Autor Tópico: "Periféricos" e corpos!  (Lida 4100 vezes)

felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Online: 20 de Maio de 2012, 15:27:51
  A)Estou em fase de pesquisa e aprendizado sobre DSLRs, e estão aparecendo algumas coisas que me deixam curioso, uma delas(a principal) é sobre focagem manual, possuo uma Nikon analógica, totalmente manual, pra ajudar na focagem o viewfider dela possue um circulo no centro, dividido ao meio, cujas imagens se alinham quando o objeto esta focado, facilitando o processo. Uma DSLR não possue isso certo? Há algum tipo de acessório que substitua isso em DSLRs de entrada? E se houver, como funciona sua instalação/utilização? Pergunto porque pretendo usar minha 50mm na minha futura DSLR(se eu ir de Nikon).

  B)Além disso, estou visando uma DSLR de entrada; D5100;D3200;T2i;T3i. Todas essas estão na faixa de 700 dólares. Meu orçamento(se eu não conseguir me desfazer da minha P500) é de no máximo 800 dólares, o que me deixa apertado em acessórios essenciais, como cartões, uma boa Lowepro(linha Nova ou Rezo) e uma bateria extra(me faz muita falta na P500!), e até uma lente mais baratinha. Claro, se eu achar um comprador pra P500 o assunto muda, mais sempre penso na pior possibilidade.

  Surgiu então a idéia de focar em corpos mais baratos(D3100, T3, ou T2i, D5100 usadas), veja bem, uma Canon T3 tá 500 dolares, o que me dá 300 dólares em acessórios(na BH uma  EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS sai 100 dolares no "Buy togheter and save"!), ou então a D3100, 550 dolares e no "Buy togheter and save" a AF-S DX VR 55-200mm f/4-5.6G tá 150 dólares. Se eu ir de T3/D3100 consigo pelo mesmo preço um bom zoom, alem de não apertar tanto nos acessórios.

  Ou então apertar bastante e pegar a T2i(kit 18-55) + 100 dólares na  EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS(deixo bateria extra e cartão de lado)!

  Sei que deve ser chato pra caramba responder perguntas quase sempre iguais de novatos1 Mais fotografia é um hobby caro, nescessita bastante verdinhas e pesquisa!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2012, 15:53:34
A) Tem umas telas de focagem bipartidas que podem ser utilizadas nas DSLR.
http://www.katzeyeoptics.com/page--Custom-Focusing-Screens--store.html
http://www.focusingscreen.com/index.php?cPath=21&osCsid=e1cd4af1a2eeefb868d0e4d0e2c161f2
https://www.youtube.com/watch?v=fYGjEnm8PSc

A troca é fácil e dá pra fazer em casa mesmo, com cuidado, é óbvio!

B) Isso é muito pessoal.
EU, pessoalmente, EMHO, iria de T2i + o máximo de lentes possível. 18-55mm + 55-250mm + 50mm é um kit excelente para se iniciar. Depois vai comprando outras lentes e já pensando nó próximo salto de corpo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2012, 16:06:40
Uso Nikon e vou falar sobre Nikon, ok?

Tive uma D5100 e jah usei uma D3100. A diferença de preço eh tao ridicula q pegar a D3100 eu nao acho interessante. Ela tem LCD de baixa resoluçao, viewfinder menor, 14mp contra 17mp da D5100, nao tem ISO "quebrado" ( 250,320, 1250,... ) nao tem HDR e nem bracketing. Nao tem LCD articulado e nao filma em 1080p@30fps como a D5100.

Tive uma e acho uma boa camera para um começo. Vem com a 18-55mm VR q eh bem versatil. Bem nitida em f/8 mas vc pode usa-la na abertura maxima a noite, subindo o ISO ou com um flash. Antes de partir para outras lentes, bag, cartao e filtro UV acho indispensavel. Bateria extra pode ficar pra depois e se couber um SB600 no seu orçamento, vai te ajudar muito no aprendizado.

A concorrente da D5100 eh a T3i, mas nunca usei uma e nao vou opinar sobre o material da Canon.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #3 Online: 20 de Maio de 2012, 17:57:21
   A questão principal de tudo isso é que sou estudante, ensino médio, e chega a hora de decidir o que fazer da vida certo? Decidi pela fotografia, sim, pretendo me tronar um profissional dessa área, viver disso, só que não hoje em dia, sou estudante, lembra? A câmera que eu comprar "hoje" será de uso amador/aprendizado, e tenho noção que se hoje eu comprar uma Canon, provavelmente daqui 2-3 anos quando me tornar(ou tentar) me tornar profissional, utilizarei sistema Canon! O mesmo acontece se eu comprar uma Nikon, não quero transformar esse tópico em uma discussão Canon x Nikon.

   Acontece que sempre que vejo um fotógrafo(seja na rua, num casamento, um amigo de familha, etc) eles usam Canon! Não sei sé é coincidência, mais percebo que a canon tá mais presente por ai, já experimentei DSLRs Canon e Nikon(tenho parentes que possuem DSLRs de entrada Nikon e Canon) por experiencia própria, percebi uma qualidade superior de construção nas Nikon, o corpo da D5100 é aparentemente muito mais resistente que o da T2i, já experimentei as duas, o mesmo aconteceu com a lente(nos dois casos a do kit). Outra, percebo um pouco a parte corporativa da Nikon superior, vide o site brasileiro das duas, no site da Nikon BR a informação é muito mais acessível do que no Canon.com.br. Tudo(pela minha observação) a favor da Nikon, porém percebo que Canon é mais utilizada, pelo menos pelas minha observções!

 Todos dizem que não há melhor, porém nesse momento, para um estudante com pretenções profissionais, as duas estão no mesmo nível? Acho dificil que duas marcas distintas não apresentes pontos diferentes/superiores entre elas. A Nikon me atraí pela aparente maior qualidade de construção, parte corporativa(nem sei se isso importa muito), e o fato de eu já possuir uma das lentes mais básicas, minha Nikon 50mm 1.8(que não queria desperdiçar. Já a Canon é mais chamativa pelo preço(dá pra ter um setup canon legal com um pouco menos de grana) , a questão do autofoco e ser aparentemente "mais comum".

 Pergunto tudo isso porque sei que é besteria aprender e começar num sistema e partir pra outro mais pra frente, compreende, seria melhor se alguem que já trabalhou com os dois sistemas(o que aparentemente é raro) opnasse! Obrigado!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #4 Online: 20 de Maio de 2012, 19:18:35
Tive uma Canon EOS300 antes de comprar minha primeira DSLR, T3i. Elas são muito semelhantes no modus operandi... os quadriculados de auto-foco na viewfinder, o círculo verde de foco, a escala de fotometria... a transição foi bem intuitiva! Acredito que a nikon também teve esta preocupação, de manter em suas DSLR elementos e comandos que sejam familiares a seus fiéis usuários.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 20 de Maio de 2012, 20:19:52
Tem uma galera dos classificados, q cisma de uma hora pra outra, vende tudo de um marca e recompra tudo da outra. Nunca entendi isso...

Mexo com Nikon faz 1 ano e estou bem satisfeito. Nada contra Canon e nem sou Nikonzeiro fanatico. Ainda penso em ter uma Canon antiguinha pra usa-la com umas lentes M42, q sao boas e baratas!!!

Me parece q somente da 7D em diante, as Canons começam a ter corpos mais solidos e robustos, como as Nikon. Jah as lentes, sao pouca coisa mais baratas, mas me parece q com uma construçao um pouco inferior q as Nikon correspondentes.

"Nao existe almoço gratis"

Ditado do velho oeste americano
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #6 Online: 20 de Maio de 2012, 21:40:05
  Realmente... o que gosto nas Canon é a ergonomia, preferi 1000 vezes a ergonomia das Canon que já experimentei(XSi, T2i e 60D) do que da D5100... sei lá, as Nikon parecem ser meio entulhadas :hysterical:, sei lá, botoes muito juntos, meio gordas :hysterical:
 
 
 

 Já as Canon tem um design mais limpo(as imagens acima ilustram bem isso. Mais to fugindo do assunto!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


amador47sc

  • Moderador(a) Global
  • Trade Count: (16)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.363
  • Sexo: Masculino
  • Aperfeiçoando o olhar em busca da melhor imagem
Resposta #7 Online: 20 de Maio de 2012, 23:04:55
Felelo,
Vou iniciar minha resposta te parabenizando pela forma centrada e correta com que você se expressa. Você diz que é estudante do ensino médio. Pois bem, deve ser uma ótima escola pois diante das minhas experiências, não é comum encontrar um jovem se expressando tão bem. Essa foi a parte do elogio.
Agora com relação ao tópico, pesquisei muito antes de me decidir pela minha primeira dslr. iniciei minha jornada fotográfica com câmeras descartáveis.. aquelas que vinha um flash quadrado em cima do corpo (descartável)... isso naturalmente não é da sua época.. depois adquiri uma câmera russa zenit 12xp (que tenho até hoje). um verdadeiro tanque de guerra. aguenta pancada mesmo. corpo metálico.. coisa pra durar 100 anos. aí, com o advento das digitais, comprei uma sony compacta que tenho até hoje. zilhões de fotos, filmes.. a bichinha é boa mesmo.
Chegou a hora de migrar pra uma dslr.. e agora?? resumo.. depois de muita pesquisa me decidi pela canon t3i. Até o momento IRRETOCÁVEL. A única coisa que não me agrada é aquela pecinha que segura e dispara o obturador (eu) :hysterical: :hysterical:
boa sorte... ah, ia esquecendo. Vai chegar a hora que a câmera não será mais dúvida. daí vem AS LENTES  :fight:


tirmey

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
Resposta #8 Online: 20 de Maio de 2012, 23:11:42
Também gostei muito do "grip" da Canon.

Mas, pela foto, não me parece muito diferente do da Nikon! Aliás, quem plagiou quem, hein?? essas máquinas são muito similares! as semelhanças vão desde a posição dos botões até as angulações dos corpos!!!


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #9 Online: 20 de Maio de 2012, 23:46:03

  amador47sc, muito obrigado, agradeço aos meus pais, sempre fizeram de tudo pra me dar o melhor em estudo, escola não é meu forte, não sou um aluno muito exemplar, porém gosto de aprender, mais o que gosto, adoro fotografia, e sou capaz de esquecer de estudar pra uma prova importante por estar lendo um artigo, um livro, ou um tópico legal aqui do MF sobre fotografia(o que já aconteceu.... Odeio física, mais esse bimestre ta me agradando: ÓTICA! :hysterical: :hysterical:!

Também gostei muito do "grip" da Canon.

Mas, pela foto, não me parece muito diferente do da Nikon! Aliás, quem plagiou quem, hein?? essas máquinas são muito similares! as semelhanças vão desde a posição dos botões até as angulações dos corpos!!!
 
  Isso vem dos tempos biblicos!!! Desde os anos 70 os designs são próximos:

  Nikon FM2

 

  Canon A-1
 
 

  Olympus OM-1

 
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #10 Online: 20 de Maio de 2012, 23:53:31
A) Tem umas telas de focagem bipartidas que podem ser utilizadas nas DSLR.
http://www.katzeyeoptics.com/page--Custom-Focusing-Screens--store.html
http://www.focusingscreen.com/index.php?cPath=21&osCsid=e1cd4af1a2eeefb868d0e4d0e2c161f2
https://www.youtube.com/watch?v=fYGjEnm8PSc

A troca é fácil e dá pra fazer em casa mesmo, com cuidado, é óbvio!

B) Isso é muito pessoal.
EU, pessoalmente, EMHO, iria de T2i + o máximo de lentes possível. 18-55mm + 55-250mm + 50mm é um kit excelente para se iniciar. Depois vai comprando outras lentes e já pensando nó próximo salto de corpo.

 Existem modelos pra linha Rebel? E nas Nikon, há semelhantes?
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #11 Online: 21 de Maio de 2012, 03:44:32
Tente comprar um modelo de camera com viewfinder de Pentaprisma, pois ao menos nas Nikon, as cameras de entrada vem com um péssimo viewfinder de pentamirror que é menor, menos nítido, menos claro, e mesmo que a diferença seja mínima em cada um destes aspectos, juntos fazem uma grande diferença na prática. A linha intermediaria da Nikon possui viewfinder de pentaprisma, como a d90 e d7000. Na Canon eu acho que só na 60d, 7d e superiores. Se pensas em focar manualmente é uma boa idéia prestar atenção nesse detalhe.

Na BH da pra comprar cameras usadas e as vezes aparece umas refurbished também, pode ser uma boa opção.
Na loja da Canon, da pra comprar camera refurbished, com garantia e tudo mais: http://shop.usa.canon.com/webapp/wcs/stores/servlet/subCategory_10051_10051_-1_29252

Outro detalhe, se pretendess focar manualmente, as lentes da Samyang são uma ótima opção (85mm f/1.4 por 299usd, 35mm f/1.4 por 499usd), e só nas cameras nikon elas tem confirmação de foco e controle de abertura pela camera (sem adaptações).
« Última modificação: 21 de Maio de 2012, 03:50:50 por Checheel »


felelo

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 268
  • Sexo: Masculino
  • Click!
Resposta #12 Online: 21 de Maio de 2012, 10:19:21
  Vivendo e aprendendo, pensei que todas as DSLRs possuíam pentaprisma! Sobre as refurbished, tenho receio de correr o risco, a chance é maior de dar prolema, e trocar nesse caso não é fácil(por ser uma loja estrangeira!
Canon T4i / EF-S 18-55mm 3.5-5.6
Nikon FM / Nikkor E 50mm 1.8
Nikon P500


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #13 Online: 21 de Maio de 2012, 10:53:33

Outro detalhe, se pretendess focar manualmente, as lentes da Samyang são uma ótima opção (85mm f/1.4 por 299usd, 35mm f/1.4 por 499usd), e só nas cameras nikon elas tem confirmação de foco e controle de abertura pela camera (sem adaptações).

Essas lentes sao mount M42???? Nunca ouvi falar de lentes dessa marca Mount F???? :ponder:

Mount M42 em maquina Nikon, soh com adaptador com elemento optico. Esse elemento optico tira qualidade de imagem da lente. Se nao fosse por isso, jah teria aqui umas boas lentes Takumar M42!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Checheel

  • Trade Count: (12)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.052
Resposta #14 Online: 21 de Maio de 2012, 13:18:41
Essas lentes sao mount M42???? Nunca ouvi falar de lentes dessa marca Mount F???? :ponder:

Mount M42 em maquina Nikon, soh com adaptador com elemento optico. Esse elemento optico tira qualidade de imagem da lente. Se nao fosse por isso, jah teria aqui umas boas lentes Takumar M42!!!

As Samyang existem para vários mounts, Nikon, Canon, M42, Sony, etc. A diferença é que a versão pra nikon vem com Chip p/confirmação de foco, nas versões para canon não vem com chip, funcionando de forma toda manual (mas dizem que da pra adaptar, colando um chip na lente ou usando uma versão p/nikon com adaptador Fmount->Canon). A 35mm f/1.4 deles é TOP, a 14mm e a 24mm f/1.4 também são ótimas, a 85mm f/1.4 (tenho uma) não é top em nitidez mas tem um bokeh muito bom. No geral as lentes são muito bem construídas, tipo as Tokinas ou melhor.

Sobre o viewfinder, colega meu que tem uma T3 ficou embasbacado quando olhou pelo viewfinder da minha d7000. Há quem diga que quase não há diferença, mas há sim, e muita.