Autor Tópico: Pergunta pra quem trabalha com FIXAS  (Lida 10007 vezes)

Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Online: 21 de Maio de 2012, 21:57:46
Pessoal, estou naquele dilema sobre qual lente comprar..

Vendi recentemente minha 28-135 porque não estava contente com o resultado dela, principalmente no quesito nitidez, usando na 5D mark II.

Na busca de uma L, penso na 24-105 mas muitos me desaconselham por causa de problemas documentados dela com o tal cabo flat....

a 24-70 não me interessa por enquanto pelo peso, preço e pouco range..

Aí vem a dúvida.. Eu já tenho uma 35mm f/2.0 e uma 50mm f/1.4 ... Com o preço da 24-105 (U$1100.00)  eu compro 2 lentes fixas, como 20 f/2.8 (U$499) ou 24mm f/2.8 (U$370.00); e uma 85 f/1.8 (U$400.00) ou 100mm Macro (U$590.00)..

Com 4 fixas eu "fecho" bem essa distância focal da 24-105...

Em termos de qualidade pode ser vantagem... Mas tenho medo de me arrepender dessa decisão de ficar sem nenhuma zoom grande angular-média ... Ainda fico com a zoom 70-300...

Os que trabalham com fixas o que acham disso? É realmente vantagem? É fácil a adaptação sem o zoom???

A dúvida é demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:
« Última modificação: 21 de Maio de 2012, 21:59:38 por Luciano.Queiroz »


Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #1 Online: 21 de Maio de 2012, 22:09:06
Acompanhando pra me ajudar também, to louco pra botar a cabeça só em fixas, mas dá um medoooo xD
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


_Stark_

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 115
  • Sexo: Masculino
Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2012, 22:33:24
Acompanhando também, muitas duvidas com relação a lentes .

 :snack: :snack: :snack: :snack:
Fuji s4000
D5100 / 18-55


www.flickr.com/photos/thiagosdp


Flavio

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 246
    • http://www.itaboraiweblist.com.br
Resposta #3 Online: 21 de Maio de 2012, 23:07:01
bom,

Tb tenho 5DMKII que comprei recentemente e uso as seguinte lentes: 17-40L + 24-105L + 70-200 2.8L e uma 50 1.8
com a 24-105 vc faz praticamente tudo, a 17-40L é uma lente que estou gostando muito e o resultado muito satisfatorio faz diferença no evento e a 70-200 2.8L é sensacional, humm a 50 1.8 é a que eu acabo usando menos.
Sugestão, use dois corpos e um auxiliar, eu fotografo sozinho e estou pensando muito nisso mais um corpo e um auxiliar ou segundo fotografo pra trabalhar junto.


abraço
Flavio


rbjordan

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 152
  • Sexo: Masculino
  • Canon EOS 5D Mark III
Resposta #4 Online: 21 de Maio de 2012, 23:09:58
acompanhando também, este assunto muito me interessa.
Canon EOS 5d Mark III | EF-S 18-55mm IS | EF 50mm f1.8 II | EF 28-105mm f/3.5-4.5 USM | EF 24-105mm f/4 L IS USM |Flash 430EX II Speedlite | Tripé Manfrotto 725B Mini Digital |


Rodrigo Rodriguez

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 36
  • Sexo: Masculino
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2012, 08:57:19
Meu set:

2 X 5DII
28mm
35mm
85mm

Se for profissional, trabalhar com lentes fixas exige dois corpos. Fica complicado trocar lentes no meio de eventos e cerimônias. Já tive que me agachar e me espremer entre pernas de convidados dentro de igreja porque uma lente caiu no chão e saiu rolando, rsrsrs
Já sei fotografar sem cortar a cabeça.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2012, 10:47:50
Meu set:

2 X 5DII
28mm
35mm
85mm

Se for profissional, trabalhar com lentes fixas exige dois corpos. Fica complicado trocar lentes no meio de eventos e cerimônias. Já tive que me agachar e me espremer entre pernas de convidados dentro de igreja porque uma lente caiu no chão e saiu rolando, rsrsrs

Valeu.. não trabalho profissionalmente e dificilmente fotografo eventos em que preciso de grande angular.. a maioria dos meus eventos fotografados são em palco, com lente tele.. mas eventualmente surge um casamento ou aniversário de amigos.. E como são poucos os eventos assim não vou ter dois corpos pra ficar um parado aqui...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2012, 10:51:54
TEORICAMENTE de acordo com meu uso eu terei tempo de trocar de lente pra fotografar..
mas não sei como vou me virar assim no dia a dia.. sair pra fotografar na rua por exemplo será um problema.. em casa e em festas de amigos é mais tranquilo... mas numa viagem de novo complica..


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2012, 12:06:38
Pessoal, estou naquele dilema sobre qual lente comprar..

Vendi recentemente minha 28-135 porque não estava contente com o resultado dela, principalmente no quesito nitidez, usando na 5D mark II.

Na busca de uma L, penso na 24-105 mas muitos me desaconselham por causa de problemas documentados dela com o tal cabo flat....

a 24-70 não me interessa por enquanto pelo peso, preço e pouco range..

Aí vem a dúvida.. Eu já tenho uma 35mm f/2.0 e uma 50mm f/1.4 ... Com o preço da 24-105 (U$1100.00)  eu compro 2 lentes fixas, como 20 f/2.8 (U$499) ou 24mm f/2.8 (U$370.00); e uma 85 f/1.8 (U$400.00) ou 100mm Macro (U$590.00)..

