Autor Tópico: Pergunta pra quem trabalha com FIXAS  (Lida 10069 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #45 Online: 11 de Junho de 2012, 14:53:21

A nitidez realmente é um diferencial e meu set será só com lentes fixas.

Abcs

A gente fica mal acostumado com a praticidade das lentes zoom. Eu mesmo tinha a 35 e 50mm e confesso que só usava quando queria o diferencial de pouca profundidade de campo. De resto ficava tudo com a zoom..

Mas esse final de semana acho que foi a primeira vez que voltei pra casa realmente satisfeito com minhas fotos.. antes sempre tinha algo que me incomodava quanto à nitidez..
« Última modificação: 11 de Junho de 2012, 14:56:02 por Luciano.Queiroz »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #46 Online: 11 de Junho de 2012, 15:22:07
A gente fica mal acostumado com a praticidade das lentes zoom. Eu mesmo tinha a 35 e 50mm e confesso que só usava quando queria o diferencial de pouca profundidade de campo. De resto ficava tudo com a zoom..

Mas esse final de semana acho que foi a primeira vez que voltei pra casa realmente satisfeito com minhas fotos.. antes sempre tinha algo que me incomodava quanto à nitidez..

Bacana... E outra... a 24mm em FF é uma GA fantástica.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #47 Online: 11 de Junho de 2012, 16:44:20
valeu.. já me alertaram sobre essa 20mm Canon.. andei pesquisando e decidi pela 24mm 2.8 que parece ser melhor em nitidez, principalmente nas bordas... mais pra frente pego uma 14mm rokinon manual que não é tão cara...

Se tudo der certo amanhã já fecho meu kit..


Luciano,


Parabéns pelas lentes. Eu te barulhei tanto para você nao pegar a 24-105. Você vai amar as primes! Abracos e boas fotos!

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #48 Online: 11 de Junho de 2012, 17:29:28

Luciano,


Parabéns pelas lentes. Eu te barulhei tanto para você nao pegar a 24-105. Você vai amar as primes! Abracos e boas fotos!

Adam

Agradeço a força porque agora que comprei e testei tenho certeza que fiz a melhor escolha mesmo!  :ok:


viniciustb

  • Trade Count: (9)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 711
    • http://vinibrandini.com.br
Resposta #49 Online: 12 de Junho de 2012, 14:39:28
Bom, agora já era!
No feriado comprei as lente 24 e 85 mm. Como comentei antes fiquei agora sem lente zoom e com fixas 24 f/2.8, 35 f/2.0, 50 f/1.4 e 85 f/1.8.

Ontem aproveitei que estava rolando a festa da cerejeira na cidade de Garça e estive por lá pra testar o novo kit.

A primeira impressão é que vou precisar de um cinto com bolsos laterais pra ter as lentes mais à mão na hora de fotografar. Ficar pegando da mochila nas costas não é nada prático.

Porém, acho que resolvi o problema de nitidez que estava me incomodando. Fiquei muito contente com o resultado que as lentes fixas me proporcionaram. Confesso que até usava pouco as duas fixas que eu já tinha por causa da praticidade da lente zoom..

Vou terminar de editar as fotos e depois coloco algumas lá na galeria..

Obrigado a todos que deram suas opiniões.

Parabéns! Montou um kit muito bom com primes, sem gastar uma fortuna!

Eu só trocaria a 24mm 2.8 + 35mm F2 pela 28mm 1.8 USM (principalmente pelo AF da 35mm, que achei bem impreciso).

abraços,

Vini


luizfcoimbra

  • Trade Count: (2)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 206
Resposta #50 Online: 15 de Junho de 2012, 16:45:12
Luciano,

Se você me permite mais uma colocação, tente não sair com todas elas (a não ser que esteja em trabalho profissional e necessite entregar um resultado). Experimente um dia apenas com a 50, outro dia só com a 35 (por exemplo). Tenho certeza de que isso faz muito bem pro olhar fotográfico, pra visualização e composição da cena.

Cada vez mais essa limitação da distância focal fará com que você deixe de ser um "ladrão" (que simplesmente captura cenas/imagens que se colocam na sua frente) e passe a ser um verdadeiro artista, pois vai ter que começar a procurar/construir as cenas que se encaixam ao que você tem em mãos, vai trabalhar o teu posicionamento com relação ao objeto; é outra abordagem! 

Além da qualidade de imagem (que eu nem vejo muita diferença comparando com os zooms 2.8), acho que esse é o maior benefício de fotografar com lente fixa. É outra abordagem e é uma abordagem que envolve muito mais o fotógrafo com o processo criativo!

