Autor Tópico: Bate-papo com Joseph Victor Stefanchik (JVS) sobre uso do flash em casamentos  (Lida 5232 vezes)

Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Nem tanto pra cá, como pra lá.
Não tem o pq só usar uma maneira de flash.
Existem várias formas e quem domina a maioria vai extrair o máximo de cada cena.
Entendo pouca coisa (falada) em inglês e não veria o vídeo mesmo em português pq achei as fotos lugar comum tb.
Uma ou outra realmente com sobras duras, mas não são todas. E se usa muito, começa a cansar.
Várias se sombra com rosto chapado, sem volume. Jade+Ryan está assim. Achei muito ruim esse.
Óbvio que que o cara é bom, mas não causou nada além disso.
Já vi bem melhores.
E todo mundo sabe... uma boa foto é 'tirada' antes do clique, com ou sem flash, com ou sem difusor.


cpcanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Mais fácil de fazer dinheiro tu diz?

Por duas vezes tive oportunidade de clicar 2 casamentos pequenos e simples e não aceitei. No meu ver casamento é o último "level" que tu tem na fotografia, é onde tu não pode errar em momento algum. É a coisa mais difícil que tem, e com o maior nível de responsabilidade possível.

Eu não tem equipamento e muito menos experiência pra cobrir um casamento. Quem sabe em uns 2-3 anos eu me sinta a vontade e faça alguma coisa pra ver como eu me saio...

Até lá, fico com eventos, festas de criança, formaturas...


EDIT: Arquitetura/Interiores é outra coisa que não me meto mais, principalmente quando não se tem o equipamento certo com GA's de primeira linha e muita paciência e experiência com manipulação de imagem.

Falou tudo, casamento não é para qualquer um...  :clap:


Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Falou tudo, casamento não é para qualquer um...  :clap:

Bom, experiência é necessária? É sim, também não arriscaria fazer um casamento sozinho sem ter conhecimento de nada.

Hoje eu sei que consigo entregar um trabalho de qualidade (não excelente, mas dentro da média).

O problema está em superestimar demais o trabalho alheio e subestimar demais a nós mesmos. Principalmente quando se tem o conhecimento do que se fazer.


cpcanon

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 106
Bom, experiência é necessária? É sim, também não arriscaria fazer um casamento sozinho sem ter conhecimento de nada.

Hoje eu sei que consigo entregar um trabalho de qualidade (não excelente, mas dentro da média).

O problema está em superestimar demais o trabalho alheio e subestimar demais a nós mesmos. Principalmente quando se tem o conhecimento do que se fazer.

Pois é, mas suponhamos que seja um casamento mais simples... de pessoas simples, sem muita exigência...

Você pegaria para fazer, até mesmo para desenvolver um aprendizado e treinar técnicas!?



Natão

  • Trade Count: (23)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.273
  • Sexo: Masculino
  • "dichterisch, wohnet der Mensch auf dieser Erde"
Pois é, mas suponhamos que seja um casamento mais simples... de pessoas simples, sem muita exigência...

Você pegaria para fazer, até mesmo para desenvolver um aprendizado e treinar técnicas!?

Sem ter conhecimento nenhum? Não, de forma alguma. O ideal é sempre acompanhar alguém já com experiência na área, por um certo período. Depois, quando se sentir seguro já, daí dá pra pegar sozinho.

Hoje eu encaro um casamento pequeno sozinho, mas há um tempo atrás não. Agora se for maior, daí não tem jeito, é necessário assistência, então tem que chamar um freelance com um bom trabalho e talvez um assistente.



mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
O problema está em superestimar demais o trabalho alheio e subestimar demais a nós mesmos. Principalmente quando se tem o conhecimento do que se fazer.

Pois eh... achava q iluminaçao em estudio para books era um bicho de sete cabeças. Depois de uma aula pratica e vendo uns videos na net do cara usando tudo manual e descobrindo a abertura correta por fotometro, nao tem erro! Aih eh usar a imaginaçao, testar possibilidades, suavizar o q se deseja e por aih vai...

Vou alugar um estudio por umas horas, levar a "minha modelo" ( uma amiga gata q adora ser fotografada >:D ) e treinar! :snack:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


C. Ferrari

  • Trade Count: (11)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 3.283
  • Sexo: Masculino
  • Em busca de conhecimento, sempre.
    • Trabalhos
Pois eh... achava q iluminaçao em estudio para books era um bicho de sete cabeças. Depois de uma aula pratica e vendo uns videos na net do cara usando tudo manual e descobrindo a abertura correta por fotometro, nao tem erro! Aih eh usar a imaginaçao, testar possibilidades, suavizar o q se deseja e por aih vai...

Vou alugar um estudio por umas horas, levar a "minha modelo" ( uma amiga gata q adora ser fotografada >:D ) e treinar! :snack:

te digo que não é bem assim, pela pouco experiência que tive de produção em estúdio (principalmente still) tu leva uma tarde inteira pra acertar a luz e montar toda a parnafernalha.

Ainda mais se for objetos que refletem e/ou circulares como garrafas.

É um inferno, desenhar as linhas de luz, acertar o degrade, iluminar uma parte em especial....

é muita treta!

E só fiz no estúdio da faculdade onde tenho tudo que preciso, imagina se o cara não tem todo o equipamento e tem que fazer as gambiarra....


Com pessoas/modelo fica um pouco mais fácil, porque tu pode interagir com o "objeto"
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 15:25:52 por Carlos Ferrari »


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
te digo que não é bem assim, pela pouco experiência que tive de produção em estúdio (principalmente still) tu leva uma tarde inteira pra acertar a luz e montar toda a parnafernalha.

Ainda mais se for objetos que refletem e/ou circulares como garrafas.

É um inferno, desenhar as linhas de luz, acertar o degrade, iluminar uma parte em especial....

é muita treta!

E só fiz no estúdio da faculdade onde tenho tudo que preciso, imagina se o cara não tem todo o equipamento e tem que fazer as gambiarra....
Com pessoal fica um pouco mais fácil.

Não posso falar com propriedade alguma, pois não tenho conhecimento.
Estou começando a ler o Livro "Luz, Ciência e Magia" e o autor começa exatamente sobre esse assunto, de como é difícil trabalhar com a luz quando não se tem entendimento de como ela se comporta.
Como ele diz, a pessoa vai ter mais trabalho se não sabe perfeitamente o que é reflexão, transmissão e refração.
Se não se tem total domínio como fontes de luz se comportam, o tamanho delas em relação ao assunto.
Dos cursos que fiz, nenhum abordou o essencial : a luz.
Tudo que sei sobre luz, fótons, comprimento de onda/energia, etc, foi por interesse próprio.
Tá aí algo que falta muito no ramo da fotografia : ciência.
Isso já é antigo e muito discutido no Brasil. A falta do interesse técnico da nossa cultura.
Se a pessoa já tem esse embasamento teórico, será que não antecipará o que tem de ser feito ao invés de aprender como a maioria absoluta aprende : na raça ?


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
Não fiz faculdade, apenas alguns cursos e se na faculdade isso é bem discutido então a coisa realmente é muito complicada.
É ter muita teoria e muita prática... e erros, para depois começar a acertar.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
(...)
Se a pessoa já tem esse embasamento teórico, será que não antecipará o que tem de ser feito ao invés de aprender como a maioria absoluta aprende : na raça ?


O diabo é quando querem tudo mastigadinho!

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
te digo que não é bem assim, pela pouco experiência que tive de produção em estúdio (principalmente still) tu leva uma tarde inteira pra acertar a luz e montar toda a parnafernalha.

Ainda mais se for objetos que refletem e/ou circulares como garrafas.

É um inferno, desenhar as linhas de luz, acertar o degrade, iluminar uma parte em especial....

é muita treta!

E só fiz no estúdio da faculdade onde tenho tudo que preciso, imagina se o cara não tem todo o equipamento e tem que fazer as gambiarra....


Com pessoas/modelo fica um pouco mais fácil, porque tu pode interagir com o "objeto"

Still eh Still!!! Muito dificil e com uma curva de aprendizado ardua!!! Iluminar modelos a coisa eh mais facil, ha de convir.
Sobre esse livro, o Luz: Ciencia e Magia, ele eh otimo. Começei, parei lah pela pagina 100 e pretendo termina-lo em breve. Se vc conhece a teoria por traz do comportamento da luz, entender o principio do posicionamento de cada fonte de luz fica facil, e quando se sabe o "porquê" das coisas, jamais se esquece o q viu, diferente de quem tah decorando passo-a-passo sem entender os principios envolvidos. Eh o velho: " O correto eh assim!!!!". Vc pergunta por que e o cara gagueja e se embanana pra responder.

Sobre treinar num estudio, tive uma aula com o basicao: 2 tripes, uma sombrinha, uma SB900 e SB600 na sombrinha e um SB910 em outro tripé suavizando as sombras do primeiro flash e servido de iluminaçao secundaria. Deixamos o fundo "pra lah" e entao ele ficou escuro mesmo. Saber iluminar o fundo seria uma proxima etapa do aprendizado e testar possibilidades como luz em cima do cabelo num tripe com cabeça longa ( girafa ), mexer na potencia do flash suavizador e por aih vai. Realmente, requer um tempinho para se acertar tudo isso, mas eh assim q se começa.

jah viram musicos amadores ensaiando num estudio pago a hora alugada??? Se perde mais tempo afinando os instrumentos e acertando detalhes q ensaiando verdadeiramente. Mas o tempo passa, a galera pega a manha e deixam de ser amadores depois de um tempo.
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 17:46:37 por mad666 »
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Alexandre ABC

  • Trade Count: (0)
  • Membro Ativo
  • ***
  • Mensagens: 546
O diabo é quando querem tudo mastigadinho!

Não quis dizer mastigado. Pois eu mesmo, que estou muito mais na teoria que na prática, já vi vários tutoriais, em texto e em vídeo.
Leio tudo quando aparece algo novo para mim. E é chato pra caramba isso.
É muito melhor saber que 5.6 entra mais luz que 11 do que ter que aprender fuçando.
E não me referi a ter mastigado as técnicas de iluminação e sim saber como a luz se comporta e como afeta os diferentes objetos.
A partir daí correr atrás, ralar mesmo, mas com embasamento, não às cegas.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
E não me referi a ter mastigado as técnicas de iluminação e sim saber como a luz se comporta e como afeta os diferentes objetos.
A partir daí correr atrás, ralar mesmo, mas com embasamento, não às cegas.

X2 :ok:
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
 :ponder:

Tô sentindo que esse povo tá na defensiva demais...
 >:D
 :hysterical:

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Recentemente neguei um casamento. Deve ser chatinho de fazer, mas nunca sabemos do dia de amanhã, né?

Gosto das composições dele. Acho o estilo um pouco duro, pouco glamouroso. Aqui no Brasil tenho gostado muito do trabalho de um colega de outro forum, o Rafael http://www.rafaelkarelisky.com.br/

Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya