Autor Tópico: Primeira Câmera  (Lida 4525 vezes)

C4rol

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 1
  • Sexo: Feminino
Online: 03 de Junho de 2012, 23:16:00
Olá, eu já tive duas câmeras compactas que era boas, compriam as necessidades diárias e tinham alguns recursos interessantes. Sempre me interessei por mexer nas configurações delas, melhorar as fotos e não apenas apertar um botão para capturar a imagem.
De um tempo pra cá venho me interessando cada vez mais por fotografia, porém o que mais fotografo são momentos do cotidiano, como meus amigos, fotos pessoais, paisagens, objetos... Queria uma câmera de qualidade, mas nada exagerado. Então resolvi pesquisar um pouco sobre as máquinas semi-profissionais e as superzoom, o que achei foram termos técnicos que não se encaixaram no meu perfil amador.

Alguém do fórum poderia me indicar um site/tópico onde eu poderia saber como escolher a câmera certa? Na verdade já tenho algumas em mente, mas sempre viso o preço antes (menos que 1000). Me interessei pela Fujifilm Finepix HS20 EXR e pela Nikon L810, mas estou cheias de dúvidas quanto a qualidade, lentes, formatos de imagem, flash...

Tais câmeras que citei são boas para iniciantes? A qualidade delas são boas? Posso trocar de lentes ou isso só é possível com semi-profissionais? A Fuji é uma marca boa? Pois as marcas que mais escuto falar são a Canon, Nikon e Sony...


killingbow

  • Trade Count: (11)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 434
  • Sexo: Masculino
  • Médico e Projeto de Fotógrafo!
Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2012, 00:01:09
Essas máquinas que você citou não são reflex (ou DSLR's). São ultrazooms: máquinas com sensor pequeno e lente zoom fixa (não intercambiável).

Nelas é possível ter comandos manuais e uma ampla faixa de zoom, mas normalmente as lentes tem bastante distorção e são escuras (sugiro dar uma lida sobre abertura de lentes) e normalmente não é possível usar um flash externo.

A designação de ˜semiprofissionais" e "profissionais" é bem discutida, mas de modo geral é resguardada para as câmeras reflex.

Se pensa em adquirir uma ultrazoom, há uma área específica no fórum aqui: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=30.0 (e vc postou um tópico igual, pelo que posso ver).

Se pena em adquirir uma reflex, esta é a área do fórum: http://forum.mundofotografico.com.br/index.php?board=11.0

As máquinas reflex são aquelas em que é possível trocar lentes e utilizar uma ampla gama de acessórios para obter resultados específicos.

Sucesso na sua escolha.
Pack light. Pack primes.

Alpha A7, Nex F3 e uns vidrinhos velhos.

Procurando uma DSLR Fx pra chamar de minha - denovo!


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2012, 10:23:29
Eu não uso essa classificação de câmera "semiprofissional" até porque, até hoje, não consegui encontrar uma definição coerente do que seja uma câmera semiprofissional. Pelo que você diz, você procura uma câmera avançada, com controles manuais para não ter que ficar só apertando o botão. Então agora é a hora de começar a estudar os equipamentos e assim verá que uma das câmeras que citou, a Nikon L810, não se encaixa no que procura já que ela é totalmente automática.

Como você limitou seu orçamento em 1000 reais então as câmeras reflex e as mirrorless, que são as que trocam de lente, ficam de fora. Terá que procurar uma boa compacta e as melhores são estas aqui: http://goo.gl/DOMpN e http://goo.gl/2v3Ga mas a grande maioria delas ultrapassa seu orçamento. Terá que optar então pelas superzoom que deram uma melhorada boa na qualidade de imagem no ano passado e as melhores, na minha opinião, são Canon SX40, Panasonic FZ47 e FZ150. Não acredito que exista uma infinitamente melhor que a outra, cada uma tem suas vantagens e desvantagens mas são 3 ótimas escolhas dentro do que procura.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2012, 11:04:07
Essas máquinas que você citou não são reflex (ou DSLR's). São ultrazooms: máquinas com sensor pequeno e lente zoom fixa (não intercambiável).
Nelas é possível ter comandos manuais e uma ampla faixa de zoom, mas normalmente as lentes tem bastante distorção e são escuras (sugiro dar uma lida sobre abertura de lentes) e normalmente não é possível usar um flash externo.

Killingbow Distorção???   :no: :no:  A maioria não apresenta não....e em algumas não existe praticamente nenhuma distorção (esse é um ponto que ultrazoom tem vantagem até sobre DSLRs) uma Fz150 da panasonic, por exemplo, não apresenta distorção.... em todo imenso range 24x....a distorção é quase zero.... tanto em wide quanto média, quanto em tele.

Carol as que vc citou não são as melhores opções....o melhor custo benefício (na casa de 800,00 reais) Panasonic Fz47 - se quiser mais recursos, sapata pra flash, filmagem Full HD, tela de LCD articulável vai de Fz150 (na casa de 1.100,00-1.200,00 reais) ou se quiser uma boa compacta que tenha comandos manuais uma Canon SX240 (na casa de 700,00- 800,00 reais)....ou caso queira uma compacta com menos zoom, mas tbém com comandos manuais e, principalmente com um sensor maior, lente mais clara e mais qualidade.....vai de Olympus XZ1 (na casa de 1.200,00)

Carol todas que indiquei são ótimas cameras...mas são segmentos e funções diferentes...explique mais o que vc quer...para que possamos sugerir mais especificamente.
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


F4bio

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 18
Resposta #4 Online: 13 de Junho de 2012, 10:46:08
Ola, bom dia a todos. Estou querendo comprar uma camera semi profissional, nao sei se seria o termo correto para as quais irei mencionar, nao entendo nada de modelos e quais as melhores na faixa de ate R$ 850,00. Tinha visto a Fuji S4200 ou a S4500.Mas, ja verifiquei a Canon SX40 ,apesar do valor ser quase R$ 1000 , o pessoal recomenda. Gosto de tirar fotos em passeios, aniversarios, barzinho com amigos, viajens, passeio de bike na orla, etc. Eu tenho uma normal da kodak, modelo normal...queria investir nessas semi, entao, gostaria que alguem comentasse a respeito dessas ou de alguma outra nessa faixa de preço.Caracteristicas de tirar boas fotos de dia quanto a noite, se filma em hd. Tambem faço convites de aniversarios infantis e as vezes tiro umas fotos p convites de aniversarios infantis, lembranças , calendarios, etc, e uso o photoshop.Como nao tenho conhecimento nessas maquinas nao sei se seria melhor tudo automatico ou manual. Tambem queria saber do tempo de resposta para bater as fotos, se é bem rapido bater uma foto atras da outra ou demora mais o intervalo. Ah, e tambem nao pretendo ficar comprando acessórios , tipo lentes, etc. A minha visao seria uma com rapidez no disparo das fotos , que tirasse fotos boas tanto em uma praia de dia, quanto em um barzinho a noite , em um aniversario com varias pessoas juntas, etc. Agradeceria tambem se possivel indicassem um site confiavel para compra da camera indicada. Agradeço a ajuda de todos, valeu.
« Última modificação: 13 de Junho de 2012, 10:47:49 por F4bio »