Autor Tópico: Pergunta de iniciante...  (Lida 3675 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 18 de Maio de 2012, 19:21:54
Vocês devem estar de saco cheio dessa pergunta aqui já, mas "que câmera comprar" ?

Só me interessei de verdade pela fotografia com a tecnologia digital. Com analógica sempre tive somente câmeras automáticas que faziam tudo sozinhas.

Só que agora quero fazer o caminho inverso...

Que câmera é legal pra dar uma brincada? Tenho lido e ouvido bastante sobre olympus trip 35, OM-1, Zenit, Canon Canonet, etc..

Como funciona a questão de manutenção dessas câmeras hoje, caso dê problema? Tem conserto ou vai pro lixo?

Penso em uma não muito cara (talvez até o limite de 200,00 com lente), relativamente pequena pra poder carregar facilmente, e que de repente consiga utilizar as lentes no sistema Canon EOS.. Já andei vendo e quase comprei esses dias atrás uma Lomo...

dá pra dar uma ajuda aí gente??? :assobi:
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 19:22:23 por Luciano.Queiroz »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #1 Online: 18 de Maio de 2012, 23:00:05
Fala Luciano...

Seguinte... as Zenit, que vc listou, se achar em bom estado até vai... caso contrário, peso pra papel... não vale a pena arrumar não.

A Trip 35 é igual água de batata... foi a camera mais vendida no mundo inteiro e é facil achar uma em bom estado. Se quebrar, dá pra arrumar por um preço camarada ou até mesmo DIY (Do It Yourself  :assobi: )

As Canonet, até onde sei, são rangefinder com lente fixa (não consegue trocar). Sei que a Canonet Q17 é muito durável e tem a lente afiada.

Acho dificil encontrar cameras de filme, por R$200,00 pra usar lentes EOS. Poderia tentar as Canon EOS 5, EOS 3 mas são mais recentes e cheias de eletronica, se zuar, fica caro pra arrumar.

Tem as Pentax, que geralmente vem com uma lente Pentacon 50mm f/1.8 muito boa também e são totalmente mecanicas.

A lista é grande. Você tem que fazer um "filtro" e ver o que vc quer numa camera de filme.

Abcs e boa sorte.

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #2 Online: 18 de Maio de 2012, 23:12:46
sabe aquelas dúvidas que vejo o povo perguntando nos tópicos das digitais e não entendo como eles tem tantas dúvidas??. é mais ou menos assim que sito agora.. rs.. não sei nada sobre marcas e modelos..

minha única relação com analógico seria comparado hoje às digitais "point & shot"..o único controle que tinha era a hora de apertar o botão.. hoje penso em uma analógica manual, mas vejo que muitas que o pessoal usa hoje não são tão manuais assim.. como essa olympus trip 35 e a canonet..

quando me referi a usar as lentes não sei se fui claro.. mas por exemplo, até onde sei as Zenit usam mount M42 que dá pra usar na Canon digital hoje com adaptador.. era isso que me referia... mas isso é assunto pra outra hora tb. Se der pra usar blz, se não der tudo certo tb... Quero usar as "lentes velhas" na câmera nova...

fico aqui matutando como vou me virar (caso compre uma dessas não totalmente manuais) sem poder controlar tudo, sem flash e sem mais parafernalhas pra conseguir uma foto boa. Pode até ser também que na hora que pegar uma dessas na mão as dúvidas se acabem sozinhas..
« Última modificação: 18 de Maio de 2012, 23:15:48 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 18 de Maio de 2012, 23:32:11
só complementando. minha idéia pra uma analógica é usar quase que exclusivamente filme P&B ... é uma opção ou um erro pensar assim?


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2012, 23:45:49
só complementando. minha idéia pra uma analógica é usar quase que exclusivamente filme P&B ... é uma opção ou um erro pensar assim?

 :clap:

Na minha opnião é totalmente acertado isso!

Se bem que 35mm não é nada. Precisa ver a qualidade de um Fuji Acros 100 em médio formato! :eek:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2012, 10:44:26
Bom, não sei se fiz cagada ou não.. Mas não aguentei a ansiedade e comprei uma Canon Canonet 28 no Canadá por 49 dólares com frete... Achei relativamente barata, adorei o visual dela, nas fotos está muito conservada, e como sei que acaba não ficando só nessa depois já me adiantei mesmo... qualquer coisa vendo depois que receber ou fica pra coleção que nem tenho ainda.. rs.. pode ser a primeira! :ponder:

Só espero agora que não demore demais pra chegar ( :( :( ), que a câmera esteja como descrita no anúncio, que o governo brasileiro não ache que ela custe bem mais e cobre imposto, que minha ansiedade me deixe dormir nos próximos, 30, 40, 60 ou sabe-se lá quantos dias..

Mas se puderem, continuem com o tópico.. me interesse mesmo é por uma toda manual com lentes intercambiáveis.. tipo a olympus OM-1... mas tenho muitas dúvidas ainda..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2012, 11:09:00
completando...
é impressionante a diferença de estado de conservação das câmeras que estão à venda no exterior pelo ebay ou aqui no mercado livre... pelo menos vendo as fotos, já que não dá pra ver o equipamento propriamente dito as diferenças são gritantes..

Além disso o conhecimento de quem vende é muito diferente! Aqui o pessoal nem sabe como funciona, e lá pra vários que mandei mensagem explicam tudo certinho, como reais conhecedores do produto..


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2012, 11:27:58
Luciano e Dimi...tbém to me animando a comprar uma via ebay....dei uma olhada no filme que vc citou.. Fuji Acros 100 ....tá com preço bom lá fora...4 rolos por 20 doletas....é o melhor pra P&B??

O Luciano se decidiu...eu ainda to na dúvida...queria uma mecanica tbém...com bastante qualidade e que tivesse abaixo de 100 doletas.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2012, 12:09:46
Galera..... de filme até hoje só usei minha simples Tron nos anos 90....como seria usar uma Rolleiflex 2.8C 6x6 mesma coisa?? mais complicado???  Indicam essa camera???
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2012, 12:45:52
Rapaz... esse filme Acros 100 da Fuji é considerado o melhor pra ISO 100.

Pra ISO 400 tem o Ilford HP5 e o Kodak Tri-x 400. Ambos muito bons, com grão fino.

Liberal, Rollei é Rollei. É praticamente a Leica do médio formato.
A RolleiFlex Xenotar 80/2.8 é uma das lentes mais afiadas que eu conheço. Com uma definição incrível.
Se você nunca usou uma TLR, experimente antes. A experiencia é totalmente diferente. É muito mais emocionante. Você vai ver tudo em um despolido gigante e invertido esquerda/direita.
Procure por vídeos disso no youtube pra vc ver.
É uma camera cara e usa filmes 120 e não 35mm. Faz 12 fotos num filme, que, se bem scaneado e revelado entrega arquivos, com tamanho comparado a um sensor de 50MP :eek:

Vale a pena se você tiver interesse. Tem umas que nem fotometro tem, aí precisa de um fotometro ou regra sunny 16 na cabeça.
Também fica bem legal fazer os famosos diapositivos (cromo, slide, positivo).

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2012, 12:46:49
Luciano, se a camera estiver realmente boa, vc não vai se arrepender.

Pra revelar é simples (ainda não faço). Tem 2 vídeos em portugues que o cara ensina certinho como fazer. Se quiser te passo depois.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2012, 13:12:21
Luciano, se a camera estiver realmente boa, vc não vai se arrepender.

Pra revelar é simples (ainda não faço). Tem 2 vídeos em portugues que o cara ensina certinho como fazer. Se quiser te passo depois.

Abcs

valeu.. por enquanto não quero me preocupar com isso.. primeiro quero gastar uns filmes e mandar revelar mesmo.. depois começo a pesquisar mais e me informar sobre a revelação.. não acho que seja difícil não, mas questão de um pouco de teoria e prática...


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2012, 13:34:02
Rapaz... esse filme Acros 100 da Fuji é considerado o melhor pra ISO 100.

Pra ISO 400 tem o Ilford HP5 e o Kodak Tri-x 400. Ambos muito bons, com grão fino.

Liberal, Rollei é Rollei. É praticamente a Leica do médio formato.
A RolleiFlex Xenotar 80/2.8 é uma das lentes mais afiadas que eu conheço. Com uma definição incrível.
Se você nunca usou uma TLR, experimente antes. A experiencia é totalmente diferente. É muito mais emocionante. Você vai ver tudo em um despolido gigante e invertido esquerda/direita.
Procure por vídeos disso no youtube pra vc ver.
É uma camera cara e usa filmes 120 e não 35mm. Faz 12 fotos num filme, que, se bem scaneado e revelado entrega arquivos, com tamanho comparado a um sensor de 50MP :eek:

Vale a pena se você tiver interesse. Tem umas que nem fotometro tem, aí precisa de um fotometro ou regra sunny 16 na cabeça.
Também fica bem legal fazer os famosos diapositivos (cromo, slide, positivo).

Abcs

Dimi ...valeu...obrigado pelas informações! Fui ver um vídeo no youtube...muito louco...muito diferente...fiquei mais atiçado ainda....rs
 O que me impressionou é que vi fotos feitas com ela coloridas e que não tem aquela coloração das antigas....achei o desempenho dela em fotos melhor do que outras que eu vinha vendo OM-1, Nikon FE, K 1000 etc....quando vi fotos pela Rolleiflex.... :eek: :eek: endoidei! Exemplo:





Era essa definição e nitidez que eu queria...mas tbém quero ela pra fazer especialmente pra B&W
 



***** por sicamicanico, no Flickr


Peaceful Mind por [Keni], no Flickr


Aqui tem mais:

http://photos.schmootography.com/Portraits/Portraits-in-Jackson/18802891_GMHDFM#!i=1456357876&k=r23tVX3 

Achei o Bokeh dela fantástico....o que quero saber é se essas 03 fotos que postei de exemplo... são exceções...difíceis ou quase impossíveis de serem obtidas...ou se é isso que ela entrega... se eu fizer o Bê-á-Bá certinho?
« Última modificação: 19 de Maio de 2012, 13:35:47 por Oliberal »
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2012, 14:31:50
 :aua: :aua: :aua: odeio quando faço isso...tava empolgadão só tinha batido o olho...51 doletas (+55 de frete)....ai o Dimi me falou os preços...fui verificar...realmente é bem cara...e ai que vi que tava 51...porque era leilão.. :doh: :doh: :doh:  a anta aqui num tinha visto....ai sabe o que eu fiz....dei uma oferta....rs.....num aguentei....vamos vêr...vou brigar um pouco por ela...não muito...pois num tô podendo demais não...$$...mas ela tá linda...e com a bolsa de couro original...e ele fez 03 fotos com ela...já deu pra ver o potencial ...só o 1/500 que num tá funcionando...mas não ligo...pro que quero 1/400 já tá bom demais...vamos vêr até quanto $$...ela vai...um pouco eu brigo....ahhh...por favor hein...eu vi primeiro...rs.... nada de lances hein....rs
http://www.ebay.com/itm/280883469801?_trksid=p5197.c0.m619
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2012, 14:32:46
É isso que ela entrega. Claro que um scan bem executado e uma pós bem feita melhoram o resultado ainda mais.

Esses filmes pb que falei entregam qualidade muito superior a qualquer DSLR cromada.

Fazendo o básico, vc terá fotos básicas, igual qualquer outra. Câmera.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM