Autor Tópico: pergunta de novato sobre filmes..  (Lida 7226 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 21 de Maio de 2012, 12:25:56
Desculpem a inocência da dúvida, mas tenho visto alguns filmes vencidos à venda..
O que acontece quando um filme vence? imagino que ele estrague de algum forma, mas não necessariamente logo quando vence...

01 - Nesse caso até quanto tempo de vencido é recomendado utilizá-lo?
 
02 - Existe uma forma mais correta de armazená-lo pra prolongar o período de duração?

03 - O vencimento vale somente antes de utilizá-lo ou depois também? por exemplo, usei um filme antes do vencimento mas só mandei revelar depois de vencido...

Pra completar, poderia me dar dicar de marcas e modelos de filmes P&B 35mm ???
« Última modificação: 21 de Maio de 2012, 12:26:14 por Luciano.Queiroz »


douglasarruda

  • Trade Count: (13)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 121
  • Sexo: Masculino
    • Flickr
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2012, 13:29:48
Desculpem a inocência da dúvida, mas tenho visto alguns filmes vencidos à venda..
O que acontece quando um filme vence? imagino que ele estrague de algum forma, mas não necessariamente logo quando vence...

01 - Nesse caso até quanto tempo de vencido é recomendado utilizá-lo?
 
02 - Existe uma forma mais correta de armazená-lo pra prolongar o período de duração?

03 - O vencimento vale somente antes de utilizá-lo ou depois também? por exemplo, usei um filme antes do vencimento mas só mandei revelar depois de vencido...

Pra completar, poderia me dar dicar de marcas e modelos de filmes P&B 35mm ???

Filme vencido geralmente é usado pra criar resultados inesperados. Não dá pra saber quanto tempo dura com o resultado original depois de vencido. Depende de muitos fatores, como por exemplo, onde e como ele era guardado.
A melhor forma de conservar os filmes é na geladeira, mantendo-o resfriado sempre
Não sei responder a última pergunta, mas pelo que sei, não se pode deixar eles no calor excessivo e sol, pois podem estragar antes mesmo do vencimento.

E quanto a filmes P&B, sempre ouço falar que os da Ilford são bons filmes. Comprei alguns, mas ainda não testei
Canon 5D mark II e algumas analógicas
Flickr: http://www.flickr.com/photos/douglasarruda


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2012, 13:53:28
O Douglas já respondeu as perguntas 1 e 2, apesar de achar que resultados inesperados não é válido.

Os filmes vencidos, se acondicionados em geladeira (no caso freezer), podem sim manter as característcas.

Quanto ao prazo para revelação, o Ansel Adams fala em até 72h, quando acondicionado em local com temperatura normal. Alguns já falam em colocar no freezer e retirar horas antes de revelar. Eu teho deixado em uma gaveta, longe do calor, luz, humidade e tudo o mais.

Quanto mais tempo demorar para revelar após exposto, mais diferentes serão os resultados. Portanto, o prazo de validade para filmes expostos, muda. Ele diminui e muito. :eek:

Filmes P&B que já usei, testei e aprovei:
Ilford HP5 Plus 400;
Fuji Acros 100;
Kodak Tri-x 400;
Kodak T-max 400;

Desses, pra mim, o melhor é o Fuji Acros 100, esse sempre fotometrado e revelado como ISO 64.

O Kodak Tri-x 400 aceita uma puxada, com resultados satisfatórios, até ISO 1600 (fotometria e revelação).

Demais filmes, não tive experiência então não posso opnar.

Ah... desses que eu falei, só o Fuji não acha no Brasil. Os demais acha. O bom de comprar aqui, é movimentar o mercado interno e sempre teremos filmes por aqui. :ok:

Abcs

PS.: bom saber que essa área do fórum está bem movimentada últimamente!
« Última modificação: 21 de Maio de 2012, 13:56:49 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


diasb

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 119
  • Sexo: Feminino
  • ϟ ϟ ϟ
    • Flickr
Resposta #3 Online: 01 de Junho de 2012, 18:05:14
Eu heim, procurando por filmes no mercado livre olha o que eu achei :shock:

"Rolos De Filme Fotografico Usados Konica Fujifilm Kodak"
12 (doze) rolos de filmes fotográficos Konica, Fujifilm, Kodak, usados
* PAGAMENTO EM 03 (TRÊS) DIAS *
* FRETE POR CONTA DO COMPRADOR *

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-236369207-rolos-de-filme-fotografico-usados-konica-fujifilm-kodak-_JM

Perguntas ao vendedor

Pergunta:
Os rolos que foram fotografados estão a venda?! Você não quer as fotos deles?
Resposta:
Sim, estão todos à venda, pois não conhecemos as pessoas fotografadas.

Pergunta:
eles já foram fotografados?
Resposta:
Sim, alguns foram fotografados e outros não. Abraços,

A pessoa é louca em estar vendendo filme usado? Há alguma coisa que possa se fazer com filmes usados que eu desconheço?
Bárbara Dias - http://www.flickr.com/photos/diasb
Analógicas: ZENIT 12XP - PENTAX MX - PENTAX SPOTMATIC SP - OLYMPUS PEN
Digital: PENTAX K5


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 02 de Junho de 2012, 09:58:00
Os filmes vencidos, se acondicionados em geladeira (no caso freezer), podem sim manter as característcas.

Quanto ao prazo para revelação, o Ansel Adams fala em até 72h, quando acondicionado em local com temperatura normal. Alguns já falam em colocar no freezer e retirar horas antes de revelar. Eu teho deixado em uma gaveta, longe do calor, luz, humidade e tudo o mais.

Quanto mais tempo demorar para revelar após exposto, mais diferentes serão os resultados. Portanto, o prazo de validade para filmes expostos, muda. Ele diminui e muito. :eek:

Então o certo é, assim que tirar a primeira foto, terminar todo o filme em 72 horas?  :eek:


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #5 Online: 02 de Junho de 2012, 15:09:06
A pessoa é louca em estar vendendo filme usado? Há alguma coisa que possa se fazer com filmes usados que eu desconheço?

Eu acho um pouco arriscado vender filmes usados sem saber exatamente quem fotografou e o que. E se tiver fotos pessoais mesmo?

Você pode fazer dupla exposição com filmes usados, ié, expor o mesmo quadro novamente. Isso é bem comum até. Dá pra conseguir resultados bem interessantes, como este aqui http://yeeeeeeee.files.wordpress.com/2010/09/double_exposure1.jpg.

Mas geralmente a dupla exposição é feita pelo mesmo fotógrafo que usou o rolo pela primeira vez, assim ele pode "controlar" e fazer a segunda exposição "conversar" com a primeira.

Mas alguns fotógrafos usam o rolo inteiro e depois reutilizam sem procurar saber o que tinha no quadro original. Isso cria resultado imprevisíveis e por muitas vezes extremamente interessantes.

Então, respondendo a sua pergunta, sim, existe algo pra ser feito com esses filmes. Mas é extremamente arriscado (e eu até diria anti-ético) vender filmes que foram utilizados por outras pessoas e sem saber o conteúdo das fotos. E se tem uma foto íntima de alguém?

Eu pretendo fazer mais ou menos isso, mas com conhecimento prévio. Quando eu receber minha outra câmera analógica, eu quero pegar uma e dar outra para minha namorada. Vou pedir que ela fotografe o cotidiano durante uma semana, e eu farei o mesmo. Depois quero trocar os filmes de câmera e fazer dupla exposição do cotidiano de cada um. Qualquer dia eu volto pra dizer como ficaram os resultados... :D


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #6 Online: 03 de Junho de 2012, 10:37:10
Então o certo é, assim que tirar a primeira foto, terminar todo o filme em 72 horas?  :eek:

Não necessariamente. Mas após exposto por inteiro, o recomendado é revelar em até 72h.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 03 de Junho de 2012, 11:55:10
Não necessariamente. Mas após exposto por inteiro, o recomendado é revelar em até 72h.

Abcs

Comigo filme passa quase 2 meses na câmera  :D
Quase sempre demoro pra acabar...

E como fotografo a pouco tempo, ainda não cheguei a perceber se meus filmes são afetados ou não por esse longo tempo para serem expostos...
Pois ainda existe outros fatores que podem explicar as minhas fotos que não sairam boas, como exposição errada (quando eu faço besteira  :assobi:), ou má qualidade do laboratório...  :(

Agora, quando o filme não está na câmera, está sempre no congelador  :ok:


guga pedrosa

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 49
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2012, 12:04:52
Mas geralmente a dupla exposição é feita pelo mesmo fotógrafo que usou o rolo pela primeira vez, assim ele pode "controlar" e fazer a segunda exposição "conversar" com a primeira.

Para fazer uma dupla exposição, você deve tirar fotos sub-expostas.
Pois quando o mesmo quadro for sub-exposto duas vezes, a exposição final ficará correta.

