Autor Tópico: Pergunta pra quem trabalha com FIXAS  (Lida 10075 vezes)

Bucephalus

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.082
  • Sexo: Masculino
Resposta #30 Online: 29 de Maio de 2012, 18:16:32
Uma escolha por um set fixo depende muito mais do seu estilo de fotografia do que o fato de estar usando exclusivamente fixas. Você tem que se adaptar ao fato que não terá zoom, terá que conhecer bem os angulos de visão que utiliza e mudar sua percepção e filosofia fotográfica pra se adaptar ao fato de que estará preso a certas limitações. De certa forma usar uma fixa é mais libertador do que uma zoom, já que você fica condenado a usar uma lente e tem que fazer de tudo pra se adequar ao que a lente vê, o que te dá abertura a pensar de formas diferentes e fazer coisas que você não faria antes. Tenta fazer uma viagem e fotografar ela toda com uma 28mm e você vai entender o que é pensar fora da caixa ;)

Possuo atualmente um set de fixas 17mm, 28mm, 50mm e 100mm, além de uma compacta com 28mm fixa.


muzkur

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 94
  • Sexo: Masculino
    • Portifolio Olhares
Resposta #31 Online: 29 de Maio de 2012, 18:29:27
Acho que tudo depende do uso.
Pra quem precisa se movimentar muito durante o trabalho (fotos de eventos em geral) as zoom são melhores, pois da pra achar a melhor distância "no calor da batalha".
Mas pra quem não tem que se preocupar com o momento em que a coisa acontece (fotos posadas, de estúdio, etc..) nesse caso as fixas são mais interessantes.

Eu particularmente gosto mais das fixas. Mas se precisar alternar entre as distâncias, o trabalho extra pode atrapalhar.
Portifólio: www.banionis.com


rbjordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
  • Canon EOS 5D Mark III
Resposta #32 Online: 29 de Maio de 2012, 19:47:12
...
Acho que tudo depende do uso.
...

Acredito que seja exatamente isto.

No meu caso, que tiro fotos como hobby e principalmente em viagens, minha experiência com o troca troca de lentes não foi das melhores. Primeiro em função do peso extra que tem que ser carregado... andar 8, 10 horas com kilos de equipamento não é lá muito comodo. Segundo porque as vezes a lente fixa em uso não te permite capturar aquele determinado momento em que como o muzkur disse "a coisa acontece".

Por isso, para meu uso, acredito que a melhor opção seja uma walk around lens.
Canon EOS 5d Mark III | EF-S 18-55mm IS | EF 50mm f1.8 II | EF 28-105mm f/3.5-4.5 USM | EF 24-105mm f/4 L IS USM |Flash 430EX II Speedlite | Tripé Manfrotto 725B Mini Digital |


Washington

  • Trade Count: (8)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 232
  • Sexo: Masculino
Resposta #33 Online: 31 de Maio de 2012, 09:41:09
creio que em termos de qualidade vc de imagem vc não vai ter problemas em usar tele zoom desde que sejam lentes prime claro, aí põe na balança se vale a pena o investimento em lentes dessa categoria pelo seu uso e conforto ou se vale a pena pegar várias fixas e ter mais trabalho de troca de lentes e tal.
Canon T1i, Tamron 17-50mm 2.8, Canon 50mm 1.8 II, Canon 100-400L 480 EXII


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #34 Online: 31 de Maio de 2012, 10:02:37
creio que em termos de qualidade vc de imagem vc não vai ter problemas em usar tele zoom desde que sejam lentes prime claro, aí põe na balança se vale a pena o investimento em lentes dessa categoria pelo seu uso e conforto ou se vale a pena pegar várias fixas e ter mais trabalho de troca de lentes e tal.

Ãhn ??

ou é zoom ou é prime..


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #35 Online: 31 de Maio de 2012, 10:05:11
rsrs...
Há controvérsias...rs

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #36 Online: 31 de Maio de 2012, 10:48:25
to com o Luciano:
ou é zoom ou é prime. :ok:

é igual a discução Canon X Nikon....

Abcs

"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #37 Online: 05 de Junho de 2012, 17:10:28
Ãhn ??

ou é zoom ou é prime..


Depois que você se acostuma com fixas, antes de fazer as fotos você já vai saber qual a ideal, não sendo necessárias várias trocas. Além disto, para uso profissional há a possibilidade de se utilizar dois corpos.  Eu me apaixonei pelas fixas! No ano que vem se Deus permitir compro a 85L para completar a Santíssima Trindade!

