Autor Tópico: Pergunta difícil  (Lida 4691 vezes)

dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Online: 23 de Maio de 2012, 12:12:30
Fala moçada, blz?

Seguinte... estou começando a mexer meus pauzinhos para utilizar a fotografia como um complemento de renda.

Para isso, começarei a pegar alguns trabalhos durante os fins de semana. Coisa simples, pra amigos e conhecidos.

Também estou pra fazer umas fotos para um site de negociação de cavalos e cobertura de eventos (provas de três tambores, rodeios, essas coisas).

Como é COMEÇO, tenho que cobrar um valor, pelo menos pra não ter o preju com o equipamento.

O que vocês sujerem? Fecha um contrato mensal com o site?
E para os "books" da moçada, quanto cobrar?

Estou por fora de valores e não vou cobrar o que um cara que vive disso cobra porque, como disse, farei para amigos. Inclusive o site é de um amigo.
Minha idéia não é prejudicar o trabalho dos profissionais, até porque, se o cara quiser uma coisa mais TOP, vou falar pra procurar um profissional. ;)

Abcs e agradeço a ajuda :ok:
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2012, 12:35:22
Dimi, formação de preço é um troço meio complicado de se opinar. Na verdade, na verdade só vc vai poder definir isso, mas...

Um preço razoável cobrado pelos iniciantes aqui em SSA para os books é 10dilmas por foto tratada em CD.
Se for impresso (seja lá com que produto for) acrescente o custo da impressão mais diagramação (se houver) mais 10-20% sobre a conta anterior. Ex: 30 fotos a 10 = 300 em fotolivro diagramado (100 a diagramação) por vc a um custo de 100 a impressão. 500 + 10-20% = 550/600dilmas de preço final.
Vejo em outros locais se cobrar 7dilmas. Faça aí sua conta e veja o que lhe atende.

Já para o site acho melhor um contrato por serviço realizado. Nesse caso específico a formação do preço deve ser absolutamente profissional, sem amizades. Aqui deve-se diferenciar se a foto será tratada ou não. Se for é mais caro. Tb tem que ver a periodiciadade de teu trabalho. Se for aquela coisa de toda hora estar fazendo as fotos, vale a pena dar uma reduzida (DE LEVE) no preço para conquistar o contrato por um longo período de tempo.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2012, 13:17:29
Dimi, formação de preço é um troço meio complicado de se opinar. Na verdade, na verdade só vc vai poder definir isso, mas...

Um preço razoável cobrado pelos iniciantes aqui em SSA para os books é 10dilmas por foto tratada em CD.
Se for impresso (seja lá com que produto for) acrescente o custo da impressão mais diagramação (se houver) mais 10-20% sobre a conta anterior. Ex: 30 fotos a 10 = 300 em fotolivro diagramado (100 a diagramação) por vc a um custo de 100 a impressão. 500 + 10-20% = 550/600dilmas de preço final.
Vejo em outros locais se cobrar 7dilmas. Faça aí sua conta e veja o que lhe atende.

Já para o site acho melhor um contrato por serviço realizado. Nesse caso específico a formação do preço deve ser absolutamente profissional, sem amizades. Aqui deve-se diferenciar se a foto será tratada ou não. Se for é mais caro. Tb tem que ver a periodiciadade de teu trabalho. Se for aquela coisa de toda hora estar fazendo as fotos, vale a pena dar uma reduzida (DE LEVE) no preço para conquistar o contrato por um longo período de tempo.

Legal. Obrigado Hyde!
Era o que eu imaginava mesmo para as fotos de book.
Para o site, as provas são de fim de semana (geralmente) e a periodicidade não é muito alta. Intevalos menores são as fotos dos cavalos a serem colocadas no site. Todas serão entregues tratadas. Nem que seja um tratamento básico, como ajuste de WB, crop e cor.
Também adicionarei as logos do site e a minha (em desenvolvimento) em todas as fotos entregues ao site.
Vamos aguardar aí ver se tem alguém da região com disposição pra responder.

Ah... esqueci de falar: penso também em começar a fazer umas fotos de produtos. O valor é diferente?

Grande abraço
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 13:19:54 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2012, 13:28:16
Bom, se é pra amigo é mais fácil.. manda ele cotar e abrir os preços pra você... Assim você saberá quanto vale o trabalho na sua cidade, se pode fazer por menos, por quanto menos pode fazer, etc.. não acho que isso seja estragar o mercado porque você mesmo comentou que não abrirá o leque pra qualquer um, atirando pra todo canto.

Não adianta você cobrar 5 se todos cobram 50... isso sim seria estragar o mercado..


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2012, 13:34:39
Nunca fui atrás de trabalho com fotografia, mas como aqui é uma cidade pequena eventualmente o trabalho vem atrás da gente..

Semana passada estava numa cotação pra fotografia still de semi-jóias pra usar fotos num site.. Fiquei pasmo com agência aqui da cidade cobrando R$100,00 por foto (pra fotografar 80 peças)... outra agência fez por R$50,00 ... eu analisei meus custos e cobrei 20,00 na foto pronta com tratamento (pra falar a verdade poderia ter cobrado menos, mas pra qu~e se eu já era o menor preço?)
O cliente não fechou comigo ainda mas também não fechou com ninguém porque das 80 peças subiu o número pra 300, e obviamente o orçamento subiu muito pra ele no momento.
Pra dizer a verdade fiquei espantando com o valor. Não entendi se as agências passaram esse preço porque acham justo ou porque não queriam pegar o trabalho. Eu achei caro.

Fiz dessa mesma forma que comentei. Ele cotou e me abriu os preços de todo mundo.
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 13:37:00 por Luciano.Queiroz »


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2012, 13:50:42
Obrigado, também Luciano.

É uma idéia também. Já tenho alguns clientes em potencial.
Como minha logo e site ainda estão em desenvolvimento, logo logo começo a abrir pro "mercado de amigos".
Mas penso em não fazer nada de graça. Tenho que somar o que eu gasto com transporte, alimentação e gasto do equipamento.
Querendo ou não, a T2i é uma câmera de entrada e o sensor "gasta" muito mais rápido do que uma camera como a 7D.

R$100,00 por foto é sacanagem né?! :shock:

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


Lúzio

  • Trade Count: (1)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 2.775
Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2012, 15:58:49
Nunca fui atrás de trabalho com fotografia, mas como aqui é uma cidade pequena eventualmente o trabalho vem atrás da gente..

Semana passada estava numa cotação pra fotografia still de semi-jóias pra usar fotos num site.. Fiquei pasmo com agência aqui da cidade cobrando R$100,00 por foto (pra fotografar 80 peças)... outra agência fez por R$50,00 ... eu analisei meus custos e cobrei 20,00 na foto pronta com tratamento (pra falar a verdade poderia ter cobrado menos, mas pra qu~e se eu já era o menor preço?)
O cliente não fechou comigo ainda mas também não fechou com ninguém porque das 80 peças subiu o número pra 300, e obviamente o orçamento subiu muito pra ele no momento.
Pra dizer a verdade fiquei espantando com o valor. Não entendi se as agências passaram esse preço porque acham justo ou porque não queriam pegar o trabalho. Eu achei caro.


Fotografar jóias é bem complicado; Uma iluminação para uma peça normalmente não se presta para a seguinte e não é fácil fazer/refazer, ao contrário, pois iluminar corretamente este tipo de produto é osso.  Isso para um serviço bem feito.
O q eles vão fazer vai ser chamar o filho do funcionário fulano q tem uma máquina digital e adora fotografia....
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 16:00:04 por Lúzio »
Lentes caras + câmeras caras + falta de talento é igual muito dinheiro jogado fora para mostrar status.


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #7 Online: 23 de Maio de 2012, 16:11:55
Dimi, nem vou falar de preço pq os colegas já falaram, mas sinto-me à vontade pra te dar um conselho.

Aproveite que a fotografia pra você é hobby e começa a se tornar renda agora e se especialize em uma área ou duas. Só aqui você falou em cavalos, produtos, jóias, eventos, books... Cara, fazendo isso tudo você vai pirar. Vai enlouquecer de estudar tudo ao mesmo tempo e enlouquecer descobrindo o investimento em equipamento para cada necessidade dessas e vai acabar fazendo tudo "medíocre".