Por isso eu acho difícil você conseguir usar esse rolo do mercado livre para fazer as duplas exposições...
Pois provavelmente ele já foi exposto corretamente, ai quando você expor de novo, as fotos sairão sobre-expostas.


lucas.beier

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 147
  • Sexo: Masculino
  • "Você não captura uma fotografia, você a faz"
Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2012, 18:14:10
Para fazer uma dupla exposição, você deve tirar fotos sub-expostas.
Pois quando o mesmo quadro for sub-exposto duas vezes, a exposição final ficará correta.

Por isso eu acho difícil você conseguir usar esse rolo do mercado livre para fazer as duplas exposições...
Pois provavelmente ele já foi exposto corretamente, ai quando você expor de novo, as fotos sairão sobre-expostas.

Os aspectos práticos da dupla exposição eu não sei, pois como disse, nunca fiz. Mas no blog Queimando Filme o autor diz que é possível expor novamente um filme mesmo que ele tenha sido exposto corretamente, pois o filme aguenta.

Nos lugares que li, nenhum deles falou sobre a necessidade de subexpor o filme e etc.


pedrotolfo

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 53
  • Sexo: Masculino
Resposta #10 Online: 07 de Junho de 2012, 02:55:29
olá, os filmes poderam durar mais que o vencimento ou menos até queo vencimento dependendo de como vc armazena-los... o mais recomendado é que vc os armazene em uma "tape-on-air" que feche bem e coloque dentro da geladeira (não freezer)...

pode ocasionar varios efeitos diferentes em filmes vencidos, o mais normal de acontecer é das cores da imagem aparecerem alteradas, isso tem aspectos bons e ruins...

recomendo usar pan-f iso 50 PB excelente filme pb da ilford
Pedro Tolfo - Fotógrafo
11-82783067


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #11 Online: 08 de Junho de 2012, 11:37:36
olá, os filmes poderam durar mais que o vencimento ou menos até queo vencimento dependendo de como vc armazena-los... o mais recomendado é que vc os armazene em uma "tape-on-air" que feche bem e coloque dentro da geladeira (não freezer)...

pode ocasionar varios efeitos diferentes em filmes vencidos, o mais normal de acontecer é das cores da imagem aparecerem alteradas, isso tem aspectos bons e ruins...

recomendo usar pan-f iso 50 PB excelente filme pb da ilford

Por quê na geladeira e não no freezer?!
-22.352971,-48.775582


meletti

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 252
Resposta #12 Online: 08 de Junho de 2012, 11:49:11
Acho que é porque tudo que é congelado pode se quebrar, enquanto que se for maleável não quebra.


Braga.SP

  • Trade Count: (14)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.858
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 09 de Junho de 2012, 20:43:02
Acho que é porque tudo que é congelado pode se quebrar, enquanto que se for maleável não quebra.

Não Meletti. Isso não acontece.

Ao contrário, filmes coloridos (positivo ou negativo) recomenda-se justamente colocar no freezer. E não vai "quebrar" nada. É necessário ter o cuidado de retirar no mínimo duas horas antes de usar para deixar climatizando à temperatura ambiente.

A emulsão fotossensível na película está com sua "química ativa" e esta dever durar até o prazo de validade do filme estampado na embalagem. Quando se submete o bicho a baixa temperatura o que acontece é que essa química fica mais próxima do seu ponto de inércia. Daí o motivo de sua longevidade ser prolongada.

O filme P&B é mais tolerante, portanto, na geladeira vai muito bem. Mas nada impede de se colocar também o P&B no freezer.

Todos os meus filmes estão no freezer. Cromos, negativos ou P&B, não importa, assim que eu os compro todos vão repousar no frio. Aliás, eu comprei um freezer usado, bem velhinho mesmo mas funcionando, só pra esse fim.  Então o que eu digo não é "achismo" nem ouvi em lugar nenhum. Foi uma dica de um fotógrafo profissional que faz o mesmo.
-22.352971,-48.775582


milton42zl

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 169
Resposta #14 Online: 10 de Junho de 2012, 06:50:57
sempre usei filme vencido e nunca tive problemas. Qto a filmes na camera, recentemente uma cliente minha trouxe 12 filmes q ela encontrou jogados numa gaveta. Levando se em conta q ela deva ter uns 35 anos, e eram fotos de um aniversário dela ainda criança, imaginei q talvez teria problemas. Mas as fotos saíram perfeitas !