Autor Tópico: Ajuda para comprar DSLR com baixo custo!  (Lida 21423 vezes)

Kretarus

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 16 de Maio de 2012, 18:23:20
Oi gente, tudo bem?   

Estou em dúvida entre comprar uma SLR ou uma DSLR, e o principal dilema é o preço. Já li vários tópicos e todos citam câmeras muito caras e tem uma postura de "se você não tem grana, não compra". Tentando fugir disso, gostaria de ajuda em duas coisas:

1. Alguém pode me indicar uma câmera DSLR bem barata, a mais barata que tem no mercado?

2. Uma câmera DSLR que seja barata e que compense ser comprada.

3. Qual lente eu compro junto com a câmera?


Vou resumir algumas coisas que costumam perguntar:

1. Vou usar a câmera para aprender fotografia, mas gostaria de uma câmera com bons recursos.

2. Vou usar como câmera pessoal, para fotografar festas, viagens, paisagens, coisas do dia-a-dia mesmo, nada super profissional. Quero fotos pessoais com boa qualidade.

3. Como já perceberam tenho um orçamento reduzido. Eu teria no máximo uns R$900,00 para gastar na câmera e em uma lente básica, mas gostaria de gastar o menos possível.


PS: Eu sei que as lentes são caras e tal, mas não teria problema pra mim ir comprando aos poucos. Queria comprar logo uma DSLR pra ir aprendendo algumas coisas.

É isso, muito obrigado!
« Última modificação: 16 de Maio de 2012, 18:25:19 por Kretarus »


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #1 Online: 16 de Maio de 2012, 20:09:46
Compre usadas. Sugestão: vá no classificados e busque. Boas opçōes seriam uma nikon d3100, canon t3 ou xsi ( usadas devem estar nesta faixa). Procure pelo usuário mad666, ele tem uma D50 em ótimas condiçōes dentro deste valor. É uma câmera mais antiga que as outras que lhe falei mas é de um nïvel acima.
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Thales Souto

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (29)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 15.140
  • Sexo: Masculino
  • "Fotografia é um hobby viciante"
Resposta #2 Online: 16 de Maio de 2012, 20:12:50
Para aprender e tirar boas fotos é mais do que suficiente. Outra opcão é uma lente 35 mm 1.8
Canon R6 + RF 50 1.8 STM + RF 24-105 f/4 L IS + Godox + Benro TMA28A + uma cabeça muito louca 3 eixos
Ex-Nikon, Ex-Fuji, Ex-Sony, Ex-Canon, Ex-Olympus
"Polímeros, aulas, família e fotografia. Não necessariamente nessa mesma ordem...."
Meu canal no YouTube sobre fotografia: http://www.youtube.com/channel/UCCS35q7G_BRE6aVdXXEOKNg
Instagram: @souto_thales


Portela 2011

  • Trade Count: (3)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.546
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 16 de Maio de 2012, 22:41:04
Kretarus, vou ser muito sincero... são 2 coisas que não rimam com baixíssimo custo... dslr e fotos de qualidade. Ainda mais em todos os estilos.
Você consegue uma boa cam de entrada usada e com lente básica do kit...

Com certeza te tratá imagens de boa qualidade, mas esquece zoom com este orçamento.  :shock:


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #4 Online: 17 de Maio de 2012, 08:39:40
Com esse valor, acho q vc pega uma D3000 ou D50 usadas, jah com uma lente basica. Dah pra aprender fotografia numa boa com ambas as cameras. Se tiver interesse numa D50 + 18-70mm, me manda MP. Ela tb tah nos classificados.

Um amigo meu pegou uma D3100 ( corpo ) com 19000 cliques por 1000,00 e eu vendi recentemente uma D5100 + 18-55mm VR com 7000 cliques por 1250,00 ( foi barato!! ). Isso eh para vc ter uma ideia do mercado de usados Nikon.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #5 Online: 17 de Maio de 2012, 09:06:13
Para aprendizado, basta uma cam que lhe dê total liberdade de modificação de abertura, velocidade, ISO e que tenha sapata para flash.
Portanto, nem precisa ser DSLR. Existem bridges que se encaixam nessa descrição.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 17 de Maio de 2012, 09:15:32
Kretarus, vou ser muito sincero... são 2 coisas que não rimam com baixíssimo custo... dslr e fotos de qualidade. Ainda mais em todos os estilos.
Você consegue uma boa cam de entrada usada e com lente básica do kit...

Com certeza te tratá imagens de boa qualidade, mas esquece zoom com este orçamento.  :shock:
Para aprendizado, basta uma cam que lhe dê total liberdade de modificação de abertura, velocidade, ISO e que tenha sapata para flash.
Portanto, nem precisa ser DSLR. Existem bridges que se encaixam nessa descrição.
Eu vivo falando isso.
Mas parece que você vira um estraga prazer.
Pega uma compacta premium ZERINHO... Aprende as manhas com fotos legais... Se estragar, tem garantia... As compactas TEM modo Manual também...
A diferença básica está no tamanho do sensor e no fato de não trocar lentes.... DSLR com UMA lente é = compacta com UMA lente... e tals... :assobi:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 17 de Maio de 2012, 09:50:28
Eu vivo falando isso.
Mas parece que você vira um estraga prazer.
Pega uma compacta premium ZERINHO... Aprende as manhas com fotos legais... Se estragar, tem garantia... As compactas TEM modo Manual também...
A diferença básica está no tamanho do sensor e no fato de não trocar lentes.... DSLR com UMA lente é = compacta com UMA lente... e tals... :assobi:

Nao eh toda bridge q tem total liberdade de configuraçao e tem muita compacta por aih totalmente automatica!!!! Entre pagar 1300,00 numa Oly XZ-1, fico com uma D3100 + 18-55 VR pelo mesmo valor ( preço de importadores ) quando o aprendizado eh a prioridade. Citar as vantagens de uma Reflex sobre uma compacta nao tem nem mais graça...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 17 de Maio de 2012, 10:02:28
Nao eh toda bridge q tem total liberdade de configuraçao e tem muita compacta por aih totalmente automatica!!!! Entre pagar 1300,00 numa Oly XZ-1, fico com uma D3100 + 18-55 VR pelo mesmo valor ( preço de importadores ) quando o aprendizado eh a prioridade. Citar as vantagens de uma Reflex sobre uma compacta nao tem nem mais graça...
Na verdade seria uns 1.000,00 X uns 1.500,00 ( Cinquenta por cento de diferença)
Para um amador as fotos não teriam grande diferença.
E tem a questão de ser UMA lente X UMA Lente.
NMHO Zuiko 1.8 é bem melhor que a 18-55 VR. :D
E eu, pessoalmente, não vejo graça nenhuma em ter uma máquina que troca as lentes e não ter NENHUMA lente para trocar. :assobi:
O amador vai fazer uns 10.000 cliks com a Premium. Depois dá para a namorada, pro filho... Aí - se gostar mesmo da coisa - parte para a GASTANÇA que são as DSLRs. :hysterical: :hysterical:
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #9 Online: 17 de Maio de 2012, 10:24:07
Concordo com o Lord...

Entrar direto nas DSLR muitas vezes é até contraproducente....tenho visto cada foto sofrível feitas com DSLR....pois o pessoal entra direto sem conhecer nada.....acho que a "escola" de uma compacta com comandos manuias e uma ultrazoom...é importante....pois o sujeito aprende...usa bastante...até uma hora que ele percebe os limites do equipamento pra certas situações...ai ele pode....restringir-se a esses limites....e continuar com as compactas e ultrazoom....ou estender e superar essas limitações, buscando mais qualidade...se esse anseio crescer..depois de dominar o básico..ai sim acho que tá na hora de partir pra uma camêra de lentes intercambiáveis....inclusive ....ele mesmo já vai saber qual ele quer.......

Por isso vou pedir mais informações....bora lá....

Pra aprender.....vamos ao básico...dominar o que é: exposição, abertura, ISO, fazer composições... utilizar alguns recursos como: longa exposições e fotos sequenciais entre outras coisitas...é pra isso que vc quer???? E com isso fazer boas fotos pessoais????
 Se for pra isso...na fase de aprendizado...não acho que tenha necessariamente que ser uma DSLR....acho que entrar no segmento de lentes intercambiáveis é um amadurecimento e tbém um investimento...pois vai "fechar" com essa ou aquela marca..adquirir lentes etc etc. 

Voltanto.... se é pro aprendizado descrito acima..compactas com recursos manuais e/ou ultrazoom servem muito bem...e ficam dentro da faixa de preço estipulada.
« Última modificação: 17 de Maio de 2012, 10:27:11 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 17 de Maio de 2012, 10:26:43
O amador vai fazer uns 10.000 cliks com a Premium. Depois dá para a namorada, pro filho... Aí - se gostar mesmo da coisa - parte para a GASTANÇA que são as DSLRs. :hysterical: :hysterical:

Isso eh bem comum!!!!! Eh q eu jah comecei com uma Reflex ( D50 + 18-70 + sigma 70-300 + bolsa ) e quando vejo os turistas se achando o maximo com suas bridges, no modo automatico, acho engraçado... :assobi:

Para mim, começou da seguinte forma. Tinha um Nokia N8 em junho do ano passado e um amigo esse kit aih em cima. Tava puto com o N8 por falta de aplicativos ( Symbian 3 nessa epoca era dose, antes do Anna e do Belle ) e um amigo fotografo amador queria trocar a D50 por uma D200. Levou meu N8 + 800,00 pelo kit e ambos ficamos bem satisfeitos. Em 11/2011 comprei uma D5100 e a gastança nao para desde entao! :assobi:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 17 de Maio de 2012, 10:35:49
O que se vê muito é o seguinte:
O cara se "aperta" e compra um DLSR - com UMA lente maomeno.
Daí usa um tempão no modo AUTOMÁTICO por se sentir intimidado pela quantidade enorme de possibilidades.
Quando tenta usar o "P" as fotos não saem o que ele esperava.
Vai no aniversário do sobrinho e não faz fotos melhores que as da tia velha, que está com uma compacta... :D
Fica com preguiça de ler o manual, que é grande...
Demora para perceber que AS LENTES são o grande diferencial...
Fica com medo de andar com aquela coisa grande no meio da rua... Vai ficando paranóico com os assaltos... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
(Eu tenho um amigo que tem uma 3100 faz MAIS de ANO e clicou umas 100 vezes. A filha dele não aguenta mais posar DENTRO DE CASA! :hysterical:)
Daí o cara vai gastando cliques para aprender o básico.
Por que não fazer isso com uma máquina mais barata, cheia de presets para diversas situações   (Macro, Cena Noturna, Retrato...) e  se divertir para caramba?
Para poder falar:
- Olhem... a minha é uma DLSR?
E a tia velha arrebentando nas fotos do sobrinho? :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #12 Online: 17 de Maio de 2012, 10:48:14
Uma D40/d50/d70 com uma lente 35mm f/1.8g da pra aprender legal.

Apesar do que falaram nos posts acima até ser meio verdade, DSLR é DSLR.



Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 17 de Maio de 2012, 10:53:33
O que se vê muito é o seguinte:
O cara se "aperta" e compra um DLSR - com UMA lente maomeno.
Daí usa um tempão no modo AUTOMÁTICO por se sentir intimidado pela quantidade enorme de possibilidades.
Quando tenta usar o "P" as fotos não saem o que ele esperava.
Vai no aniversário do sobrinho e não faz fotos melhores que as da tia velha, que está com uma compacta... :D
Fica com preguiça de ler o manual, que é grande...
Demora para perceber que AS LENTES são o grande diferencial...
Fica com medo de andar com aquela coisa grande no meio da rua... Vai ficando paranóico com os assaltos... :hysterical: :hysterical: :hysterical:
(Eu tenho um amigo que tem uma 3100 faz MAIS de ANO e clicou umas 100 vezes. A filha dele não aguenta mais posar DENTRO DE CASA! :hysterical:)
Daí o cara vai gastando cliques para aprender o básico.
Por que não fazer isso com uma máquina mais barata, cheia de presets para diversas situações   (Macro, Cena Noturna, Retrato...) e  se divertir para caramba?
Para poder falar:
- Olhem... a minha é uma DLSR?
E a tia velha arrebentando nas fotos do sobrinho? :hysterical: :hysterical: :hysterical:

 :hysterical: :hysterical: ri muito.....pior que acontece isso com frequência mesmo!!!! Comprar DSLR de maneira não pensada... não reflexiva.....dá nisso mesmo!!! E dá-lhe tia velha..... :hysterical:
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 17 de Maio de 2012, 10:59:31
Eh o q eu digo: fotografia com DRSLs eh um hobby caro: custa tempo e tem um custo em aprendizado alto. Tenho aqui 2 livros pra ler e estou postergando. Um sobre Lightroom e outro sobre retratos.

DEpois de um ano, nessa, ocorreu o seguinte: fui a uma festa de 15 anos e o "profissional" tava com uma D90 + lente q nao sei qual era + SB600. Eu, o "amador", com uma D7000 + Tamron 17-50 2.8 + SB600. Resultado: dei de graça, para a aniversariante 70 fotos em jpg, editadas com carinho e com cores muito boas. A mae dela comprou 200 fotos porcas com cores bisonhas por R$ 7,00 a unidade, ou seja, o "profissional" ganhou R$ 1400,00 facil, tirando os custos com impressao ( todas em 21x15 ) e gasosa.

Todos compararam as fotos dos 2 trabalhos e foram unanimes e admitir q o "amador" foi melhor que o "profissional". Claro q fiquei todo orgulhoso! :D Mas sempre tem o palhaço e diz, "mas a sua camera eh muito boa!!!!" :doh:

Depois de uns 8 meses de pratica, leitura, e quase 1500 posts aqui, o resultado começa a aparecer. Nem todo mundo tem essa paciencia e dedicaçao. :no:

Aih chega a "tia-velha" com sua CYBERSHOT W570 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: e tira fotos melhores, soh por que o cara nao sabe usar a sua DRSL. SE desanima e vende. Nos classificados on line de minha cidade., tah cheio de t3i, t2i, D5100 e D3100 para vender. Pq sera? :assobi:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!