Autor Tópico: Escolha de primeira câmera  (Lida 3005 vezes)

Johnatas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Online: 22 de Maio de 2012, 02:40:28
Bom gente, eu queria começar a aprender um pouco mais sobre fotografia e li os tópicos sobre fotografia, eu escolhi algumas câmeras, mas estou em dificuldades pra escolher a melhora pra começar a estudar.

Eu posso gastar até R$ 400,00 (aceito ofertas vindas de MercadoLivre também) e preferia uma câmera com bateria, não estou ligando muito pra MP, sei que não vão adiantar pra muita coisa na hora de fazer as fotos.

Andei vendo e achei legal esses modelos:

Canon A2200
Nikon Coolpix S2500

Eu coloquei esses modelos como base, eu não ligo pra câmera ser "feia" desde que eu possa estudar bastante com ela, prefiro carregador pelo fato de que me pareceu (entre as que testei até hoje) que as cameras a pilha descarregam rápido demais (desculpe se eu estiver falando besteira).

Caso alguém tenha um modelo melhor, mais voltado pra aprender a fotografar, posta aqui por favor.

Obrigado!  :worship:



fs_isa

  • Trade Count: (5)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.620
  • Sexo: Masculino
Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2012, 08:08:29
Johnatas,

Os modelos que citou são equivalentes. As duas máquinas são nota "zero" para o seu caso, que quer aprender, pois são 100% automáticas e não lhe deixam fazer nada!

Pesquise outros modelos que permitam o controle manual da câmera, como a Canon SX130 IS. Ela não sai muito desse orçamento, e é um ótimo equipamento para o estudante, embora eu acredite que em breve você exigirá equipamentos $uperiore$...   :D

 :ok:
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 08:09:33 por fs_isa »


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2012, 11:33:47
Johnatas,

Os modelos que citou são equivalentes. As duas máquinas são nota "zero" para o seu caso, que quer aprender, pois são 100% automáticas e não lhe deixam fazer nada!

Pesquise outros modelos que permitam o controle manual da câmera, como a Canon SX130 IS. Ela não sai muito desse orçamento, e é um ótimo equipamento para o estudante, embora eu acredite que em breve você exigirá equipamentos $uperiore$...   :D

 :ok:

Panasonic ZS20, Canon SX260hs. São câmeras compactas "de bolso", com bom range e controles manuais.
Pra aprender algo, tem que ter controles manuais totais!!
Se a câmera puder ser maiorzinha, pode ver uma Panasonic Lumix FZ47, que é em termos de superzoom com corpo grande, o melhor custo x benefício da atualidade.


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #3 Online: 22 de Maio de 2012, 11:45:05
Quer um conselho? Guarda seus 400,00, junta mais 450,00 q por 850,00 vc paga uma FZ47 da Panasonic. Seu orçamento, no momento, nao te permite comprar uma boa camera. Eh chato dizer isso, mas eh melhor q vc gastar seus 400,00 com uma camera ruim e se arrepender da compra logo em seguida. :(
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #4 Online: 22 de Maio de 2012, 13:36:08
Olha essa é a mais barata que achei pra vc e que tem comando manuais (e é uma compacta de bolso muito boa)...Canon SX230hs

R$ 589,00

http://loja.byshow.com.br/ecommerce_site/produto_29974_6910_Camera-Digital-Canon-SX230HS-121Mp--Zoom-4X--Video-Full-HD--HDMI

Essa é uma excelente opção.....mais barata não vai achar nada...só automáticas.

Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Johnatas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #5 Online: 22 de Maio de 2012, 13:57:59
Bom, então uma cam que seja compacta (pra carregar no bolso) de R$ 400,00 não existe? Porque essa SX230HS, parece ótima mas passa um pouco do dinheiro que tenho agora (e eu não achei ela no ML, tem como conseguir ela mais barato), a SX130IS, tem o problema das pilhas, quanto tempo que as pilhas dessa ai aguentam? Porque ela está dentro do meu preço (no ML) mas é a pilha.

Obrigado por me ajudar


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #6 Online: 22 de Maio de 2012, 14:22:08
Bom, então uma cam que seja compacta (pra carregar no bolso) de R$ 400,00 não existe? Porque essa SX230HS, parece ótima mas passa um pouco do dinheiro que tenho agora (e eu não achei ela no ML, tem como conseguir ela mais barato), a SX130IS, tem o problema das pilhas, quanto tempo que as pilhas dessa ai aguentam? Porque ela está dentro do meu preço (no ML) mas é a pilha.

Obrigado por me ajudar

com controles manuais, não existe.Automática, existem, vc mesmo já citou algumas opções no seu primeiro post. aí resta saber se vc quer aprender (e precisa ter controles automáticos para aplicar os fundamentos básicos da fotografia) ou se quer só apontar e clicar. aí as automáticas vão e atender.


Oliberal

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.621
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 22 de Maio de 2012, 14:37:33
com controles manuais, não existe.Automática, existem, vc mesmo já citou algumas opções no seu primeiro post. aí resta saber se vc quer aprender (e precisa ter controles automáticos para aplicar os fundamentos básicos da fotografia) ou se quer só apontar e clicar. aí as automáticas vão e atender.

