Autor Tópico: Quantas fotos vc já tirou? (vc tem noção?)  (Lida 8082 vezes)

FernandoPaes

  • Trade Count: (17)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.522
  • Sexo: Masculino
  • Fernando Paes - Fotógrafo
    • Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos
Resposta #15 Online: 15 de Fevereiro de 2005, 11:32:12
Alex, eu gostei muito da sua idéia do banco de dados para catalogar. No meu caso, como são fotos pessoais, dá para fazer um controle pelo excel mesmo, mas uma fazer a catalogação das fotos pode ajudar muito para quem fotos como o Leo e o neocosmo!

Eu também uso o esquema dos diretórios com data e nome, assim como para os arquivos. Mas é obvio que é uma técnica arcaica.

Fernando
Fernando Paes - Fotógrafo de Casamentos - SP
Visite meu Website: http://www.fernandopaes.com.br

Conheça nosso podcast para fotógrafos sociais!


Alex Biologo

  • Trade Count: (4)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.802
  • Sexo: Masculino
    • Olhares Dispersos
Resposta #16 Online: 15 de Fevereiro de 2005, 21:21:53
O duro é saco pra fuçar no Access até aprender a fazer direito, sei que o programa faz, to tentando convencer o pessoal de informática a fazer um pra mim, eu quase não tenho fotos no micro, então é fácil, mas seria bom já ir organizando.

Sei que vc pode colocar várias entradas e buscar por cada uma delas, por exemplo, data, estilo, local, máquina, cliente, tipo de arquivo, etc....

Se conseguir convencer alguém a fazer isso, posto aqui e ai os mais experientes em foto dizem pra gente quais as informações mais interessantes, agora o Matheus tem um programa que praticamente faz isso.

Sobre o hd extra, perguntei pro cara como ele fez (e acredite é bem legal e funcional). bastou colocar o hd de notebook dentro da peça (que ele comprou na Santa Efigênia e já funcionou como um pen drive mais robusto. É uma ótima pra back ups
Alex Martins dos Santos - São Paulo/SP
Fuji S5100
Pentax MZ-50
Canon 10D e 300D + lente  28-135 is Canon + lente 70-300 TAmron


Matheus

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.381
  • Sexo: Masculino
    • http://www.mundofotografico.com.br
Resposta #17 Online: 15 de Fevereiro de 2005, 23:35:23
Citar
agora o Matheus tem um programa que praticamente faz isso

Opa ...

Cara na verdade o programa q eu falei não faz isso não, supondo q vc grave um cd com pastas de nomes dos eventos q vc fotografou, então o programa vai lá, faz uma especie de "imagem" do cd .. registro tudo q tem nele, não copia oq já nele não .... então vc da um determinado nome do cd .. tipo CD 01 ...

aí quando vc procurar pelo determinado evento, ele vai te falar q a ocorrencia esta no cd 01 ...

aí vc vai lá e pega ...

entendeu ?


FoxValleSCJ

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 288
  • Sexo: Masculino
Resposta #18 Online: 16 de Fevereiro de 2005, 06:49:44
Já pensei em fzaer um programinha deste tipo!
As fotos ficam organizadas por Grupos e Referencias que o usuário cria e pode ser acrescentado mais Comentário e Palavras-Chave, além do EXIF da foto! O que faltou terminar era colher o EXIF e organizar as fotos em CD! Queria somente pegar uma dll pra reduzir a foto automaticamente. Assim você coloca as fotos originais em um CD ou DVD e o programa organiza um base de dados, e uma imagem pequena da foto só pra dar um idéia... O projeto parou por falta de tempo! Talvez de pra pensar em continuar...
  Paulo Valle
   FoxValle

[span style=\'color:gray\']___________________
Canon Eos Rebel XT + Ef 28-135mm IS + Ef 18-55mm (infelizmente) + 550ex + Ridata 80x 2Gb[/span]


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #19 Online: 16 de Fevereiro de 2005, 09:57:14
Nossa, um programa desses seria uma mão na roda, ainda mais se ele fizesse imagens realmente bem pequenas como referência (para n/ào entulhar o HDD tbm).
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


neocosmo

  • Trade Count: (10)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.055
    • http://neocosmo.deviantart.com/
Resposta #20 Online: 17 de Fevereiro de 2005, 23:45:03
Seria legal mesmo esse programinha...

Ah, como vocÊs gravam suas fotos?
Em resolução máxima?
Em que formato?
Em jpg, em Tiff, Psd, Png, Raw, BMP, etc...

Eu costumo guardar em Jpg mesmo e com compactação 8 ( ((menor nivel do high)) de 12 do Photoshop).
(creio que não perca muita qualidade ((para o fim que eu destino as fotos)) e o arquivo diminui bastante).

E faço umas miniaturas das imagens numa pasta chamada "procura" e mando no index.txt as informações das pastas.

Seria legal um programa que fizesse associação entre o arquivo txt com o index de todas as fotos e com as fotos em miniaturas que fiz numa outra pasta. Será que tem jeito de fazer isto?

Abraços,


Renato
Renato Ventura - Mococa e Ribeirão Preto/SP[/size]
email: renatoventura@uol.com.br



Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #21 Online: 18 de Fevereiro de 2005, 09:48:20
Renato eu salvo as minhas em RAW, o JPG 8 é pouco recomendado, para publicações mais sérias o máximo aceito de compactação JPG é 10% que daria por volta do JPG 10 do PHotoshop.
Eu salvo em RAW para caso eu decida modificar algum tratamento na imagem, pois o RAW preserva 12 bits de cores, enquanto os JPG mais antigos preservam apenas 8 bits por canal.
 
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


diraol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 8
    • http://www.olhares.com/diraol
Resposta #22 Online: 12 de Março de 2005, 21:42:31
galera, é só dar uma olhada, esse sistema que vocês querem pode ser desenvolvido em ASP ou PHP, por exemplo, para trabalhar com banco de dados.........
ai vocês podem até armazenar na internet se quiserem.... ai dá pra consultar de qualquer lugar e tals.... e com acesso restrito........


Leo Terra

  • SysOp
  • Trade Count: (27)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.761
  • Sexo: Masculino
  • “Deus disse: 'Haja luz'. E houve luz.” (Gen 1,3)
    • http://www.leoterra.com.br
Resposta #23 Online: 13 de Março de 2005, 11:55:53
Legal esta idéia tbm... :) Seria bem interessante.
Leo Terra

CURSOS DE FOTOGRAFIA: www.teiadoconhecimento.com



ATENÇÃO: NÃO RESPONDO DÚVIDAS EM PRIVATIVO. USEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA TAL.
PARA DÚVIDAS SOBRE O FÓRUM LEIA O FAQ.


CrazyBob

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 39
Resposta #24 Online: 04 de Abril de 2005, 22:51:24
Com a S5000 estou na casa das 4000 fotos.
Com a A80 perto das 2000 fotos..
E com uma P31 que eu tinha 4000 fotos, mais 1000 com o obturador novo.. hehehe

O que eu costumo a fazer pra nao me perder nas fotos e grava-las em cd (DVD) e mandar revelar. Dai coloco o nome do Album revelado no nome da pasta.

logico que nao mando revelar fotos de porta de geladeira (heheheh). So as que realmente ficaram boas.