrinha besta de que só contratam mulheres para fotografar! Cansado disso eu sai de lá em agosto de 2011. Tres meses antes eu havia comprado uma camera Nikon D3100, flash dedicado e comecei a fazer alguns eventos e ensaios fotográficos esporadicos. Em outubro fiz um curso. Em novembro, apos ser demitido e um outro emprego eu usei a rescisão e comprei um kit de flashes, fundos infinitos e fiz meu estudio em casa. Em janeiro comecei a usar sites de compras coletivas e anunciei ofertas de book que tiveram um numero baixo de vendas (16 cupons cada oferta). Esse mes anunciei de novo e vendi o dobro. O fato é que até agora a coisa não engrenou. To com algumas dividas e ainda não tive como comprar mais alguns equipamentos como lentes e roupas pro estudio. A procura por eventos sempre que tem, acham caro. Cobro um valor justo, não quis nivelar por baixo meu trabalho. Infelizmente sempre tem outro iniciante que cobra 200 reais. As pessoas procuram preço, parece. Estou em busca de uma forma eficaz de divulgação uma vez que meu estudio (q fica na minha casa) se localiza num bairro de pouco fluxo de pessoas e carros. Além dos sites de compras coletivas tenho distribuido alguns cartos com fotopresente. Minha identificação é bem mais com os ensaios fotograficos do que com eventos. Eventos eu posso dizer q faço só pela grana. Não me da o mesmo prazer. Enfim, quando a pessoa tá desperada como faz? Hehe
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2012, 09:29:31
Tem site? Tem um bom portfolio? Tem um bom conjunto de lentes para retratos? Uma D3100 nao eh uma Brastemp para se trabalhar, mas dah pro gasto. Eh vc q faz sua pos-produçao, corrigindo iluminaçao, composiçao, criando P&B bem feito,...

Sou medico e meu emprego foi escabroso!!!! Penei por 11 meses!!!! Quando chegava em casa reclamando, sabe o q meu me dizia? "Meu filho, eh assim mesmo. Emprego de principiante..."

Faça um preço melhor, se aprimore em ediçao, boas lentes fazem a diferença... quando se sabe usa-las!!! Flash na cara, chapando tudo, tb nao dah...

Uma mistura de um site bem feito, um portfólio esmerado com suas melhores fotos ( pague para alguem edita-las! ) e um bom boca-a-boca, as coisas começam a dar certo.

Imfelizmente, a nossa cultura eh a do preço baixo, ganhar 300 fotos "quase de graça",... Um cara fez um trabalho porco por R$ 7,00 a foto e vendeu 200 fotos. Ganho bruto: R$ 1.400,00, sem nenhum tipo de ediçao e uma cliente satizfeita. Eh assim q a galera trabalha para a classe C. Classe B e A aih a coisa muda de figura...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2012, 14:18:02
Tem site sim. Eu mesmo fiz. Um amigo está fazendo um site de verdade pra mim agora. Uso o site comop portfolio. Até gostaria de poder pagar alguém pra editar pra mim e de adquirir umas lentes, sinto falta de mais lentes. Mas fazer isso com um faturamento que dificilmente chega a 400 reais por mês é bem dificil! O valor que cobro por foto em books é 12,50, sendo o pacote minimo o mini-book com 6 fotos e uma ampliação por 75,00! Não vejo como baixar mais q isso! Gostaria até de aumentar. Os sites de compras coletivas tem me mostrado o seu lado negativo: As ofertas na maioria das vezes atraem só a classe C. Vender mais fotos pra esse publico sem pode aceitar cartão de credito é quase impossivel. Pensei em parcelar no cheque, muita gente me desaconselhou. Não quero ser o fotógrafo que cobra baratinho a vida toda! Já as fotos para eventos custam essa media mesmo de 7,00 no meu caso. Tá dentro, de acordo com as despesas fixas e a depreciação do meu equipamento.
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2012, 15:35:16
Cara... Sou amador e nao trabalho na area, mas book em estudios nao eh pra qualquer um!!! O cara tem q sacar muito de iluminaçao, saber gerenciar a modelo, bom conhecimento sobre DoF e abertura correta sem lentes claras... a coisa fica dificil. Tem a parte de maquiagem, roupa adequada e uma boa pos-produçao para suavizar imperfeiçoes. Jah mostrou seu trabalho a alguem mais experiente? Posta umas fotos na galeria, aceite as criticas e chame uma amiga para um book seguindo as orientaçoes dagalera de lah. Pode ser um bom começo...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2012, 17:26:57
Já postei fotos feitas por mim na galeria. Na verdade eu trabalhei num estudio durante 3 anos como editor, e as vezes fotografava no estudio, mas nunca fiz eventos enquanto  trabalhei la. O que aprendi sobre iluminação aprendi la. E quero estudar muito ainda.

aqui tem mais fotos: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia/321617087853316
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Magno C Silva

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 26
  • Sexo: Masculino
  • Aprendendo todos os dias!
Resposta #11 Online: 05 de Junho de 2012, 07:47:47
Meu irmao... Nao desista nunca. Persistencia sempre eh a melhor arma.
Vc ja tem todo o equipamento. Se ja sabe fotografar, entao ja tem 65% de tudo. Reveja sua politica de conquistar clientes. Sera que tem procurado nos lugares certos? Sera que seu publico alvo eh esse mesmo? Dificuldades, apertos, desilusoes todos nos temos, e em todos os seguimentos.
Continue fotografando. Poste nas redes sociais, blogs, catalogos online. Uma hora vc encontrara seu caminho. Nao ou fotografo. Ainda nem comecei a fazer meus cursos.
Mas ja passei por situacao semelhante no setor de plotagem, assim que cheguei dos EUA. Desempregado, sem dinheiro, sem conhecer pessoas. Tinha apenas uma vasta experiencia e meu equipamento. Passei fome, cortavam minha luz e as vezes voltava pra casa sem dinheiro pra pegar onibus. Mas encontrei meu caminho. Hoje, trabalho embarcado e faco adesivos como hobby, assim como penso em fazer com a fotografia.
Volte para um emprego, mas continue a fazer seu caminho na fotografia. Muitas vezes fica dificil viver so daquilo no comeco, mas o tempo passa. Muito em breve vc estara rindo do aperto que um dia passou. Vai por mim.
Forte abraco e boa sorte.

Magno
Nikon D610 - Tamron 24-70mm f2.8 - Nikkor 50mm f1.8
Fuji X E1 - Fujinon 18-55mm f2.8
Nikon SB910 - Nikon SB800


Faby05

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 333
Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2012, 10:32:12
Já postei fotos feitas por mim na galeria. Na verdade eu trabalhei num estudio durante 3 anos como editor, e as vezes fotografava no estudio, mas nunca fiz eventos enquanto  trabalhei la. O que aprendi sobre iluminação aprendi la. E quero estudar muito ainda.

aqui tem mais fotos: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia/321617087853316

LONGE de mim ser expert ou qualquer coisa, sou iniciante! Mas estava olhando suas fotos e algumas eu adorei o resultado. Mas a maioria eu senti q a pos nao ajudou.  :ponder:

Tenho um amigo q gosto muito da pos dele e da iluminacao q ele usa (nem todas sao studio, mas acho q vc pode ter uma nocao do q estou falando).
https://www.facebook.com/renatoSilva.fotografia

Boa sorte pra nós! (As vzs penso em entrar no ramo, mas vejo cada vez mais q tem q ter muito preparo pra tudo! =( Nao eh facil... )


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2012, 22:47:05
sites de compras coletivas é o começo do fim. Já fica marcado como fotógrafo de pobre,e o próprio pobre só vai te procurar uma vez na vida .Jamais vai te indicar ,pois terá vergonha de dizer q pegou vc nos groupon da vida. E a gente vive de indicação !  No nosso ramo tem q correr atrás dos clientes ,pois eles não caem do céu . O site ajuda, mas no inicio de carreira tem q gastar muita sola de sapato senão vc não sai do lugar.


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #14 Online: 09 de Junho de 2012, 22:51:21
so para acrescentar, ja estou quase nos 3000 casamentos, e tenho algumas historias para contar!!!!
nao desista, nao desanime, BOLA PRAFRENTE!!!!!!!
:shock:
Tu tem 200 anos?
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya