Autor Tópico: [Dúvida] Luz Fluorescente  (Lida 3266 vezes)

FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Online: 27 de Abril de 2013, 17:09:12
Olá a todos

To pensando em investir num mini studio, algo bem simples mesmo, mais pra alguns auto retratos que faço e eventualmente, uma foto ou outra de pessoas e talvez animais.

Por não ter uma característica de me dar lucro ou retorno financeiro, a coisa tem que ser barata e funcional, e vendo, achei as lâmpadas fluorescentes de 150w e de 200w, mas não encontrei bibliografia na net falando delas, só das lâmpadas em bastão e das halógenas, que tinha pensado inicialmente pois as conheço bem, mas o calor gerado por elas não será nenhum pouco legal num home studio em Salvador sem ar condicionado, heheheh.

Alguém tem mais infos dela? Alguém usa? Etc?


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2013, 16:32:38
A grana q vai gastar e para fazer o q vc quer, a melhor opção é comprar um YN 560 II, um suporte para flash e sombrinha, uma sombriha branca difusora e um tripé para o conjunto. Um rádio flash da própia YN.
Vai gastar uns 600 reais, mas fica muito melhor para este tipo d trabalho.
Luz fluorescente seria indicado para algo diferenciado e e mais calmo, digamos. O idela seria ter ambos sistemas. Mas sé para começar e para o q vc quer, a mlehor opção é primeiro o conjunto com flash.
Deixando claro q esta é a minha opinião. E baseada em uso real.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Hipolito

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2013, 18:10:55
A grana q vai gastar e para fazer o q vc quer, a melhor opção é comprar um YN 560 II, um suporte para flash e sombrinha, uma sombriha branca difusora e um tripé para o conjunto. Um rádio flash da própia YN.
Vai gastar uns 600 reais, mas fica muito melhor para este tipo d trabalho.
Luz fluorescente seria indicado para algo diferenciado e e mais calmo, digamos. O idela seria ter ambos sistemas. Mas sé para começar e para o q vc quer, a mlehor opção é primeiro o conjunto com flash.
Deixando claro q esta é a minha opinião. E baseada em uso real.

Interessante este esquema... voce usa somente um flash? pode postar alguma foto feita desta maneira?
Pretendo fazer também uma alternativa economica para uso eventual caseiro.
Canon 6D + EF 40 mm f 2.8 EF 70-300 mm f 4-5.6
FD 50 mm f 1.4  /  FD 35-70 mm  / FD 70-210 mm f 4.5
Flash YN565 EX


Hipolito

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 42
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2013, 18:13:49
Olá a todos

To pensando em investir num mini studio, algo bem simples mesmo, mais pra alguns auto retratos que faço e eventualmente, uma foto ou outra de pessoas e talvez animais.

Por não ter uma característica de me dar lucro ou retorno financeiro, a coisa tem que ser barata e funcional, e vendo, achei as lâmpadas fluorescentes de 150w e de 200w, mas não encontrei bibliografia na net falando delas, só das lâmpadas em bastão e das halógenas, que tinha pensado inicialmente pois as conheço bem, mas o calor gerado por elas não será nenhum pouco legal num home studio em Salvador sem ar condicionado, heheheh.

Alguém tem mais infos dela? Alguém usa? Etc?

Também penso em fazer algo caseiro mesmo... ou com custo barato para uso eventual.
Ontem vi na Ferreira Costa alguns refletoras para uso de lampadas eletronicas 200W, mas acho que fica muito fraco.
Vi também refletores para lampadas palito (acho que é tungstenio)...

Vamos aguardar outras idéias.
Canon 6D + EF 40 mm f 2.8 EF 70-300 mm f 4-5.6
FD 50 mm f 1.4  /  FD 35-70 mm  / FD 70-210 mm f 4.5
Flash YN565 EX


FeLopes

  • Trade Count: (2)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 608
Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2013, 17:20:38
A grana q vai gastar e para fazer o q vc quer, a melhor opção é comprar um YN 560 II, um suporte para flash e sombrinha, uma sombriha branca difusora e um tripé para o conjunto. Um rádio flash da própia YN.
Vai gastar uns 600 reais, mas fica muito melhor para este tipo d trabalho.
Luz fluorescente seria indicado para algo diferenciado e e mais calmo, digamos. O idela seria ter ambos sistemas. Mas sé para começar e para o q vc quer, a mlehor opção é primeiro o conjunto com flash.
Deixando claro q esta é a minha opinião. E baseada em uso real.

600 no momento é muito e esse sistema só me daria uma fonte de luz =/

Acho que pra Flash, vi uns com bocal de lâmpada comum que possuem fotocélula, e tinham um preço semelhante ao da luz contínua, mas o GN não sei se era dos melhores, e não achei tão versatil quanto a luz continua
Também penso em fazer algo caseiro mesmo... ou com custo barato para uso eventual.
Ontem vi na Ferreira Costa alguns refletoras para uso de lampadas eletronicas 200W, mas acho que fica muito fraco.
Vi também refletores para lampadas palito (acho que é tungstenio)...

Vamos aguardar outras idéias.

Se for pra essa lâmpada http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-481870106-lmpada-fluorescente-150w-cfl-daylight-5500k-voltagem-110v-_JM, não fica nada fraco. A de 150w equivale a uma incandescente de 750w, a de 200 a uma de 1000w. Curti elas por serem de rosca, e arem muito mais mobilidade que armengues com lâmpada bastão ou com lâmpada halógena, que apesar de ser muito barata, esquenta demais


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2013, 12:17:08
Olá!
Eu ja tive estas mesmas duvidas que você

Ja fiz um teste usando duas lampadas de 60w se não me engano. Achei satisfatório o resultado. Meu problema é a mobilidade e a falta de suporte para segurá-las.


Nos exemplos abaixo fiz numa ISO alta, de 800 para cima se não me engano e depois ainda corrigi as cores e a luz no Photo Raw, plugin-in do PS. O problema principal é o investimento, mas acho que funciona sim. Claro que não é como o equipamento profissional de estúdio, mas quebra o galho

Acho que, se tivesse pelo menos mais duas lampadas e talvez 2 sombrinhas, teriamos um resultado ainda melhor.








lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #6 Online: 15 de Maio de 2013, 13:30:27
Flash me parece mais util, pela mobilidade e outros usos.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #7 Online: 15 de Maio de 2013, 14:09:39
Com luz contínua, vcs terão problemas para usar aberturas pequenas e velocidade satisfatória. Luz florescente Na maioria dos casos usarão velocidade baixa e aberturas grandes. Para congelar um assunto ou mesmo evitar foto tremida o flahs faz melhor.
Luz contínua seria uma segunda compra para determinadas ocasioões/efeitos.
Flash (sapata) com sombrinha: Mais prático, eficiente e portátil.
No meu FaceBook, mal administrado, tem algumas fotos de meninas com vários tipos de luz. procurem por luzio Salles Fotografia.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 15 de Maio de 2013, 14:14:52
600 no momento é muito e esse sistema só me daria uma fonte de luz =/

Uma excelente fonte de luz. Com um rebatedor qualquer, (que pode ser até uma placa de isopor que custa menos de R$ 10) terá excelentes resultados. Na minha opinião, pro teu caso quantidade não é muito importante, mas sim qualidade.

YN-560 II no eBay: +- USD 60 (R$ 125)
Suporte pra sombrinha no eBay: +- USD 10 (R$ 25)
Tripé de iluminação + sombrinha (recomendo comprar no Brasil, pois são frágeis): R$ 100

Disparadores wireless não são necessários, pois tu pode usar o flash pop-up da tua câmera pra disparar o YN-560 II no modo Optical Slave.

Estamos em R$ 250. Com R$ 50 ou um pouquinho mais tu compra um rebatedor fotográfico de 110cm com 5 "funcionalidades" diferentes (à venda aqui no fórum).

Fechamos em R$ 300. Agora pega uns R$ 100 e compra um bom livro (Luz - Ciência & Magia) pra aprender a usar isso aí e vai ver que não precisa de mil flashes pra fazer uma foto.
« Última modificação: 15 de Maio de 2013, 14:17:20 por lestevaos »


lucas s

  • Trade Count: (9)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 337
  • Sexo: Masculino
  • Me divertindo com fotografia
Resposta #9 Online: 15 de Maio de 2013, 18:12:54
Uma excelente fonte de luz. Com um rebatedor qualquer, (que pode ser até uma placa de isopor que custa menos de R$ 10) terá excelentes resultados. Na minha opinião, pro teu caso quantidade não é muito importante, mas sim qualidade.