Um abraço,

Adam

XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #38 Online: 05 de Junho de 2012, 20:32:58
O legal é que comecei a acompanhar esse tópico pensando em ter primes e agora ja estou decidido em comprar uma 24-70! A lente que mais uso ainda é a minha 18-55, em segundo minha 55-250 e por ultimo minha 50mm... Mas o pior eh q eu gosto MUITO das fotos feitas por ela, mas acredito que seja mais pela nitidez e qualidade otica do q pela abertura em si, e ter uma walk around com a qualidade proxima dela ja me deixa a dispensá-la
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #39 Online: 06 de Junho de 2012, 01:42:23
Esse tópico é interessante... Eu voltei para fixas depois de experimentar trabalhar só com zooms. 14-24, 24-70 e 70-200. Primeiro, vendi a 14-24... Depois a 70-200. A 24-70 eu relutei (porque é uma p. lente...), mas agora também já foi, substituída pela 35/1.4 e pela 85/1.8 (não vi necessidade de comprar a 1.4 - uso Nikon pra quem ainda não notou) .

Não tenha medo de ir nas primes. Você vai perder algumas fotos que só faria com o zoom, como disse alguém aqui acima que prefere ter a 24-105 na câmera o tempo todo. Por outro lado, você vai fazer outras fotos que só faria com a fixa! Pode confiar nisso. Seja por causa da abertura, seja porque a limitação da distância focal te obrigou a se movimentar um pouco mais em vez de simplesmente "cropar" com o zoom... Vai ter imagens diferentes.

Um dos grandes méritos das fixas, pelo menos na minha experiência pessoal, é o quanto elas te auxiliam a desenvolver o teu estilo e a tua linguagem. A distância focal vai ter menos importância e o objeto vai ganhar destaque. Eu acho complicado sair por aí com uma 24-105mm porque no fim do dia, se realmente usar todo o range, vai voltar pra casa com um monte de imagens que não guardam muita identidade entre si...

Pelo menos essa é a minha experiência pessoal. Pra se livrar desse medo de perder alguma coisa, compra uma G12, G1X, P7000 ou LX-5 e leva as fixas pra fotografar de verdade :)

A minha 24-70 era usada ou em 35 ou em 50mm na maior parte do tempo. Só abria mais pra fotografar arquitetura e, pra isso, a 24mm PC-E vai ser bem melhor. Quando ia pra 70mm (retratos), achava curta... A 85mm vai ser bem melhor também; mais qualidade e bokeh mais bonito.

Enfim, cada um é cada um... Depende do que você quer fazer. Se quer curtir, brincar de fazer arte e encontrar o teu estilo, botar a tua cara nas fotos, eu acho que as fixas são instrumentos mais legais do que os zooms. Eu me encontrei assim.



spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #40 Online: 06 de Junho de 2012, 02:52:31
Também só venho trabalhando com as fixas. Tb estou com uma 5DII+20mm 2.8+35mm 1.4L+50mm 1.4+100mm 2.8

Na maior parte do tempo uso a 35 e a 50. Em aniversários eu nunca uso a 20. A 100 macro eu uso para os detalhes da decoração e doces. Nos ensaios em interiores mais apertados acabo usando a 20 também. Dessas 4, ela é que me dá os piores resultados. Em ambientes com pouca luz e sem flash, já pode descartar a 20 e a 100.

Não tenho tido problemas em trabalhar com as lentes fixas. Também não me preocupo em registrar o evento inteiro pois entrego poucas fotos. No entanto, é tudo uma questão de treino e agilidade. O autofoco da 35mm é absurdamente rápido, o que facilita muito o trabalho. Só sinto um pouco de falta de trabalhar com zoom quando faço ensaio com crianças. Fico parecendo um maluco correndo e me jogando no chão atrás das crianças. Acho que os pais se assustam um pouco. rsrs
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #41 Online: 06 de Junho de 2012, 07:35:06
Esse tópico é interessante... Eu voltei para fixas depois de experimentar trabalhar só com zooms. 14-24, 24-70 e 70-200. Primeiro, vendi a 14-24... Depois a 70-200. A 24-70 eu relutei (porque é uma p. lente...), mas agora também já foi, substituída pela 35/1.4 e pela 85/1.8 (não vi necessidade de comprar a 1.4 - uso Nikon pra quem ainda não notou) .

Não tenha medo de ir nas primes. Você vai perder algumas fotos que só faria com o zoom, como disse alguém aqui acima que prefere ter a 24-105 na câmera o tempo todo. Por outro lado, você vai fazer outras fotos que só faria com a fixa! Pode confiar nisso. Seja por causa da abertura, seja porque a limitação da distância focal te obrigou a se movimentar um pouco mais em vez de simplesmente "cropar" com o zoom... Vai ter imagens diferentes.

Um dos grandes méritos das fixas, pelo menos na minha experiência pessoal, é o quanto elas te auxiliam a desenvolver o teu estilo e a tua linguagem. A distância focal vai ter menos importância e o objeto vai ganhar destaque. Eu acho complicado sair por aí com uma 24-105mm porque no fim do dia, se realmente usar todo o range, vai voltar pra casa com um monte de imagens que não guardam muita identidade entre si...

Pelo menos essa é a minha experiência pessoal. Pra se livrar desse medo de perder alguma coisa, compra uma G12, G1X, P7000 ou LX-5 e leva as fixas pra fotografar de verdade :)

A minha 24-70 era usada ou em 35 ou em 50mm na maior parte do tempo. Só abria mais pra fotografar arquitetura e, pra isso, a 24mm PC-E vai ser bem melhor. Quando ia pra 70mm (retratos), achava curta... A 85mm vai ser bem melhor também; mais qualidade e bokeh mais bonito.

Enfim, cada um é cada um... Depende do que você quer fazer. Se quer curtir, brincar de fazer arte e encontrar o teu estilo, botar a tua cara nas fotos, eu acho que as fixas são instrumentos mais legais do que os zooms. Eu me encontrei assim.

esclarecedor teu comentário.. valeu..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #42 Online: 06 de Junho de 2012, 07:37:28
Também só venho trabalhando com as fixas. Tb estou com uma 5DII+20mm 2.8+35mm 1.4L+50mm 1.4+100mm 2.8

Na maior parte do tempo uso a 35 e a 50. Em aniversários eu nunca uso a 20. A 100 macro eu uso para os detalhes da decoração e doces. Nos ensaios em interiores mais apertados acabo usando a 20 também. Dessas 4, ela é que me dá os piores resultados. Em ambientes com pouca luz e sem flash, já pode descartar a 20 e a 100.

Não tenho tido problemas em trabalhar com as lentes fixas. Também não me preocupo em registrar o evento inteiro pois entrego poucas fotos. No entanto, é tudo uma questão de treino e agilidade. O autofoco da 35mm é absurdamente rápido, o que facilita muito o trabalho. Só sinto um pouco de falta de trabalhar com zoom quando faço ensaio com crianças. Fico parecendo um maluco correndo e me jogando no chão atrás das crianças. Acho que os pais se assustam um pouco. rsrs

valeu.. já me alertaram sobre essa 20mm Canon.. andei pesquisando e decidi pela 24mm 2.8 que parece ser melhor em nitidez, principalmente nas bordas... mais pra frente pego uma 14mm rokinon manual que não é tão cara...

Se tudo der certo amanhã já fecho meu kit..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #43 Online: 11 de Junho de 2012, 13:51:28
Bom, agora já era!
No feriado comprei as lente 24 e 85 mm. Como comentei antes fiquei agora sem lente zoom e com fixas 24 f/2.8, 35 f/2.0, 50 f/1.4 e 85 f/1.8.

Ontem aproveitei que estava rolando a festa da cerejeira na cidade de Garça e estive por lá pra testar o novo kit.

A primeira impressão é que vou precisar de um cinto com bolsos laterais pra ter as lentes mais à mão na hora de fotografar. Ficar pegando da mochila nas costas não é nada prático.

Porém, acho que resolvi o problema de nitidez que estava me incomodando. Fiquei muito contente com o resultado que as lentes fixas me proporcionaram. Confesso que até usava pouco as duas fixas que eu já tinha por causa da praticidade da lente zoom..

Vou terminar de editar as fotos e depois coloco algumas lá na galeria..

Obrigado a todos que deram suas opiniões.


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #44 Online: 11 de Junho de 2012, 14:09:47
Bom, agora já era!
No feriado comprei as lente 24 e 85 mm. Como comentei antes fiquei agora sem lente zoom e com fixas 24 f/2.8, 35 f/2.0, 50 f/1.4 e 85 f/1.8.

Ontem aproveitei que estava rolando a festa da cerejeira na cidade de Garça e estive por lá pra testar o novo kit.

A primeira impressão é que vou precisar de um cinto com bolsos laterais pra ter as lentes mais à mão na hora de fotografar. Ficar pegando da mochila nas costas não é nada prático.

Porém, acho que resolvi o problema de nitidez que estava me incomodando. Fiquei muito contente com o resultado que as lentes fixas me proporcionaram. Confesso que até usava pouco as duas fixas que eu já tinha por causa da praticidade da lente zoom..

Vou terminar de editar as fotos e depois coloco algumas lá na galeria..

Obrigado a todos que deram suas opiniões.

Boas aquisições, Luciano.

Se você realmente ficar trocando toda hora as lentes, um cinto cai bem. Fui em um casamento que o fotógrafo tinha um cinto desse, deixa as lentes sem as capas traseiras e trocava MUITO rápido as lentes.

Com a minha 50tinha, aprendi a andar pra frente e para trás e me dou bem com ela.

A nitidez realmente é um diferencial e meu set será só com lentes fixas.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM