Autor Tópico: Dilema - opinem!  (Lida 2625 vezes)

jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Online: 24 de Maio de 2012, 19:52:11
Bom, gente, to num dilema aqui! Um rapaz, Mr Universo RS me procurou para um ensaio externo neste sabado. Passei o valor de 20 fotos a ele. Dai veio aquele papinho do marketing. Eu faria um desonto ou gratis e ele me teria como patrocinador, mencionaria meu estudio nas entrevistas dele. E ele tem dado mesmo estrevistas a vários veiculos, eu pesquisei. No ensaio ele vestirá roupas de um estilista italiano que vem tendo uma visibulidade e aceitação boa também. Negociei com ele, baixei o preço, argumentei, ele ficou balançado. Dai apareceu aqueles coleguinhas q todos nós conhecemos se oferecendo para fotografr de graça pra ele e dar todas as fotos. Mas ele disse temer pela qualidade das mesmas! Aproveitei pra argumentar um pocuro mais em cima desse temor dele. Dai ele falou em outro fotografo que fez  de graça anteriormente e depois colheu com ensaios q o rapaz encaminhou a  ele. Eu estou trabalhando como fotografo independente há uma ano, ainda estou em busca de visibilidade, divulgação! E o dilema é esse: fazer de graça ou não? Não concordo com isso, acho desvaloriza meu trabalho por um marketing q nem sei qual retorno me dará, mas enfim, opinem até porke devo dar uma resposta aa ele daqui a pouco!
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2012, 20:00:59
Jeferson... se o cara tá com essa bola toda, pode ser uma boa pra vc sim... mas...

geralmente quando as pessoas chegam com essa de "ah... fulano vai fazer de graça, fulano faz mais barato, fulano vai me pagar pra poder me fotografar e blá blá blá blá" sempre duvide...

se vai fazer de graça pq é que procurou vc????? tem gente que banca o espertinho isso sim...

se é como vc está falando pode ser um ótimo marketing pra vc... se fizer "de grátis" faça exigências... tipo, tudo em contrato, não no boca a boca... faça seu nome aparecer em todos os lugares que a foto vincular... exija que ele faça uma boa propaganda nas entrevistas... e tudo mais que puder...  :D


mad666

  • Trade Count: (31)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 6.827
  • Sexo: Masculino
  • "Aprendendo a cada dia..."
Resposta #2 Online: 24 de Maio de 2012, 20:07:48
Rapaz... eu ateh faria de de graça, mas com uma marca d'agua bem visivel num dos cantos das fotos. Ou assim, ou com o dinheirinho saindo da carteira!!!
"Um dia, crio coragem e me torno profissional!"

Duvidas!!!??? Agora, nada de mensagem pessoal. Use o forum!!!!


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #3 Online: 24 de Maio de 2012, 20:13:53
Ah, sim, Elis, eu desconfiei sim o tempo todo! é uma velha tatica de cliente malandro! Segundo ele o medo dele está em a outro fotografa não apresentar um bom rendimento por ser iniciante e nao ter portfolio de book masculino pra apresentar. Essa ideia do contrato eu pensei mesmo! Pra garantir o retorno na divulgação! Isso com certeza vou fazer! Agora resta esperar o retorno dele sobre meu ultimo orçamento. Poxa, pelo amor de Deus, as parcelas no cartao ficaram em 16,85, é uma baba isso...

lá no inicio tive uma propostas parecida de um new faces da mega. Fiz o trabalho e depois o cara mudeou da gua pro vinho e adotou aquela postura, aquela cara de "vc devia se sentir honrado pelo privilegio de me servir". Desde então eu evito ao maximo esse tipo de "parceria"
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2012, 20:17:59
Ah, sim, Elis, eu desconfiei sim o tempo todo! é uma velha tatica de cliente malandro! Segundo ele o medo dele está em a outro fotografa não apresentar um bom rendimento por ser iniciante e nao ter portfolio de book masculino pra apresentar. Essa ideia do contrato eu pensei mesmo! Pra garantir o retorno na divulgação! Isso com certeza vou fazer! Agora resta esperar o retorno dele sobre meu ultimo orçamento. Poxa, pelo amor de Deus, as parcelas no cartao ficaram em 16,85, é uma baba isso...

lá no inicio tive uma propostas parecida de um new faces da mega. Fiz o trabalho e depois o cara mudeou da gua pro vinho e adotou aquela postura, aquela cara de "vc devia se sentir honrado pelo privilegio de me servir". Desde então eu evito ao maximo esse tipo de "parceria"

é complicado mesmo... tem mtos modelos "estrelinhas" que acham que é vc quem deve pagar $$$ a eles... é lamentável...

se o cara tá com medo da qualidade, mais um motivo para te contratar e pagar o que é justo...


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2012, 20:26:23
Não é com fotografia... mas trabalho com instrumentos artesanais e tô cansado dessa conversinha.. tá cheio de gente famosa no meio que me liga querendo instrumento meu de graça...
Eu não acho que esse tipo de divulgação funciona. Pra começar, em nenhuma entrevista ele vai poder fazer propaganda sua como promete, e mesmo que fizer será cortado antes de ir pro ar..

Você que vê, mas eu realmente acho que cair nesse papo é não dar valor no seu trabalho. Mostre a ele que você tem custos pra isso. Se ele te paga pelo menos o custo já é alguma coisa. Se faz de graça uma vez vai ter que fazer sempre, não caia na conversa que na próxima paga! Se não fizer de graça ele acha outro trouxa que faz...

Eu só faço de graça pra amigo.. e amigo de verdade, não um simples "conhecido"..
« Última modificação: 24 de Maio de 2012, 20:27:37 por Luciano.Queiroz »


jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #6 Online: 24 de Maio de 2012, 20:26:26
Também acho! Vou esperar a resposta dele e se não quiser, paciencia! Se tem uma imagem que não gosto de passar é a de fotógrafo-que-cobra-baratinho.

Desculpem pelos erros de digitação nos posts anteriores. Eu estava com comida no fogo...
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia


Lordakner

  • Trade Count: (14)
  • Referência
  • *****
  • Mensagens: 5.528
  • Sexo: Masculino
Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2012, 20:27:26
Poxa, pelo amor de Deus, as parcelas no cartao ficaram em 16,85, é uma baba isso...

Vixe!
Se o cara está barganhando 16,85 é melhor nem conversar com ele.
O que você vai perder?
Um Big Mac por mês?
Continue trabalhando legal que oportunidades decentes chegarão.
Esse cliente está muito pé rapado.
 :D
Pentax k3 + Canon Mark III + Oly xz2 + Oly OMD EM5 + Oly e-510 & uma pancada de Oly's OM + Mamiya + Contax...
Sigma 70-200 f2.8 APO EX DG OS & Sigma 150-500mm & Sigma 24-70mm f2.8 & Sigma 12-24mm
Canon 70-300mm L + Canon 100mm + Canon  EF-S 10-20mm
Canon 50mm f1.4 & Canon 85mm f1.8 +Canon 135mm L
http://www.flickr.com/photos/lordakner/


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2012, 20:29:38
Vixe!
Se o cara está barganhando 16,85 é melhor nem conversar com ele.
O que você vai perder?
Um Big Mac por mês?
Continue trabalhando legal que oportunidades decentes chegarão.
Esse cliente está muito pé rapado.
 :D

eu ri...  :D


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2012, 20:31:03
Ah, sim, Elis, eu desconfiei sim o tempo todo! é uma velha tatica de cliente malandro! Segundo ele o medo dele está em a outro fotografa não apresentar um bom rendimento por ser iniciante e nao ter portfolio de book masculino pra apresentar. Essa ideia do contrato eu pensei mesmo! Pra garantir o retorno na divulgação! Isso com certeza vou fazer! Agora resta esperar o retorno dele sobre meu ultimo orçamento. Poxa, pelo amor de Deus, as parcelas no cartao ficaram em 16,85, é uma baba isso...

lá no inicio tive uma propostas parecida de um new faces da mega. Fiz o trabalho e depois o cara mudeou da gua pro vinho e adotou aquela postura, aquela cara de "vc devia se sentir honrado pelo privilegio de me servir". Desde então eu evito ao maximo esse tipo de "parceria"

Cara.. se ele não quer te pagar parcela de 16,85 cai fora.. me cheira a pilantragem isso..
Cuidado ao fazer contrato de divulgação porque é aquele caso.. se uma emissora não deixa a sua propaganda ir ao ar, não adianta argumentar que tem exclusividade com ele.. ou ele dá entrevista sem falar de você ou não dá..


Willian Lima

  • Trade Count: (0)
  • Freqüentador(a)
  • **
  • Mensagens: 485
  • Sexo: Masculino
    • Falando de Foto
Resposta #10 Online: 24 de Maio de 2012, 20:32:55
Jeferson... se o cara tá com essa bola toda, pode ser uma boa pra vc sim... mas...

geralmente quando as pessoas chegam com essa de "ah... fulano vai fazer de graça, fulano faz mais barato, fulano vai me pagar pra poder me fotografar e blá blá blá blá" sempre duvide...

se vai fazer de graça pq é que procurou vc????? tem gente que banca o espertinho isso sim...

se é como vc está falando pode ser um ótimo marketing pra vc... se fizer "de grátis" faça exigências... tipo, tudo em contrato, não no boca a boca... faça seu nome aparecer em todos os lugares que a foto vincular... exija que ele faça uma boa propaganda nas entrevistas... e tudo mais que puder...  :D

Falou tudo.
Willian Lima
Dicas de Fotografia - https://falandodefoto.com.br


Luciano.Queiroz

  • Trade Count: (30)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 4.510
  • Sexo: Masculino
    • Luciano Queiroz
Resposta #11 Online: 24 de Maio de 2012, 20:36:52
Eu cansei de receber proposta de "neguinho" que tá toda hora no Faustão.. tem grana pra bancar o jabá lá que passa de 50 mil e não tem dinheiro pra me pagar? Que vantagem eu tenho um instrumento aparecer lá se ninguém souber? Se colocasse um banner meu nas costas dela no Faustão por 15 minutos ao vivo aí a coisa mudava.. E tem outros luthier que fazem isso, nem me preocupo..

Agora peguei a manha.. quando um famosinho liga aqui pedindo instrumento eu falo que dou, pra ele e pra banda inteira se for preciso.. Mas quero em troca um show dele gratuito pra eu produzir aqui na minha cidade.. fácil, trabalho por trabalho.. ele fica com o instrumento e eu com a renda da bilheteria tiro meu lucro.. até hoje ninguém quis minha oferta!!!!!!



Razad

  • Trade Count: (3)
  • Colaborador(a)
  • ****
  • Mensagens: 1.871
Resposta #12 Online: 24 de Maio de 2012, 20:37:05
Cara esquece esse cliente, com parcela de 16,85 eu nem falava mais com ele se não aceitar
Adilson Junior - Joinville-SC
https://www.flickr.com/photos/adilsonpjr


elis

  • Visitante
  • Trade Count: (0)
Resposta #13 Online: 24 de Maio de 2012, 20:39:34
Eu cansei de receber proposta de "neguinho" que tá toda hora no Faustão.. tem grana pra bancar o jabá lá que passa de 50 mil e não tem dinheiro pra me pagar? Que vantagem eu tenho um instrumento aparecer lá se ninguém souber? Se colocasse um banner meu nas costas dela no Faustão por 15 minutos ao vivo aí a coisa mudava.. E tem outros luthier que fazem isso, nem me preocupo..

Agora peguei a manha.. quando um famosinho liga aqui pedindo instrumento eu falo que dou, pra ele e pra banda inteira se for preciso.. Mas quero em troca um show dele gratuito pra eu produzir aqui na minha cidade.. fácil, trabalho por trabalho.. ele fica com o instrumento e eu com a renda da bilheteria tiro meu lucro.. até hoje ninguém quis minha oferta!!!!!!

haha boa...  :ok:



jefersonpaz

  • Trade Count: (0)
  • Conhecendo
  • *
  • Mensagens: 185
  • Sexo: Masculino
  • Fotógrafo em Novo Hamburgo - RS
    • Jeferson Paz Fotografia
Resposta #14 Online: 24 de Maio de 2012, 20:45:21
Valeu, gente! Já recusei!
Nikon D7000 / Nikon D3100 | Nikkor Af-s 18-55mm | Nikkor 1.8 Af-s 50mm | Nikon sb700
Twitter: @jefersonpazfoto
Fan Page: https://www.facebook.com/pages/Jeferson-Paz-Fotografia