Com 4 fixas eu "fecho" bem essa distância focal da 24-105...

Em termos de qualidade pode ser vantagem... Mas tenho medo de me arrepender dessa decisão de ficar sem nenhuma zoom grande angular-média ... Ainda fico com a zoom 70-300...

Os que trabalham com fixas o que acham disso? É realmente vantagem? É fácil a adaptação sem o zoom???

A dúvida é demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :aua: :aua: :aua: :aua: :aua: :aua:

Tudo bom, Luciano?

Eu trabalho praticamente com fixas, as únicas zooms que eu possuo são as 24-105 e a 100-400.
Na maioria das vezes vou com 2 corpos, uma fullframe e uma cropada com objetivas escolhidas de acordo com o trabalho. Mais claras em eventos com pouca luz ou as de melhor qualidade optica quando a abertura não é prioridade.  Eu achei muito fácil a adaptação da zoom para as fixas, com o tempo vc aprende a trabalhar com a distância necessária para o tipo de foto que vc deseja tirar. Trabalhar com fixas faz com que vc ande mais e trabalhe a criatividade para obter os resultados desejados, mas não atrapalha em nada. As fixas são mais rápidas no foco e sem dúvida nenhuma, de muito mais qualidade.


Gis.champa

  • Trade Count: (1)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 29
  • Sexo: Feminino
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2012, 12:08:32
Trabalhei em estúdio e usava lente fixa, sem problemas, até pq a distância do objeto fotografado não é tão variável.
No entanto, quando fiz uns freelas externos, digo-te que foi difícil ficar trocando as lentes. Nestes segundinhos que perdemos durante a troca, às vezes escapa alguma coisa legal para ser capturado. Sem contar que às vezes, o lugar tem muitas partículas em suspensão e, durante a troca, pode ocorrer de alguma sujeirinha entrar na cam.

OBS.Na Fotografe melhor, n° 186, rolou uma reportagem de comparativo de lentes zoons e fixas da canon, mas a zoom testada foi a 24-70mm f2.8L  USM, apenas. No teste, a zoom teve resultados bem parecidos com as fixas correspondentes.
Abraços!!


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2012, 12:15:43
Tudo bom, Luciano?

Eu trabalho praticamente com fixas, as únicas zooms que eu possuo são as 24-105 e a 100-400.
Na maioria das vezes vou com 2 corpos, uma fullframe e uma cropada com objetivas escolhidas de acordo com o trabalho.
Mais claras em eventos com pouca luz ou as de melhor qualidade optica quando a abertura não é prioridade.  Eu achei muito fácil a adaptação da zoom para as fixas, com o tempo vc aprende a trabalhar com a distância necessária para o tipo de foto que vc deseja tirar. Trabalhar com fixas faz com que vc ande mais e trabalhe a criatividade para obter os resultados desejados, mas não atrapalha em nada. As fixas são mais rápidas no foco e sem dúvida nenhuma, de muito mais qualidade.

Valeu a opinião.. Concordo com o que disse, mas no seu caso tem um facilitador eu acho, porque mesmo que não use muito você ainda tem a 24-105 se precisar, e ainda tem 2 corpos.. eu não teria nenhuma zoom nessa faixa nem corpo extra..

acho também que o exercício de ter que me movimentar pode ser muito vantajoso pra conseguir novas possibilidade...mais cansativo tb, mas ajuda emagrecer..rs..
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 12:20:05 por Luciano.Queiroz »


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2012, 12:17:01
No entanto, quando fiz uns freelas externos, digo-te que foi difícil ficar trocando as lentes. Nestes segundinhos que perdemos durante a troca, às vezes escapa alguma coisa legal para ser capturado. Sem contar que às vezes, o lugar tem muitas partículas em suspensão e, durante a troca, pode ocorrer de alguma sujeirinha entrar na cam.


Valeu... essa é realmente a minha maior preocupação talvez...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2012, 12:21:42
Estou ficando bem inclinado a pegar 2 fixas mesmo.. 24 e 85 mm talvez.. aí ficaria com 24, 35, 50 e 85..

até o começo do mês quando viajo eu decido.. e até lá fico uns dias com a cabeça "rodando" sem conseguir dormir!!!
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 12:22:07 por Luciano.Queiroz »


Yoshii

  • Trade Count: (4)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 116
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2012, 12:23:33
Valeu a opinião.. Concordo com o que disse, mas no seu caso tem um facilitador eu acho, porque mesmo que não use muito você ainda tem a 24-105 se precisar.. eu não teria nenhuma zoom nessa faixa..

Realmente, saber que se precisar a 24-105 está alí dá uma tranquilidade na escolha, mas não houveram muitos momentos em que precisei saca-la. Quando viajo costumo levar a 24-105, mas fico bolado, dependendo do lugar, pois ela chama muito a atenção.
Em março fiz uma viagem em que eu levei somente uma 50mm. Só senti falta de uma grande angular ocasionalmente, mas não de mais distância focal. Tirei cerca de 1000 fotos e adorei o resultado.


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2012, 12:45:12
Realmente, saber que se precisar a 24-105 está alí dá uma tranquilidade na escolha, mas não houveram muitos momentos em que precisei saca-la. Quando viajo costumo levar a 24-105, mas fico bolado, dependendo do lugar, pois ela chama muito a atenção.
Em março fiz uma viagem em que eu levei somente uma 50mm. Só senti falta de uma grande angular ocasionalmente, mas não de mais distância focal. Tirei cerca de 1000 fotos e adorei o resultado.

 :ok: