Autor Tópico: Banco de Imagens - Um exercício do olhar  (Lida 3265 vezes)

Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Online: 19 de Maio de 2012, 09:30:59
Publiquei um post sobre uma primeira tentativa minha de splash e depois de vários comentários o assunto desviou para banco de imagens. Daí resolvi abrir este tópico.

Comecei a pesquisar sobre como enviar minhas fotos para esses bancos de imagens e percebi que o buraco é mais embaixo. Eles tem muitas regras para aceitar imagens.

O interessante é que essas regras são bem definidas e passam por vários conceitos de fotografia: foco, ruído, pós, resolução, etc. Comecei a ler e vi que é um excelente material para aprendermos mais sobre fotografia e conseguir colocar nossas fotos num nível de qualidade profissional e comercial.

Em termos de composição é um exercício excelente do olhar. O que eles querem é bem específico. Tem que ser útil a terceiros. Ou seja, sua foto deve poder ser usada por outras pessoas. Daí que não basta fazer uma boa composição. Tem que ser algo específico, limpo e objetivo.

Achei interessante e sugiro a leitura do link abaixo
http://portuguesbrasileiro.istockphoto.com/help/sell-stock/training-manuals/photography/quality-standards-what-were-looking-for

Seria legal quem tivesse experiência com bancos de imagens que postasse aqui.
Vale a pena? $$$
É difícil mesmo?
É confiável?
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #1 Online: 19 de Maio de 2012, 10:02:12
cara.. faz uns 6 meses que tô batalhando nisso... já enviei várias fotos, e uns 90% delas não foram aceitas por motivos que não concordo... acusaram por exemplo balanço de branco errado, ruído, etc.. coisas que eu não consegui enxergar..

Estou com pouquíssimas fotos aprovadas à venda no Shutter Stock, e talvez por isso até agora não vendeu nenhuma..

Como minha internet é muito ruim aqui, não posso me empenhar totalmente nisso pra melhorar meu relacionamento com eles.. pra eu enviar 400Mb de fotos gasto umas 10 horas ou mais.. Pra vc ter idéia ontem enviei um vídeo pro youtube de 461Mb.. levou 13 horas o envio.. O Speedy só me dá 1mb de velocidade e não posso aumentar nem que eu queira porque eles não tem estrutura pra isso.. e com certeza não recebo nem metade desse 1Mb que pago..

Quando se resolverem os problemas de internet pretendo me aprofundar mais nesse assunto.

Gostei da idéia do tópico. Faz tempo que penso em fazer algum nesse sentido mas nunca fiz. Vamos ver se o pessoal que consegue vender suas fotos assim chega com boas dicas..


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #2 Online: 19 de Maio de 2012, 14:57:06
Oi Luciano,

Pois é, estou com medo de acontecer isso aí que aconteceu com você porque eles são muito exigentes.
Por outro lado, se pegarmos a manha será um sinal de que estamos evoluindo. Acho que isso servirá como um indicador de nossa evolução e do nosso estudo.
Lá eles são muito técnicos, objetivos e não dão colher de chá não!

Sugiro que você leia todo o link que postei para saber o que eles estão querendo. Eu vou relê-lo várias vezes antes de mandar algo pra lá.

É bom também dar uma passeada pelos bancos de imagem e ver o que tem por lá. Observar as características e tentar aproximar delas.

Continuo pedindo que quem já conseguiu mandar para das as dicas. Seria bom, não é?



NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Rafaelpg

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 767
  • Sexo: Masculino
  • Em fase de aprendizado...
    • Registro Fotografia
Resposta #3 Online: 19 de Maio de 2012, 15:20:51
Gostei do tópico!
Minha irmã vive me enchendo o saco falando pra criar uma conta e vender as fotos pq ela conhece dois caras da faculdade dela que vivem disso! Eu tenho também uma Fotografe Melhor que tem uma reportagem sobre isso e o mais legal mesmo é saber que vc está evoluindo já que os padrões são altos nesse tipo de mercado...
Acho que o maior problema é criar uma imagem que possa ser utilizada por terceiros para o que for, isso é o que me prende mais senão acho que já teria começado a postar umas fotos lá...
depois vou reler esse link que mandou mas boa iniciativa de criar o topico!

abraços


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #4 Online: 19 de Maio de 2012, 21:41:12
Bom, em termos técnicos o que os caras querem é qualidade. O mínimo de ruído possível, nitidez em 100% do quadro, sem distorções, aberrações, etc...
Isso é o básico. Tipo assim: a eliminatória, o primeiro crivo...rsrsrs
Depois disso vem a composição. Aí que dana tudo... Como eles querem algo para ser usado por terceiros imagino que a composição deva ser limpa, clara e deixar várias possibilidades em aberto. Ou seja, uma foto útil, que de margem á vários significados e usos.
Mas não é uma foto dúbia em relação, por exemplo ao assunto principal da composição. Isso não. Os elementos dentro da composição devem estar definidos e terem cada um o seu papel, primário, secundário, fundo, etc... Ou seja, uma foto balanceada e equilibrada mas que não feche questão.

Acho que é por aí, não?

NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 19 de Maio de 2012, 22:57:02
Bom, em termos técnicos o que os caras querem é qualidade. O mínimo de ruído possível, nitidez em 100% do quadro, sem distorções, aberrações, etc...
Isso é o básico. Tipo assim: a eliminatória, o primeiro crivo...rsrsrs
Depois disso vem a composição. Aí que dana tudo... Como eles querem algo para ser usado por terceiros imagino que a composição deva ser limpa, clara e deixar várias possibilidades em aberto. Ou seja, uma foto útil, que de margem á vários significados e usos.
Mas não é uma foto dúbia em relação, por exemplo ao assunto principal da composição. Isso não. Os elementos dentro da composição devem estar definidos e terem cada um o seu papel, primário, secundário, fundo, etc... Ou seja, uma foto balanceada e equilibrada mas que não feche questão.

Acho que é por aí, não?

Tem muito mais coisa envolvida que não faz parte da técnica eu acho.

No caso do shutter stock que faço parte, pra se cadastrar precisa enviar 10 fotos pra aprovar.. Eles precisam aceitar 7 pro seu cadastro ser aprovado. Se não aceitarem 7 vc só pode enviar de novo depois de um tempo..

no meu caso, das 10 que mandei aprovaram 9.. sinal que as fotos tem qualidade pra estar lá... depois já mandei mais de 20 e só aprovaram mais 2...
como te falei, muitas vezes eu não concordo com o critério. Eles falam coisa que não existe, e às vezes devolvem como algo do tipo "não temos interesse na sua foto".. Já me devolveram foto muito melhor tecnicamente do que foto que aprovaram.. vai entender! Tem os lances de palavra chave tb.. já me devolveram porque "uma ou mais palavras chave não condizem com a foto"....

estou achando muito, mas muito complicado saber REALMENTE o que eles querem... se eu tivesse internet rápida aqui tava mandando todo dia.. eu acho até que essa regularidade conta pra eles de alguma forma tb.. mas como disse por enquanto não dá. Não tenho como deixar meu comp. ligado toda noite enviando foto..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 19 de Maio de 2012, 23:00:14
tenho um amigo aqui da cidade que a cada período de 30 dias retira cerca de 100 dólares lá.. isso com 200 ou 300 fotos enviadas.. e sinceramente não tem nada de muito diferente nas fotos dele, pelo menos algumas que eu vi.. por isso que eu acho que tem questão de relacionamento muito importante na negociação..


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2012, 15:40:15
Pelo li na Fotografe Melhor, a foto tem que ser BEEEEMMM util para terceiros, como por exemplo, a classica foto de um punhado de gente bonita, usando jaleco impecavelmente branco, com sorriso Colgate no rosto, pele perfeita, cabelos muito bem penteados, Estetoscopio Littmann pendurado no pescoço, e ao fundo, um corredor q parece hospital do nível do Sirio-Libanes para cima!!!!! Componham uma foto dessas e eu me dane se nao aprovarem!!!!

Eh essa visao comercial q faltam aos novatos!!!  Pretendo entrar no ramo, mas depois q dominar melhor o uso do flash, sombrinhas, rebatedores, fotos em estudio,...

Aquela foto classica de um casal de noivos dançando uma valsa, um belo anel com aquele boquê, uma ilha deserta e paradisiaca,... É esse tipo de coisa q eles querem. Esse tipo de foto eh bem usado em folders, panfletos, posters, sites, outdoors,...

Se for usar atores, tudo tem q ser muito bem pensado: figurino, cenario, maquiagem, acessorios,... alem da tecnica fotografica impecavel e a foto tem q transmitir uma ideia clara, como um nerd pensativo com um lapis na boca, uma patricinha sorridente cheia de sacolas de compras, uma secretaria de oculos com um olhar penetrante,...
« Última modificação: 20 de Maio de 2012, 15:40:46 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Bruno Fuzatto

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 123
Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2012, 20:58:32
E não se esqueçam de documentar a permissão das pessoa fotografadas na foto, pois isso pode dar problema futuro.
Você vê as fotos com lupa? Então pq fica dando zoom de 100% em todas as fotos para reclamar?


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #9 Online: 21 de Maio de 2012, 08:20:14
Citar
Pelo li na Fotografe Melhor, a foto tem que ser BEEEEMMM util para terceiros, como por exemplo, a classica foto de um punhado de gente bonita, usando jaleco impecavelmente branco, com sorriso Colgate no rosto, pele perfeita, cabelos muito bem penteados, Estetoscopio Littmann pendurado no pescoço, e ao fundo, um corredor q parece hospital do nível do Sirio-Libanes para cima!!!!! Componham uma foto dessas e eu me dane se nao aprovarem!!!!

Eh essa visao comercial q faltam aos novatos!!!  Pretendo entrar no ramo, mas depois q dominar melhor o uso do flash, sombrinhas, rebatedores, fotos em estudio,...

Aquela foto classica de um casal de noivos dançando uma valsa, um belo anel com aquele boquê, uma ilha deserta e paradisiaca,... É esse tipo de coisa q eles querem. Esse tipo de foto eh bem usado em folders, panfletos, posters, sites, outdoors,...

Se for usar atores, tudo tem q ser muito bem pensado: figurino, cenario, maquiagem, acessorios,... alem da tecnica fotografica impecavel e a foto tem q transmitir uma ideia clara, como um nerd pensativo com um lapis na boca, uma patricinha sorridente cheia de sacolas de compras, uma secretaria de oculos com um olhar penetrante,...


Matou a pau! É isso aí...
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #10 Online: 21 de Maio de 2012, 11:03:14
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Soprani

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 713
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2012, 11:54:26
Karl, esta e uma area da fotografia que muito me interessa, desde que iniciei. Ja fiz questionamentos sobre o assunto no forum mas nao obtive muito retorno. Sou muito estudioso e tenho bastante disposicao para investir em cursos, equipamentos e despesas de aluguel de objetos e de caches de modelos. Se stiver interessado em manter contato para crescermos juntos profissionalmente, e so falar.
D810, D4, 35mm 1.4 Art, 85mm 1.8G Nikon.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2012, 12:33:52
Vc faz um book, ganha a grana e pode te render umas boas indicaçoes para novos clientes. Ao contrario de venda de fotos em bancos de imagens, uma mesma foto pode ser comprada diversas vezes. Depois q se pega a manha e com o passar dos anos vc acumula experiencia e centenas de fotos boas, a grana começa a entrar, mesmo q vc pare de colocar novas fotos a venda. A longo prazo, eh excelente para qualquer fotografo.

Vou primeiro aprender mais sobre estudio, iluminaçao, discurso, ediçao,... nao vou colocar o carro na frente dos bois. Essa semana jah vou ter umas aulas particulares de uso de flash e configuraçoes avançadas da camera. Trampar como segundo fotografo e assistente de iluminaçao serah meu segundo passo. Estudio, books e work shops da area serah meu terceiro passo. Mas com certeza eh um ramo q vou entrar!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Karl Junior

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.234
  • Sexo: Masculino
  • Fotografar é mostrar aos outros como vemos o mundo
    • Olhar Fotográfico
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2012, 12:16:12
Citar
Karl, esta e uma area da fotografia que muito me interessa, desde que iniciei. Ja fiz questionamentos sobre o assunto no forum mas nao obtive muito retorno. Sou muito estudioso e tenho bastante disposicao para investir em cursos, equipamentos e despesas de aluguel de objetos e de caches de modelos. Se stiver interessado em manter contato para crescermos juntos profissionalmente, e so falar.

Acho legal manter contato e trocar idéias. É bom compartilharmos os casos de sucesso e os de fracasso também. Podemos aprender muito com as fotos aprovadas mas com as reprovadas também.
Ainda não tenho uma quantidade boa de fotos para submeter a um banco de imagens mas assim que tiver vou enviar e postar aqui o resultado.

Se é um bom negócio a longo prazo porque não tentar. Além de tudo é um aprendizado, você começa a ser exigido e tem que subir o nível de qualidade.
Acho super positivo.

Podemos depois criar um tópico só para fotos enviadas para bancos. Aí todo mundo critica e diz se concorda ou não com a aprovação e faz comentários...
O que acham?
NIKON D7000 / NIKON D610 / NIKKOR 18-105mm / NIKKOR AF 50mm 1.4G & 1.8D / NIKKOR AF 85mm 1.8D / SIGMA 150-500mm 5-6.5 / NIKKOR 24-70 2.8 / SB-700 / SB-910
http://www.olharfotografico.com
https://www.flickr.com/photos/karl_junior/
https://500px.com/romanelli


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2012, 13:19:15

Podemos depois criar um tópico só para fotos enviadas para bancos. Aí todo mundo critica e diz se concorda ou não com a aprovação e faz comentários...
O que acham?

Isso eh pergunta q se faça!!!! Claro q eh uma otima ideia!!! :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!