Onde a Helena escreveu "controles automáticos" leia-se "controles manuais"......liga não....ato falho dela....e isso é devido... a moderação dos malas do fórum...... :hysterical: :hysterical:   Acaba com qualquer um!
Site:   http://www.flickr.com/photos/ulysalis/

Olympus OM-D E-M1  - Lentes digitais M4/3:   M. Zuiko 12-40mm F2.8  /  M.Zuiko 12-50mm  /  M.Zuiko 40-150mm  /  M.Zuiko 75-300mm  /  M.Zuiko 45mm F1.8  /  Panasonic/Leica Summilux 25mm F1.4  / Panasonic 14mm f/2.5  /  Sigma 19mm F/2.8   -  Lente analógica: OM Olympus 50mm f/1.8


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #8 Online: 22 de Maio de 2012, 14:52:54
huahuahauhuahuahuahuahuahuahuahuahuahauhuahauhauhauhauhauhauhau h, obrigada pela correção, rsrsrs.
 :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #9 Online: 22 de Maio de 2012, 14:56:15
Se eu fosse você iria em modelos mais antigos, usadas, tipo Canon A590 IS ou A720 IS que estão por menos de R$200 e não devem nada pra modelos novos.
Por pouca coisa a mais que R$400 também consegue alguma da série G, a G9 anda aparecendo por U$180.

A Canon sx130 é legal mas não aceitar filtros corta o barato de qualquer compacta pra mim.
« Última modificação: 22 de Maio de 2012, 14:58:09 por TechUser »
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


Foto Fácil

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.537
  • Sexo: Masculino
    • Foto Fácil
Resposta #10 Online: 22 de Maio de 2012, 15:16:18
Comprei minha A700 (da Canon, antes que pensem que é uma reflex Sony rsrs) por 200 reais, uma joia, uma preciosidade, mas tem que ter a mente muito aberta pra entender que essas câmeras antigas estão anos-luz a frente das atuais em qualidade de imagem.
Não respondo dúvidas por MP, aí ao lado estão todas as formas de contato comigo ou acesse meu blog de equipamentos fotográficos: http://www.foto-facil.com/

Minhas fotos: http://www.flickr.com/photos/rodrigojordy/


Johnatas

  • Trade Count: (0)
  • Novato(a)
  • Mensagens: 3
Resposta #11 Online: 22 de Maio de 2012, 21:03:39
Se eu fosse você iria em modelos mais antigos, usadas, tipo Canon A590 IS ou A720 IS que estão por menos de R$200 e não devem nada pra modelos novos.
Por pouca coisa a mais que R$400 também consegue alguma da série G, a G9 anda aparecendo por U$180.

A Canon sx130 é legal mas não aceitar filtros corta o barato de qualquer compacta pra mim.

Essa G9 ai, eh a Powershot G9? Se for, eu não encontrei ela por menos de R$ 700,00 em lugar nenhum, porque se for pra pegar ela, seria melhor pegar a SX230hs né rs.

Vocês tem lugares melhores pra comprar? Se for o caso de conseguir cartão internacional, eu consigo, mas não achei loja aqui no Brasil com preços decentes também.

Obrigado


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #12 Online: 22 de Maio de 2012, 21:30:45
Nem que fosse mais barata não ia na sx230
sem hotshoe, sem raw, sensor menor, sem suporte pra filtros, lente mais escura

A G9 sai por menos que R$700 comprando de fora, falei em dolar, U$180 na média (e usada, não sei se ainda tem nova pra vender)
peguei uma no ebay, deve chegar essa semana
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


pedro_raythz

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 8.465
  • Sexo: Masculino
Resposta #13 Online: 22 de Maio de 2012, 21:40:47
Comprei minha A700 (da Canon, antes que pensem que é uma reflex Sony rsrs) por 200 reais, uma joia, uma preciosidade, mas tem que ter a mente muito aberta pra entender que essas câmeras antigas estão anos-luz a frente das atuais em qualidade de imagem.
Bela aquisição pelo valor.
Melhor ainda se tivesse achado uma A610! Essa é excelente  :ok:


Helena Bsb

  • Trade Count: (40)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.013
    • Helena Oliveira - Fotografia de parto
Resposta #14 Online: 22 de Maio de 2012, 21:42:55
Nem que fosse mais barata não ia na sx230
sem hotshoe, sem raw, sensor menor, sem suporte pra filtros, lente mais escura

A G9 sai por menos que R$700 comprando de fora, falei em dolar, U$180 na média (e usada, não sei se ainda tem nova pra vender)
peguei uma no ebay, deve chegar essa semana

Mas TechUser, essas são exigÊncias SUAS. Não são exigências para se aprender fotografia. Existe coisa melhor que a SX230hs? Sim, claro. Mas paga-se por isso. A 230 traz 3 coisas muito bem-vindas em compactas: boa qualidade de imagem (bem aceitável até em ISO 800, e pra os menos exigentes, ISO 1600, por que não!!), bastante range num corpo pequeno e... CONTROLES MANUAIS totais. Muito importantes para quem quer começar a se aventurar no mundo da fotografia e não quer gastar muito. A câmera tem suas limitações, como lente escura, além de quase não se notar diferença em profundidade de campo (coisa extremamente visível qdo se usa uma câmera reflex) qdo se mexe na abertura do diafragma. Mas isso é coisa de compacta. Bem ou mal, é possível aplicar conhecimento de conceitos básicos da fotografia, pois vc tem acesso a todos os controles necessários para se entender como funciona uma combinação de abertura do diafragma x velocidade do obturador x ISO.
Por isso não creio que para esse caso em especial, suas considerações tenham esse grau de relevância que vc coloca.
não que elas não sejam importantes, para usuários avançados, elas podem sim, fazer bastante diferença. mas quem tá iniciando e quer coisa simples, realmente não vai ligar pra filtro (que em compacta é uma coisa meio bizarra, precisa de adaptador que pode roubar luz), sapata para flash externo e muito menos, raw. Eu que já passei dessa fase iniciante, não faço qualquer questaõ de raw, hehe. Pra utilizar essa ferramenta, é preciso estar disposto e saber mexer com pós. Coisa que euzinha, não me disponho a fazer...  :D