Autor Tópico: Aprendendo WB!  (Lida 1977 vezes)

clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Online: 20 de Maio de 2012, 20:53:55
Hheehhehe galera eu sou bem amador ja vou dizendo ! mais veja bem eu amo muito fotografia e tenho me deparado com um problema

por exemplo eu to aprendendo a usar iso, tamanho da abertura, e a velocidade do obturador

mais uma coisa que me deparo com uma dificuldade é esse tal de WB white balance né?

eu uso uma canon T3I

e ela tem 8 opções de WB

personalizado
flash
luz fluorescente branca(4000k)
tugstenio(3200k)
nublado(6000k)
sombra(7000k)
luz de dia(5200k)
auto

eu gostaria de saber se alguem poderia me explicar isso ou seila me ajudar com artigo ou algo que eu possa ler sobre WB eu sei que era só eu por no google + talves alguem aqui ja soubesse me mostrar  o caminho mais facil
afinal conversar com pessoas também é uma forma de aprendizado né



fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2012, 21:24:52
Cara, eu estou ainda abaixo de amador... vou tentar te explicar com um exemplo prático e grosseiro, só pra você pegar a idéia:

Tire uma foto de alguém com o flash direto na pessoa. Quando você for visualizar a foto no PC, vai ver que a pessoa está com a cor de pele diferente, geralmente pálida, por uma razão óbvia: o flash despeja uma luz branca. Então você aplica o WB "Flash", na máquina ou em algum software, e boa parte da naturalizade da pele (bem como do ambiente e objetos) será recuperada.

Espero que tenha pego a noção da coisa.

Tem um conteúdo legal aqui:  http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/color-black-white.htm

 :ok:
« Última modificação: 20 de Maio de 2012, 21:26:22 por fs_isa »


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 20 de Maio de 2012, 23:29:43
Leia o manual q ele vai te explicar em quais situaçoes o WB deve ser configurado. Gosto do resultado do "Auto" das minhas cameras ( D50, D90 e D7000 ) sob luz solar direta ou indireta ( luz do sol, sombra, interiores com luzes apagadas e uma janela perto ). Agora, uso de flash externo, luz fluorescente e aquelas lampadas incandescentes ( luz de poste eh horrivel para foto!!! ) aih o "Auto" nao segura a onda e eh melhor vc mudar na camera.

Quem manja de pós, pode mudar via software depois q a foto foi "feita errada", mas eh melhor acertar logo na configuraçao da camera q consertar depois. Eu penso assim...
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2012, 01:13:26
Cara, eu estou ainda abaixo de amador... vou tentar te explicar com um exemplo prático e grosseiro, só pra você pegar a idéia:

Tire uma foto de alguém com o flash direto na pessoa. Quando você for visualizar a foto no PC, vai ver que a pessoa está com a cor de pele diferente, geralmente pálida, por uma razão óbvia: o flash despeja uma luz branca. Então você aplica o WB "Flash", na máquina ou em algum software, e boa parte da naturalizade da pele (bem como do ambiente e objetos) será recuperada.

Espero que tenha pego a noção da coisa.

Tem um conteúdo legal aqui:  http://www.cambridgeincolour.com/pt-br/tutorials/color-black-white.htm

 :ok:


Nossa realmente bem interessante esse conteúdo cara! muitoooo obrigado (L)


clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2012, 01:14:21
Leia o manual q ele vai te explicar em quais situaçoes o WB deve ser configurado. Gosto do resultado do "Auto" das minhas cameras ( D50, D90 e D7000 ) sob luz solar direta ou indireta ( luz do sol, sombra, interiores com luzes apagadas e uma janela perto ). Agora, uso de flash externo, luz fluorescente e aquelas lampadas incandescentes ( luz de poste eh horrivel para foto!!! ) aih o "Auto" nao segura a onda e eh melhor vc mudar na camera.

Quem manja de pós, pode mudar via software depois q a foto foi "feita errada", mas eh melhor acertar logo na configuraçao da camera q consertar depois. Eu penso assim...


é realmente luz de poste é horrivel mais tem certos momentos que não tem outra luz e a foto ta la na rua e anoite rsrs
ae vai da habilidade do fotografo né .. rsrsrs

tenho que aprender a dominar isso =x


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #5 Online: 21 de Maio de 2012, 03:48:49

é realmente luz de poste é horrivel mais tem certos momentos que não tem outra luz e a foto ta la na rua e anoite rsrs
ae vai da habilidade do fotografo né .. rsrsrs

tenho que aprender a dominar isso =x

Apos compras umas caixas de fraldas Pampers de cor verde para meu filho, deixei-as no chao da calçada para abrir o portao. Peguei algumas e entrei. Quando votei para pegar as outras, as caixas estavam azuis!!!!! Completemente azuis!!! Depois me dei conta q a luz do poste tem um componente amarelo tao intenso q deixou as caixas azuis. Agora, imagina bater foto usando esse tipo de luz, usado em iluminaçao publica de ruas e praças!!!??? Fica uma droga a cor da foto.  :no:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


clickzoom

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 380
  • Sexo: Masculino
Resposta #6 Online: 21 de Maio de 2012, 07:31:53
Nossa! haahahah


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #7 Online: 21 de Maio de 2012, 08:29:16
Minhas fotos noturnas externas geralmente sao todas p&b rsrs, vale até usar o flash, se trabalhar bem fica uma luz dura mto legal!

quanto ao wb, sempre fotografe em raw, ai você consegue ajustar com mta facilidade numa edição rapida, na t3i o auto acerta na maioria dos casos, depois somente um ajuste fino (:

Vale a pena estudar sobre filtros e tipos de filme pra entender como surgiu o ajuste de wb nas digitais..
« Última modificação: 21 de Maio de 2012, 08:31:41 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr