Autor Tópico: Filtros Close- up.  (Lida 5498 vezes)

romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Online: 23 de Maio de 2012, 20:45:16
Estou querendo comprar filtros de close up 52mm pra minha 50mm.
Queria saber,
Vale a pena?
Eu posso usar direto um 8x? Ou tenho que por o 2x, 4x e ai então o 8x?  :ponder:
Perde qualidade na foto com esse close?
Vale mais a pena comprar um 77mm pra minha 24- 105mm?

Acho que é só, valeu!  :ok:
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


Mr. Hyde

  • Trade Count: (4)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 16.584
  • Sexo: Masculino
    • Faceboock
Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2012, 21:14:19
Para macrofotografia?
Esqueça essas lentes close-up. Não valem a pena.
Estude o uso de uma TE e a inversão de lente.
Vc tem uma 50mm. Inverta-a e veja os resultados (dá para fazer, de brincadeira, apenas com as mãos. Basta segurar ela invertida no bocal do mount tapando bem para não vazar luz para dentro do corpo).

____________________
"Deus perdoe o Mal que habita em mim" M. Nova


romerod

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 471
  • Sexo: Masculino
    • http://www.flickr.com/photos/romerod/
Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2012, 21:33:42
Para macrofotografia?
Esqueça essas lentes close-up. Não valem a pena.
Estude o uso de uma TE e a inversão de lente.
Vc tem uma 50mm. Inverta-a e veja os resultados (dá para fazer, de brincadeira, apenas com as mãos. Basta segurar ela invertida no bocal do mount tapando bem para não vazar luz para dentro do corpo).

Hmm obrigado pela dica!  :ponder:

Fiz um teste esses dias e consegui usar a minha 50mm como uma lente de tilt shift, é um pouco arriscado também, por causa do corpo que fica exposto ( coloquei uma cartolina ao redor pra não ter problemas) mas os resultados foram bem interessantes.
Flickr: flickr.com/photos/romerod/
Vimeo: vimeo.com/romerod
Pentax K1000 | Zenit 122 | Canon EOS Rebel T3i | Lente Canon EF 24-105mm F/4.0 L IS USM | Tokina 24mm f/2.8 Manual | Speedlite 430 EX II.


TechUser

  • Trade Count: (1)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 254
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2012, 08:06:27
Depende de quais são os filtros,
não sendo esses kits baratos que vendem por ai, não perde qualidade e é melhor do que inverter a 50mm na frente de outra lente, dá menos distorção.

Close-up funciona melhor em tele se você quiser mais ampliação, +8  na 50mm acho que mal chega a 1:1, em 105mm acho quase garantido passe de 1:1
não sei se essa lente sendo 77mm não dá vinheta, se eu não me engano os filtros da canon são por volta de 60mm a rosca, e o preço é intermediário, muito mais barato que uma lente macro, mas muito mais caro que pegar uma lente antiga + anel inversor.
Canon A510
Canon S5 IS
Canon 450D


AlexandreS

  • Trade Count: (2)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.250
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2012, 11:30:46
Existem filtros e filtros... Filtros comuns, normalmente esses onde vem descrito +4, +8, são compostos de apenas um elemento óptico, ou seja, é apenas uma lente de aumento. Estes via de regra introduzem distorções nas bordas e aberrações cromáticas. Estes servem apenas como brincadeira (no ebay são muito baratos, dependendo, até vale).

Existem outros tipos de filtros, que na realidade não são filtros, mas lentes compostas de mais de um elemento, como as Raynox DCR-250. Esta é composta de 3 elementos em dois grupos. Estes elementos servem para fazer a correção das distorções e aberrações cromáticas. Funcionam mais ou menos como uma lente acoplada de forma invertida e tem qualidade semelhante também. O custo já é mais alto, em torno de 60 doletas no ebay.

Aqui tem um grupo no Flickr de fotos feitas com a Raynox, dê uma avaliada. Mas não sei se ela consegue se adaptar em uma lente com diâmetro tão grande quanto uma 24-105

http://www.flickr.com/groups/raynoxdcr250/pool/


Canon 60D - Canon 450D XSi
Tamron 17-50 f/2.8 VC - EF 50mm f/1.8 - EF 28-135 USM IS - EF-S 55-250 IS
SMC Takumar 50mm f/1.4 - S-M-C Takumar 135mm f/2.5 e mais alguns vidrinhos M42
Speedlite 430EX II - YongNuo YN460