Abraços!

LF

www.flickr.com/lfcoimbra


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #51 Online: 15 de Junho de 2012, 17:16:17
Luciano,

Se você me permite mais uma colocação, tente não sair com todas elas (a não ser que esteja em trabalho profissional e necessite entregar um resultado). Experimente um dia apenas com a 50, outro dia só com a 35 (por exemplo). Tenho certeza de que isso faz muito bem pro olhar fotográfico, pra visualização e composição da cena.

Cada vez mais essa limitação da distância focal fará com que você deixe de ser um "ladrão" (que simplesmente captura cenas/imagens que se colocam na sua frente) e passe a ser um verdadeiro artista, pois vai ter que começar a procurar/construir as cenas que se encaixam ao que você tem em mãos, vai trabalhar o teu posicionamento com relação ao objeto; é outra abordagem! 

Além da qualidade de imagem (que eu nem vejo muita diferença comparando com os zooms 2.8), acho que esse é o maior benefício de fotografar com lente fixa. É outra abordagem e é uma abordagem que envolve muito mais o fotógrafo com o processo criativo!

Abraços!

LF

www.flickr.com/lfcoimbra

 :ok:


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #52 Online: 15 de Junho de 2012, 18:36:54
Excelente essa dica do Luiz. Todo mundo deveria brincar de travar a DF pelo menos 1 vez por mês.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #53 Online: 15 de Junho de 2012, 20:14:12
Eu iria mais fundo. Usar uma distância focal não apenas por um dia, mas por um período, até começar a "enxergar" por aquela distância focal. Ao final do processo vc já conhecerá as características da DF, como achatamento ou distanciamento dos planos, e também conhecerá muito bem a característica da lente, como bokeh, saturação, contraste. Ao final de um tempo, saberá qual a melhor lente para registrar cada cena.

Claro que isso não se aplica aos eventos, mas no dia a dia é um belo exercício.

Um artiguinho bacana que fala mais ou menos sobre isso
http://digital-photography-school.com/5-ideas-to-kick-start-your-photography-again#ixzz1xsEGMKyI


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #55 Online: 16 de Junho de 2012, 14:59:27
Putz muito legal o artigo mesmo! Valeu o link  :ok: :ok:

Isso me lembrou até uma foto do spider em que ele mesmo comentou sobre uma foto da superlua que ele tirou, que provavelmente se tivesse outra distância focal na máquina não teria saido uma imagem tão linda como aquela...
« Última modificação: 16 de Junho de 2012, 15:08:30 por Razad »
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #56 Online: 18 de Junho de 2012, 14:34:43
Excelente essa dica do Luiz. Todo mundo deveria brincar de travar a DF pelo menos 1 vez por mês.

A minha é sempre assim. :ok:

Sempre com a 50mm f/1.8 na câmera.
Só tiro quando não tem jeito mesmo. Sinto que minhas fotos, composições e olhar melhoram consideravelmente.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #57 Online: 18 de Junho de 2012, 14:39:43
Bom, atualmente só tenho 3 objetivas:

Nikkor AF 24mm f/2.8D
Nikkor AF-S 50mm f/1.8G
Nikkor AF-S 85mm f/1.8G

e duas D700

pretendo trocar a 50mm como já está anunciado aqui mesmo por uma 35mm - tanto faz f/1.8 DX ou f/2D pois a F1.8 apesar de ser DX, gera pouca vinheta nas aberturas que mais usarei e é extremamente nítida em Full Frame.

Depois talvez eu troque a 24mm por uma 18mm f/2.8. Mas antes quero comprar uma zoom meia boca (meia boca nada, muito boa! Como a 28-85mm f/3.5-4.5 por uns 500 reais) só para ter uma zoom quando tiver que fazer algo mais leve e rápido.



Adam-ES

  • Trade Count: (37)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.356
    • SCHMITZ FOTOGRAFIA
Resposta #58 Online: 20 de Junho de 2012, 18:42:14
ftp://

Vai se apaixonar pela 35mm Natão!

Um abração,

Adam
XH2S x2/ 12 2.0 /18 1.4 / 33 1.4 /56 1.2 WR
24-70 II / 85 1.4 L  / 135L
EOS R / EOS R6 / RF 16 2.8 / RF 35 1.8 / RF 50 1.8
www.schmitzfotografia.com.br
www.instagram.com/schmitz.fotografia


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Resposta #59 Online: 20 de Junho de 2012, 18:55:04
Sim, com certeza. Já até encomendei uma. Agora o jeito é aguardar... Queria a f/1.4, mas 1650 dólares ainda não dá...