Autor Tópico: Ajuda para comprar DSLR com baixo custo!  (Lida 21455 vezes)

AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #15 Online: 17 de Maio de 2012, 11:03:42
Se é realmente para aprender, parta logo para uma DSLR.

A diferença de linguagem entre uma DSLR e uma compacta, mesmo premium, é estratosférica. Vc até pode aprender a mexer em abertura e velocidade em uma compacta com comandos manuais, mas na realidade, vai aprendera apenas a controlar a exposição. Uma foto feita em f/4 ou f/8 em uma compacta não tem grande diferença haja visto que as compactas são intrinsecamente hiperfocais. Já em uma DSLR, é um mundo de diferença. Aliás, é por isso que grande parte dos cursos de fotografia não aceitam (ou não aceitavam pelo menos) câmeras de sensor pequeno, não porque elas não possam ser controladas manualmente, mas pela diferença de linguagem entre um câmera de sensor pequeno e uma DSLR seja APS-C ou FF.

Então, se vc quer aprender mesmo, queime logo essa etapa e aprenda com uma DSLR, mesmo que com uma lente só. Eu comecei com uma Ultrazoom com comandos manuais e tenho a clara percepção que quando passei para uma DSLR, estava em outro mundo e muitas coisas tive que reaprender. E depois de reaprender, nunca mais usei a Ultrazoom e fiquei com aquela sensação de que perdi tempo..

Agora se vc realmente não tem intenção de se aprofundar, estudar e aprender realmente, ou acha que vai ser incômodo andar com uma câmera maior e mais pesada, aí concordo com o pessoal aí em cima.



Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #16 Online: 17 de Maio de 2012, 11:06:56
Foi o q disse: Para aprendizado, DRSL!!!! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #17 Online: 17 de Maio de 2012, 11:08:16

Depois de uns 8 meses de pratica, leitura, e quase 1500 posts aqui, o resultado começa a aparecer. Nem todo mundo tem essa paciencia e dedicaçao. :no:

"Nem todo mundo", não.
Quase ninguém.
Investimento em livros, lentes... A maioria corre disso. :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #18 Online: 17 de Maio de 2012, 11:17:26
Uma foto feita em f/4 ou f/8 em uma compacta não tem grande diferença haja visto que as compactas são intrinsecamente hiperfocais. Já em uma DSLR, é um mundo de diferença.
(...)
 Eu comecei com uma Ultrazoom com comandos manuais e tenho a clara percepção que quando passei para uma DSLR, estava em outro mundo e muitas coisas tive que reaprender. E depois de reaprender, nunca mais usei a Ultrazoom e fiquei com aquela sensação de que perdi tempo..

(...)

olha, eu que o diga, viu... ainda tô apanhando MUITO com reflex, especialmente com relação à aplicação do controle de abertura. Por vezes, até aberturas menores me deixam sem foco o que eu queria focado. REalmente, é um outro mundo, BEM mais complexo. Os fundamentos da fotografia são os mesmos, sempre, mas é possível ver com clareza as diferenças na sua aplicação, qdo se está diante de uma câmera reflex.


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #19 Online: 17 de Maio de 2012, 11:42:12
O que se vê muito é o seguinte:
O cara se "aperta" e compra um DLSR - com UMA lente maomeno.
Daí usa um tempão no modo AUTOMÁTICO por se sentir intimidado pela quantidade enorme de possibilidades.
Quando tenta usar o "P" as fotos não saem o que ele esperava.
Vai no aniversário do sobrinho e não faz fotos melhores que as da tia velha, que está com uma compacta... :D
Fica com preguiça de ler o manual, que é grande...
Demora para perceber que AS LENTES são o grande diferencial...
Fica com medo de andar com aquela coisa grande no meio da rua... Vai ficando paranóico com os assaltos... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
(Eu tenho um amigo que tem uma 3100 faz MAIS de ANO e clicou umas 100 vezes. A filha dele não aguenta mais posar DENTRO DE CASA! :hysterical:)
Daí o cara vai gastando cliques para aprender o básico.
Por que não fazer isso com uma máquina mais barata, cheia de presets para diversas situações   (Macro, Cena Noturna, Retrato...) e  se divertir para caramba?
Para poder falar:
- Olhem... a minha é uma DLSR?
E a tia velha arrebentando nas fotos do sobrinho? :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Ainda tô nessa faze...  :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Quando olho minhas fotos com a sx 20... ai que saudades...  :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Mas já tô quierendo sair dela... mais umas semanas e começo a domar a bixinha... também... ~´o agora começo a ter tempo de treinar... o teórico tá melhorando horrores... agora é conseguir melhorar na prática.  :fight: :fight: :fight: :fight: :fight:


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #20 Online: 17 de Maio de 2012, 11:44:01
olha, eu que o diga, viu... ainda tô apanhando MUITO com reflex, especialmente com relação à aplicação do controle de abertura. Por vezes, até aberturas menores me deixam sem foco o que eu queria focado. REalmente, é um outro mundo, BEM mais complexo. Os fundamentos da fotografia são os mesmos, sempre, mas é possível ver com clareza as diferenças na sua aplicação, qdo se está diante de uma câmera reflex.
Por isso é que eu digo:
Comece com algo mais simples.
Mal comparando:
Eu jogo xadrêz.
No clube em que jogo, muitos amadores me pedem uma cópia do Fritz 12 (Porque o Kasparov usa  :hysterical: )
Daí eu falo:
- Meu filho, vai ler um bom livro de aberturas... tu vai instalar o Fritz no computador e nem vai saber ligar... Vai jogar 10 partidas contra ele e depois vai dizer que o programa é uma porcaria... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #21 Online: 17 de Maio de 2012, 12:06:07
Por isso é que eu digo:
Comece com algo mais simples.
Mal comparando:
Eu jogo xadrêz.
No clube em que jogo, muitos amadores me pedem uma cópia do Fritz 12 (Porque o Kasparov usa  :hysterical: )
Daí eu falo:
- Meu filho, vai ler um bom livro de aberturas... tu vai instalar o Fritz no computador e nem vai saber ligar... Vai jogar 10 partidas contra ele e depois vai dizer que o programa é uma porcaria... :hysterical: :hysterical: :hysterical:

pois é, eu já comecei:D
E depois passei pra reflex.
Quer dizer, passei pra reflex não. Agreguei uma reflex.
E tô apanhando bem.
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 12:06:55 por Helena Bsb »


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #22 Online: 17 de Maio de 2012, 13:46:24
Por isso que não concordo com o Lordakner.

Começando com uma compacta, habitua-se a não dar bola para determinadas coisas como a abertura e sua consequência sobre a profundidade de campo e a área em foco, porque isso na compacta é praticamente irrelevante. Ao passar para as reflex, onde isso tem toda a importância do mundo, vc está habituado a não dar bola. E até perder esse hábito, leva tempo e vc apanha muito, muito mais do que se já tivesse iniciado sabendo que este é um ítem a ser muito considerado.

Ou seja, vc carrega consigo certos vícios de linguagem, que não são aplicáveis nas DSLR, e que são difíceis de se livrar. Claro que com o tempo vc aprende, mas leva um certo tempo e aí acaba sendo um aprendizado duplo, em que a primeira fase atrapalha a segunda.

« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 13:47:18 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #23 Online: 17 de Maio de 2012, 14:49:03
Por isso que não concordo com o Lordakner.

Começando com uma compacta, habitua-se a não dar bola para determinadas coisas como a abertura e sua consequência sobre a profundidade de campo e a área em foco, porque isso na compacta é praticamente irrelevante. Ao passar para as reflex, onde isso tem toda a importância do mundo, vc está habituado a não dar bola. E até perder esse hábito, leva tempo e vc apanha muito, muito mais do que se já tivesse iniciado sabendo que este é um ítem a ser muito considerado.

Ou seja, vc carrega consigo certos vícios de linguagem, que não são aplicáveis nas DSLR, e que são difíceis de se livrar. Claro que com o tempo vc aprende, mas leva um certo tempo e aí acaba sendo um aprendizado duplo, em que a primeira fase atrapalha a segunda.


Ô AlexandreS, eu concordo com tudo que você está dizendo...
Mas, no tópico inicial, o cara deixa bem claro que tem NOVECENTOS reais... Que quer USAR a câmera também... .
Eu pitaquei baseado no custo/benefício/diversão - dentro do orçamento que ele estipulou.
Claro que se fosse o filho do Bill Gates, com um orçamento de 30.000 Doletas da mesada, aí tanto faz começar com uma Canon 1dx.
Se enjoar, joga fora.
Se estragar, compra outra.
Só que, com orçamento apertado, tem máquina que vai te fazer passar raiva.
 :ok:
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 14:50:29 por Lordakner »
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Kretarus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #24 Online: 18 de Maio de 2012, 23:22:02
Oi gente,  :ok:

Queria agradecer todas as respostas, me ajudaram muito! Pensei sobre várias coisas e entrei em contato com questões interessantes (como ler livros sobre fotografia).
Eu estudo Psicologia, e pra quem não sabe a formação de Psicólogo é muito cara e demanda muito estudo e o coitado (leia: eu) no fim ganha mal pra caramba, mas fazer o que? Trabalhar com o que se gosta exige passar por uns períodos de perrengue (alguns Fotógrafos profissa devem ter se identificado..hahaha).

Queria avisar que eu comprei uma SLR  :D

Fiquei pensando sobre comprar uma máquina cara e ficar com receio de levar pra qualquer lugar e acabar nem usando a coitada, nem me divertindo e nem aprendendo.. Então comprei uma Canon EOS 3000N + Lente da Canon 35 - 80 (deve ser a do Kit) + alça, caixa e manual por R$160,00 mais o frete.

E to pensando em comprar uma Olympus Trip 35 pra essa poder levar em qualquer lugar mesmo, de madrugada, etc.. Pra usar tipo Lomografia, mas isso vai ficar pra depois, e o investimento na Canon 3000N achei bem confortável pro meu bolso, se roubarem ela dá pra comprar outra.

Eu fiz uma Pinhole e tava me divertindo com o filme (fiz Redscale DIY nele e mechi em algumas outras coisas), mas ainda nem revelei o filme, só estou fazendo testes por enquanto.. A Canon vai ser boa pra poder brincar com o filme também, fazer experiências com cores, etc..

Agora as perguntas:
Essa lente que vem com a 3000N dá pra eu usar no começo ou é bom eu já ir pesquisando outra? Vocês tem alguma pra me indicar?

Tem indicação de algum livro pra iniciante em fotografia? (vou pedir pra uma amiga meio 'cuzona' que tem uma DSLR me ensinar um pouco a usar a câmera e to lendo bastante coisa pela internet, mas teriam indicação de algum livro?)

É isso pessoal, brigadão. Mas podem continuar as discussões que eu estou aprendendo bastante. Vocês às vezes usam alguns termos técnicos que ajudam a pesquisar e aprender sobre ele.   :ok:

Quando ela chegar eu posto aqui se chegou tudo certinho, se tá funcionando...kkkk

Ah, comprei pelo mercadolivre mesmo (não consegui entender nada desse classificado daqui, achei muito bagunçado e confuso)



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #25 Online: 18 de Maio de 2012, 23:54:15
Filme?????????!!!!!!!!!!!!!!!!! Meus parabens!!! És um homem muito corajoso!!!!! Nesses tempos dificeis pra galera do filme ( comprar bons filmes, encontrar bons laboratorios de revelaçao, scanear, editar, reimprimir... ), vc começar pelo filme vai ter uma curva de aprendizado mais dificil, mas no final, vai ter uma noçao bem bacana de composiçao e iluminaçao, bem superior a galera do digital q bate foto de qualquer jeito achando q photoshop e o lightroom eh milagreiro.

Essa camera tem fotometria? Se nao, aprenda o quanto antes a regra Sunny 16. Ainda preciso aprender isso!!!!!

"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #26 Online: 19 de Maio de 2012, 00:00:27
Mad desculpe a minha ignorância mas o que é Sunny 16? Nunca ouvi falar..... :ponder: :ponder: :ponder:
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #27 Online: 19 de Maio de 2012, 00:13:03
Se vc nao tem fotometria ( uma lente mecanica na sua D3100, por exemplo ), vc estima a luminosidade do ambiente, joga numa tabela e tem um binomio velocidade x ISO. Sol matando do meio-dia em cima do assunto deve se usar abertura 16, e a medida q a luminosidade cai vc vai abrindo a lente ( reduzindo o valor numerico ateh a abertura maxima da lente ). Se na tabela vc encontra ISO 100 e velocidade 1/15, vc pode manipular isso compensando a luz pela teoria dos pontos de luz ( ISO 100 e 1/15 equivale a ISO 200 e 1/30, para nao borrar a foto ).

Procura no Google q eh facil de achar essa tabela.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #28 Online: 19 de Maio de 2012, 11:35:42
Sunny 16 significa que em dia ensolarado (Sunny), a fotometria aproximada é f/16 e velocidade de 1/ISO. Ou seja, se vc estiver usando iso 100 é f/16 e 1/100, iso 200 é f/16 1/200 e assim por diante. Em alguns exemplos vc irá encontrar f/16 e 1/125 para ISO 100, não estranhe, é que muitas câmeras analógicas não tinham velocidade de obturador de 1/100, então utilizava-se 1/125 que era o mais próximo.

Com base nisso, vc aplica a reciprocidade para fazer todas as combinações. Se usar f/11, que é um ponto mais aberto que f/16, vai ter que compensar um ponto na velocidade, passando de 1/100 para 1/200. E assim por diante.

Mantendo-se a velocidade igual a 1/ISO, vc pode usar este chart



Mas isso é apenas um guia base, apenas a experiência e bom conhecimento garante bons resultados.




« Última modificação: 19 de Maio de 2012, 11:38:42 por AlexandreS »

Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #29 Online: 19 de Maio de 2012, 16:21:40
Bem legal essa tabela. Jah vi umas enormes, em tese, poupando o fotografo e fazer calculos e compensaçoes de luz. Essa tah bem pequena e pratica.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!