YN-560 II no eBay: +- USD 60 (R$ 125)
Suporte pra sombrinha no eBay: +- USD 10 (R$ 25)
Tripé de iluminação + sombrinha (recomendo comprar no Brasil, pois são frágeis): R$ 100

Disparadores wireless não são necessários, pois tu pode usar o flash pop-up da tua câmera pra disparar o YN-560 II no modo Optical Slave.

Estamos em R$ 250. Com R$ 50 ou um pouquinho mais tu compra um rebatedor fotográfico de 110cm com 5 "funcionalidades" diferentes (à venda aqui no fórum).

Fechamos em R$ 300. Agora pega uns R$ 100 e compra um bom livro (Luz - Ciência & Magia) pra aprender a usar isso aí e vai ver que não precisa de mil flashes pra fazer uma foto.

Otimas dicas, estou indo por esse lado.

Ja estou com quase todo o equipamento.
Canon R6 + 35 + 50 + 135


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #10 Online: 16 de Maio de 2013, 06:58:08
lestevaos, achei muito pertinente o q vc disse: "aprender a usar isso (conjunto simples de flash e acessórios) aí e vai ver que não precisa de mil flashes pra fazer uma foto."

Só adicionaria: Fazer Boas fotos.
É imprecionante como hoje se pode conseguir resultados muito bons com um conjunto como o citado.
Eu citei preços no brasil, mas quem gosta de esperar e arriscar enrolação com alfândega, o EBay é um boa opção.
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 16 de Maio de 2013, 09:51:55
Então...realmente. As lampadas necessárias são bem caras mesmo. Se fosse comprar pelo menos 4 delas de 60w, na cidade onde moro gastaria R$ 240,00 mais ou menos.

Mas eu acho que, com umas 3 lampadas de cada lado, não precisaria usar ISO alto ou velocidade muito alta.

Mas se fosse o caso, teríamos que usar um tripé para a câmera, que aumentaria cerca de R$ 80,00 no investimento. Nas fotos acima eu usei um tripé para ela também.

E realmente mais um pouco, já dá pra trocar tudo isso por um flash :)

Lembrando que, como quebra-galho, as lampadas ao meu ver são muito boas


Lucas Estêvão

  • Trade Count: (22)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.162
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 16 de Maio de 2013, 10:04:51
lestevaos, achei muito pertinente o q vc disse: "aprender a usar isso (conjunto simples de flash e acessórios) aí e vai ver que não precisa de mil flashes pra fazer uma foto."

Só adicionaria: Fazer Boas fotos.
É imprecionante como hoje se pode conseguir resultados muito bons com um conjunto como o citado.
Eu citei preços no brasil, mas quem gosta de esperar e arriscar enrolação com alfândega, o EBay é um boa opção.

De fato o "aprender a usar isso" vai trazer boas fotos. É o reflexo natural da utilização adequada de qualquer coisa: receber bons resultados. E sim, com esse kit dá pra fazer muita coisa. Aliás, foi o que eu usei na maioria dos retratos que fiz até hoje.

Vou além e digo que antes de comprar qualquer coisa a pessoa deveria ler. Comprar um livro de R$ 100 pode salvar investimentos errados da ordem de 10x o valor dele, mas livros não são muito bem vistos. Pessoal quer equipamento, pois isso é palpável (conhecimento não é). Infelizmente compra tudo antes de ter o conhecimento e depois fica frustrado sem saber como e porque usar. Eu sabia usar um flash antes mesmo de comprar um. Quando ele chegou, a primeira foto que fiz com ele ficou excelente e eu não me apavorei com isso, pois sabia exatamente o que estava fazendo.


Danilo_cs

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.059
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2013, 12:41:18
De fato o "aprender a usar isso" vai trazer boas fotos. É o reflexo natural da utilização adequada de qualquer coisa: receber bons resultados. E sim, com esse kit dá pra fazer muita coisa. Aliás, foi o que eu usei na maioria dos retratos que fiz até hoje.

Vou além e digo que antes de comprar qualquer coisa a pessoa deveria ler. Comprar um livro de R$ 100 pode salvar investimentos errados da ordem de 10x o valor dele, mas livros não são muito bem vistos. Pessoal quer equipamento, pois isso é palpável (conhecimento não é). Infelizmente compra tudo antes de ter o conhecimento e depois fica frustrado sem saber como e porque usar. Eu sabia usar um flash antes mesmo de comprar um. Quando ele chegou, a primeira foto que fiz com ele ficou excelente e eu não me apavorei com isso, pois sabia exatamente o que estava fazendo.

é né?