Autor Tópico: Tomara!  (Lida 5035 vezes)

rafakarg

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Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2012, 23:49:51
"Canonzinha fulera", nem vou comentar isso, se fosse assim, por quê Homem de Ferro, House e outros tiveram cenas gravadas com DSLR?
Nunca disse que DSLR vieram para substituir, mas sim para complementar. Afinal é um resultado maravilhoso para quem não quer investir numa RED. Quem acha que DSLR não serve pra filmar, ou que Z7 é tudo, não sabe a beleza de um casamento com cenas ou grande parte filmado com uma reflex.
Tanto que em um episódio de Inventos Modernos do NatGeo, compararam uma RED a uma 60D com um roteiro de cinema. Resultado? Quase igual (1 ou 2 pontos de diferença no final).
Como diz o grande Keko Sinclair, (baita cinegrafista que já trabalhou até na globo, mas hoje tem uma das maiores empresas no brasil do ramo, a Memory Produções) "Quem não investir em DSLR vai ficar para traz".

http://kekosinclair.blogspot.com.br/2012/02/dslr-ter-ou-nao-ter-eis-questao.html

http://kekosinclair.blogspot.com.br/2011/10/o-prazer-de-se-gravar-em-dslr.html

http://kekosinclair.blogspot.com.br/2011/09/nikon-d7000-definitivamente-camera.html

http://kekosinclair.blogspot.com.br/2011/09/canon-t3i-testada-e-aprovada.html
"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
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felelo

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Resposta #16 Online: 26 de Maio de 2012, 00:27:07
 O "Canonzinha fuleira" foi meio sem sentido... eu ainda acho que é meio "medo de inovação" quando defendem muito filmadoras comuns, é como fotógrafo que não aceita que as mirrorless tão ai pra ficar. Tenho certeza que o futuro da filmagem é a DSLR, não tenho experiencia nenhuma com filmagem, sou estudante de Ensino médio, mais é muuuito perceptivel isso! Claro, imagino que DSLRs ainda não dispoem ao usuário algumas funçoes ou "acessos" a elas, mais isso vem com o tempo!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
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felelo

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Resposta #17 Online: 26 de Maio de 2012, 00:38:23
 Outra coisa que demonstra um pouco isso, quem quiser gravar video em FullHD numa filmadora, com bons controles manuais, entradas como de microfone externo e qualidade de imagem legal terá que no minimo ir com uma filmadora nessa faixa de preço:

   http://www.bhphotovideo.com/c/product/838329-REG/Sony_HDR_CX760V_B_HDR_CX760V_High_Definition_Handycam.html#Specification

 Ou então comprar uma Canon T3i/T2i/Nikon D3200/D5100 etc... por no máximo(com uma lente legal clara 1.8, 50mm, 35mm) 1000 dólares!

 E se a pessoa procurar por uma filmadora com a possibilidade de trocar lentes terá que ir de no minimo o que? uma NEX-VG10 por 1600 dólares(sem Mic input)!
« Última modificação: 26 de Maio de 2012, 00:41:00 por felelo »
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rafakarg

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Resposta #18 Online: 26 de Maio de 2012, 11:52:59
Felelo, é isso mesmo amigo!
Foi a mesma coisa quando chegaram as câmeras digitais. Os Caras de filme que não queriam inovar ou até mesmo seguir o rumo natural da tecnologia ficavam do mesmo jeito.
As DSLR não substituirão definitivamente as filmadoras, mas agregarão muito a grande parte dos trabalhos e ajudarão bastante iniciantes em produções a fazer grandes imagens sem precisar vender um rim. hehehe
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zecahue

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Resposta #19 Online: 27 de Maio de 2012, 02:14:22
Rsssss

Não to dizendo que filmar com DSLR é ruim quando digo "canonzinha fulera". É uma denominação para dizer que é o mais básico que alguém pode ir quando vai filmar algo com uma DSLR, uma "canonzinha fulera" não é uma 5D, é uma t2i ou t3i.

DSLR e filmadoras são ferramentas diferentes para trabalhos diferentes. TV vai continuar usando câmeras ENG, a não ser pra produzir propaganda e algumas séries (que também já estão usando cada vez menos, as produtoras pequenas e médias tem F100, FS100, F3, ou RED quem tem mais recurso). O jornal nacional nunca (?? nunca se diz nunca, mas é muito improvável) vai ser filmado com uma DSLR.

Se não precisa de pouca profundidade de campo, é muito mais eficiente usar uma filmadora do que uma DSLR pra filmar um evento ou uma notícia.

Se precisar de sistema de cor 422 com 10bits pra fazer um ótimo croma key com uma correção de cor pesada, uma 5D ou uma GH2 seria um pesadelo, tem que ir no minimo com uma EX1 com gravador externo ou uma HPX 250, caso queira sensor grande, tem que ir com uma F3 no mínimo.

Se o cinegrafista não tem muito dinheiro, é muito mais eficiente ir de "canonzinha fulera"mesmo, ou com uma GH2, do que comprar uma filmadora ruim.

Se o objetivo é cinema de baixíssimo custo, uma DSLR vai entregar um visual muito mais interessante a baixo custo.

Tudo depende do uso e da grana disponível.

Quer saber porque eu chamo "canonzinha fulera"?  Simples, só dar uma olhada nos comparativos sérios de câmeras com sensor grande e DSLRs. O melhor deles é o "The Great Camera Shootout" da Zacuto. O site do Philip Bloom tbm tem ótimos comparativos com a GH2 hackeada. Natgeo faz programa pra leigo assistir na TV, estes sites (link abaixo) são feitos para diretores de fotografia.

O mercado demorou pra engolir a GH2 porque a canon tem um marketing muiiiiito forte. Mas todos os comparativos colocam a GH2 beeem a frente de qualquer outra DSLR no quesito resolução, detalhes e compressão. Por isto, não faz muito sentido, pra quem pensa em filmar como primeira opção e fotografar como segunda, comprar uma t3i ou uma 60d, se a gh2 tem qualidade muito superior na mesma faixa de preço. Ta aí porque eu chamo de "canonzinha fulera", é uma definição para designar as câmeras com pior desempenho. Só uma 5D ou uma 7D justificariam o não uso de uma GH2 para filmar. A 7D segura mais latitude nas altas do que qualquer outra DSLR, a 5D é FF e tem visual único e a GH2 é disparada a câmera com melhor resolução e menos moiree.

As grandes marcas: Sony, Panasonic e Canon, já tem ótimas câmeras filmadoras com sensor grande no mercado (F100, FS100, F3, C300...), o uso de DSLR nas grandes produções foi apenas no início, antes da chegada destas câmeras, já que RED, além de cara, não é uma câmera muito prática, o que fazia muitas produtoras a filmarem com DSLRs.

Esta poeira já baixou, DSLR já passou de ser inovação. Hoje filmar com uma DSLR é o melhor custo benefício, mas não é a melhor opção.

links:

Philip Bloom:  http://philipbloom.net/2012/01/06/christmas-shootout/   
Zacuto: http://www.zacuto.com/original-web-content   (a versao 2010 ganhou EMMY como melhor web serie, a versão 2012 vai ser lançada logo e já vazou que a GH2 hackeada esta detonando)
Comentário sobre o zacuto's 2012 (GH2 atrás apenas da Alexa e F65) http://www.eoshd.com/content/8114/audience-reaction-to-revenge-of-the-great-camera-shootout-puts-gh2-in-3rd-place-behind-alexa-and-f65 
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 02:16:12 por zecahue »


felelo

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Resposta #20 Online: 27 de Maio de 2012, 13:41:58
  As filmadoras com sensor grande citadas por você são extremamente mais que a melhor das DSLRs, claro que um Jornal de Tv dificilmente será filmado com ums DSLR(hoje em dia)..... porque que eu saiba não é qualquer câmera/filmadora que pode transmitir ao vivo.... ou sei lá, por antena(reportagens de rua), mais se um dia houver uma DSLR que tenha esse suporte não vejo porque não!

 

DSLR e filmadoras são ferramentas diferentes para trabalhos diferentes. TV vai continuar usando câmeras ENG, a não ser pra produzir propaganda e algumas séries (que também já estão usando cada vez menos, as produtoras pequenas e médias tem F100, FS100, F3, ou RED quem tem mais recurso). O jornal nacional nunca (?? nunca se diz nunca, mas é muito improvável) vai ser filmado com uma DSLR.

Se não precisa de pouca profundidade de campo, é muito mais eficiente usar uma filmadora do que uma DSLR pra filmar um evento ou uma notícia.

Se precisar de sistema de cor 422 com 10bits pra fazer um ótimo croma key com uma correção de cor pesada, uma 5D ou uma GH2 seria um pesadelo, tem que ir no minimo com uma EX1 com gravador externo ou uma HPX 250, caso queira sensor grande, tem que ir com uma F3 no mínimo.


 Entendo que DSLRs não dispoem de certas funções(apesar de não conhece-las, se puder me explicar eu agradeceria) que filmadoras possuem, porém a principal "inovação" das DSLRs é mostrar que dá pra conseguir muita qualidade de imagem, com um sensor maior a baixo preço! Antes pagava-se uma facada numa handycam da sony com uma qualidade ridicula! Acho que pelo menos Sony, Panasonic, JVC e outras marcas consagradas em quesito filmadoras tem que perceber que não adianta mais lançar uma filmadora com sensor do tamanho de sensor de celular, com umas "empiriquitações" que a deixem com muuuito valor agregado... pois com a mesma grana se compra uma DSLR que te dá Qi de video muito superior, além que boas fotos!
« Última modificação: 27 de Maio de 2012, 13:45:41 por felelo »
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Resposta #21 Online: 27 de Maio de 2012, 23:44:28
O grande problema das DSLR nem é a falta de funções mirabolantes, que algumas filmadoras tem, mas é o excesso de tratamento na imagem que a câmera entrega. Comparando com fotográficas, seria como entregar um jpg bem comprimido e contrastado, a primeira mão vai parecer ótimo, a imagem já vai estar "pronta". Mas se vc levá-la pra fazer uma pós vai perceber que não terá muito o que fazer. O contraste já comeu a latitude e saturou a cor, o jpg bem comprimido deixou com artefatos que ficariam horríveis numa ampliação. Não que seja impossível de se trabalhar com um jpg fulero, mas se vc tem a opção de um jpg pouco comprimido ou até RAW, lógico que o resultado final vai ser melhor, especialmente se vai mexer em pós.

Não tem no que discordar sobre o quebra galho das DSLR, baixo custo, qualidade boa das imagens, não precisa de muita pós, são leves, pequenas e melhores que as filmadoras mais baratas (abaixo de 3mil dólares). Mas vamos às desvantagens:

Nem sempre um sensor grande é melhor, muitas vezes até atrapalha, pois dificulta a obtenção de hiperfocal. Tem que fechar tanto o diafragma que acaba perdendo luz e correndo o risco de dar difração e perder resolução. O sensor grande também dificulta o foque em situações de pouca luz e necessidade de foco rápido e preciso.

Hoje em dia quase todas as câmeras são CMOS, quanto maior é o tamanho do sensor, mais difícil é de diminuir o rolling shutter.

Câmeras de sensor único não conseguem capturar boa quantidade de cores, muito acaba se perdendo por causa do demosaico Bayer, por isto as de 3 sensores (um para cada cor primária) levam vantagem, e ainda não existe câmera com 3 sensores grande. As únicas câmeras de sensor grande que conseguem capturar bastante cor são as que gravam em RAW ou no mínimo 10bit 422 (F3, RED, Alexa, F35, F65..) ou seja, a partir de 15mil doletas pra um kit seco. Uma filmadora de 5mil dólares faz isto.

Outras coisas que diferenciam: zoom motorizado com controle de velocidade(função preferida de cinegrafista jornalístico), entrada de áudio profissional, mudança de abertura da lente com "passos infinitos", maior variedade de "setagem" na câmera.

Ex. de filmadora x DSLR = uma Sony FS100 é infinitamente melhor que uma Canon 5D MK3 e custa um pouco mais.

Se vc pegar uma DSLR e colocar vários acessórios nela (pré-amp com entrada XLR, follow focus, rig com base para ombro.. etc..) vai custar quase uma filmadora top, por isto, pra reportagem e certos eventos, é muito melhor ter uma filmadora, que já vem com tudo isto de forma nativa, além das vantagens citadas acima.


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Resposta #22 Online: 28 de Maio de 2012, 00:30:47
  Valeu zecahue! Sempre aprendendo! Legal seria se no futuro DSLRs tivessem essas funções!
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