Qual é seu maior tesão na fotografia profissional? Descubra e invista seu tempo, energia e grana nesse tesão!

[]s


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #8 Online: 23 de Maio de 2012, 16:35:52
Dimi, nem vou falar de preço pq os colegas já falaram, mas sinto-me à vontade pra te dar um conselho.

Aproveite que a fotografia pra você é hobby e começa a se tornar renda agora e se especialize em uma área ou duas. Só aqui você falou em cavalos, produtos, jóias, eventos, books... Cara, fazendo isso tudo você vai pirar. Vai enlouquecer de estudar tudo ao mesmo tempo e enlouquecer descobrindo o investimento em equipamento para cada necessidade dessas e vai acabar fazendo tudo "medíocre".

Qual é seu maior tesão na fotografia profissional? Descubra e invista seu tempo, energia e grana nesse tesão!

[]s

Vlw Dondon!  :ok:

Como vc já deve ter visto em minhas fotos, o que gosto mais é paisagem e rua (street). Mas isso não dá o retorno financeiro que pretendo obter.

Esse fim de semana vou fazer umas fotos de um amigo que já tinha combinado a um tempo, antes de pensar a começar a cobrar, então vai ser na faixa. Sem compromisso.

Os cavalos foram uma oportunidade que caiu pra mim (você deve ter visto alguma coisa no meu flickr), mas já senti falta de equipamento que não pretendo comprar (uma tele longa). Vou tocando isso enquanto der, claro que pretendo começar a cobrar para isso. As fotos não são complicadas de executar, mas gasta-se o dia inteiro em uma prova como fiquei da última vez.

Vou ver o que mais gosto e começar a partir para esse lado.

Mais uma coisa: vc's, que trabalham com isso, acham besteira começar a pegar esses trabalhos? Por enquanto é para o hobby ser mantido sem ter tanto prejuízo.

Abcs
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


dondon

  • Trade Count: (5)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 7.286
  • Sexo: Masculino
    • Plínio Dondon
Resposta #9 Online: 23 de Maio de 2012, 16:48:25
Não acho que seja besteira, não. Dimi.

Só acho besteira você diversificar demais, querer fotografar tudo que aparece e acabar não dando conta e isso prejudicar seu progresso.

Abrace uma área e invista nela!

[]s


spiderman

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 13.391
Resposta #10 Online: 23 de Maio de 2012, 16:50:30
Veja bem dimi. Pelo seu discurso, voce está com medo de cobrar caro porque não tem experiencia ainda. Até aí tudo bem. Agora, não pense que as pessoas que contratarão o seu serviço não cobrarão de voce porque cobra barato. Qualquer real pago será cobrado pela maioria de seus clientes. No fim, o que era pra ser um hobby de fim de semana, se tornará um trabalho árduo, chato e não remunerado. Quem trabalha com fotografia costuma fotografar pouco tempo. A maior parte do tempo é passado em frente a tela e se comunicando com os clientes. Portanto, pense nisso antes de oferecer um preço muito baixo. Não interessa se é para amigos ou não, cobre sempre o mesmo preço. Business is business :).
Campanha de crowdfunding pra lançamento do livro - Retratos pra Yayá

Acesse e apoie: www.catarse.me/retratosprayaya


dimigobbo

  • Trade Count: (10)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.698
  • Sexo: Masculino
    • Meu Flickr
Resposta #11 Online: 23 de Maio de 2012, 17:10:31
Vlw Dondon e Spider.

Spider, como você falou, o preço não muito alto é a falta de experiencia para esse tipo de coisa. Por isso perguntei aqui :D Também tenho ciencia que, uma vez sendo pago para fazer as fotos, também serei cobrado para tal.
Se um dia, começar a ficar sério e eu conseguir me manter só com isso, largo tudo e me dedico 100% a fazer isso.
Meu portfolio para esse tipo de trabalho é pequeno, e começo a criá-lo agora. Se já sair cobrando valores de profissionais (leia-se, sempre que eu falar profissional, fotógrafos que vivem disso), começo com um nível muito alto que temo não alcançar com as fotos (saca?). :ponder:

Como falei: minha idéia é fazer as fotos dos amigos. Se esses gostarem do meu trabalho e me indicarem, bom. Começo a fazer isso pra fora também.
Então digamos que meu tempo para dedicar a fotografia (o ato de fotografar) seja de menos de 24h/semana :hysterical:

Agradeço novamente a todas as opniões. Me ajudaram a tomar um rumo e uma decisão mais precisa e, talvez, certeira...

Abcs
« Última modificação: 23 de Maio de 2012, 17:11:54 por dimigobbo »
"If your pictures aren't good enough, you're not close enough"

RTFM


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #12 Online: 23 de Maio de 2012, 17:40:43
Acho q a coisa eh por aih mesmo: vc cobra um pouco mais barato q o mercado, conquista os amigos, ganha experiencia, amigos indicam desconhecidos q começam a te procurar, e aih chega o momento de vc subir para o valor de mercado, jah q estah mais seguro da qualidade do seu trabalho, jah nao sao mais amigos os seus clientes e nao faz sentido cobrar mais barato de estranhos q nao perdem uma oportunidade de abrir o bico se acham q a coisa nao bem ao modo deles.
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


Branco Melo

  • Trade Count: (0)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.561
  • Sexo: Masculino
  • O universo é a foto que Deus criou.
Resposta #13 Online: 23 de Maio de 2012, 18:08:37
Dimi, formação de preço é um troço meio complicado de se opinar. Na verdade, na verdade só vc vai poder definir isso, mas...

Um preço razoável cobrado pelos iniciantes aqui em SSA para os books é 10dilmas por foto tratada em CD.
Se for impresso (seja lá com que produto for) acrescente o custo da impressão mais diagramação (se houver) mais 10-20% sobre a conta anterior. Ex: 30 fotos a 10 = 300 em fotolivro diagramado (100 a diagramação) por vc a um custo de 100 a impressão. 500 + 10-20% = 550/600dilmas de preço final.
Vejo em outros locais se cobrar 7dilmas. Faça aí sua conta e veja o que lhe atende.

Já para o site acho melhor um contrato por serviço realizado. Nesse caso específico a formação do preço deve ser absolutamente profissional, sem amizades. Aqui deve-se diferenciar se a foto será tratada ou não. Se for é mais caro. Tb tem que ver a periodiciadade de teu trabalho. Se for aquela coisa de toda hora estar fazendo as fotos, vale a pena dar uma reduzida (DE LEVE) no preço para conquistar o contrato por um longo período de tempo.
:ok: :ok:
Cameras: Canon 60D, T5i, T3i, Elan 7n; Objetiva: Canon EF 55-250mm, Canon EF 28-135mm macro, Canon EF-S 18-55mm, Sigma EF 28-105mm. Canon 18-55mm; Canon 24-105 USM Is L; Flashs: Canon speedlite 540EZ, Canon speedlite 430EX2, flash yongnuo YN 568ex ii.

 http://www.flickr.com/photos/photografobranco/


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #14 Online: 23 de Maio de 2012, 19:18:45
Uma coisa que me chamou a atenção em tua colocação...

Fazer fotos de cavalos em competição.
Já ouvi relatos de iniciante nesse mesmo tipo de serviço... E é o seguinte.
Vai te ocupar o dia inteiro. Se teu equipo é selado (cam e lente) sem problemas. Se não for, muita atenção com a direção do vento (mas muita MESMO), porque ele vai jogar partículas de poeira dentro de tua cam (se vc trocar de lente) e até mesmo a lente pode sugar alguma coisa para dentro dela (principalmente se for do tipo pull-push).
Então, por causa disso e da direção da luz na cena, às vezes, vc se sentirá muito limitado. Se subir poeirão, corra léguas. Se a poeira não for tão intensa, entre no vento desfavorável apenas o tempo suficiente para realizar a foto e sai fora.
Em resumo, atenção à direção do vento e atenção á direção da luz. Quando ambos elementos estiverem favoráveis, não economize shutter. E tenha uns cartões e baterias extras à mão.

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova